Árvore de páginas

Índice

Introdução

A rotina de Distribuição de S.S. permite ao gestor disseminar as Solicitações de Serviço em aberto aos seus colaboradores possibilitando a definição da prioridade da mesma. Após a distribuição da Solicitação de Serviço será possível realizar o seu acompanhamento como a geração de uma Ordem de Serviço se for o caso. 

Objetivo

A partir da criação de uma solicitação de serviço, a mesma necessita da aprovação de um superior para que assim possa ser dado continuidade ao processo de atendimento. As solicitações de serviço distribuídas possuem o status (TQB_SOLUCA) "D - Distribuição".

Através da rotina de  Distribuição de S.S. além de aprovar a solicitação direcionando-a a um executante e definindo sua prioridade, também é possível gerar Ordens de Serviço (caso necessário) relacionada à Solicitação de Serviço.

É possível gerar múltiplas ordens de serviço (MV_NGMULOS - S) e também ordens de serviço do tipo preventiva relacionadas à uma solicitação de serviço (MV_NGSSPRE).

Ao realizar a distribuição da Solicitação de Serviço, caso esteja configurado será enviado um WorkFlow de aviso de solicitação de serviço a ser atendida para o executante da mesma.

Página Inicial

Na página inicial da rotina, além das opções a seguir, também estão disponíveis as opções de Pesquisar, Imprimir Browser e Conhecimento.

    Permite distribuir e definir a prioridade de uma Solicitação de Serviço. Após a distribuição da Solicitação de Serviço, a mesma estará com o status "D - Distribuição" (TQB_SOLUCA).

    As informações de distribuição da Solicitação de Serviço devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

    Permite a visualização de informações de uma determinada Solicitação de Serviço já cadastrada.

    Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

    As informações da Solicitação de Serviço distribuída podem ser visualizadas conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

    Permite o relacionamento de uma Ordem de Serviço à Solicitação de Serviço em especifico. 

    Após distribuir uma solicitação é possível relacionar uma ou várias (caso o parâmetro MV_NGMULOS esteja como S) ordens de serviço à mesma, seja ela corretiva ou preventiva (caso o parâmetro MV_NGSSPRE esteja como S).

    Para isso, basta selecionar a solicitação e acessar Outras Ações / Gera OS / Incluir. Será apresentada a tela de inclusão de OS com o bem já definido. Informe o serviço e os demais dados que desejar e selecione a opção Salvar. 

    Esta opção permite visualizar a legenda da Prioridade(TQB_PRIORI) das Solicitações de Serviço

    Os valores disponíveis são:

    • Prioridade Indefinida - Representa uma Solicitação de serviço que não possui prioridade definida, a qual aguarda a distribuição através da interação do responsável pela manutenção.
    • Prioridade Alta - Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Alto, assim deve ser executada o quanto antes.
    • Prioridade Média - Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Médio.
    • Prioridade Baixa -  Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Baixo, assim deve ser executada, porém sem urgência.

    Campos Gerais 

    Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao Solicitações de Serviço.

      Campo:

      Descrição:

      Solicitação (TQB_SOLICI)

      Código da Solicitação de Serviço de serviço.

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.

      Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)


      Código para identificação do Bem/Localização que será relacionado à Solicitação de Serviço. 

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
      • Para informar uma localização, basta utilizar F11.
      Centro Custo (TQB_CCUSTO)

      Permite informar o Centro de Custo do Bem/Localização selecionado.

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
      • O centro de custo deve referenciar um centro de custo da tabela CTT - Centro de Custos.
      Centro Trab. (TQB_CENTRA)

      Permite informar o Centro de Trabalho do Bem/Localização selecionado.

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
      Dt. Abertura (TQB_DTABER)

      Contem a Data de Abertura da Solicitação de Serviço.

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
      Hr. Abertura (TQB_HOABER)

      Contem a Hora de Abertura da Solicitação de Serviço.

