Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
titleImportante!

O

Rastreio do Pedido de Vendas é enviado do

...

sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o sistema 

...

TOTVS OMNI através de comunicação de Mensagem Única.

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Rastreio do Pedido basta acessar: https://api.totvs.com.br/legado  Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de Serviços e busque a mensagem DOCUMENTTRACEABILITYORDER.

ProdutoFluxoTipo da MensagemVersão MSUFormato
TOTVS ProtheusEnviaAssíncronaSíncrona1.000001JSONCiaShop
TOTVS OMNIRecebimentoRecebeAssíncronaSíncrona1.000001JSON

...

Dica
titleDica!

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (DOCUMENTTRACEABILITYORDER) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.

Cadastro do adapter DOCUMENTTRACEABILITYORDER

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=VQ3-TlOJ7uU
height400


Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
MATA410BDocumenttraceabilityorderRastreio de PedidoSimNãoSíncronoTodas


PAD.APP1.001

SUA_ROTA

JSON


Importante: No campo Condição de envio pode ser preenchido com a seguinte função IIF( !Empty(SC5->C5_STATUS) ,.T.,.F.), visando gerar e enviar somente os status de pedido gerado via integração.


Integrando Rastreio de Pedido

Dica
titleDica!

Como funciona a integração de Rastreio de Pedido entre o TOTVS Protheus e TOTVS OMNI?

Após a integração de um pedido do tipo entrega, qualquer atualização que o mesmo tiver no Protheus, será gerado e enviado à mensagem DocumentTraceAbilityOrder, ao TOTVS OMNI, com o status do pedido no Protheus.


Quais são os status de rastreio de pedido que o Protheus envia ao TOTVS OMNI?

Os status de rastreio de pedido são os seguintes:

Expandir
titleLiberado

Esse status ocorre quando o pedido é integrado ao Protheus e processado pela rotina do GravaBatch, com isso ao gerar o pedido de venda verifica se o parâmetro MV_LJIFPLI  esta configurado com a forma de pagamento da venda efetuada para gerar a libertação automática.

(informação) Importante: Configurar o parâmetro MV_LJIFPLI = Ex: FI|CC|R$ para recebimento de pedido de venda liberado.
OBS: Neste momento ocorre a geração e o envio de mensagem de rastreio com o status Pedido Liberado ao TOTVS OMNI, que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Em preparação". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Liberado.


Expandir
titleRastreio com o status Liberado


Expandir
titleFaturado

Esse status ocorre quando é gerado no TOTVS Protheus o documento de saída(NF-e) do pedido integrado.

...

Configuração do adapter Documenttraceabilityorder. Para detalhes, acesse o link: Cadastro de Adapters / Cadastro De/Para Empresas.

O rastreio de pedido funciona em Pedidos de Vendas Ciashop e de origem Market Place.

 Pedido de Vendas Status Liberado no ERP

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída (MATA460A).
    Selecione um pedido de venda liberado (legenda cor verde).
    (informação) Importante: Configurar o parâmetro MV_LJIFPLI = Branco para recebimento de pedido de venda liberado Ciashop e/ou Market Place.
    OBS: Neste momento não haverá envio de mensagem de rastreio para a gravação do Status no E-commerce.

          

Image Removed

Demais Status do Pedido de Venda:

  • Pedido de Vendas Status Bloqueado no ERP

No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Pedidos / Liberação de Crédito/Estoque (MATA456)
Selecione o pedido de venda para o desbloqueio de crédito/estoque.
(informação) Importante: Parametrizar no exemplo do parâmetro MV_LJIFPLI = exemplo: CC;FI para gerar pedido bloqueado.
OBS: Neste passo haverá desbloqueio e liberação do pedido de venda.

...

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída (MATA460A).
  2. Selecione o pedido de venda e gere o Documento de Saída.
    (informação)

...

  1.  Importante: Pedido deve estar liberado para a emissão da Nota Fiscal de Saída.
    OBS:

...

  1. Neste momento

...

  1. é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Faturado

...

  1. ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Faturado". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Faturado.
Expandir
titleRastreio com o status Faturado


Expandir
titleEmpacotado

Esse status ocorre quando é transmitida e autorizado o documento de saída(NF-e) do pedido integrado.

...

  1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / NF-e e NFS-e / NF-e Sefaz
  2. Selecione o Documento de Saída e realize a Transmissão da Nota Fiscal à  Sefaz.
    (informação) Importante: O Documento de Saída deverá estar gerado.
    OBS:

...

  1. Neste momento

...

  1. é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Empacotado

...

  1. e os dados da NF-e ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Faturado". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Empacotado.
Expandir
titleRastreio com o status Empacotado.


Expandir
titleDevolvido

Esse status ocorre quando é realizado a devolução manual do pedido no Protheus.

