Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Informar as embalagens que estão sendo retornadas, para que o acúmulo de benefícios seja realizado no sistema SOMA;
  • Cadastrar ou consultar um cliente no sistema SOMA;
  • Realizar o resgate de desconto na venda;
  • Resgatar a pontuação da Bonificação;


ÍNDICE

Índice


...

1. Configurar dados para utilização da logística reversa

Através do (TVFR) Live, no parâmetros da unidade de negócio, deve ser possível que a loja realize a configuração do "Logística Reversa”

...

Dica

O conteúdo dos parâmetros é disponibilizado pela SOMA e pode ser solicitado através do cliente.

...

2. Criando a loja na API SOMA

Após todos os parâmetros configurados acima , será possível realizar a comunicação com a API da SOMA para solicitação do IdOperator e AuthToken, que são necessários para identificação da loja em todo o processo de logística reversa.

A criação da loja ocorrerá na abertura do PDV, e pode acontecer por meio de dois processos, o primeiro seria o fluxo normal onde comunicamos com a API da Soma e é retornado os dados ou caso a loja já utilize a logística reversa no PDV Desktop (1.02.88), iremos coletar as informações do arquivo \pdvarq\pdv.cfg através das chaves OPERATOR_ID_LOGISTICA_REVERSA e AUTH_TOKEN_LOGISTICA_REVERSA , a coleta dessas informações ocorrerá durante a instalação / atualização do PDV Omnishop , onde iremos armazenar os id's no arquivo \TOTVSPDV\Resources\configuracaoPDV.json.

Os parâmetros ficaram gravados nas tabelas parametro e parametro_valor , com as chaves 9302 e 9303, conforme print abaixo:

Image Added


Também é possível visualizar essa informações através do PDV Omnishop em menu > Configurações do sistema > Parâmetros > Configurações de Logística Reversa:

Image Added


Abaixo abertura do PDV realizando a comunicação com a API SOMA:

Image Added



...

3. Reset Token

Caso a loja está configurada para utilizar logística reversa e os parâmetros OPERATORID  e AUTHTOKEN para autenticação NÃO estiverem preenchidos no PDV.


Image Added

Então  durante o carregamento dos parâmetros de Logística Reversa.

Image Added

A SOMA irá retornar que a informação "Loja já cadastrada" e o PDV deverá se comunicar com o Endpoint: ResetToken

Image Added

E as informações de autenticação serão retornadas e armazenadas para que na próxima comunicação o cadastro não precise ser realizado
E a funcionalidade “Logística Reversa” estará disponível no PDV.

Image Added

...

4. Cadastro de cliente na API da Soma

Após todos os parâmetros configurados o PDV ira habilitar as novas funcionalidades da logística reversa, que estará disponível na tela detalhes do cliente

Para utilizar a funcionalidade devolução de embalagem e visualizar recompensas é necessário realizar a consulta do cliente no PDV informando o CPF na tela do Carrinho ou através do menu lateral > Consultar clientes

Para os clientes já cadastrados na base local do pdv após digitar o cpf será possível visualizar as novas opções na tela de detalhes do cliente.

Para clientes que não são cadastrados na base local da loja, o PDV irá solicitar o cadastro, após confirmação do cadastro será possível visualizar os detalhes do cliente.

A comunicação com Api da soma para cadastrar ou consultar cliente ocorrera apenas ao clicar em Devolução de Embalagem ou na aba Recompensas.

Image Added


Após clicar no botão devolução será realizado o cadastrado do cliente na api da Soma, permitindo que o cliente realize o processo de devolução de embalagem e posteriormente visualize suas recompensas.

Image Added


Nota
titleCampos obrigatórios

Caso o cadastrado do cliente não possua todas as informações necessárias para o cadastro, a API da SOMA ira retornar para o PDV um erro que será apresentando para o usuário como campo obrigatório não preenchido, dessa forma deverá ser atualizado o cadastro do cliente com todas as informações solicitadas para concluir o cadastrado na soma.

Aviso
titleFalha de comunicação com a API da Soma

Caso ocorra falha de comunicação com a API da soma, o PDV irá apresentar a mensagem de alerta ao usuário e o processo para devolução de embalagem não será acionado.

...

5. Devolução de embalagem


Para utilizar a funcionalidade devolução de embalagem é necessário realizar a consulta do cliente no PDV informando o CPF na tela do Carrinho ou através do menu lateral > Consultar clientes

Na tela de dados do cliente, será exibido um novo botão "Devolução de Embalagem" que irá chamar a tela de Logística Reversa.