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
      Ramal (TQB_RAMAL)

      Contêm o número do ramal do responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
      Situação S.S (TQB_SOLUCA) Contém a situação da Solicitação de Serviço. Este campo define se a solicitação já foi distribuída (D) ou está aguardando análise (A). O preenchimento é automático.
      Serviço (TQB_DESCSS)

      Descrição para auxílio na identificação do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço, informando o ocorrido para necessidade da abertura de Solicitação de Serviço.

      Com base nessas informações será selecionado um especialista para melhor atender a Solicitação de Serviço.

      Observações

      • O campo é obrigatório.
      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
      Tipo Serviço (TQB_CDSERV)

      Permite informar o Tipo do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço.

      Observações

      • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
      Executante (TQB_CDEXEC)

      Representa o nome do responsável pela execução do serviço da solicitação de serviço.

      Observações

      • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
      • Esse campo é disponível apenas quando o parâmetro MV_NG1FAC for igual a 2 (solicitação).
      Prioridade (TQB_PRIORI)

      Define o nível de prioridade para a SS. Este pode ser 1- Alto, 2 - Média ou 3 - Baixa.

      Observações

      • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
      Contador (TQB_POSCON)

      Permite informar o valor do primeiro Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
      2. Contador (TQB_POSCO2)

      Permite informar o valor do segundo Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
      Solicitante (TQB_CDSOLI)

      Representa o código do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
      Nome Solicit. (TQB_NMSOLI)

      Representa o nome do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

      Observações

      • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
      Orig. Regist (TQB_ORIGEM) Indica a rotina/serviço de onde o registro foi originado.

      Regras de Negócio


        Regras de negócio para o processo de Distribuição de uma Solicitação de Serviço.

        Regra
        01

        Não é possível distribuir ou alterar os campos da solicitações de serviço caso elas já possuam ordens de serviço relacionadas.

        02 Os campos Executante (TQB_CDEXEC), Tipo Serviço (TQB_CDSERV) e Prioridade (TQB_PRIORI) devem ser preenchido.
        03 Valida se o status da Solicitação é A - Aguardando Análise.

        Regras de negócio para o processo de Alteração de uma Solicitação de Serviço.

        Regra
        01 Não é permitida a geração de ordens de serviço para solicitações de serviço não distribuídas.
        02 Caso o parâmetro MV_NGMULOS for igual a "N", não é permitida a geração de mais de uma O.S. para a solicitação de serviço.
        03 Os campos Bem (TJ_CODBEM) e Serviço (TJ_SERVICO) devem ser preenchidos.
        04 O serviço informado, presente na tabela ST4, não pode estar relacionado com os parâmetros de reforma ou conserto de pneus (MV_NGSEREF e MV_NGSECON).
        05 O serviço informado, presente na tabela ST4, deve ser do tipo Corretivo, caso o parâmetro MV_NGSSPRE for diferente de "S".
        06 O serviço informado, presente na tabela ST4, não pode estar bloqueado para uso (T4_MSBLQL = 1).
        07 O campo Data Original (TJ_DTORIGI) não pode ser menor que a Data e Hora de abertura da S.S.



        Utilizações Gerais

          Campo Descrição
          MV_NGSSPRE Indica se a Solicitação de Serviço poderá gerar OS do tipo Preventiva/Preditiva (N=Não; S=Sim).
          MV_NGMULOS Permite gerar múltiplas OS's a partir do retorno da Distribuição.
          MV_NG1FAC Indica se utiliza Facilities ou Solicitação de Serviço. 1=Facilities; 2=Solicitação  

          MV_NGGERPR

          Indica se o sistema deve gerar automaticamente O.S. preventiva, se após o reporte do contador for identificado que a manutenção está vencida.

          MV_NGSSWRK

          Identifica se no processo de solicitação de serviço será utilizado o envio de mensagens por workflow aos solicitantes.

          Conteúdos Relacionados

          Palavras-chave

          • Bem
          • Localização
          • Tipo de Serviço
          • Solicitação de Serviço

          Referências