  • Pedido de Vendas Status Enviado no ERP e Enviado no E-commerce

No modulo Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações / Gerencia Doc. Eletrônico / Grava/Envia Rastreio de Ped.
Informe os campos de acordo com o pedido em que deseja realizar o envio e clique em OK, selecione o pedido em que deseja enviar e clique em Rastreio, informe o código de rastreio para o pedido 

e informe o status 30 - Enviado, selecione a opção "Enviar status (enviado) de pedido para Ciashop" e em seguida clique em OK.

(informação) Importante: Neste momento será gerado mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Enviado, que será enviada ao E-Commerce.

  • Pedido de Vendas Status Entregue no ERP e Entregue no E-commerce

No modulo Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações / Gerencia Doc. Eletrônico / Grava/Envia Rastreio de Ped.
Informe os campos de acordo com o pedido em que deseja realizar o envio e clique em OK, selecione o pedido em que deseja enviar e clique em Rastreio, informe o código de rastreio para o pedido 

e informe o status 31 - Entregue, selecione a opção "Enviar status (enviado) de pedido para Ciashop" e em seguida clique em OK.

(informação) Importante: Neste momento será gerado a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Entregue, que será enviada ao E-Commerce.

...

  1. No modulo Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações / Atendimento / Rotina de Troca
  2. Informe os dados da venda conforme sua necessidade e em seguida finalize o processo de devolução.

(informação)

...

Importante:

...

Qualquer item devolvido ira gerar uma mensagem de Rastreio de Pedido com o status Devolvido

...

.

 Não existe integração de NCC com o

...

TOTVS OMNI, sendo assim ao efetuar uma devolução o e-Commerce não será avisado sobre credito do cliente.
OBS:

...

     Registro do envio da mensagem no EAI Protheus e "Visualizar Mensagem Original"

       Acessar o ambiente Configurador (SIGACFG) em Ambiente/Schedule/Schedule, opção EAI:

Image Removed

         

Mensagem única do DOCUMENTTRACEABILITYORDER

Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original.

Código da Função: DOCUMENTTRACEABILITYORDER

UUID: 2aa748d7-a056-1553-05bc-83b7c1baa3db

Descrição da Mensagem: Rastreabilidade do Pedido

Tipo da Transação: Envio

Tipo da Mensagem: Business Message

Url Enviada: http://eaistaging.ciashop.com.br/protheus/tirateima

Evento: UPSERT

Image Removed

Json:        

Image Removed

...

  • Aguarando processamento: Indica a quantidade de processos específicos, por exemplo (Reserva) estão aguardando na fila para serem executados.
  • Processando: Significa que após aguardar na fila o arquivo é envidado para ser processado.
  • Processado: Significa que o arquivo foi processado com sucesso, como por exemplo, enviou uma reserva para o Protheus e o mesmo retorno uma mensagem de sucesso. 
  • Error: Significa que receberá o log de erro da integração especifica, tanto ao tentar enviar quanto AguardoCallback com retorno de erro.
  • Reprocessar: Indica que a mensagem estava processando e teve algum tipo de erro ou uma possível instabilidade e a mensagem irá reprocessar novamente

Neste momento é gerada e enviada a mensagem Docummenttraceabilityorder com o status Devolvido ao TOTVS OMNI que por sua vez atualiza o pedido em sua camada para "Devolução aceita pelo operador". Abaixo o exemplo da mensagem de rastreio com o status Devolvido.

Expandir
titleRastreio com o status Devolvido.



Demais informações

Dica
titleFluxo da integração de Rastreio de Pedido

Após realizar qualquer tipo de movimentação do pedido integrado no TOTVS Protheus será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrder no EAI do configurador, essa mensagem é disparada ao TOTVS OMNI através da ROTA cadastrada e vinculado ao Adapter DocumentTraceAbilitOrder.

Quando recepcionado e processada a mensagem DocumentTraceAbilitOrder pelo TOTVS OMNI, o mesmo retorna uma mensagem para o Protheus informando sucesso ou falha na integração, que também pode ser visualizada no monitor do EAI.

Informações
titleLegendas de status da mensagem

A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:

Image Added Aguardando execução

Image Added Executando

Image Added Finalizada

Image Added Falhou

Image Added Bloqueado

Image Added Não entregue

Image Added Recusada

Image Added Entregue


Próximo passo

  OBS: link do DashBoard é fornecido pela CiaShop.

Image Removed

Mensagem Unica no Mozart:

Image Removed

Visualizando o resultado da mensagem no Manager do E-Commerce

Image Removed

Obs: Realize o login infonando seu usuário e senha.

  1. No Manager clique em Minhas Vendas/Gerenciar Pedidos

Image Removed

   2. Selecione o Pedido do Protheus, e verifique as informações do Status do Pedido.

Image Removed

Visualizando o Rastreio (Status) do Pedido de Vendas atualizado no Site do E-commerce

Obs: Com base no Pedido de Venda integrado no e-commerce o Status consta em "Pagto Aprovado".

Image Removed

Protheus – Recebimento da Response Message (Mensagens assíncronas)

Recebimento de respostas

...

Dica
titleVamos lá!

Após configurar e entender o funcionamento de rastreio de pedido Entrega, vamos para o próximo passo, Rastreio do Pedido Retira

.