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Deck of Cards
idIntroducao

O app "Minhas Aprovações" permite aos usuários do TOTVS Aprovações e Atendimento , acessar suas funcionalidades com uma melhor usabilidade e adaptável a qualquer dispositivo mobile como tablets e smartphones.

Está disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na APP Store para os dispositivos IOS.

Clique nos logos abaixo para ser redirecionado para a página de download do seu sistema operacional:

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Card
labelIntrodução


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Introdução
Introdução


Pré-Requisitos

TOTVS Linha RM:

  • Versão 12.1.28 ou superior;
  • Possuir licença i

Mobile:

  • Android 6.0 ou superior 
  • IOS 8.0 ou superior
  • Acesso à internet
  • Acesso externo ao servidor estar liberado.

Veja também : Videos How To - App Minhas Aprovações

Configurações

Acesso externo ao servidor

Para o funcionamento correto do aplicativo Minhas Aprovações , é necessário que o RM.Host.config e RM.Host.Service.Config esteja devidamente configurado, pois o mesmo terá informações necessárias para o consumo de serviços do aplicativo. 

1) Para incluir/editar as portas pelo arquivo de configuração, acesse o diretório C:\totvs\CorporeRM\RM.Net, e edite os arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config.

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Inclua/edite as tags abaixo, em ambos os arquivos, dentro do escopo das tags appSettings:

<add key="ApiPort" value="8051" />

<add key="HttpPort" value="8051" />

<add key="DefaultDb" value="CorporeRM"/>

Obs.: Neste exemplo utilizamos a porta 8051, caso esta seja utilizada para outra finalidade o departamento de TI deverá informar outra porta para uso.Exemplo:

Importante: Após alterar as configurações de portas é necessário reiniciar o serviço do Host.

2 ) Validação para verificar se os arquivos  RM.Host.config e RM.Host.Service.Config  foram devidamente configurados:

 Digite a URL http://Endereço:APIPort/api/swagger/ui/index

    Exemplo: 
             http://localhost:8051/api/swagger/ui/index

 Verifique se a página abaixo foi carregada.

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Configuração TOTVS Aprovações e Atendimento para o App Minhas Aprovações

Para que o App Minhas Aprovações funcione corretamente, existem algumas configurações que devem ser realizadas no TOTVS Aprovações e Atendimento.

1) Inserir a URL para acesso.

    Observação: A URL solicitada é a mesma configurada no arquivo RM.Host.config , ou seja, http://Endereço:APIPort.

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  • Exemplo da URL configurada

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  • Após o processo de configuração ser executado, o TOTVS Aprovações e Atendimento  informa que deve ser executado o processo  'Validar tipo de Atendimento'.

               Para mais informações sobre esse processo acesse: Tipo de Atendimento - TOTVS Aprovações e Atendimento  

               Veja também : Videos How To - App Minhas Aprovações

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2) Configuração do QRCode

  • No Totvs Gestão Relacionamento com o cliente no menu principal , pode se gerar link QRCode para utilização do App Minhas Aprovações.

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Para realizar a leitura do QRCode é necessário habilitar parâmetro que permite sua utilização informando o caminho do servidor, caso não esteja configurado a mensagem abaixo será exibida.

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Testando as configurações em um emulador

É possível usar emuladores para executar o aplicativo 'Minhas aprovações', isso pode ser feito de várias formas, uma delas é utilizando a extensão do Chrome para emuladores, segue abaixo o link:

https://chrome.google.com/webstore/detail/android-online-emulator/lnhnebkkgjmlgomfkkmkoaefbknopmja?hl=pt-BR

Após adicionar a extensão, basta fazer upload do apk do aplicativo 'Minhas aprovações'

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Em seguida, é só configurar o caminho do host desejado e usar:

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Card
labelInformações Técnicas


note

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Restrição:

Nessa primeira versão não será contemplado  a utilização de atendimentos que possuam parâmetros do tipo de atendimento configurados  em: TOTVS Aprovações e Atendimento\Worflow\Tipo do atendimento.

