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Os EPI’s são o resultado do relacionamento entre as tabelas de fornecedores e produtos, então ao cadastrar um PRODUTOproduto (EPI) , deve em seguida vincular um FORNECEDOR fornecedor ao EPI cadastrado, através da rotina EPI x FORNECEDORFornecedor (MDTA620-SIGAMDT).

Essa rotina disponibiliza ao usuário vincular um fornecedor ao produto (EPI), sendo que somente após esse passo, possa ser possível a entrega de EPI a um funcionário, através da rotina EPI x Funcionário (MDTA630) e o controle de unidades no estoque.Obs:

Informações
titleNormas

Mais informações sobre

...

regras e normas de EPI´s acessar o site do ministério do trabalho no link a seguir:

...

Ministério do trabalho.

Objetivo

O intuito dessa rotina é vincular o PRODUTOproduto (EPI) a um fornecedor, é necessário identificarmos quem são os fornecedores destes equipamentos, e registrar no sistema toda entrega de EPI’s aos funcionários. Para o Sigamdt o SIGAMDT o EPI é a junção de um Fornecedor a um Produto, desde que o fornecedor possua o Certificado de Aprovação – CA, para o produto que está fabricando e fornecendo ao mercado.

Parâmetros 



Nota
titleCertificado de Aprovação (CA)


A consulta do CA se encontra disponível no sítio da Secretaria de Trabalho, no link:
http://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx

Após acessar o link, digite o número do CA (no campo correspondente) e clique no botãoConsultar, em seguida, clique na imagem de um formulário que está ao lado direito da Razão Social da empresa.


Mapa

Image Added

...



Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

fade
Deck of Cards
history
effectDurationid0.5sample
Card
false
idsamples
effectType
labelEPIs

Essa funcionalidade tem como objetivo principal

realizar a entrega do EPI aos funcionários e realizar a Devolução Parcial ou Total. No momento da entrega, através da configuração do parâmetro MV_MDTEPIV, o sistema realizada uma verificação na rotina de EPI x Fornecedor (MDTA630) quanto ao campo Venc. C.A. (TN3_DTVENC), ou seja, caso a data de vencimento do certificado de avaliação esteja ultrapassada, o usurário pode configurar o parâmetro de modo a disparar uma mensagem, caso não deseje entregar o EPI vencido ou questiona se deve ou não realizar a entrega. Se o conteúdo do parâmetro for igual a 1=Entregar EPI vencida, o sistema entregará o EPI sem a necessidade de disparar uma mensagem.
Card
id1
labelFuncionario
Informações
titleEntrega EPI

Ao realizar a entrega de EPI, automaticamente ao funcionário, é necessário acessar o relatório de Recibo de Entrega de EPI (MDTR805) para que seja entregue o recibo da entrega do EPI.

Deck of Cards
idInterações Internas
Card
iddevpar
labelDevolução Parcial

A opção de Devolução Parcial permite ao usuário realizar uma devolução de EPI onde seja particionada, ou seja, caso o funcionário tenha recebido 2 ou mais unidades do mesmo EPI, é possível realizar a devolução em partes. As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Devolução Parcial.

Aviso
titleImportante

A Devolução Parcial ou a Devolução Total, só é possível após a impressão do relatório que emite o recibo de entrega, o relatório Recibo de Entrega de EPI (MDTR805) .

Card
idfunc
labelFuncionários

A opção de Funcionários apresenta todos os funcionários com o objetivo de poder realizar a seleção e fazer a entrega do EPI. É possível realizar uma Pesquisa para encontrar o funcionário desejado.

Deck of Cards
idbasicos
Card
idpesquisar
labelPesquisar

Possui filtros de pesquisa que facilitam a busca pelos funcionários. Ao selecionar o filtro desejado, as informações serão dispostas automaticamente de acordo com a seleção e, abaixo do filtro no campo vazio, é possível informar o conteúdo de pesquisa e selecionar o botão de Pesquisar posteriormente.

Filtros da pesquisa:

  • Matricula + Nome;
  • Nome + Matricula;
  • Marcados.
Card
idcalculadora
labelCalculadora

Esta função serve como um atalho para abrir a calculadora local do usuário a fim de agilizar os cálculos a serem efetuados.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Calculadora.

Card
idspool
labelSpool

Atalho para apresentar o Spool de impressão com os últimos relatórios gerados.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Spool.

Card
idmashups
labelMashups

Atalho para a utilização do Proxy Mashup.

O que são Mashups: http://tdn.totvs.com/x/1L1gDQ

Como configurar o Proxy Mashup: http://tdn.totvs.com/x/4akpE

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Mashups.

Card
idajuda
labelAjuda

Atalho para acesso à Central de Ajuda (F1).

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Ajuda.

Card
idcancelar
labelCancelar

Permite o cancelamento de informações modificadas, alteradas ou incluídas.

Esta opção encerrará a rotina. Os dados salvos em buffer serão desconsiderados de modo que o sistema retorne para a ultima gravação efetiva.

Card
idsalvar
labelSalvar

Permite a gravação de informações, como um todo, da entrega ou devolução do EPI.

Para que os dados sejam persistentes no bando de dados, é necessário Salvar o conteúdo inserido, alterado ou excluído por meio da opção Salvar.

vincular um equipamento de proteção individual (EPI) ao Fornecedor, EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual, que é o que engloba todo dispositivo de proteção utilizado individualmente pelo trabalhador, com a intenção de protegê-lo de qualquer risco que o ambiente de trabalho possa fornecer a sua saúde.


Nota
titleMV_MDTPEPI


Tipo que define se é um produto de EPI. Esse tipo deve estar definido na tabela genérica 02.

2
Card
Card
id
labelVisualizar

Permite a visualização de informações do EPI fornecedor selecionado.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme conforme as orientações descritas em em Campos Gerais.

3
Card
id
labelPesquisar

Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

Expandir
titlePesquisas disponíveis:

Filial+codigo+Loja.

Filial+

Fornecedor

Razão social+Loja

+ Código + Num. C.A.
  • Filial + Código
  • Filial+cnpl+cpf

    Filial+identificação

    Filial+numero cr+sigla rc

    Filial+p. vinculo

    Filial+cod. função

    Filial+cod. adm

    Filial+id. histórico

    Fiial+c. contábil 

    Card
    labelGrupos de EPIs
    Card
    id4
    labelFiltrar EPI's

    Permite realizar o filtro de acordo com o status da entrega do EPI através do campo Mostrar EPI? com as opções:

    • Todos
    • Devolvidos
    • Não Devolvidos

    A opção Todos apresenta todas as matrículas por EPI, estejam elas com o status de devolução ou não. A opção Devolvidos apresenta apenas as matriculas que estejam com o status de EPIs devolvidos e a opção de Não Devolvidos apresenta apenas as matriculas que estejam com o status em uso.

    Essa rotina tem a função de cadastrar um EPI filho, aquele que serve de especificação de um EPI pai.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em em Outras Ações / Filtrar Grupo de EPIs.

    Confira as informações disponíveis e clique em Ok para efetuar a exclusão do registro.

    Card
    id5
    labelConhecimento

    Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos.

    Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Conhecimento.

    Exemplo: EPI pai = Bota

         EPI filho = Bota 42.


    Nota
    titleCA


    É
    obrigatório um número referente ao Certificado de Aprovação (CA).

    Card
    Card
    id6
    labelImprimir Browse

    Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em em Outras Ações / Imprimir Browse.

    ...

    Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao TUSS EPI x Fornecedor.

    Deck of Cards
    effectDuration0.5
    historyfalse
    idsamples
    effectTypefade
    idcampos gerais

    Registros provindos da tabela Grupos TUSS (TY0) que possue relação com a TUSS (TY0).

    Registros provindos dali tabela Subgrupos TUSS (TY1) que possuem relação com a TUSS (TY0).

    Campo que referencia a descrição do Subgrupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY1 de acordo com a informação selecionada no campo Subgrupo (TY2_SUBGRU).

    Exemplo: UTI

    Registros provindos da tabela EPIs Devolvidos (TLW) que possue relação com a EPIs Entregues Funcionários (TNF). Todos os campos abaixo são de preenchimento obrigatório.

    Card
    Card
    defaulttrue
    id1
    labelPrincipais
    Campo
    :
    Descrição
    :

    Código (

    TY2

    TN3_

    CODIGO

    CODEPI)


    Código para identificação

    da TUSS

    do EPI cadastrado. O código do EPI vem da rotina de Produtos (EPI) do campo B1_COD.

    Obs.: Não é disponível para alterações.

    Exemplo:

    10104020

    000001

    Descrição (
    TY2
    B1_
    DESCRI
    DESC)

    Descrição da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar.

    Exemplo: Atendimento médico do intensivista em UTI geral ou pediátrica (plantão de 12 horas - por paciente)                                                          

    Card
    id2
    labelComplementares
    Campo:

    Descrição:

    Ent. Classe (TMK_ENTCLA)

    Campo que permite informar o código da entidade de de Classe a qual pertence o usuário/atendente.

