Cadastrar promoções personalizadas, para serem utilizadas somente em softwares de parceiros. O uso das promoções é feito por meio da integração com a API.
Importante: Os processos do ERP não consomem as promoções cadastradas nesta aplicação.
Módulo SM Web > Menu Promoções > Aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas - PROMWEB001
Atualizar o sistema para a versão 2021.01 ou versão superior.
Entre na aplicação:
Imagem 1 - Tela Inicial
Caso tenha alguma promoção já cadastrada ela será listada.
Clique no botão + Cadastrar nova promoção.
Será aberta a tela com 3 passos: Dados Gerais, Empresa, e Detalhes.
Imagem 2 - Cadastro de Dados Gerais
No passo de Dados Gerais, informe os campos:
Após preencher os campos, clique em Avançar.
Imagem 2 - Cadastro de Empresas
Preencha os campos do passo Empresa:
Após informar os campos, clique para Avançar.
Imagem 3 - Cadastro de Detalhes
Informe os campos do passo Detalhes:
Ao clicar no botão de pesquisar do produto, será aberta a lista com todos os produtos, basta selecionar o produto desejado:
Imagem 4 - Pesquisar Produto
Clique para incluir o produto. Será listado na parte inferior os produtos já incluídos na promoção, com as colunas:
Para o cálculo de margem de lucro do preço, é considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos, a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no passo Empresas.
O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.
Quando o tipo de promoção é Pack Virtual((Recurso Liberado a partir da versão 21.02.038 e 22.01.003), além dos campos acima mencionados, também é demonstrado o campo Qtd. mínima do pack , sendo que o campo é obrigatório para esse tipo de promoção e deverá ser múltiplo do campo Qtd. Limite por cliente(Unidade), caso esse seja informado.
Imagem 5 - Detalhes - Qtd mínima do pack
Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:
Imagem 6 - Detalhes - Compre e Ganhe
Após incluir um produto, é possível alterar editar ou excluir por meio do botão de reticências ... Editar :
Imagem 7 - Editar e Excluir Produto
Ao concluir, clique para finalizarno botão de Finalizar, e será exibida a mensagem de sucesso.
É exibida uma caixa , contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação , sendo estarão filtrados as promoções por Período vigente e Ativa, além da opção de tag Remover todos, todos para limpar os filtros;
Imagem 8 - Pesquisar Promoções
A opção representada pela engrenagem é o gerenciador de colunas, nele estão listadas todas as colunas, podendo marcar ou desmarcar as que deseja visualizar:
Imagem 9 - Gerenciador de Colunas
No fim da tela,
...
caso tenha mais registros, por meio do botão Carregar mais resultados poderá visualizar as demais promoções.
Selecione Para realizar uma pesquisa mais avançada, clique sobre a opção Busca avançada;. Será aberta uma janela, com o título Busca avançada, exibindo os seguintes campos:
Imagem 10 - Busca Avançada
Após definir O usuário define os filtros desejados e aciona o , clique no botão Aplicar filtros para retornar a tela principal da aplicação, exibindo as promoções conforme os filtros utilizados. Ou aciona o botão Cancelar para descartar os filtros.
...
Ao selecionar um produto, deve ser verificado se o mesmo se encontra em promoção normal do ERP. Caso esteja em promoção, deve ser exibida mensagem de Atenção, informando que o produto está em promoção normal.
Ao selecionar o produto, no campo de Embalagem, será exibida automaticamente a embalagem padrão de venda do produto, de acordo com o segmento definido no step Empresas. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.
No combo de Embalagem, devem ser exibidas as embalagens ativas para venda, entre o segmento e as empresas definidas no step Empresas.
No campo Preço atual, será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no step Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal válido no momento. Esse campo não é editável.
Quantidade total alocada: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.
Quantidade limite por cliente: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.
Ao carregar a página, o indicador Incluir todos os produtos da família é exibido ligado, por padrão, mas o usuário pode desligar. O indicador permanecerá conforme a escolha do usuário, enquanto permanecer no step Detalhes, ou até que se altere novamente.
Quando ligado o indicador Incluir todos os produtos da família, ao clicar no botão Incluir, deve ser verificado se o produto pertence a uma família que possui outros produtos, e todos os produtos da família serão incluídos automaticamente na promoção.
Para finalizar a promoção, deve existir pelo menos um produto incluído, caso o tipo da promoção seja Redução de preço, Valor de desconto ou Percentual de desconto. Se o tipo da promoção for Compre e ganhe, os dois campos devem possuir valores informados.
No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.
No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.
No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.
No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.
