Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 12 Próxima »

Este manual tem por finalidade fornecer informações para a integração entre o canal de venda e o TOTVS Motor de Promoções

Importante: O cadastro de uma promoção, com as novas funcionalidades, deve ser realizada somente após a atualização do Motor de Promoções Client.


Visão Global

Apresenta todos os relatórios (Alerta de Ruptura, Gerador de Tráfego, Histórico de Desempenho, Promoções Ativadas, Promoções Encerradas e Promoções Encerrando) de forma reduzida.

  • Ao clicar no mais, localizado no rodapé de cada painel, será direcionado para a página de relatório, onde terá informações detalhadas.


#Promoções

  • Gestão de Promoções

Menu Lateral > Promoções > Gestão de Promoções

Cadastro e Consulta de promoção.

#Cadastro

Clique no ícone localizado no canto superior da tela.

2.1.1.1 - Primeira etapa: Dados

Informe o Nome, o Tema e o Código da promoção. Selecione o tipo de promoção (acumulativa ou exclusiva), a(s) mídia(s) e o(s) canal(is) de venda. Após clique no botão Próximo.


Permitir o cadastro de uma mecânica com o tipo “Combinada”

Ao cadastrar uma promoção com o tipo de mecânica "Combinada", o Motor de Promoções irá aplicar os benefícios considerando a seguinte regra:

 Para validação das mecânicas o Motor de Promoções irá utilizar o carrinho enviado pelo canal de venda, onde os produtos utilizados como gatilho para atingir uma mecânica, deverão ser desconsiderados na validação da próxima mecânica.

 A ordem de validação das mecânicas, será conforme a ordem de prioridade das mecânicas cadastradas na promoção



Segunda etapa - Vigência

Informe o tipo da Vigência e a Data (parâmetros obrigatórios). Tipos de Vigência:

Relâmpago: É uma promoção de apenas um dia com horário de início e fim. Horário de fim deve ser maior que o horário de início.

Período Fixo: sem controle de horário.

Recorrência Mensal: Selecione o(s) dia(s) do mês em que a promoção ficará ativa. Após selecione o período em que a promoção ficará vigente.

Recorrência Semanal: Selecione o(s) dia(s) da semana em que a promoção ficará ativa. Após selecionar o período em que a promoção ficará vigente.

Caso desejar, selecione se a promoção ocorrerá Enquanto Durarem os Estoques, ou por Número de Ocorrências. Após clique em Próximo.


Criar Exceção:

Esta funcionalidade tem como objetivo informar uma Unidade de Negócio  que não receberá a promoção que esta sendo criada




2.1.1.3 - Terceira etapa: Restrição

Tem como objetivo restringir a promoção para alguns perfis de clientes. Ex: Convenio, estado civil, idade, etc.


Estes parâmetros não são obrigatórios no registro de promoção. Não necessitam ser informados.



2.1.1.3.1 – Atributo de Cliente

Para adicionar atributos de cliente, clique em e selecione o atributo desejado.

No caso de Localidade, informe o País, digite o(s) Estado(s) no campo para facilitar a busca e selecione o desejado, após selecionar clique fora da lista. Digite a(s) Cidade(s) no campo para facilitar a busca e selecione o desejado, após selecionar clique fora da lista. Para finalizar, clique em Selecionar.

2.1.1.3.2 – Código Promocional

Selecione a lista do Código Promocional que será utilizado na promoção (consulte o item). O cliente que possuir o código promocional, poderá participar da promoção.

2.1.1.3.3 – Filial

Informe o número da Filial e pressione Enter para incluir a filial. Ou clique em Consulta de Filial. Informe o Código ou Nome Fantasia e/ou CNPJ e/ou Estado e/ou Região e/ou Praça e/ou Cidade e/ou Grupo de Filial e/ou Status. Após clique em Pesquisar.

  • Escolha a Filial desejada na tabela a baixo e clique no botão Selecionar. Não é obrigatório informar os campos a cima, a consulta poderá ser efetuada sem filtro.


2.1.1.4 - Quarta etapa: Mecânica

Clique no ícone localizado a esquerda da tela, para cadastrar a configurações da promoção. O motor de promoções tem suporte para múltiplas mecânicas dentro de uma mesma promoção, seguindo uma ordem de prioridade. A 1º mecânica tem prioridade sobre a 2º mecânica, que por sua vez tem prioridade sobre a 3º mecânica, gerando uma prioridade decrescente. A mecânica aplicada na promoção é a primeira a ser inteiramente contemplada. Caso a 1º mecânica não atinja as condições, o sistema passa a usar a 2º mecânica para calcular, e caso não atenda as condições, o sistema passa a usar a 3º mecânica seguindo assim essa sequência até que uma mecânica seja atendida ou que não tenha mais nenhuma mecânica disponível.



  • Sua promoção poderá ser sem condição de compra e mesmo assim o cliente será contemplado pelo benefício. Neste caso habilite SIM no botão na lateral direita Sem Condição de Compra.


  • Aba Condição: As regras para condição, poderão ser utilizadas separadamente ou em conjunto, incluindo o grupo de produtos.

1ª regra - Formas de Pagamento: Selecione as opções. O(s) pedido(s) efetuado(s) com as formas de pagamento especificadas, serão contemplados pelo benefício.

2ª regra - Para Cada Valor (em reais): Atingindo este valor, será contemplado pelo benefício.

3ª regra - Acima de Valor (em reais): Ultrapassando este valor, será contemplado pelo benefício.



2.1.1.4.1- Grupo de Condições (4ª regra)

Vincule um benefício a compra de um determinado produto. Clique no ícone e escolha as seguintes condições:

  • Selecione a opção de Para Cada x Tipo de Valor x Quantidade(s) ou Acima De x Unidade x Quantidade(s) de um determinado produto e digite o valor desejado.
  • Poderá optar por determinado produto, ou classificador, ou fornecedor. Este campo poderá receber 1 ou mais parâmetros.

Produto: Digite o código do produto ou o nome e pressione Enter. Para cada 1 quant. do produto 10001 comprada, será contemplado pelo benefício X, por exemplo.

Classificador: Clique em selecione classificador, após clique no próprio campo (adicione classificadores) e escolha o(s) classificador(res). Parâmetro mais genérico.

Fornecedor: Clique em selecione fornecedores, digite o nome ou código do fornecedor e pressione Enter. (Parâmetro mais genérico)

Lista código promocional: Clique em selecione Lista código promocional, digite o nome ou código da promoção e pressione Enter. (Parâmetro mais genérico)

Qualquer produto: Não necessita informar produto específico. Na compra de 1 unidade de qualquer produto, por exemplo.

Consulta de Produto: Informe o Produto e/ou Classificador e/ou Fornecedor e/ou Status. Escolha o(s) produto(s) e clique em Selecionar.



IMAGEM DA TELA DE CONSULTA DE PRODUTOS na mecânica


- Caso selecione mais de um produto (ou classificador ou fornecedor) para este campo. Ao efetuar um pedido, deverá conter um dos produtos deste campo, com a devida quantidade definida no Para Cada, para ser contemplado pelo benefício.

ou

- Poderá também acrescentar outras regras como, na compra de 1 produto 10001 E na compra de 2 produtos 200, será contemplado pelo benefício. Para adicionar a regra E, clique no botão + na lateral direita.





- Ao invés de incluir um produto unidade, poderá determinar por embalagem específica a condição/benefício. Após incluir o produto, clique nele e selecione a opção de embalagem desejada. No caso do benefício do desconto em uma lata comprada, seria o desconto na caixa, por exemplo.









  • Sem rótulos