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Objetivo

A partir da criação de uma solicitação de serviço, a mesma necessita da aprovação de um superior para que assim possa ser dada continuidade ao processo de atendimento. As solicitações de serviço distribuídas possuem o status (TQB_SOLUCA) ="D - Distribuição".

Através da rotina de Distribuição de S.S. é possível aprovar a solicitação direcionando-a a um executante, que pode ser uma equipe de manutenção, atendente ou terceiroou funcionário da manutenção, com a opção de visualizar a carga de atendimento de cada um deles. . Também são apresentadas opções de alteração da S.S., questionário de sintomas, detalhes da S.S., informações do solicitante e banco de conhecimento.

...

Informações
titleInformações
  • A rotina de Distribuição de S.S. - MNTA296 somente estará disponível ao usuário quando o parâmetro Facilities estiver habilitado (MV_NG1FAC = 1).
  • As solicitações de serviço precisam ter o status de (TQB_SOLUCA) ="A - Aguardando Análise" para que possam ser distribuídas por esta rotina.

Página Inicial

A tela inicial da rotina está dividida em três quadros, um destinado às Solicitações de Serviço com o status (TQB_SOLUCA) ="A - Atendimento", à esquerda da tela, e outros dois à direita, com os detalhes da S.S. e dos atendentes.

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
id1
labelSolicitações

As solicitações que possuírem o status (TQB_SOLUCA) ="A - AtendimentoAguardando Análise" serão apresentadas nesta seção, com os seguintes campos disponíveis em tela:

CampoDescrição
Legendaimagem

Image AddedS.S. de Melhoria (TQB_TPSERV = 2)

imagem Criticidade -

Image AddedS.S. de Incidente (TQB_TPSERV = 1)

Solicitação (TQB_SOLICI)Código da Solicitação solicitação de Serviçoserviço.
Tipo Solicit. (TQB_TIPOSS)

Tipo da solicitação. Podendo ser de:

B

para

- bens

e

;

L

para

- localizações.

Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)Código do bem ou localização.
Desc. Bem/Loc.Nome do bem ou localização.
Nome C. Custo (TQB_NOMCUS)Nome do centro de custo do bem ou localização.
Dt. Abertura (TQB_DTABER)Data de abertura da Solicitaçãosolicitação.
Hr. Abertura (TQB_HOABER)Hora de abertura da Solicitaçãosolicitação.
Tipo Serviço (TQB_CDSERV)Código do serviço da solicitação.
Ordem Servic. (TQB_ORDEM)Código da O.S. relacionada, se houver.
Nome Solicit. (TQB_NMSOLI)Nome do solicitante da S.S., campo preenchido automaticamente com base no usuário logado no sistema no momento de abertura da solicitação.
Prioridade (TQB_PRIORI)

Define o nível de prioridade da S.S., podendo ser:

1 - Alta;

2 - Média;

3 - Baixa

Prioridade da solicitação

.

Tipo Solicit. (TQB_TPSERV)

Tipo da solicitação, podendo ser:

1 =- Incidente.

2 =- Melhoria.

Acima das solicitações existe uma opção de busca que permite encontrar S.S. por determinados códigos, como código do bem, código da S.S., do centro de custo, solicitante e etc. No menu lateral esquerdo, existem as seguintes opções:

OpçãoDescrição

Image Added - Filtro

Permite filtrar as S.S. em tela em:

  • Mostrar todas as S.S. abertas
  • Mostrar todas as S.S. abertas nos últimos 10 dias
  • Mostrar todas as S.S. abertas nos últimos 30 dias

Image Added - Imprimir

Impressão das S.S. selecionadas em tela.

Image Added - Histórico da S.S.

Histórico de todas as S.S. abertas para aquele bem.

Image Added - Cancelamento da S.S.

Permite efetuar o cancelamento da Solicitação.

