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Introdução

A rotina de Distribuição de S.S. permite ao gestor disseminar as Solicitações de Serviço em aberto aos seus colaboradores possibilitando a definição da prioridade da mesma. Após a distribuição da Solicitação de Serviço será possível realizar o seu acompanhamento como a geração de uma Ordem de Serviço se for o caso. 

Objetivo

A partir da criação de uma solicitação de serviço, a mesma necessita da aprovação de um superior para que assim possa ser dado continuidade ao processo de atendimento. As solicitações de serviço distribuídas possuem o status (TQB_SOLUCA)"D - Distribuição".

Através da rotina de  Distribuição de  Distribuição de S.S. além de aprovar a solicitação direcionando-a a um executante e definindo sua prioridade, também é possível gerar Ordens de Serviço (caso necessário) relacionada à Solicitação de Serviço.

É possível gerar múltiplas ordens de serviço (MV_NGMULOS - S) e também ordens de serviço do tipo preventiva relacionadas à uma solicitação de serviço (MV_NGSSPRE).

Ao realizar a distribuição da Solicitação de Serviço, caso esteja configurado será enviado um WorkFlow de aviso de solicitação de serviço a ser atendida para o executante da mesma.

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Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
id1
labelDistribuir

Permite distribuir e definir a prioridade de uma Solicitação de Serviço.Após a distribuição da Solicitação de Serviço, a mesmaestará mesma estará com o status "D - Distribuição" (TQB_SOLUCA).

As informações de distribuição da Solicitação de Serviço devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id2
labelVisualizar

Permite a visualização de informações de uma determinada Solicitação de Serviço já cadastrada.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações da Solicitação de Serviço distribuída podem ser visualizadas conforme as conforme as orientações descritas em em Campos Gerais.

Card
id3
labelGerar O.S.

Permite o relacionamento de uma Ordem de Serviço à Solicitação de Serviço em especifico. 

É possível realizar todas as Solicitações de Serviço, independentemente do seu status. 

Porém quando o status da Solicitação de Serviço estiver como Aguardando Análise (TQB_SOLUCA igual 'A'), será possível alterar os seguintes campos:

  • Bem/Localiz.
  • Centro Custo
  • Ramal
  • Serviço
  • Tipo Servico

Caso a Solicitação de Serviço estiver com o status Distribuída ou Com Atraso Cadastrado será possível alterar os seguintes campos:

  • Centro Custo
  • Ramal

Caso a integração com Facilites estiver habilitada através do parâmetro MV_NG1FAC, possuindo valor '1', será gerado um registro na tabela TUM - Follow-up Solicitação de Serv., contendo as informações da alteração da Solicitação de Serviço conforme descritas em Campos Gerais na aba Follow-Up. Em tela será apresentado a aba de Atendentes, porém a mesma estará vazia pois nessa etapa a Solicitação de Serviço ainda não foi distribuída, portanto a tabela TUR - Executantes da Solicitação não possuirá valores. 

Após distribuir uma solicitação é possível relacionar uma ou várias (caso o parâmetro MV_NGMULOS esteja como S) ordens de serviço à mesma, seja ela corretiva ou preventiva (caso o parâmetro MV_NGSSPRE esteja como S).

Para isso, basta selecionar a solicitação e acessar Outras Ações / Gera OS / Incluir. Será apresentada a tela de inclusão de OS com o bem já definido. Informe o serviço e os demais dados que desejar e selecione a opção Salvar. As informações da Solicitação de Serviço podem ser alteradas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id4
labelLegenda

Esta opção permite visualizar a legenda da Prioridade(TQB_PRIORI) das Solicitações de Serviço

Os valores disponíveis são:

  • Prioridade Indefinida - Representa uma Solicitação de serviço que não possui prioridade definida, a qual aguarda a distribuição através da interação do responsável pela manutenção.
  • Prioridade Alta - Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Alto, assim deve ser executada o quanto antes.
  • Prioridade Média - Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Médio.
  • Prioridade Baixa -  Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Baixo, assim deve ser executada, porém sem urgência.

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelPrincipais
Campo:

Descrição:

Solicitacao Solicitação (TQB_SOLICI)

Código da Solicitação de Serviço que será abertade serviço.

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatórioNo processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.

Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)


Código para identificação do Bem/Localização  Localização que será relacionado à Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
  • Para informar uma localização, basta utilizar F11.
  • Para buscar os Bens cadastrado é necessário pressionar o botão F3, caso queira buscar uma Estrutura basta pressionar o botão F11.
  • O campo é obrigatório.
  • O Bem deve estar com a situação ativa ( T9_SITBEM igual 'A' ).
  • O Bem precisa pertencer a filial atual ( T9_SITBEM diferente 'T' ). 
  • O Bem deve estar com a situação da manutenção como ativo ( T9_SITMAN igual 'A' ).
  • O usuário deve ter permissão para incluir solicitações para este bem/localização. 
Centro Custo (TQB_CCUSTO)

Permite informar o Centro de Custo do Bem/Localização selecionado.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
  • O centro de custo deve referenciar um centro de custo da tabela SI3 CTT - Centro de Custos, conforme as regras da CTB - Roteiro de Consolidação . 
Centro Trab. (TQB_CENTRA)

Permite informar o Centro de Trabalho do Bem/Localização selecionado. 

Informações
titleObservações
  • O campo deve estar de acordo com o Centro de Trabalho cadastrado na ST9 - Bem para o bem e com a TPN - Utilização de BensNo processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Dt. Abertura (TQB_DTABER)

Contem a Data de Abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • Deve possuir uma data menor ou igual a data atual. No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Hr. Abertura (TQB_HOABER)

Contem a Hora de Abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Ramal (TQB_RAMAL)

Contêm o número do ramal do responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • Deve possuir uma Hora maior ou igual a atual. 
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
Situação S.S (TQB_SOLUCA)Contém a situação da Solicitação de Serviço. Este campo define se a solicitação já foi distribuída (D) ou está aguardando análise (A). O preenchimento é automático.
Serviço Servico (TQB_DESCSS)

Descrição para auxilio auxílio na identificação do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço, informando o ocorrido para necessidade da abertura de Solicitação de Serviço.

Com base nessas informações será selecionado um especialista para melhor atender a Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
Tipo Servico Serviço (TQB_CDSERV)

Permite informar o Tipo do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço

.

.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
Executante Contador (TQB_POSCONCDEXEC)

Permite informar Representa o valor do primeiro Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. nome do responsável pela execução do serviço da solicitação de serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de Alteração, é permitido realizar a alteração dos valores de contador apenas se o status da Solicitação de Serviço estiver como Aguardando Análise.
2. Contador (TQB_POSCO2)
  • distribuição este campo é obrigatório.
  • Esse campo é disponível apenas quando o parâmetro MV_NG1FAC for igual a 2 (solicitação).
Prioridade (TQB_PRIORI)

Define o nível de prioridade para a SS. Este pode ser 1- Alto, 2 - Média ou 3 - Baixa.

Permite informar o valor do segundo Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de Alteração, é permitido realizar a alteração dos valores de contador apenas se o status da Solicitação de Serviço estiver como Aguardando Análise.distribuição este campo é obrigatório.
Contador Tipo Solicit (TQB_TPSERVPOSCON)

Permite informar o Tipo de Solicitação que será utilizado para valor do primeiro Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. Opções disponíveis: 1 - Incidente

                                   2 - Melhoria

Informações
titleObservações
  • Este campo é apresentado apenas se o parâmetro MV_NG1FAC do Facilities estiver com o conteúdo como '1'. 
Situação S.S (TQB_SOLUCA)
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
2. Contador (TQB_POSCO2)

Permite informar o valor do segundo Contador do Bem durante a abertura Permite informar a Situação da Solicitação de Serviço. 

Opções disponíveis: A - Aguardando Análise

                                   D - Distribuída

                                   E - Encerrada

                                   C - Cancelada

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • O campo deve conter os valores A,D,E ou C, conforme os itens da lista.
Tipo Item (TQB_TIPOSS)

Determina o tipo do item que está sendo atrelado a Solicitação de Serviço.

Opções disponíveisB - Bem 

                                   L - Localização

  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Solicitante (TQB_CDSOLI)

Representa o código do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Nome Solicit. (TQB_NMSOLISolicitante (TQB_USUARI)

Representa o nome do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço

.

.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Orig. Regist Ramal (TQB_RAMALORIGEM)Contêm o número do ramal do responsável pela abertura da Solicitação de ServiçoIndica a rotina/serviço de onde o registro foi originado.

Regras de Negócio


Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idRegras de Negócio
effectTypefade
Card
id1
labelInclusãoDistribuição

Regras de negócio para o processo de Distribuição de uma Solicitação de Serviço.

Regra
01

Verifica a existência de viagem programada ou de veículo em trânsito no período da Solicitação de Serviço, impossibilitando a inclusão da Solicitação de Serviço caso exista.

Informações
titleNota

Essa validação será executada apenas se a integração com o TMS - Gestão de Transportes estiver com o parâmetro MV_NGMNTMS como 'S', habilitando assim a integração. 

02

Com Facilities: Validação de existência de Solicitação de Serviço duplicada para o mesmo Bem/Localização e área de Manutenção desta Solicitação de Serviço, impedindo a inclusão da Solicitação de Serviço.

