Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
titleImportante!

O

Rastreio do Pedido de Vendas é enviado do

...

sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o sistema 

...

TOTVS OMNI através de comunicação de Mensagem Única.

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Rastreio do Pedido basta acessar: https://api.totvs.com.br/legado  Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de Serviços e busque a mensagem DOCUMENTTRACEABILITYORDER.

ProdutoFluxoTipo da MensagemVersão MSUFormato
TOTVS ProtheusEnviaAssíncronaSíncrona1.000001JSONCiaShop
TOTVS OMNIRecebimentoRecebeAssíncronaSíncrona1.000001JSON

...

Dica
titleDica!

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (DOCUMENTTRACEABILITYORDER) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.

Cadastro do adapter DOCUMENTTRACEABILITYORDER

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=VQ3-TlOJ7uU
height400


Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
MATA410BDocumenttraceabilityorderRastreio de PedidoSimNãoSíncronoTodas


PAD.APP1.001

SUA_ROTA

JSON


Importante: No campo Condição de envio pode ser preenchido com a seguinte função IIF( !Empty(SC5->C5_STATUS) ,.T.,.F.), visando gerar e enviar somente os status de pedido gerado via integração.


Integrando Rastreio de Pedido

Dica
titleDica!

Como funciona a integração de Rastreio de Pedido entre o TOTVS Protheus e TOTVS OMNI?

Após a integração de um pedido do tipo entrega, qualquer atualização que o mesmo tiver no Protheus, será gerado e enviado à mensagem DocumentTraceAbilityOrder, ao TOTVS OMNI, com o status do pedido no Protheus.


Quais são os status de rastreio de pedido que o Protheus envia ao TOTVS OMNI?

Os status de rastreio de pedido são os seguintes:

Expandir
titleLiberado

Esse status ocorre quando o pedido é integrado ao Protheus e processado pela rotina do GravaBatch, com isso ao gerar o pedido de venda verifica se o parâmetro MV_LJIFPLI  esta configurado com a forma de pagamento da venda efetuada para gerar a libertação automática.

(informação) Importante: Configurar o parâmetro MV_LJIFPLI = Ex: FI|CC|R$ para recebimento de pedido de venda liberado.
OBS: Neste momento ocorre a geração e o envio de mensagem de rastreio com o status Pedido Liberado ao TOTVS OMNI, que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Em preparação". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Liberado.


Expandir
titleRastreio com o status Liberado


Expandir
titleFaturado

Esse status ocorre quando é gerado no TOTVS Protheus o documento de saída(NF-e) do pedido integrado.

...

Configuração do adapter Documenttraceabilityorder. Para detalhes, acesse o link: Cadastro de Adapters / Cadastro De/Para Empresas.

O rastreio de pedido funciona em Pedidos de Vendas Ciashop e de origem Market Place.

 Pedido de Vendas Status Liberado no ERP

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída (MATA460A).
    Selecione um pedido de venda liberado (legenda cor verde).
    (informação) Importante: Configurar o parâmetro MV_LJIFPLI = Branco para recebimento de pedido de venda liberado Ciashop e/ou Market Place.
    OBS: Neste momento não haverá envio de mensagem de rastreio para a gravação do Status no E-commerce.

          

Image Removed

Demais Status do Pedido de Venda:

  • Pedido de Vendas Status Bloqueado no ERP

No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Pedidos / Liberação de Crédito/Estoque (MATA456)
Selecione o pedido de venda para o desbloqueio de crédito/estoque.
(informação) Importante: Parametrizar no exemplo do parâmetro MV_LJIFPLI = exemplo: CC;FI para gerar pedido bloqueado.
OBS: Neste passo haverá desbloqueio e liberação do pedido de venda.

...

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída (MATA460A).
  2. Selecione o pedido de venda

...

  1. e gere o Documento de Saída.
    (informação)

...

  1.  Importante: Pedido deve estar liberado para a emissão da Nota Fiscal de Saída.
    OBS:

...

  1. Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Faturado ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Faturado". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Faturado.
Expandir
titleRastreio com o status Faturado


Expandir
titleEmpacotado

Esse status ocorre quando é transmitida e autorizado o documento de saída(NF-e) do pedido integrado.

...

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / NF-e e NFS-e / NF-e Sefaz
  2. Selecione o Documento de

...

  1. Saída e realize a Transmissão da Nota Fiscal

...

  1. à  Sefaz.
    (informação) Importante: O Documento de Saída deverá estar gerado.
    OBS:

...

  1. Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Empacotado e os dados da NF-e ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Faturado". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Empacotado.
Expandir
titleRastreio com o status Empacotado.


Expandir
titleDevolvido

Esse status ocorre quando é realizado a devolução manual do pedido no Protheus.

  • Pedido de Vendas Status Enviado no ERP e Enviado no E-commerce

No XXX (ZZZZ) xxxxxxxx
DOCUEMENTAR
(informação) Importante: O Documentar
OBS: Documentar

  • Pedido de Vendas Status Entregue no ERP e Entregue no E-commerce

No XXX (ZZZZ) xxxxxxxx
DOCUEMENTAR
(informação) Importante: O Documentar
OBS: Documentar

...