Informações

RM.Host.exe.config

RM.Host.Service.exe.config

<?xml version="1.0"?> 
<configuration> 
  <appSettings
       <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> 
       <add key="Port" value="8050" /> 
       <add key="ActionsPath" value="C:\totvs\CorporeRM\RM.Net;C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" /> 
       <add key="EnableCompression" value="true" /> 
       <add key="ApiPort" value="8051" />

      <add key="HttpPort" value="8051" />

      <add key="DefaultDb" value="CorporeRM"/>  </appSettings
<runtime> 
...

<?xml version="1.0"?> 
<configuration> 
  <appSettings
       <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> 
       <add key="Port" value="8050" /> 
       <add key="ActionsPath" value="C:\totvs\CorporeRM\RM.Net;C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" /> 
       <add key="EnableCompression" value="true" /> 
       <add key="ApiPort" value="8051" />

      <add key="HttpPort" value="8051" />

  </appSettings
<runtime> 
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Informações
Informações técnicas
Informações técnicas


Inicializando o aplicativo Minhas Aprovações

Pressionando o ícone do aplicativo na visão do aparelho móvel, teremos acesso a tela Minhas Aprovações,

Para realizar a primeira configuração de acesso acesso a opção Configurações 

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Ao clicar em Configurações será exibida uma tela de inicio de configuração , nela será possível escolher a forma de se configurar o aplicativo.

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Para realizar a primeira configuração de acesso poderemos escanear o QR Code, na opção "Configurar com o QRCode" ou a  outra opção manual, "Não Tenho o QRCode, e agora?" caso não possua o QR Code disponível

Configurar com o QRCode

Realizar a leitura do QR Code que será disponibilizado no TOTVS Aprovações e Atendimento / Meus Atendimentos / CódigoQR APP

Não Tenho o QRCode, e agora?

Caso não possua acesso ao QR Code, pode-se realizar a configuração manualmente, inserindo a URL de acesso ao Portal do Cliente como mostra a imagem abaixo.

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  • Ao clicar em Concluir, após o preenchimento da URL corretamente, ou caso a configuração tenha sido feita via QRCode, o usuário será direcionado para a tela de login onde deverá informar o usuário e a senha de acesso, bem como parametrizar a biometria para facilitar os seus acessos.

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  • Depois que a configuração do QRCode for feita, é possível passa-la de um aparelho para outro acessando as configurações novamente.

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Card
labelMeu primeiro acesso


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Meu primeiro acesso
Meu primeiro acesso


Com objetivo de agilizar o processo de aprovação de usuários foi disponibilizado um parâmetro para que o sistema identifique automaticamente as etapas de aprovação e reprovação.

Abaixo será demonstrado a diferença da utilização de tal configuração em dois tipos de atendimentos diferentes.

1 - (Sem a configuração) - Neste caso todos os fluxos possíveis são exibidos ao usuário aprovador.

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2 - (Com todas as etapas de aprovação e reprovação definidas) Ao informar a finalidade nas etapas:Image Removed

Neste caso, é possível perceber que o fluxo de aprovação é bem simples e ocorre diretamente sem a necessidade de preenchimento de informações.

Obs: Se mais de uma etapa for definida como aprovação neste caso a tela sera exibida ao usuário para definição do fluxo de avanço.

Como configurar as etapas:

1- Editar as etapas de Aprovação e informar a finalidade aprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.

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2- Editar as etapas de reprovação e informar a finalidade reprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.

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labelFluxo Simplificado
titleFluxo Simplificado


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Fluxo Simplificado
Fluxo Simplificado


Nos Dados para Aprovação, o usuário poderá visualizar os dados detalhados da tarefa que está sendo aprovada.

A demonstração destes dados ocorrerá através dos relatórios que estiverem configurados no cadastro do respectivo tipo do atendimento do TOTVS Aprovações e Atendimento.

Os relatórios são parametrizados por tipo de atendimento, sendo cada modelo de relatório associado a um tipo de atendimento ou a uma etapa do tipo de atendimento, ou seja, para um mesmo tipo de atendimento podem ser configurados vários modelos de relatório conforme a etapa do fluxo em que o atendimento se encontra.

A parametrização dos relatórios é realizada nos tipos de atendimento na aba Configuração do aplicativo 'Minhas Aprovações' e no anexo etapas. do atendimento na aba Configuração do aplicativo 'Minhas Aprovações'.