Sem Facilities: Validação de existência de Solicitação de Serviço duplicada para o mesmo Bem/Localização e Serviço desta Solicitação de Serviço, impedindo a inclusão da Solicitação de Serviço.

03Valida a existência de Ordens de Serviço abertas ou vencidas para o Bem/Localização.

Não é possível distribuir ou alterar os campos da solicitações de serviço caso elas já possuam ordens de serviço relacionadas.

02Os campos Executante (TQB_CDEXEC), Tipo Serviço (TQB_CDSERV) e Prioridade (TQB_PRIORI) devem ser preenchido.
03Valida se o status da Solicitação é A - Aguardando Análise.04Verifica se há Pesquisas de Satisfação pendentes para o usuário, caso exista não permitirá realizar a inclusão da Solicitação de Serviço. 
Card
id2
labelAlteraçãoGeração de Ordem de Serviço

Regras de negócio para o processo de Alteração de uma Solicitação de Serviço.

Regra
01Não é possível alterar uma Solicitação de Serviço que já possua Ordem de Serviço. permitida a geração de ordens de serviço para solicitações de serviço não distribuídas.
02Caso o parâmetro MV_NGMULOS for igual a "N", não é permitida a geração de mais de uma O.S. para a solicitação de serviço.
03Os campos Bem (TJ_CODBEM) e Serviço (TJ_SERVICO) devem ser preenchidos.
04O serviço informado, presente na tabela ST4, não pode estar relacionado com os parâmetros de reforma ou conserto de pneus (MV_NGSEREF e MV_NGSECON).
05O serviço informado, presente na tabela ST4, deve ser do tipo Corretivo, caso o parâmetro MV_NGSSPRE for diferente de "S".
06O serviço informado, presente na tabela ST4, não pode estar bloqueado para uso (T4_MSBLQL = 1).
07O campo Data Original (TJ_DTORIGI) não pode ser menor que a Data e Hora de abertura da S.S.



Utilizações Gerais

Deck of Cards
idgerais

Regras de negócio para o processo de Exclusão de uma Solicitação de Serviço.

Não é permitido a exclusão de Solicitações de Serviço que já possuam Ordem de Serviço relacionada.
Card
defaulttrue
label
Card
id3
labelExclusão
Regra
01É permito realizar a exclusão de registros apenas para o solicitante da Solicitação de Serviço ou usuário pertencente ao grupo de administradores.
02Não é permitido a exclusão de Solicitações de Serviço já distribuídas.
03
Parâmetros
CampoDescrição
MV_NGSSPREIndica se a Solicitação de Serviço poderá gerar OS do tipo Preventiva/Preditiva (N=

...

Não; S=Sim).
MV_NGMULOSPermite gerar múltiplas OS's a partir do retorno da Distribuição.
MV_

...

NG1FACIndica se utiliza Facilities ou Solicitação de Serviço. 1=Facilities; 2=Solicitação  

MV_NGGERPR

...

MV_NGMNTPC

...

MV_NGMNTCM

...

MV_NGMNTES

...

MV_NGINTER

...

MV_PRODMNT

...

MV_NGSSWRK

...

MV_NGSSPRE

...

MV_NGSEREF

...

MV_NGSECON

...

Indica se o sistema deve gerar automaticamente O.S. preventiva, se após o reporte do contador for identificado que a manutenção está vencida.

MV_NGSSWRK

Identifica se no processo de solicitação de serviço será utilizado o envio de mensagens por workflow aos solicitantes.
Card
labelPontos de Entrada

DT PE MNTA2951 - Permite adicionar condições ao filtro da rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

DT PE MNTA2952 Gravação de Ordem de Serviço

DT PE MNTA2953 - Permite adicionar validações no momento de geração de OS, na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

DT PE MNTA2954 Geração de Ordem de Serviço (Declarar variáveis)

DT PE MNTA2955 Geração de Ordem de Serviço (Inserir campos)

DT PE MNTA2956 Grava campos de usuário na observação da tabela STJ

DT PE MNTA2957 - Oculta campos de usuário da tabela TQB na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

DT PE MNTA2958 - Define cores e filtros utilizados no semáforo na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

DT PE MNTA2959 - Permite alterar as cores e descrições informadas na legenda do browse da rotina de Distribuição de SS (MNTA2959)

DT PE MNTA295A - Validação de preenchimento de campos após Distribuição de S.S. (MNTA295)

DT PE MNTA295BT Adiciona botões na rotina de Distribuição de S.S.

DT PE MNTA295C - Alteração do filtro de filial no browse da rotina Distribuição de S.S. (MNTA295)

DT PE MNTA295D - Bloqueio de Ferramenta OS Corretiva

DT PE MNTA295E Manipula campos da tela de geração de OS a partir da distribuição de SS

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