Ao utilizar a opção Editar, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto será carregado no formulário de inclusão para que o usuário possa alterar a informação desejada. O botão Incluir é alterado para Alterar. O indicador Incluir todos os produtos da família é alterado para Alterar todos os produtos da família. Ao editar um item, o indicador Alterar todos os produtos da família será ligado por padrão, mas o usuário pode desligar, antes de finalizar a alteração.
Ao utilizar a opção Excluir, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto é excluído da grid.
Um produto não pode ser inserido mais de uma vez, na mesma promoção.
Regras de Negócio
Para o cálculo de margem de lucro do preço, a ser exibida na aplicação, deve ser considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no step Empresas.
Para o cálculo de margem de lucro do preço, sempre é considerado o custo líquido, e a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão.
Para as configurações por segmento de vendas, utilizados no cálculo de margem, será considerado o segmento selecionado no step Empresas.
O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.
Verificar as regras de negócio de cálculo da margem (RN_MARGEM_PRECO) e associadas, os documentos estão anexos.
Preço atual: campo que exibe o preço atual do produto (só exibição, não é editável);
No campo Preço atual, será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no step Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal válido no momento. Esse campo não é editável.
-O Preço na Empresa 08 é R$5,99 e na Empresa 09 R$ 5,00, a aplicação exibe o preço da empresa 08, que é o maior preço, corretamente:
----------
Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera, dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.
No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.
No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.
*Valor de Desconto:
*Percentual de Desconto:
----------------
Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:
Título do step, concatenando o tipo de promoção;
Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;
No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.
----------
Quantidade total alocada: campo que define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
Quantidade total alocada: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.
e
Quantidade limite por cliente: campo que define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
Quantidade limite por cliente: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.
...
----------
Tentando incluir produto que já existe na promoção.
----------
O Switch de incluir todos os produtos da família, já vem por default 'ligado', conforme print abaixo:
Ao Clicar em incluir, todos os produtos pertencentes a família do produto 102, são incluído na grid.
----------
Mais abaixo, grid com a lista dos produtos já incluídos na promoção, com as colunas:
Código: exibe o código sequencial do produto;
Produto: exibe a descrição completa do produto;
Emb: exibe a embalagem do produto, definida para a promoção;
Preço Atual: exibe o preço atual dos itens da promoção;
Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera, dependendo do tipo de promoção, para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
Quantidade total alocada: exibe a quantidade total do produto reservada para a promoção;
Quantidade limite por cliente: exibe a quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;
Todas as Colunas exibindo corretamente.
-------------
Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);
Notar, que no protótipo, não é possível o usuário desabilitar as colunas onde foi definido como "FIXO", já na aplicação é possível realizar tal processo.
-------------
E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar e Excluir.
Ao utilizar a opção Editar, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto será carregado no formulário de inclusão para que o usuário possa alterar a informação desejada. O botão Incluir é alterado para Alterar. O indicador Incluir todos os produtos da família é alterado para Alterar todos os produtos da família.
Ao utilizar a opção Excluir, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto é excluído da grid.
Ao alterar de R$5,29 para 5,09, todos os produtos são alterados corretamente.
Ao selecionar um item e clicar em Excluir o item é excluído corretamente.
Ao clicar em "Confirmar" o Item 103, é excluído da promoção.
--------
No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar, Voltar e Finalizar.
O usuário define os detalhes da promoção e seleciona a próxima ação:
Aciona o botão Finalizar, para finalizar a inclusão da promoção, através de uma mensagem de confirmação;
Aciona o botão Voltar, para retornar ao step Empresas;
Aciona o botão Cancelar, para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.
Ao clicar em "Voltar", a aplicação volta para a STEP de "Empresa", corretamente.
Ao clicar em "Avançar" retorna para a STEP de Detalhes, corretamente.
Ao clicar em "Cancelar" é para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.
Ao clicar em "Confirmar" a promoção é descartada e volta para a tela principal.
Ao clicar em "Cancelar" volta para a tela da promoção.
Ao clicar no botão "Finalizar" e "Confirmar"
Promoção Salva com Sucesso
Para editar ou duplicar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher as opções de Editar ou Duplicar. Ao clicar sobre a opção desejada, será aberta a tela de cadastro para que sejam feitas as alterações.
Imagem 11 - Editar e Duplicar
Na edição e duplicação de promoção, quando desmarcar uma empresa que já esteja pré-selecionada abrirá um aviso informando que os produtos relacionados com aquela empresa serão excluídas.
Imagem 12 - Alteração de empresas
Para ativar ou inativar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher a opção Ativar/Inativar. Ao pressionar, será exibida a mensagem para confirmação:
Imagem 13 - Inativar Promoção
As promoções inativas serão exibidas apenas se o filtro de status ativos estiver desmarcado:
Imagem 14 - Status Ativo
Consultar e Gerenciar Promoções Personalizadas - GET
Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052