Image Added - Legenda

Image AddedMelhoria (TQB_TPSERV = 2)

Image AddedIncidente (TQB_TPSERV = 1)

Card
id2
labelDetalhes da Solicitação

Este quadro irá mostrar os detalhes da S.S. que estiver selecionada na seção das solicitaçõssolicitações. Estão disponíveis os seguintes campos:

CampoDescrição
Solicitação (TQB_SOLICI)Código da solicitação.
Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)Código do bem ou localização.
Centro Custo (TQB_CCUSTO)Código do centro de custo do bem ou localização.
Nome C. Custo (TQB_NOMCUS)Nome do centro de custo do bem ou localização.
Centro Trab. (TQB_CENTRA)Código do centro de trabalho do bem ou localização.
Nome C. Trab. (TQB_NOMCTR)Nome do centro de trabalho do bem ou localização.
Dt. Abertura (TQB_DTABER)Data de abertura da solicitação.
Hr. Abertura (TQB_HOABER)Hora de abertura da solicitação.
Ramal (TQB_RAMAL)

Número do ramal do funcionário que solicitou a abertura da solicitação de serviço.

Situação S.S. (TQB_SOLUCA)

Tipo de solução dada a S.S., podendo ser:

A - Aguardando Análise;

O - Solicitação fechada com geração de Ordem de Serviço;

S - Solicitação fechada sem geração de Ordem de Serviço;

D - Solicitação distribuída.

Serviço (TQB_DESCSS)Descrição da S.S. para posterior análise do executor.
Tipo Serviço (TQB_CDSERV)

Código do serviço que será executado na solicitação.

Nome Solicit. (TQB_NMSOLI)Nome do solicitante da S.S., campo preenchido automaticamente com base no usuário logado no sistema no momento de abertura da solicitação.
Email Solici. (TQB_EMSOLI)Email do solicitante da solicitação de serviço.
Prioridade (TQB_PRIORI)

Define o nível de prioridade da S.S., podendo ser:

1 - Alta;

2 - Média;

3 - Baixa.

Contador (TQB_POSCON)Posição do primeiro contador do bem na abertura da solicitação.
2. Contador (TQB_POSCO2)Posição do segundo contador do bem na abertura da solicitação.
Tipo Solicit. (TQB_TPSERV)

Tipo da solicitação de serviço, podendo ser:

1 =- Incidente.

2 =- Melhoria.

ImagemPermite a visualização, inclusão ou alteração de uma imagem para a solicitação.
Card
id3
labelGerar O.S.

Permite o relacionamento de uma Ordem de Serviço à Solicitação de Serviço em especifico. 

Após distribuir uma solicitação é possível relacionar uma ou várias (caso o parâmetro MV_NGMULOS esteja como S) ordens de serviço à mesma, seja ela corretiva ou preventiva (caso o parâmetro MV_NGSSPRE esteja como S).

Para isso, basta selecionar a solicitação e acessar Outras Ações / Gera OS / Incluir. Será apresentada a tela de inclusão de OS com o bem já definido. Informe o serviço e os demais dados que desejar e selecione a opção Salvar. 

No menu lateral à esquerda desta seção, ainda existem as seguintes opções:

Card
id4
labelLegenda
Esta opção permite visualizar a legenda da
OpçãoDescrição

Image Added - Alterar Solicitação

Através dessa opção, é possível alterar os campos da S.S. listados abaixo:

  • Centro de Custo (TQB_CCUSTO)
  • Ramal (TBQ_RAMAL)
  • Serviço/Descrição da S.S. (TQB_DESCSS)
  • Prioridade (TQB_PRIORI)
das Solicitações de Serviço

Os valores disponíveis são:

  • Prioridade Indefinida - Representa uma Solicitação de serviço que não possui prioridade definida, a qual aguarda a distribuição através da interação do responsável pela manutenção.
  • Prioridade Alta - Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Alto, assim deve ser executada o quanto antes.
  • Prioridade Média - Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Médio.
  • Prioridade Baixa -  Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Baixo, assim deve ser executada, porém sem urgência.

...

Ao selecionar essa opção, são disponibilizados dois novos botões, que permitem salvar (Image Added) ou cancelar (Image Added) as alterações realizadas.

Image Added - Questionário de Sintomas

Caso a família ou tipo de modelo do bem possuam um questionário de sintomas cadastrado (através da rotina de Diagnóstico - MNTA299), é possível utilizar esta opção.

Image Added - Detalhamento da Solicitação

Abre uma nova tela com mais detalhes da S.S., com opção de acompanhamento de follow-ups e atendentes daquela solicitação.

Image Added - Informações do Solicitante

Abre uma tela com informações sobre o solicitante daquela solicitação.

Image Added - Conhecimento

Abre o banco de conhecimento da solicitação.
Card
id3
labelAtendentes

Esta seção está subdividida em três abas: Equipes, Atendentes e Terceiros:

Equipes: Lista todas as equipes da manutenção cadastradas através da rotina de Equipes - MNTA800.