Atendimento:

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Anexo Etapa do atendimento

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Para atendimentos gerados a partir de movimentação no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento foi disponibilizado o relatório CRMREL0001 - Dados para aprovação - Movimento. O relatório exibe dados dos movimentos incluídos e o fluxo para aprovação gerado no atendimento.

Para atendimentos gerados a partir dos contratos no TOTVS Obras e Projetos foi disponibilizado o relatório CRMREL0002 - Dados para Aprovação - Contrato. O relatório exibe as informações dos contratos e dos itens/objetos associados a ele.

Para atendimentos gerador a partir de Requisições de Aumento de Quadro do TOTVS Gestão de Pessoas, foi disponibilizado o relatório CRMREL0003 - Dados para aprovação - Requisição de Aumento de Quadro, que traz as informações e competências necessárias para atender a  requisição que deu origem à tarefa.

Para atendimentos gerador a partir de Requisições de Desligamento do TOTVS Gestão de Pessoas, foi disponibilizado o relatório CRMREL0004 - Dados para aprovação - Requisição de Desligamento, que traz as informações e competências necessárias para atender a  requisição que deu origem à tarefa.

Com o relatório corretamente parametrizado, na geração do atendimento, será gerado o relatório em arquivo pdf no anexo do atendimento em Arquivos anexos do atendimento e pode ser visualizado no Aplicativo Minhas Aprovações e ao clicar no botão Carregar documento.

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Para visualizar a geração de relatórios no aplicativo Minhas Aprovações, deve-se acessar o atendimento gerado no aplicativo e selecionar Dados para aprovação ou os Anexos do atendimento.

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  • CRMREL0001 - Dados para aprovação - Movimento

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  • CRMREL0002 - Dados para aprovação - Contrato

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  • CRMREL0003 - Dados para aprovação - Requisição de Aumento de Quadro

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  • CRMREL0004 - Dados para aprovação - Requisição de Desligamento

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Criando relatórios personalizados.

É possível criar seus próprios relatórios com dados que se adeguem melhor a sua realidade, para isso, o relatório deve ter uma sentença SQL com a tabela HATENDIMENTOBASE como fonte de dados, essa sentença deve ser filtrada pela chave primária da tabela HATENDIMENTOBASE, que é composta por CODCOLIGADA, CODLOCAL e CODATENDIMENTO, além disso, devem ser incluídos parâmetros nesse relatório para cada um dos campos que compõe a chave, ou seja, CODCOLIGADA, CODLOCAL, CODATENDIMENTO, os 3 parâmetros devem ser do tipo inteiro. Segue abaixo um exemplo de como seria a sentença SQL e os parâmetros do relatório:

Sentença SQL:

SELECT * FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK) 

              WHERE CODCOLIGADA       = :CODCOLIGADA 

              AND     CODLOCAL              = :CODLOCAL 

              AND    CODATENDIMENTO = :CODATENDIMENTO

Dessa forma, é possível usar qualquer campo da tabela de atendimento no relatório, bastando pra isso substituir o * pelos campos desejados, também é possível usar outras tabelas desde que tenham alguma ligação com a tabela de atendimentos, o que ocorre nas integrações.

Abaixo, como os parâmetros devem ser incluídos no relatório:

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Card
labelDados para Aprovação


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Dados para aprovação
Dados para aprovação


Segue abaixo um exemplo de duas tarefas, uma criada com uma fórmula de personalização do assunto (código 331) e outra com o texto padrão (Nome do Tipo de Atendimento) 
Tarefa de código 331 com personalização.

Tarefa de código 330 sem personalização.