    Exemplo: CRM

    Num. Ent. Cl. (TMK_NUMENT)

    Campo para informar ou, o número do usuário/atendente na entidade de Classe do qual pertence ou, o número da cédula de identidade do usuário/atendente.

    Exemplo: 000000000001.

    Data Term. (TMK_DTTERM)

    Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que o usuário/atendente deixará de exercer sua função na empresa.

    Exemplo: 01/01/2020

    Registro MTB (TMK_REGMTB)

    Campo responsável por identificar o número de registro do usuário/atendente perante o Ministério do Trabalho.

    Exemplo: 000000000001.

    Endereço (TMK_ENDERE

    Campo para inserção do endereço do usuário/atendente.

    Exemplo:

    UF Ent. (TMK_UF)

    Permite Informar a Unidade da federativa do usuário/atendente.

    Exemplo: SC

    Telefone (TMK_TELUSU)

    Campo responsável por armazenar o telefone disponível para contato do usuário/atendente.

    Exemplo: (47)99244-5898

    NIT (TMK_NIT)

    Campo que permite a inserlçao do o número de referente ao P.I.S. do funcionário do usuário/atendente.

    Obs.: Esta código será utilizada na emissão do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

    Exemplo: 11168678762

    Informações
    titleNota

    NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é um importante cadastro que determinadas categorias trabalhistas devem possuir para garantirem os benefícios do INSS como, por exemplo, o direito a aposentadoria. Por meio do NIT é possível realizar o pagamento das contribuições ao INSS através da Guia da Previdência Social ou, como também é conhecida, GPS.

    Monit. Biolog (TMK_MONBIO)Indica se usuário/atendente é responsável, ou não, pela monitoração biológica da empresa. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:
    • 1 - Sim;
    • 2 - Não.

    Exemplo: 1 - Sim.

    Resp. Amb. (TMK_RESAMB)Indica se usuário/atendente é responsável, ou não, pelos registros ambientais da empresa. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:
    • 1 - Sim;
    • 2 - Não.

    Exemplo: 1 - Sim.

    E-mail (TMK_EMAIL)

    Permite a inserção referente ao E-mail para contato com o usuário/atendente.

    Exemplo: [email protected]

    CPF (TMK_CIC)

    Campo responsável por armazenar o código referente ao CPF do usuário/atendente.

    Exemplo: 68628188134

    Card
    id3
    labelRelacionados
    Grupo (TY2_GRUPO)

    Permite a seleção de um código que referencia o Grupos TUSS.

    Exemplo: 001

    Descr. Grupo (TY2_DESGRU)

    Campo que referencia a descrição do Grupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY0 de acordo com a informação selecionada no campo Grupo (TY2_GRUPO).

    Exemplo: Consultas                                                                                                                                                                                               

    Campo:

    Descrição:

    Subgrupo (TY2_SUBGRU)

    Permite a seleção de um código que referencia o Subgrupso TUSS.

    Exemplo: 0004

    Descr. Subg. (TY2_DESSUB)
    Card
    idcampodev
    labelDevolução Parcial
    Data Dev. (TLW_DTDEVO)

    Permite informar qual a data que o EPI foi devolvido. Não é possível informar uma data inferior a data de entrega do EPI.

    Exemplo:  

    Hora Dev. (TLW_HRDEVO)

    Permite informar qual a hora que o EPI foi devolvido. Em conjunto com o campo da data, não é possível informar uma data + hora inferior a data de entrega do EPI.

    Exemplo: 16:20

    Quant. Dev. (TLW_QTDEVO)

    Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai devolver. A quantidade pode ser total ou parcial da quantidade que foi entregue.

    Exemplo: 1,00

    Almoxarifado (TLW_LOCAL)

    Permite informar para qual almoxarifado o EPI será devolvido.

    Informações
    titleAlmoxarifado

    O almoxarifado de devolução não precisa ser o mesmo almoxarifado escolhido na entrega do EPI. Para isso, é necessário que após a criação do EPI o mesmo tenha sido vinculado a dois almoxarifados diferentes na rotina de Saldos Iniciais (MATA220).

    Exemplo: 01

    Repor Estoq. (TLW_TIPODV)

    Permite informar se o EPI será devolvido fisicamente ao almoxarifado de devolução ou não. Possui as opções 1-Sim (devolve o EPI) ou 2-Não (não devolve o EPI).

    Exemplo: 1-Sim

    Conteúdos Relacionados

    Palavras-chave

    Referências

    Terminologias - Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e Terminologia Unificadas da Saúde Suplementar - TUSS

    ANS - TUSS

    Tabela TUSS

    Rol de Procedimentos e TUSS

    Esclarecimentos TUSS

    Instrução Normativa 38/2009

    A descrição do EPI vem da rotina de Produtos (EPI) do campo B1_DESC.

    Obs. : Não é disponível para alterações.

    Exemplo: Bota 42 Azul.

    Genérico? (TN3_GENERI) 

    Esse campo indica se o EPI é genérico ou não, ou seja, um EPI que possui EPI filho. É possível selecionar 1= Sim ou 2= Não.

    Exemplo: 1= Sim.

    Num. C.A (TN3_NUMCAP)

    Número do certificado de aprovação do Fornecedor para o EPI cadastrado.

    Informações
    titleCertificado de Aprovação


    O certificado de aprovação (CA) do EPI 
    é uma garantia concedida ao equipamento de proteção que passou por todos os testes de qualidade e foi aprovado conforme a Norma Regulamentadora 6 (NR6) , mais especificamente do seu item 6.2.

    Exemplo: 1234001

    Venc. C.A (TN3_DTVENC)

    É a data de validade da certificação de avaliação do fornecedor.

    Exemplo:  

    Dias Utiliz. (TN3_DURABI)

    Durabilidade do EPI, indica a quantidade de dias que o EPI pode ser utilizado pelo funcionário. Esta informação será utilizada para calcular a data de substituição do EPI que será impresso no relatório de Substituição EPI (MDTR815).

    Exemplo: 8 

    Devolução (TN3_INDEVO)

    Indica se o EPI deverá ser devolvido pelo funcionário, quando da efetivação da troca por um novo EPI. As opções disponíveis são:

      • 1-Sim
      • 2-Não

    Exemplo: Sim

    Data de aval. (TN3_DTAVAL)

    Data de avaliação do EPI, indica quando o EPI foi avaliado e aceito pela empresa com sendo um equipamento de proteção individual.

    Exemplo:  

    Num. CRF (TN3_NUMCRF)

    Campo para informar o número do certificado do fabricante.

    Exemplo: 101102

    Num. Cert.  (TN3_NUMCRI)

    Campo para informar o número de certificado de importação do EPI.

    Exemplo: 101129

    Data Valid. (TN3_DTVALI)

    Esse campo é destinado para a data de validade do produto.

    Informações
    titleData de Validade

    O campo de Data de Validade do EPI foi criado para atender a Nota Técnica 146/2015/CGNOR/DSST/SIT.

    Exemplo:  

    Observação (TN3_OBSAVA)

    Observações referentes a avaliação do EPI para Fornecedor.

    Exemplo: EPI de uso interno.

    Tipo EPI (TN3_TIPEPI)

    Campo para informar a parte do corpo de utilização do equipamento de proteção individual.

    Exemplo: Mãos.

    Área (TN3_AREEPI)

    Campo para informar o ambiente em que o EPI deve ser utilizado.

    Exemplo: Ambiente externo.

    Per. Manut (TN3_PERMAN)

    Informar a Periodicidade em dias em que o EPI deverá passar por um processo de Higienização ou Manutenção. O equipamento deverá ser avaliado pelos responsáveis da Segurança do Trabalho e devolvido ao funcionário.

    Informações
    titleManutenção de EPI

    Para maiores detalhes de uso, acesse: MDT0065 Instruções e Requisitos Para a Geração do Relatório de Manutenção dos EPIs

    Exemplo: 300.

    Tipo Durab. (TN3_TPDURA)

    Indica se a durabilidade do EPI é por dias de uso ou Geral (dias corridos). As opções disponíveis são:

      • U-Uso
      • G-Geral

    Exemplo: U- Uso.

    Card
    labelGrupo de EPI
    CampoDescrição
    EPI Filho (TL0_EPIFIL)

    Campo destinado a informar o código do EPI filho.

    Exemplo: 01

    Descr. (TL0_DESC)

    Campo destinado a informar a Descrição do EPI filho.

    Exemplo: bota M

    Num. C.A. (TL0_NUMCAP)

    Campo destinado ao certificado de aprovação do EPI filho.

    Exemplo: 029832

    Venc. C.A. (TL0_DTVENC)

    Data de validade do certificado de aprovação do EPI.

    Exemplo:  

    Data inicio (TL0_DTINIC)

    Informa a partir de que data o EPI filho estará disponível para entrega.

    Exemplo: 

    Data fim (TL0_DTFIM)

    Indica até que data o EPI estará disponível para entrega.

    Exemplo:  

    Data Valid. (TL0_DTVALI)

    Informa a data de validade do EPI.

    Exemplo: 



    Conteúdos Relacionados

    Palavras-chave

    • EPI
    • Fornecedor

    Referências

    Ministério do trabalhoCBHPM 2016