Atendentes: Lista todos os Funcionários da Manutenção - MNTA020 que possuam o campo Atendimento (T1_TIPATE) igual a 2 - Facilities ou 3 - Ambos.

Terceiros: Lista todos os terceiros cadastrados através da rotina de Fornecedores - MATA020.

Informações
titleInformações
  • Uma S.S. pode ser distribuída para apenas um atendente, que pode ser um funcionário ou uma equipe da manutenção, conforme mencionado acima.
  • Quando uma S.S. envolver terceiros, deve ser selecionada pelo menos uma equipe ou atendente para acompanhamento.
  • É possível selecionar mais de um terceiro para uma solicitação.

No menu lateral esquerdo deste quadro estão disponíveis as seguintes opções:

OpçãoDescrição

Image Added - Filtrar

Permite realizar um filtro das equipes, atendentes ou terceiros.

Image Added - Trocar Filial

Opção que permite incluir atendentes ou equipes de outras filiais ao filtro apresentado em tela. 

Informações
Não está disponível para terceiros.

Image Added - Visualizar atendente

Opção que permite visualizar o cadastro da equipe da manutenção, do funcionário ou fornecedor selecionado.

Image Added - Carga

Ao selecionar esta opção, é apresentada uma nova tela com as solicitações que já foram distribuídas à aquele atendente ou equipe de manutenção. Além das S.S. da carga de atendimento, é possível visualizar o atendente/equipe e os detalhes da solicitação.

No quadro das S.S. da carga, existe uma opção de transferir atendimento (Image Added), onde é possível redistribuir a S.S. a outro atendente ou equipe.

Image Added - Legenda

A legenda possui as opções:

Image Added Habilitado: Para que um atendente, equipe da manutenção ou terceiro sejam habilitados a atender àquela solicitação, a família do bem e o serviço da S.S. devem ser previamente cadastrados junto com o atendente na rotina de Definições de Atendimento (MNTA294 - SIGAMNT).

Image Added Não habilitado: Quando o atendente não está habilitado para atender especificamente à solicitação. Este item não impede que a distribuição seja realizada ao atendente

...

Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao Solicitações de Serviço.

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)

Indica a rotina/serviço de onde o registro foi originado
Card
defaulttrue
id1
labelPrincipais
Campo:

Descrição:

Solicitação (TQB_SOLICI)

Código da Solicitação de Serviço de serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.

Código para identificação do Bem/Localização que será relacionado à Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
  • Para informar uma localização, basta utilizar F11.
Centro Custo (TQB_CCUSTO)

Permite informar o Centro de Custo do Bem/Localização selecionado.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
  • O centro de custo deve referenciar um centro de custo da tabela CTT - Centro de Custos.
Centro Trab. (TQB_CENTRA)

Permite informar o Centro de Trabalho do Bem/Localização selecionado.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Dt. Abertura (TQB_DTABER)

Contem a Data de Abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Hr. Abertura (TQB_HOABER)

Contem a Hora de Abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Ramal (TQB_RAMAL)

Contêm o número do ramal do responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
Situação S.S (TQB_SOLUCA)Contém a situação da Solicitação de Serviço. Este campo define se a solicitação já foi distribuída (D) ou está aguardando análise (A). O preenchimento é automático.
Serviço (TQB_DESCSS)

Descrição para auxílio na identificação do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço, informando o ocorrido para necessidade da abertura de Solicitação de Serviço.

Com base nessas informações será selecionado um especialista para melhor atender a Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
Tipo Serviço (TQB_CDSERV)

Permite informar o Tipo do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
Executante (TQB_CDEXEC)

Representa o nome do responsável pela execução do serviço da solicitação de serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
  • Esse campo é disponível apenas quando o parâmetro MV_NG1FAC for igual a 2 (solicitação).
Prioridade (TQB_PRIORI)

Define o nível de prioridade para a SS. Este pode ser 1- Alto, 2 - Média ou 3 - Baixa.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
Contador (TQB_POSCON)

Permite informar o valor do primeiro Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
2. Contador (TQB_POSCO2)

Permite informar o valor do segundo Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Solicitante (TQB_CDSOLI)

Representa o código do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Nome Solicit. (TQB_NMSOLI)

Representa o nome do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

Informações
titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
Orig. Regist (TQB_ORIGEM)

.


Regras de Negócio


Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idRegras de Negócio
effectTypefade
Card
id1
labelDistribuição

Regras de negócio para o processo de Distribuição de uma Solicitação de Serviço.

Os campos Executante CDEXEC), Tipo Serviço (TQB_CDSERV) e Prioridade (TQB_PRIORI) devem ser preenchido.
Regra
01

Não é Será possível distribuir ou alterar os campos da solicitações de serviço caso elas já possuam ordens de serviço relacionadas.

02

somente as solicitações que possuírem o status (TQB_

03Valida se o status da Solicitação é A - Aguardando Análise.
Card
id2
labelGeração de Ordem de Serviço

SOLUCA) ="A - Aguardando Análise".

02Só é possível distribuir uma S.S. para um único atendente, que pode ser um funcionário ou equipe da manutenção.
03

Quando uma S.S. envolver terceiros, deve ser selecionada pelo menos uma equipe ou atendente para acompanhamento. É possível selecionar mais de um terceiro para uma solicitação.

Regras de negócio para o processo de Alteração de uma Solicitação de Serviço.

O campo Data Original (TJ_DTORIGI) não pode ser menor que a Data e Hora de abertura da S.S.
Regra
01Não é permitida a geração de ordens de serviço para solicitações de serviço não distribuídas.
02Caso o parâmetro MV_NGMULOS for igual a "N", não é permitida a geração de mais de uma O.S. para a solicitação de serviço.
03Os campos Bem (TJ_CODBEM) e Serviço (TJ_SERVICO) devem ser preenchidos.
04O serviço informado, presente na tabela ST4, não pode estar relacionado com os parâmetros de reforma ou conserto de pneus (MV_NGSEREF e MV_NGSECON).
05O serviço informado, presente na tabela ST4, deve ser do tipo Corretivo, caso o parâmetro MV_NGSSPRE for diferente de "S".
06O serviço informado, presente na tabela ST4, não pode estar bloqueado para uso (T4_MSBLQL = 1).
07

Utilizações Gerais

Deck of Cards
idgerais
Card
defaulttrue
labelParâmetros
Indica se a Solicitação de Serviço poderá gerar OS do tipo Preventiva/Preditiva (N=Não; S=Sim).NGMULOS
CampoDescriçãoMV_NGSSPRE
MV_Permite gerar múltiplas OS's a partir do retorno da Distribuição.MV_NG1FACIndica se utiliza Facilities ou Solicitação de Serviço. 1=Facilities; 2=Solicitação  

MV_NGGERPR

Indica se o sistema deve gerar automaticamente O.S. preventiva, se após o reporte do contador for identificado que a manutenção está vencida.

MV_NGSSWRK

Identifica se no processo de solicitação de serviço será utilizado o envio de mensagens por workflow aos solicitantes.
Card
labelPontos de Entrada

DT PE MNTA2951 - Permite adicionar condições ao filtro da rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

DT PE MNTA2952 Gravação de Ordem de Serviço

DT PE MNTA2953 - Permite adicionar validações no momento de geração de OS, na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

DT PE MNTA2954 Geração de Ordem de Serviço (Declarar variáveis)

DT PE MNTA2955 Geração de Ordem de Serviço (Inserir campos)

DT PE MNTA2956 Grava campos de usuário na observação da tabela STJ

DT PE MNTA2957 - Oculta campos de usuário da tabela TQB na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

DT PE MNTA2958 - Define cores e filtros utilizados no semáforo na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

DT PE MNTA2959 - Permite alterar as cores e descrições informadas na legenda do browse da rotina de Distribuição de SS (MNTA2959)

DT PE MNTA295A - Validação de preenchimento de campos após Distribuição de S.S. (MNTA295)

DT PE MNTA295BT Adiciona botões na rotina de Distribuição de S.S.

DT PE MNTA295C - Alteração do filtro de filial no browse da rotina Distribuição de S.S. (MNTA295)

DT PE MNTA295D - Bloqueio de Ferramenta OS Corretiva

DT PE MNTA295E Manipula campos da tela de geração de OS a partir da distribuição de SS

MNTA2960 Permite incluir novos filtros na lista de solicitacoes para distribuicao

Conteúdos Relacionados

Palavras-chave

  • Bem
  • Localização
  • Tipo de Serviço
  • Solicitação de Serviço
  • Facilities

Referências