Nota
titleNota

Caso a loja não tenha a integração com a API da SOMA, este botão não será exibido na tela do cliente


Exemplo Identificação do cliente e acesso a funcionalidade de devolução de embalagem

Image Added


Na tela exibida será possível informar a quantidade da devolução de cada marca diretamente no campo de edição de texto ou clicando sobre os ícones + ou


Aviso
titleLimite de embalagem por marca

Não será permitido informar quantidade superior a 500 embalagens por marca.

Caso o usuário informe quantidade superior a 500 será exibido um texto de alerta na linha inferior do campo de texto com quantidade inválida.

"Quantidade informada excede o limite de 500 embalagens"

Ao tentar confirmar a devolução de uma marca de embalagem com quantidade superior a 500 será exibido um PopUp de alerta informando que a quantidade é inválida e o processo de devolução não irá ocorrer.


Ao clicar no botão Confirmar, será exibida uma tela de confirmação da devolução a ser realizada com a mensagem "Tem certeza que deseja realizar a devolução de <NUMERO EMBALAGENS> embalagens?"

Ao confirmar  o PDV irá integrar a SOMA os dados informados pelo usuário,


Exemplo processo de Devolução de embalagem

Image Added

...

6. Resgate de brinde

Para utilizar a funcionalidade resgate de brinde é necessário realizar a consulta do cliente no PDV informando o CPF na tela do Carrinho ou através do menu lateral > Consultar clientes

Na tela de dados do cliente, será exibido uma nova guia "Recompensas" que ao ser acessada, será exibido a lista com o brinde se disponível para o cliente.

Image Added


Ao clicar em "resgatar", será exibido a mensagem de confirmação de resgate do brinde.
Ao confirmar será exibido as mensagens de andamento do resgate, em seguida será atualizado a lista de recompensas disponíveis.


Image Added

...

7. Resgate de Recompensa

Para utilizar a funcionalidade resgate de recompensa é necessário realizar a consulta do cliente no PDV informando o CPF na tela do Carrinho, será exibido uma nova guia "Recompensas" que ao ser acessada, será exibido a lista com as recompensas disponíveis e a quantidade  total de pontos do cliente.


Informações
titleRegras

A recompensa só poderá ser adicionada caso exista uma venda em andamento  com um ou mais itens adicionados  e a modalidade de venda seja "CONSUMIDOR FINAL".

Só será possível resgatar uma única recompensa por venda.

A atualização do saldo de pontos do cliente ocorrerá após a confirmação fiscal da venda.



Image Added



Ao clicar na opção Resgatar será exibido um popup de confirmação

Image Added


Após confirmação o pdv ira aplicar automaticamente o desconto no valor total da venda, e direcionara para tela de pagamento.

Image Added


Caso o usuário retorne para o atendimento clicando sobre o botão voltar os descontos aplicados no total serão removidos.

Image Added


...

8. Tratamento automático do motivo de desconto

Ao utilizar o resgate de recompensa da logística reversa em uma venda, automaticamente o pdv irá vincular o motivo de desconto Logística Reversa, possibilitando o usuário identificar no retaguarda e PDV o motivo do desconto aplicado.

Na tela do atendimento na parte inferior, será possível visualizar o resumo da venda, e ao clicar no ícone  Image Added informações de desconto, será exibido um popup com o resumo dos descontos aplicados

Image Added

Image Added


Após concluir a venda será possível acessar o retaguarda na aba comercial>consulta analítica> visualizar detalhes da venda>Desconto   e visualizar os descontos aplicados na venda.

Image Added


No primeiro resgate de recompensa será criado na tabela motivo , o motivo com a descrição Logística Reversa, e nos demais resgates será consultado o motivo já existente;

Image Added


...

9. Desabilitar a funcionalidade

Caso exista a necessidade de desabilitar a funcionalidade da Logística Reversa dos PDVs das lojas, é necessário desativar o parâmetro abaixo para cada unidade de negócio:

9296    - Utiliza Logística Reversa? (1=SIM|0=NÃO) - Central/Loja


Caminho: Global (Unidades de Negócio): CadastrosParâmetros do Sistema(Redes/Centrais/Un. Negócios) > Modulo: Global.

Image Added


Desta forma, ao iniciar o PDV não haverá a comunicação da API e a funcionalidade não será ativada.

As opções disponíveis para utilização da Logística Reversa não irão aparecer no PDV.


...

10. Pré Requisitos

Produto

Versão

TOTVS PDV Omnishop3.1.27.0
TOTVS Franquias e Redes - Retaguarda6.5.62.0
TOTVS Varejo Franquias e Rede

2022.6.2.0

TOTVS Agent19.08.9.0