  1. No modulo Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações / Atendimento / Rotina de Troca
  2. Informe os dados da venda conforme sua necessidade e em seguida finalize o processo de devolução.

(informação)

...

Importante:

...

Qualquer item devolvido ira gerar uma mensagem de Rastreio de Pedido com o status Devolvido

...

.

 Não existe integração de NCC com o

...

TOTVS OMNI, sendo assim ao efetuar uma devolução o e-Commerce não será avisado sobre credito do cliente.
OBS:

...

  • Pedido de Vendas Status Cancelado no ERP e Cancelado no E-commerce

No XXX (ZZZZ) xxxxxxxx
DOCUEMENTAR
(informação) Importante: O Documentar
OBS: Documentar

     Registro do envio da mensagem no EAI Protheus e "Visualizar Mensagem Original"

       Acessar o ambiente Configurador (SIGACFG) em Ambiente/Schedule/Schedule, opção EAI:

Image Removed

         

Mensagem única do DOCUMENTTRACEABILITYORDER

Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original.

Código da Função: DOCUMENTTRACEABILITYORDER

UUID: 2aa748d7-a056-1553-05bc-83b7c1baa3db

Descrição da Mensagem: Rastreabilidade do Pedido

Tipo da Transação: Envio

Tipo da Mensagem: Business Message

Url Enviada: http://eaistaging.ciashop.com.br/protheus/tirateima

Evento: UPSERT

Image Removed

Json:        

Image Removed

...

  • Aguarando processamento: Indica a quantidade de processos específicos, por exemplo (Reserva) estão aguardando na fila para serem executados.
  • Processando: Significa que após aguardar na fila o arquivo é envidado para ser processado.
  • Processado: Significa que o arquivo foi processado com sucesso, como por exemplo, enviou uma reserva para o Protheus e o mesmo retorno uma mensagem de sucesso. 
  • Error: Significa que receberá o log de erro da integração especifica, tanto ao tentar enviar quanto AguardoCallback com retorno de erro.
  • Reprocessar: Indica que a mensagem estava processando e teve algum tipo de erro ou uma possível instabilidade e a mensagem irá reprocessar novamente

Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Devolvido ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Devolução aceita pelo operador". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Devolvido.

Expandir
titleRastreio com o status Devolvido.



Demais informações

Dica
titleFluxo da integração de Rastreio de Pedido

Após realizar qualquer tipo de movimentação do pedido integrado no TOTVS Protheus será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrder no EAI do configurador, essa mensagem é disparada ao TOTVS OMNI através da ROTA cadastrada e vinculado ao Adapter DocumentTraceAbilitOrder.

Quando recepcionado e processada a mensagem DocumentTraceAbilitOrder pelo TOTVS OMNI, o mesmo retorna uma mensagem para o Protheus informando sucesso ou falha na integração, que também pode ser visualizada no monitor do EAI.

Informações
titleLegendas de status da mensagem

A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:

Image Added Aguardando execução

Image Added Executando

Image Added Finalizada

Image Added Falhou

Image Added Bloqueado

Image Added Não entregue

Image Added Recusada

Image Added Entregue


Próximo passo

Dica
titleVamos lá!

Após configurar e entender o funcionamento de rastreio de pedido Entrega, vamos para o próximo passo, Rastreio do Pedido Retira.

  OBS: link do DashBoard é fornecido pela CiaShop.

Image Removed

Mensagem Unica no Mozart:

Image Removed

Visualizando o resultado da mensagem no Manager do E-Commerce

Image Removed

Obs: Realize o login infonando seu usuário e senha.

  1. No Manager clique em Minhas Vendas/Gerenciar Pedidos

Image Removed

   2. Selecione o Pedido do Protheus, e verifique as informações do Status do Pedido.

Image Removed

Visualizando o Rastreio (Status) do Pedido de Vendas atualizado no Site do E-commerce

Obs: Com base no Pedido de Venda integrado no e-commerce o Status consta em "Pagto Aprovado".

Image Removed

Protheus – Recebimento da Response Message (Mensagens assíncronas)

Recebimento de respostas

  • Sucesso: Indica que a mensagem foi processada com sucesso pela CiaShop e já esta no Manager do E-Commerce.
  • Erro: Indica que a mensagem teve erro ao ser processada, e o motivo do erro esta descrito na mensagem de resposta da CiaShop.

Mensagem única do Documenttraceabilityorder

Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original:

Código da Função: Documenttraceabilityorder

Descrição da  Mensagem: Rastreabilidade de Pedido

Tipo da Transação: Envio

Tipo da Mensagem: Response Message

UUID da Mensagem Original: 2aa748d7-a056-1553-05bc-83b7c1baa3db

Anexar imagem do RESPONSE da DOCUMENTTRACEABILITYORDER

Json Response Message:

...