Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Este manual tem por finalidade fornecer informações para a

...

utilização do TOTVS Varejo Motor de Promoções

...

Importante: O cadastro de uma promoção, com as novas funcionalidades, deve ser realizada somente após a atualização do Motor de Promoções Client.

Visão Global

Apresenta todos os relatórios (Alerta de Ruptura, Gerador de Tráfego, Histórico de Desempenho, Promoções Ativadas, Promoções Encerradas e Promoções Encerrando) de forma reduzida.

  • Ao clicar no mais, localizado no rodapé de cada painel, será direcionado para a página de relatório, onde terá informações detalhadas.

#Promoções

  • Gestão de Promoções

Menu Lateral > Promoções > Gestão de Promoções

Cadastro e Consulta de promoção.

#Cadastro

Clique no ícone localizado no canto superior da tela.

2.1.1.1 - Primeira etapa: Dados

Informe o Nome, o Tema e o Código da promoção. Selecione o tipo de promoção (acumulativa ou exclusiva), a(s) mídia(s) e o(s) canal(is) de venda. Após clique no botão Próximo.

Image Removed

Permitir o cadastro de uma mecânica com o tipo “Combinada”

Ao cadastrar uma promoção com o tipo de mecânica "Combinada", o Motor de Promoções irá aplicar os benefícios considerando a seguinte regra:

 Para validação das mecânicas o Motor de Promoções irá utilizar o carrinho enviado pelo canal de venda, onde os produtos utilizados como gatilho para atingir uma mecânica, deverão ser desconsiderados na validação da próxima mecânica.

 A ordem de validação das mecânicas, será conforme a ordem de prioridade das mecânicas cadastradas na promoção

Segunda etapa - Vigência

Informe o tipo da Vigência e a Data (parâmetros obrigatórios). Tipos de Vigência:

Relâmpago: É uma promoção de apenas um dia com horário de início e fim. Horário de fim deve ser maior que o horário de início.

Período Fixo: sem controle de horário.

Recorrência Mensal: Selecione o(s) dia(s) do mês em que a promoção ficará ativa. Após selecione o período em que a promoção ficará vigente.

Recorrência Semanal: Selecione o(s) dia(s) da semana em que a promoção ficará ativa. Após selecionar o período em que a promoção ficará vigente.

Caso desejar, selecione se a promoção ocorrerá Enquanto Durarem os Estoques, ou por Número de Ocorrências. Após clique em Próximo.

Criar Exceção:

Esta funcionalidade tem como objetivo informar uma Unidade de Negócio  que não receberá a promoção que esta sendo criada

Image Removed

2.1.1.3 - Terceira etapa: Restrição

Tem como objetivo restringir a promoção para alguns perfis de clientes. Ex: Convenio, estado civil, idade, etc.

Estes parâmetros não são obrigatórios no registro de promoção. Não necessitam ser informados.

Image Removed

2.1.1.3.1 – Atributo de Cliente

Para adicionar atributos de cliente, clique em e selecione o atributo desejado.

No caso de Localidade, informe o País, digite o(s) Estado(s) no campo para facilitar a busca e selecione o desejado, após selecionar clique fora da lista. Digite a(s) Cidade(s) no campo para facilitar a busca e selecione o desejado, após selecionar clique fora da lista. Para finalizar, clique em Selecionar.

2.1.1.3.2 – Código Promocional

Selecione a lista do Código Promocional que será utilizado na promoção (consulte o item). O cliente que possuir o código promocional, poderá participar da promoção.

2.1.1.3.3 – Filial

Informe o número da Filial e pressione Enter para incluir a filial. Ou clique em Consulta de Filial. Informe o Código ou Nome Fantasia e/ou CNPJ e/ou Estado e/ou Região e/ou Praça e/ou Cidade e/ou Grupo de Filial e/ou Status. Após clique em Pesquisar.

  • Escolha a Filial desejada na tabela a baixo e clique no botão Selecionar. Não é obrigatório informar os campos a cima, a consulta poderá ser efetuada sem filtro.

Image Removed

2.1.1.4 - Quarta etapa: Mecânica

Clique no ícone localizado a esquerda da tela, para cadastrar a configurações da promoção. O motor de promoções tem suporte para múltiplas mecânicas dentro de uma mesma promoção, seguindo uma ordem de prioridade. A 1º mecânica tem prioridade sobre a 2º mecânica, que por sua vez tem prioridade sobre a 3º mecânica, gerando uma prioridade decrescente. A mecânica aplicada na promoção é a primeira a ser inteiramente contemplada. Caso a 1º mecânica não atinja as condições, o sistema passa a usar a 2º mecânica para calcular, e caso não atenda as condições, o sistema passa a usar a 3º mecânica seguindo assim essa sequência até que uma mecânica seja atendida ou que não tenha mais nenhuma mecânica disponível.

Image Removed

  • Sua promoção poderá ser sem condição de compra e mesmo assim o cliente será contemplado pelo benefício. Neste caso habilite SIM no botão na lateral direita Sem Condição de Compra.
  • Aba Condição: As regras para condição, poderão ser utilizadas separadamente ou em conjunto, incluindo o grupo de produtos.

1ª regra - Formas de Pagamento: Selecione as opções. O(s) pedido(s) efetuado(s) com as formas de pagamento especificadas, serão contemplados pelo benefício.

2ª regra - Para Cada Valor (em reais): Atingindo este valor, será contemplado pelo benefício.

3ª regra - Acima de Valor (em reais): Ultrapassando este valor, será contemplado pelo benefício.

