Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Pagetitle
LGX - Componentes Freeform
LGX - Componentes Freeform

Painel
borderColor#C0B6F2
bgColor#C0B6F2

COMPONENTES FREEFORM

Painel
borderColordarkgrey
borderStyledashed
Section
Column
width20%

Freeform é o conjunto de componentes para o desenvolvimento de novas funcionalidades e programas no Logix, podendo ou não possuir interface gráfica.

...

Painel
borderColordarkgrey

VISUAIS

Image Added

Button
Cor#13B1D5
TextoComponentes FreeForm Visuais
Linkhttps://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=244425814

Expandir
titleAcesse o menu completo...

Page Tree
expandCollapseAlltrue
rootLGX - Freeform Visuais

Column
width20%
Painel
borderColordarkgrey

NÃO VISUAIS

Image Added

Button
Cor#13B1D5
TextoComponentes FreeForm NÃO Visuais
Linkhttps://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=244425814

Expandir
titleAcesse o menu completo...

Page Tree
expandCollapseAlltrue
rootLGX - Freeform Não Visuais

Column
width20%
Painel
borderColordarkgrey

ATALHOS

Image Added

Button
Cor#13B1D5
TextoAtalhos
Linkhttps://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=5265077


Painel
borderColor#C0B6F2
bgColor#F0F0FC

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Expandir
titleClique para visualizar...
Section

FREEFORM




Column
width20%


Column
width30%




  • Provê um conjunto de componentes gráficos básicos para contrução GUI´s


  • São especializações dos componentes nativos da linguagem ADVPL para operar com linguagem 4GL 


  • Fornece um mecanismo para atribuição automática de coordenadas de componentes



Column
width50%


Image Added

O que é Freeform?


     Freeform é o conjunto de componentes visuais e não visuais, que são classes especializadas para o produto Logix construídas com base em componentes fornecidos pela linguagem AdvPl

     Para criação de telas, Freeform é o modelo de desenvolvimento comumente conhecido como desenvolvimento à mãos livres, onde a tela é definida e montada pelo desenvolvedor utilizando

...

chamadas de funções para instanciar componentes e definir suas características de comportamento com base neste conjunto de componentes visuais ou não visuais.

     Além dos componentes visuais, o modelo Freeform engloba, conforme já mencionado, um conjunto de outros componentes não visuais, que podem ser utilizados para realizar integrações, execuções em THREADs, comunicação com WebServices e banco de dados, entre outras funcionalidades.

...

     Para criar, definir comportamentos e destruir componentes no modelo Freeform no Logix são utilizadas quatro funções AdvPL básicas que são

...

funções desenvolvidas e mantidas pelo time de Framework:

    • create_component

...

    • ()
    • set_property

...

    • ()
    • get_property

...

    • ()
    • destroy_component()


Componentes FreeForm


Image Added


Criando um componente

...

| create_component()

...



     A função AdvPL create_component

...

 permite criar uma instância do componente Freeform em memória e retorna o código de referência do componente criado, que geralmente pode ser atribuído para uma variável do tipo VARCHAR(10) em código de linguagem 4GL.. Esta função recebe por parâmetro o código de referência do componente que será criado, o nome do componente Freeform e o código de referência do componente pai

...

, quando existir

...

.

Nota

Por padrão, o primeiro parâmetro não é mais informado, passando sempre nulo, assim o código de referência será criado dinamicamente pelo framework evitando problemas de referências duplicadas.

Bloco de código
languageruby
themeConfluence
titleExemplo

...

de código para criação de um componente FreeForm
linenumberstrue
DEFINE l_dlg_ref VARCHAR(10)
DEFINE l_pnl_ref VARCHAR(10)
 
# Componente sem componente pai.
LET l_dlg_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LDIALOG")
    
# Componente com componente pai.
LET l_pnl_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LPANEL",l_dlg_ref)



Manipulando um componente

...

| set_property() e get_property()

...



     As funções AdvPL set_property

...

() e get_property() permitem executar e manipular métodos e propriedades do componente informado. A diferença entre uma função e outra é

...

:

    • Função get_property() é possível recuperar o valor da propriedade ou da execução do método informado

...

    • .
    • Função set_

...

    • property() só permite alterar estas propriedades ou invocar métodos.

...


     Ambas as funções recebem por parâmetro o código da referência do componente que será manipulado, o nome do método que será executado e os valores

...

dos parâmetros que cada método exige para execução.


Nota

Se a referência do componente informada estiver nula ou

...

for

...

inválida, será exibida uma mensagem de erro informado que

...

componente é

...

inválidoe se o método ou propriedade informado também

...

for inválido ou não previsto para o respectivo componente, a mensagem de erro irá informar

...

propriedade informada não prevista para o

...

componente.
Mais informações sobre estas validações podem ser encontradas

...

...

Bloco de código
languageruby
themeConfluence
titleExemplo de código para recuperar/definir propriedade ou invocar método de de um componente FreeForm

Exemplo

...

linenumberstrue
DEFINE l_dlg_ref VARCHAR(10)
DEFINE l_title   CHAR(50)
 
# Instância de uma nova janela de diálogo
LET l_dlg_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LDIALOG")

# Define o título da janela de diálogo instanciada acima.
CALL _ADVPL_set_property(l_dlg_ref,"TITLE","

...

Título 

...

da 

...

tela de

...

 diálogo principal do formulário")
 
# Recupera o título

...

 da janela de diálogo instanciada anteriormente.
LET l_title = _ADVPL_

...

get_property(l_dlg_ref,"TITLE"

...

)

# Ativa a janela

...

 de diálogo instanciada anteriormente, invocando o método ACTIVATE com o parâmetro TRUE (abrir e exibir a janela).
CALL _ADVPL_set_property(l_dlg_ref,"ACTIVATE",TRUE)


Destruindo um componente | destroy_component()



     A função AdvPL
destroy_component() permite destruir um componente instanciado através da função create_component(), visando liberar a memória alocada durante seu uso. Esta função recebe por parâmetro o código de referência do componente que será destruído.


Bloco de código
languageruby
themeConfluence
titleExemplo de código para destruição de um componente FreeForm
linenumberstrue
DEFINE l_dlg_ref VARCHAR(10)
 
# Instância de um novo componente.
LET l_dlg_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LDIALOG")
    
# Destruição de componente instanciado.
CALL _ADVPL_destroy_componente(l_dlg_ref)