Image RemovedO uso de fórmula para definir o repasse de uma etapa, é uma ferramente poderosa e de comum uso no sistema Gestão de relacionamento com cliente, da mesma forma, essa ferramenta também pode ser usada no aplicativo Minhas aprovações, segue abaixo alguns exemplos uteis:

Fórmula para alterar o assunto (ou outro campo) do atendimento

Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos:

1 - Criar 3 funções de fórmula conforme imagens abaixo:

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2 - Criar uma sentença SQL que traga as informações desejadas, ela deve conter a tabela HATENDIMENTOBASE filtrada pelas formulas anteriores, essa SQL pode conter qualquer tabela relacionada com a atendimentos, nesse exemplo, iremos acrescentar o id do movimento ao assunto:

SELECT TMOV.IDMOV 
FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK) 
LEFT JOIN TMOVATEND (NOLOCK) ON (HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = TMOVATEND.CODCOLIGADAATEND AND
HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = TMOVATEND.CODLOCAL AND
HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = TMOVATEND.CODATENDIMENTO)
LEFT JOIN TMOV (NOLOCK) ON (TMOVATEND.CODCOLIGADA = TMOV.CODCOLIGADA AND
TMOVATEND.IDMOV = TMOV.IDMOV)
WHERE HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA
AND HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = :FRM_CODLOCAL
AND HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = :FRM_CODATEND

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3 - Criar a fórmula que irá alterar o assunto do atendimento e atribui-la a primeira etapa do fluxo, caso a primeira etapa já possua uma fórmula, esses comandos podem ser acrescentado à fórmula existente sem influenciar no seu funcionamento, seguem os comandos:

DECL IDMOV;
DECL NOVOASSUNTO;
EXECSQL( 'SQL_002' );
SETVAR( IDMOV, CONCATENA('Gerado pelo movimento:', RESULTSQL( 'SQL_002', 'IDMOV' ), ''));
SETVAR( NOVOASSUNTO, CONCATENA(IDMOV, CAMPOSATENDIMENTO('ASSUNTOOC'), ' - '));
ALTERARCAMPOATENDIMENTO(CONCATENA('ASSUNTOOC', NOVOASSUNTO, '='));

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Card
labelPersonalizando o Assunto da Tarefa


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Personalizando o Assunto da Tarefa
Personalizando o Assunto da Tarefa


Card
labelCampos e parâmetros obrigatórios do atendimento


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Campos e Parâmetros Obrigatórios do Atendimento
Campos e Parâmetros Obrigatórios do Atendimento

É possível configurar parâmetros do tipo de atendimento: TOTVS Aprovações e Atendimento\ Anexo \ Parâmetro do Tipo de Atendimento

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E também é possível configurar  campos do atendimento e parâmetros do tipo de atendimento como obrigatórios.

Estes parâmetros e campos são definidos na etapa do atendimento no TOTVS Aprovações e Atendimento \Worflow\ Tipo de atendimento\Anexo \ Etapas

Ao editar a etapa na aba campos obrigatórios é possível habilitar se é obrigatório ou não nas abas "Campos obrigatórios" e "Campos necessários da etapa anterior".

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Após realizar a configuração dos campos e/ou parâmetros que serão obrigatórios a baixo segue imagem de como fica a visualização no TOTVS Aprovações e Atendimento. 

Observação: Só estará visível somente na etapa que foi configurado.

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Agora um exemplo de como é  visualizado no App Minhas aprovações: 

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Após informar no App Minhas Aprovações as informações  obrigatórias e salvar , a alteração dessas informações neste primeiro momento será realizada somente no TOTVS Aprovações e Atendimento.


Para a correta utilização das aprovações de Requisições do Vitae pelo aplicativo minhas aprovações se faz necessário a realização da configuração abaixo.

Atenção: A partir da realização destas configuração todas as aprovações passam a ser realizadas exclusivamente pelo aplicativo e não mais pelo Portal do RH.

1 - Configurar o Tipo de Atendimento

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Observação: Caso não encontre o Serviço RHU disponível. Favor entrar em contato com o suporte Agilis para disponibilização de script para inclusão da opção do Serviço de RHU nas integrações Agilis.

2 - Configurar as ações do Fluxo do Atendimento

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Card
labelRequisições Vitae

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Requisições Vitae
Requisições Vitae


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labelComo Criar Fluxos Novos


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Como criar fluxos novos
Como criar fluxos novos
 TOTVS Aprovações e Atendimento é possível a elaboração de WorkFlows para bloqueio da execução de processos.
No documento abaixo é demonstrado o passo a passo de como realizar a configuração de um workflow em qualquer processo ou cadastro na linha RM.
Fluxo de Atendimentos (Global)