Image Removed

2.1.1.4.1- Grupo de Condições (4ª regra)

Vincule um benefício a compra de um determinado produto. Clique no ícone e escolha as seguintes condições:

  • Selecione a opção de Para Cada x Tipo de Valor x Quantidade(s) ou Acima De x Unidade x Quantidade(s) de um determinado produto e digite o valor desejado.
  • Poderá optar por determinado produto, ou classificador, ou fornecedor. Este campo poderá receber 1 ou mais parâmetros.

Produto: Digite o código do produto ou o nome e pressione Enter. Para cada 1 quant. do produto 10001 comprada, será contemplado pelo benefício X, por exemplo.

Classificador: Clique em selecione classificador, após clique no próprio campo (adicione classificadores) e escolha o(s) classificador(res). Parâmetro mais genérico.

Fornecedor: Clique em selecione fornecedores, digite o nome ou código do fornecedor e pressione Enter. (Parâmetro mais genérico)

Lista código promocional: Clique em selecione Lista código promocional, digite o nome ou código da promoção e pressione Enter. (Parâmetro mais genérico)

Qualquer produto: Não necessita informar produto específico. Na compra de 1 unidade de qualquer produto, por exemplo.

Consulta de Produto: Informe o Produto e/ou Classificador e/ou Fornecedor e/ou Status. Escolha o(s) produto(s) e clique em Selecionar.

IMAGEM DA TELA DE CONSULTA DE PRODUTOS na mecânica

- Caso selecione mais de um produto (ou classificador ou fornecedor) para este campo. Ao efetuar um pedido, deverá conter um dos produtos deste campo, com a devida quantidade definida no Para Cada, para ser contemplado pelo benefício.

ou

- Poderá também acrescentar outras regras como, na compra de 1 produto 10001 E na compra de 2 produtos 200, será contemplado pelo benefício. Para adicionar a regra E, clique no botão + na lateral direita.

...

.


Confira abaixo as principais funcionalidades disponíveis:


Carga de Dados
A carga de dados no TOTVS Motor de Promoções é feita automaticamente. Assim, quando você cadastrar alguma informação na retaguarda, o banco de dados será sincronizado imediatamente com a ferramenta de promoções. Ao acessar o TOTVS Motor de Promoções, o sistema já terá recebido todos os dados de cadastro de lojas, produtos, clientes, modalidades e canais de venda, e as informações são sempre atualizadas, para garantir que não haja erros na geração das promoções.

É importante destacar que os dados dos clientes são usados para gerar as ofertas, mas não são visualizados, identificados ou gravados pelos usuários do TOTVS Motor de Promoções, em conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Criação de Promoções
Com os dados da sua operação gravados no TOTVS Motor de Promoções, é hora de gerar as ofertas. A ferramenta permite criar promoções de forma simples e rápida, em apenas cinco passos sequenciais. Primeiro, você cadastra os dados da campanha. Depois, a vigência da promoção. Dessa maneira, você determina por quanto tempo a produção é válida, para que seja encerrada automaticamente pelo sistema. A duração é flexível e você pode configurá-la para promoções-relâmpago, para um determinado dia de horas, dias, semanas etc.

Em seguida, você registra eventuais restrições por loja, produtos, horário, valor, categoria de cliente etc. Assim, você direciona melhor a sua estratégia, para um resultado mais efetivo.

O quarto passo é a criação da mecânica da promoção propriamente dita: é um desconto? Um brinde? Compre um e leve dois? Você decide! Por último, o sistema avisa se existe alguma campanha coincidente em vigor, para que você gerencie se quer manter as duas ao mesmo tempo. Ou, caso seja necessário, você poderá editar alguma promoção que ficou coincidente, e efetuar os devidos ajustes.

   (informação) Para visualizar mais informações sobre Cadastro de promoções, acesse o Link:  Gestão de Promoções


Tipos de Mecânica Promocional
Os tipos de ofertas que você pode criar no TOTVS Motor de Promoções permitem milhares de combinações para impulsionar a venda de itens em suas lojas. São 22 tipos de mecânicas que permitem gerar quase 500 ofertas diferentes com um único SKU(Stocking Keeping Unit, em português unidade de manutenção de estoque, é um número de referência designado a diferentes itens do estoque) da sua loja.

   (informação) Para visualizar mais informações sobre Cadastro de promoções, acesse o Link:  Cadastro: Mecânica


Dashboards

Image Added


O TOTVS Motor de Promoções permite gerenciar todas as suas campanhas e ofertas por meio de dashboards, apresentados na página inicial do portal. Assim, você vê imediatamente as promoções ativas e encerradas, e consegue acompanhar ao longo do dia quais ofertas estão chegando ao fim de suas vigências, para avaliar se é preciso atualizar alguma delas ou cadastrar novas mecânicas para suas lojas. O sistema também conta com um dashboard de Geração de Tráfego, onde você visualiza quantas vezes uma promoção foi usada no PDV. Dessa maneira, você pode medir a efetividade de cada campanha e identificar quais promoções são mais aderentes às necessidades da sua rede. Outro dashboard importante para sua gestão de promoções é o Alerta de Rupturas. Com ele, o sistema indica as promoções ativas que possuem produtos vinculados em suas condições ou nos benefícios. Desse modo, ele mostra em quanto tempo o estoque será encerrado, de acordo com o limite de produtos configurados em cada promoção.

   (informação) Para visualizar mais informações sobre os Relatórios, acesse o Link:  Relatórios



Dica

Explore o menu abaixo para conhecer mais o TOTVS Motor de Promoções e suas funcionalidades: