Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
idIntroducao

O app "Minhas Aprovações" permite aos usuários do TOTVS Aprovações e Atendimento , acessar suas funcionalidades com uma melhor usabilidade e adaptável a qualquer dispositivo mobile como tablets e smartphones.

Está disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na APP Store para os dispositivos IOS.

Clique nos logos abaixo para ser redirecionado para a página de download do seu sistema operacional:

Image Removed  Image Removed

Card
labelIntrodução


Incluir Página
Introdução
Introdução


Pré-Requisitos

TOTVS Linha RM:

  • Versão 12.1.28 ou superior;
  • Possuir licença do TOTVS Aprovações e Atendimento (RM Agilis).

Mobile:

  • Android 6.0 ou superior 
  • IOS 8.0 ou superior
  • Acesso à internet
  • Acesso externo ao servidor estar liberado.

Veja também : Videos How To - App Minhas Aprovações

Configurações

Acesso externo ao servidor

Para o funcionamento correto do aplicativo Minhas Aprovações , é necessário que o RM.Host.config e RM.Host.Service.Config esteja devidamente configurado, pois o mesmo terá informações necessárias para o consumo de serviços do aplicativo. 

1) Para incluir/editar as portas pelo arquivo de configuração, acesse o diretório C:\totvs\CorporeRM\RM.Net, e edite os arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config.

Image Removed
Inclua/edite as tags abaixo, em ambos os arquivos, dentro do escopo das tags appSettings:

<add key="ApiPort" value="8051" />

<add key="HttpPort" value="8051" />

<add key="DefaultDb" value="CorporeRM"/>

Obs.: Neste exemplo utilizamos a porta 8051, caso esta seja utilizada para outra finalidade o departamento de TI deverá informar outra porta para uso.Exemplo:

Importante: Após alterar as configurações de portas é necessário reiniciar o serviço do Host.

2 ) Validação para verificar se os arquivos  RM.Host.config e RM.Host.Service.Config  foram devidamente configurados:

 Digite a URL http://Endereço:APIPort/api/swagger/ui/index

    Exemplo: 
             http://localhost:8051/api/swagger/ui/index

 Verifique se a página abaixo foi carregada.

Image Removed

Configuração TOTVS Aprovações e Atendimento para o App Minhas Aprovações

Para que o App Minhas Aprovações funcione corretamente, existem algumas configurações que devem ser realizadas no TOTVS Aprovações e Atendimento.

1) Inserir a URL para acesso.

    Observação: A URL solicitada é a mesma configurada no arquivo RM.Host.config , ou seja, http://Endereço:APIPort.

Image Removed

  • Exemplo da URL configurada

Image Removed

  • Após o processo de configuração ser executado, o TOTVS Aprovações e Atendimento  informa que deve ser executado o processo  'Validar tipo de Atendimento'.

               Para mais informações sobre esse processo acesse: Tipo de Atendimento - TOTVS Aprovações e Atendimento  

               Veja também : Videos How To - App Minhas Aprovações

Image Removed

2) Configuração do QRCode

  • No Totvs Gestão Relacionamento com o cliente no menu principal , pode se gerar link QRCode para utilização do App Minhas Aprovações.

Image Removed

Para realizar a leitura do QRCode é necessário habilitar parâmetro que permite sua utilização informando o caminho do servidor, caso não esteja configurado a mensagem abaixo será exibida.

Image Removed

Testando as configurações em um emulador

É possível usar emuladores para executar o aplicativo 'Minhas aprovações', isso pode ser feito de várias formas, uma delas é utilizando a extensão do Chrome para emuladores, segue abaixo o link:

https://chrome.google.com/webstore/detail/android-online-emulator/lnhnebkkgjmlgomfkkmkoaefbknopmja?hl=pt-BR

Após adicionar a extensão, basta fazer upload do apk do aplicativo 'Minhas aprovações'

 Image Removed

Em seguida, é só configurar o caminho do host desejado e usar:

Image Removed

Card
labelInformações Técnicas


note

Incluir Página

Restrição:

Nessa primeira versão não será contemplado  a utilização de atendimentos que possuam parâmetros do tipo de atendimento configurados  em: TOTVS Aprovações e Atendimento\Worflow\Tipo do atendimento.

Informações

RM.Host.exe.config

RM.Host.Service.exe.config

<?xml version="1.0"?> 
<configuration> 
  <appSettings
       <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> 
       <add key="Port" value="8050" /> 
       <add key="ActionsPath" value="C:\totvs\CorporeRM\RM.Net;C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" /> 
       <add key="EnableCompression" value="true" /> 
       <add key="ApiPort" value="8051" />

      <add key="HttpPort" value="8051" />

      <add key="DefaultDb" value="CorporeRM"/>  </appSettings
<runtime> 
...

<?xml version="1.0"?> 
<configuration> 
  <appSettings
       <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> 
       <add key="Port" value="8050" /> 
       <add key="ActionsPath" value="C:\totvs\CorporeRM\RM.Net;C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" /> 
       <add key="EnableCompression" value="true" /> 
       <add key="ApiPort" value="8051" />

      <add key="HttpPort" value="8051" />

  </appSettings
<runtime> 
...

Informações
Informações técnicas
Informações técnicas


Inicializando o aplicativo Minhas Aprovações

Pressionando o ícone do aplicativo na visão do aparelho móvel, teremos acesso a tela Minhas Aprovações,

Para realizar a primeira configuração de acesso acesso a opção Configurações 

Image Removed

Ao clicar em Configurações será exibida uma tela de inicio de configuração , nela será possível escolher a forma de se configurar o aplicativo.

Image Removed

Para realizar a primeira configuração de acesso poderemos escanear o QR Code, na opção "Configurar com o QRCode" ou a  outra opção manual, "Não Tenho o QRCode, e agora?" caso não possua o QR Code disponível

Configurar com o QRCode

Realizar a leitura do QR Code que será disponibilizado no TOTVS Aprovações e Atendimento / Meus Atendimentos / CódigoQR APP

Não Tenho o QRCode, e agora?

Caso não possua acesso ao QR Code, pode-se realizar a configuração manualmente, inserindo a URL de acesso ao Portal do Cliente como mostra a imagem abaixo.

Image Removed

  • Ao clicar em Concluir, após o preenchimento da URL corretamente, ou caso a configuração tenha sido feita via QRCode, o usuário será direcionado para a tela de login onde deverá informar o usuário e a senha de acesso, bem como parametrizar a biometria para facilitar os seus acessos.

Image Removed

  • Depois que a configuração do QRCode for feita, é possível passa-la de um aparelho para outro acessando as configurações novamente.

Image Removed

Card
labelMeu primeiro acesso


Incluir Página
Meu primeiro acesso
Meu primeiro acesso


Com objetivo de agilizar o processo de aprovação de usuários foi disponibilizado um parâmetro para que o sistema identifique automaticamente as etapas de aprovação e reprovação.

Abaixo será demonstrado a diferença da utilização de tal configuração em dois tipos de atendimentos diferentes.

1 - (Sem a configuração) - Neste caso todos os fluxos possíveis são exibidos ao usuário aprovador.

Image Removed
2 - (Com todas as etapas de aprovação e reprovação definidas) Ao informar a finalidade nas etapas:Image Removed

Neste caso, é possível perceber que o fluxo de aprovação é bem simples e ocorre diretamente sem a necessidade de preenchimento de informações.

Obs: Se mais de uma etapa for definida como aprovação neste caso a tela sera exibida ao usuário para definição do fluxo de avanço.

Como configurar as etapas:

1- Editar as etapas de Aprovação e informar a finalidade aprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.

Image Removed

2- Editar as etapas de reprovação e informar a finalidade reprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.

Card
labelFluxo Simplificado
titleFluxo Simplificado


Incluir Página
Fluxo Simplificado
Fluxo Simplificado


Nos Dados para Aprovação, o usuário poderá visualizar os dados detalhados da tarefa que está sendo aprovada.

A demonstração destes dados ocorrerá através dos relatórios que estiverem configurados no cadastro do respectivo tipo do atendimento do TOTVS Aprovações e Atendimento.

Os relatórios são parametrizados no tipo de atendimento, sendo cada modelo de relatório associado a uma etapa do tipo de atendimento, ou seja, para um mesmo tipo de atendimento podem ser configurados vários modelos de relatório conforme a etapa do fluxo em que o atendimento se encontra.

Caso em todas as etapas vá ser utilizado o mesmo relatório, basta informá-lo apenas na primeira etapa, senão em cada etapa deve ser informado o respectivo relatório. A parametrização dos relatórios é realizada nos tipos de atendimento no anexo etapas do atendimento na aba Configuração do aplicativo 'Minhas Aprovações'.

Anexo Etapa do atendimento

Image Removed

Para atendimentos gerados a partir de movimentação no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento foi disponibilizado o relatório CRMREL0001 - Dados para aprovação - Movimento. O relatório exibe dados dos movimentos incluídos e o fluxo para aprovação gerado no atendimento.

Para atendimentos gerados a partir dos contratos no TOTVS Obras e Projetos foi disponibilizado o relatório CRMREL0002 - Dados para Aprovação - Contrato. O relatório exibe as informações dos contratos e dos itens/objetos associados a ele.

Para atendimentos gerados a partir de Requisições de Aumento de Quadro do TOTVS Gestão de Pessoas, foi disponibilizado o relatório CRMREL0003 - Dados para aprovação - Requisição de Aumento de Quadro, que traz as informações e competências necessárias para atender a  requisição que deu origem à tarefa.

Para atendimentos gerados a partir de Requisições de Desligamento do TOTVS Gestão de Pessoas, foi disponibilizado o relatório CRMREL0004 - Dados para aprovação - Requisição de Desligamento, que traz as informações e competências necessárias para atender a requisição que deu origem à tarefa.

Para atendimentos gerados a partir de uma Requisição de Alteração de dados funcionais do TOTVS Gestão de Pessoas, foi disponibilizado o relatório CRMREL0005 - Dados para aprovação - Alteração de Dados Funcionais, que traz as informações referentes ao tipo de requisição.

Foi disponibilizado também entre os objetos gerenciais, o relatório CRMREL0006 - Workflow Minhas Aprovações - Pedido de Material, que traz as informações referentes as requisições de materiais incluídas a partir do TOTVS Obras e Projetos.

Com o relatório corretamente parametrizado, na geração do atendimento, será gerado o relatório em arquivo pdf no anexo do atendimento em Arquivos anexos do atendimento e pode ser visualizado no Aplicativo Minhas Aprovações e ao clicar no botão Carregar documento.

Image Removed

Para visualizar a geração de relatórios no aplicativo Minhas Aprovações, deve-se acessar o atendimento gerado no aplicativo e selecionar Dados para aprovação ou os Anexos do atendimento.

Image Removed

  • CRMREL0001 - Dados para aprovação - Movimento

Image Removed     Image Removed

  • CRMREL0002 - Dados para aprovação - Contrato

Image Removed     Image Removed

  • CRMREL0003 - Dados para aprovação - Requisição de Aumento de Quadro

Image Removed     Image Removed

  • CRMREL0004 - Dados para aprovação - Requisição de Desligamento

Image Removed     Image Removed

  • CRMREL0005 - Alteração de Dados Funcionais

Image Removed     Image Removed

  • CRMREL0006 - Workflow Minhas Aprovações - Pedido de Material

     

Image Removed     Image Removed

  • CRMREL0007 - WorkFlow Minhas Aprovações - Adiantamentos

Image Removed     Image Removed

Criando relatórios personalizados.

É possível criar seus próprios relatórios com dados que se adeguem melhor a sua realidade, para isso, o relatório deve ter uma sentença SQL com a tabela HATENDIMENTOBASE como fonte de dados, essa sentença deve ser filtrada pela chave primária da tabela HATENDIMENTOBASE, que é composta por CODCOLIGADA, CODLOCAL e CODATENDIMENTO, além disso, devem ser incluídos parâmetros nesse relatório para cada um dos campos que compõe a chave, ou seja, CODCOLIGADA, CODLOCAL, CODATENDIMENTO, os 3 parâmetros devem ser do tipo inteiro. Segue abaixo um exemplo de como seria a sentença SQL e os parâmetros do relatório:

Sentença SQL:

SELECT * FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK) 

              WHERE CODCOLIGADA       = :CODCOLIGADA 

              AND     CODLOCAL              = :CODLOCAL 

              AND    CODATENDIMENTO = :CODATENDIMENTO

Dessa forma, é possível usar qualquer campo da tabela de atendimento no relatório, bastando pra isso substituir o * pelos campos desejados, também é possível usar outras tabelas desde que tenham alguma ligação com a tabela de atendimentos, o que ocorre nas integrações.

Abaixo, como os parâmetros devem ser incluídos no relatório:

Image Removed

Card
labelDados para Aprovação


Incluir Página
Dados para aprovação
Dados para aprovação


Segue abaixo um exemplo de duas tarefas, uma criada com uma fórmula de personalização do assunto (código 331) e outra com o texto padrão (Nome do Tipo de Atendimento) 
Tarefa de código 331 com personalização.

Tarefa de código 330 sem personalização.

Image RemovedO uso de fórmula para definir o repasse de uma etapa, é uma ferramente poderosa e de comum uso no sistema Gestão de relacionamento com cliente, da mesma forma, essa ferramenta também pode ser usada no aplicativo Minhas aprovações, segue abaixo alguns exemplos uteis:

Fórmula para alterar o assunto (ou outro campo) do atendimento

Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos:

1 - Criar 3 funções de fórmula conforme imagens abaixo:

Image Removed

Image Removed

Image Removed

2 - Criar uma sentença SQL que traga as informações desejadas, ela deve conter a tabela HATENDIMENTOBASE filtrada pelas formulas anteriores, essa SQL pode conter qualquer tabela relacionada com a atendimentos, nesse exemplo, iremos acrescentar o id do movimento ao assunto:

SELECT TMOV.IDMOV 
FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK) 
LEFT JOIN TMOVATEND (NOLOCK) ON (HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = TMOVATEND.CODCOLIGADAATEND AND
HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = TMOVATEND.CODLOCAL AND
HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = TMOVATEND.CODATENDIMENTO)
LEFT JOIN TMOV (NOLOCK) ON (TMOVATEND.CODCOLIGADA = TMOV.CODCOLIGADA AND
TMOVATEND.IDMOV = TMOV.IDMOV)
WHERE HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA
AND HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = :FRM_CODLOCAL
AND HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = :FRM_CODATEND

Image Removed

3 - Criar a fórmula que irá alterar o assunto do atendimento e atribui-la a primeira etapa do fluxo, caso a primeira etapa já possua uma fórmula, esses comandos podem ser acrescentado à fórmula existente sem influenciar no seu funcionamento, seguem os comandos:

DECL IDMOV;
DECL NOVOASSUNTO;
EXECSQL( 'SQL_002' );
SETVAR( IDMOV, CONCATENA('Gerado pelo movimento:', RESULTSQL( 'SQL_002', 'IDMOV' ), ''));
SETVAR( NOVOASSUNTO, CONCATENA(IDMOV, CAMPOSATENDIMENTO('ASSUNTOOC'), ' - '));
ALTERARCAMPOATENDIMENTO(CONCATENA('ASSUNTOOC', NOVOASSUNTO, '='));

Image Removed

Card
labelPersonalizando o Assunto da Tarefa


Incluir Página
Personalizando o Assunto da Tarefa
Personalizando o Assunto da Tarefa


É possível configurar parâmetros do tipo de atendimento: TOTVS Aprovações e Atendimento\ Anexo \ Parâmetro do Tipo de Atendimento

Image Removed

E também é possível configurar  campos do atendimento e parâmetros do tipo de atendimento como obrigatórios.

Estes parâmetros e campos são definidos na etapa do atendimento no TOTVS Aprovações e Atendimento \Worflow\ Tipo de atendimento\Anexo \ Etapas

Ao editar a etapa na aba campos obrigatórios é possível habilitar se é obrigatório ou não nas abas "Campos obrigatórios" e "Campos necessários da etapa anterior".

Image Removed

Após realizar a configuração dos campos e/ou parâmetros que serão obrigatórios a baixo segue imagem de como fica a visualização no TOTVS Aprovações e Atendimento. 

Observação: Só estará visível somente na etapa que foi configurado.

Image Removed

Agora um exemplo de como é  visualizado no App Minhas aprovações: 

Image Removed     Image Removed

Após informar no App Minhas Aprovações as informações  obrigatórias e salvar , a alteração dessas informações neste primeiro momento será realizada somente no TOTVS Aprovações e Atendimento.

Card
labelCampos e parâmetros obrigatórios do atendimento


Incluir Página
Campos e Parâmetros Obrigatórios do Atendimento
Campos e Parâmetros Obrigatórios do Atendimento


Para a correta utilização das aprovações de Requisições do Vitae pelo aplicativo minhas aprovações se faz necessário a realização da configuração abaixo.

Atenção: A partir da realização destas configuração todas as aprovações passam a ser realizadas exclusivamente pelo aplicativo e não mais pelo Portal do RH.

1 - Configurar o Tipo de Atendimento

Image Removed

Observação: Caso não encontre o Serviço RHU disponível. Favor entrar em contato com o suporte Agilis para disponibilização de script para inclusão da opção do Serviço de RHU nas integrações Agilis.

2 - Configurar as ações do Fluxo do Atendimento

Image Removed

Card
labelRequisições Vitae

Incluir Página
Requisições Vitae
Requisições Vitae


Card
labelComo Criar Fluxos Novos


Incluir Página
Como criar fluxos novos
Como criar fluxos novos
 TOTVS Aprovações e Atendimento é possível a elaboração de WorkFlows para bloqueio da execução de processos.
No documento abaixo é demonstrado o passo a passo de como realizar a configuração de um workflow em qualquer processo ou cadastro na linha RM.
Fluxo de Atendimentos (Global)