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outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

 


Falando

...

de relatório...

Esse recurso permite publicar relatórios criados a partir do BIRT Report Designer na plataforma. Os relatórios criados a partir dessa ferramenta possuem um arquivo em formato XML e com extensão .rptdesign, que deve ser selecionado como arquivo principal na publicação.

 

Estado
subtletrue
titleSaiba mais

HTML
<a id="toggleAll" href="#" >Expandir/ocultar informações complementares. </a>
 <script type="text/javascript">
 
 var abertos = 0;
 var fechados = 0;
 function contador() {
    abertos = 0;
    fechados = 0;
    jQuery(".expand-control").each( function() {
		if (document.getElementById(this.id).children[0].className != "expand-control-icon icon expanded") {
           	fechados++;
        } else {
        	abertos++;
        }
    });
 }
 AJS.toInit(function() {
 
    contador();
	var soma = abertos + fechados;
	$("#toggleAll").html('Expandir/ocultar ' + soma  + ' informações complementares.');

    AJS.$('#toggleAll').click(function() {
        contador();
        if (abertos >= fechados) {
            jQuery(".expand-control").each(
                function() {
                    if (document.getElementById(this.id).children[0].className == "expand-control-icon icon expanded") {
                        jQuery(this).trigger("click");
                    }
                }
            )
        } else {
            jQuery(".expand-control").each(
                function() {
                    if (document.getElementById(this.id).children[0].className != "expand-control-icon icon expanded") {
                        jQuery(this).trigger("click");
                    }
                }
            )
        }
    });
});
 </script>

Caminho básico

 

01. Depois de acionar a opção Novo relatório no local onde ele será criado, inserir uma descrição para ele.

...

.

Informações

Para mais informações sobre a criação de relatórios, consulte a documentação técnica de Desenvolvimento de relatórios.

Deck of Cards
historyfalse
idRelatório
Card
defaulttrue
labelArquivos de publicação

Image Added

Card
labelInformações gerais

Image Added

Card
labelDocumentos relacionados

Image Added

Card
labelAprovação

Image Added

Card
labelSegurança

Image Added


Incluir relatório

...

Para efetuar essa ação, é necessário que o usuário tenha permissão de gravação no local escolhido. 

Image Added Visualize o passo a passo

Painel
titleoculto

Esse passo a passo está duplicado no artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360053078854 (Como publicar relatórios)

Caso tenha alguma alteração, lembrar de revisar esse artigo!

01. No local desejado para a criação do relatório, acionar Novo, localizado na barra de ações da parte superior esquerda da janela.

02. Acionar Relatório.

Painel

Ao acionar essa opção, é exibida a janela na qual é possível incluir um relatório. 

03. Inserir uma descrição que identifique o novo relatório.

04. Na aba Arquivos de publicação, selecionar os arquivos desejados.

Painel

Acionar Escolher arquivos para selecionar um relatório da estação de trabalho, ou Copiar arquivo do ECM para selecionar um relatório que já está publicado na plataforma.

Painel

Essa aba permite efetuar a transferência do relatório a partir de uma estação de trabalho para a plataforma. Essa transferência é chamada de upload e é necessária porque, para que um relatório seja publicado, ele deve inicialmente ser gravado na área destinada aos arquivos a serem publicados. Apesar de ser um diretório único determinado nos Parâmetros gerais, a plataforma cria automaticamente nesse diretório uma área de upload para cada usuário. Essa definição faz com que cada usuário visualize somente os documentos existentes na sua área de upload.

...

Localizar e selecionar o relatório a ser publicado.

...

 Selecionar o arquivo de

...

extensão RPTDESIGN do relatório como principal. 

...

Se desejado, assinalar Limpar diretório de upload ao publicar.

...

Painel
Quando

 Quando assinalado, determina que os arquivos que estão no diretório de upload serão excluídos ao concluir a publicação do documento.

0605. Acionar a aba Informações gerais e inserir as informações solicitadas.

Painel

As informações solicitadas são:

Comentário
Breve descrição com informações relevantes sobre o relatório.

Tags
Rótulos atribuídos ao relatório para facilitar a busca posteriormente. As tags funcionam como palavras-chave e permitem etiquetar o relatório de maneira mais informal e pessoal. É possível encontrar o relatório por navegação ou na busca. Inserir com ou sem o caractere "#" para ativar o auto complete das tags no campo de tags. O auto complete exibe uma lista suspensa com as cinco tags mais utilizadas a partir dos caracteres digitados depois do caractere "#".

Descrição versão/revisão
Descrição da atual versão/revisão do relatório.

Versão/revisão
Número da versão/revisão inicial do relatório que está sendo publicado. Este campo somente é habilitado na inclusão de um relatório e quando o campo "Controle manual da versão inicial" do recurso Parâmetros da guia Gerais no Painel de Controle está assinalado. Quando o campo do Painel de Controle não está assinalado, é automaticamente atribuída a versão/revisão "1.000" para o relatório e não é possível alterá-la. O formato desse campo é numérico (999.999), sendo que os três primeiros números representam a versão e os três demais representam a revisão. Após a primeira publicação, a plataforma controla automaticamente a evolução de versões e revisões, não permitindo a alteração dos números. Ao selecionar este campo, faz com que o conteúdo do documento possa ser alterado e a data original de criação do documento será modificada e passará a ser a data da ultima alteração feita, devido a criação de uma nova versão/revisão.

Criar versão/revisão obrigatória
Quando selecionado, determina que não é possível alterar o relatório e manter a mesma versão/revisão, ou seja, somente é possível efetivar alterações criando uma nova versão ou revisão dele.

Documento expira?
Quando assinalado, determina que o relatório expirará na data informada no campo "Válido até". Caso contrário, o relatório não expirará e a data informada no campo "Válido até" não é considerada. Essa opção será exibida assinalada quando o campo "Documento expira?" – do recurso Parâmetros da guia Gerais do Painel de Controle – estiver assinalado.

Período de notificação de expiração
Período de antecedência – em dias – a partir do qual a emissão de notificação de expiração do relatório se iniciará. Se for inserido zero (0) será considerado o número de dias informado nos parâmetros gerais da plataforma.

Válido a partir de
Data a partir da qual o relatório estará disponível para os usuários – de acordo com as permissões de acesso. Essa data permite ao autor do relatório agendar sua visualização para os demais usuários da plataforma, pois ele somente será exibido a partir dessa data. Quando o relatório é válido somente a partir de uma data futura, para o autor ele é exibido identificado com uma seta vermelha que representa que é um documento futuro. A data para publicação futura não pode ser menor que a data corrente e a publicação futura não envia e-mail de notificação (aprovação, nova versão/revisão do documento etc.).

Válido até
Data a partir da qual o relatório será considerado como expirado quando a opção "Documento expira?" estiver assinalada. A data de expiração é sugerida considerando o campo "Dias expiração documentos" – do recurso Parâmetros da guia Gerais do Painel de Controle – quando ele tiver algum valor definido. Se o campo "Documento expira" desse recurso não estiver assinalado, essa data é desconsiderada.

Tipo de documento
Tipo de documento ao qual o relatório pertence.

Assunto
Assunto ao qual o relatório está relacionado.

Tipo de ícone
Elemento gráfico para representar o relatório. Quando não é escolhido o ícone, é associado um ícone padrão com base na extensão do relatório.

Autor
Usuário autor do relatório que está sendo criado.

Idioma
Idioma ao qual o relatório será relacionado. O idioma é utilizado para indexar as informações do conteúdo e do relatório. As informações indexadas são utilizadas nas buscas por conteúdo. Como padrão, é exibido o idioma determinado nas preferências do usuário. Se não estiver definido no perfil do usuário, é sugerido o idioma padrão definido nos Parâmetros gerais da plataforma.

Notificar?
Quando assinalado, determina que os usuários que possuem o assunto relacionado ao relatório como assunto de interesse serão notificados sobre a sua publicação.

Utiliza visualizador interno?
Quando assinalado, determina que o relatório será exibido no visualizador interno da plataforma. Por padrão esse campo é exibido assinalado e os relatórios são exibidos no visualizador interno. Esse campo somente é habilitado para alteração quando é definido que ele não deve ser herdado da pasta pai.

 

A maioria das informações requisitadas nessa aba são comuns em todos os documentos, por isso podem ser conferidas na documentação sobre Propriedades do documento.

06.07. Acionar a aba Documentos relacionados.

Painel
Nessa

Essa aba

é possível

permite relacionar um documento publicado na plataforma ao relatório que está sendo publicado.

...

  • Para adicionar um documento relacionado:
    1. Acionar Adicionar.

...

    1. Localizar e selecionar o documento a ser relacionado

...

    1. .

...

    1. Acionar Confirmar.

...

panel
  • Para
excluir
  • remover um documento relacionado
ao relatório, basta selecioná-lo e acionar o ícone Excluir, representado por uma lixeira e localizado na coluna Funções.
  • :
    1. Acionar o ícone Image Added referente ao documento relacionado.

Quando houver um documento relacionado, o usuário pode acessar as propriedades através do botão Ações do documento > Visualizar propriedades. Com isso, na área Lista de documentos relacionados, será possível clicar sobre o documento em questão e visualizá-lo.

0711. Acionar a aba Aprovação e definir os critérios de aprovação para o relatório, se desejado.

Painel
Essa aba somente é exibida se a pasta na qual o relatório está sendo criado não possuir critérios de aprovação.

...

.

...

Painel
Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas em Definir critérios de aprovação para pasta ou para documento.

1308. Acionar a aba Segurança .14. Definir e definir os critérios de segurança para o relatório, se desejado. 

Painel
Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas em Definir critérios de segurança para pasta ou para documento.

1509Acionar Confirmar para publicar o relatório.

 

Caminhos alternativos

 


Visualizar relatório

 

...

01. Localizar e acionar o nome do relatório que se deseja visualizar.

...

Painel
Ao visualizar o relatório é possível efetuar algumas ações, tais como visualizar suas propriedades, visualizar informações sociais, efetuar download, copiar o seu link, dentre outras opções. Mais informações podem ser obtidas em Visualizar Visualização do documento.


Solicitar permissão adicional em relatório

...

 Essa opção é apresentada somente para usuários que não são administradores.


01. Localizar o relatório para o qual se deseja solicitar permissões adicionais.

...

Painel
Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível solicitar permissões adicionais no relatório. Mais informações podem ser obtidas em Solicitar permissão adicional em pasta ou em documento.


Visualizar anexos de relatório

 

...

01. Localizar o relatório do qual se deseja visualizar os anexos.

...

Painel
Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível visualizar os anexos do relatório. Mais informações podem ser obtidas em Visualizar anexos de documento.


Definir prioridade para relatório

...

Para efetuar essa ação, é necessário que a coluna Prioridade esteja sendo apresentada. Caso não esteja, verifique o item Visualizar prioridade do conteúdo da pasta.

Image Added Veja a imagem

01. Localizar o relatório documento para o qual se deseja definir prioridade.

02. Inserir a prioridade desejada para o relatório na coluna Prioridade.

Painel

Mais informações sobre prioridade para relatórios podem ser obtidas em Definir prioridade para pasta ou para documento.

Se a coluna Prioridade não está sendo exibida na pasta onde o relatório se encontra, é possível habilitá-la seguindo os passos do caminho alternativo Visualizar prioridade do conteúdo da pasta em Pasta..

...

. Na coluna Prioridade clicar sobre o espaço correspondente à prioridade.

03. Inserir uma prioridade numérica para a pasta e pressionar a tecla Enter no teclado.

Painel

A priorização de pastas ou de documentos é utilizada exclusivamente para ordená-los pela sua prioridade na navegação de documentos. É possível definir prioridade para todos os tipos de documentos que podem ser publicados.

Para visualizar o conteúdo de uma pasta ordenado por sua prioridade, basta efetuar um clique sobre a coluna Prioridade.


Efetuar ação social para relatório

...

Para efetuar essa ação, é necessário que o usuário tenha permissão de leitura no local escolhido.


01. Localizar o relatório para o qual se deseja efetuar uma ação social.

...

Painel
Mais informações sobre as ações sociais que podem ser efetuadas para um relatório na navegação de documentos podem ser obtidas em Apoiar pasta ou documento, Comentar em pasta ou em documento e Compartilhar pasta ou documento.


Acompanhar relatório

 

...

01. Localizar o relatório que se deseja acompanhar.

...

Painel
Mais informações sobre o recurso Acompanhar podem ser obtidas em Acompanhar documento.


Definir relatório como favorito

...

...

01. Localizar o relatório que se deseja definir como favorito.

...

Painel
Mais informações sobre o recurso Favoritos podem ser obtidas em Definir pasta ou documento como favorito.


Renomear relatório

...

 Para efetuar essa ação, é necessário que o usuário tenha permissão de modificação no relatório escolhido.


01. Localizar o relatório que se deseja renomear.

...

.

02. Acionar Mais opções, localizado ao lado direito do nome do relatório e selecionar a opção Renomear.

03. Acionar Renomear.

...

 Preencher o novo nome e acionar Renomear para confirmar.


Editar propriedades de relatório

...

...

01. Localizar o relatório do qual se deseja editar as propriedades.

...

03. Acionar Propriedades.

Painel

Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível editar as propriedades do relatório.

Mais informações podem ser obtidas em Editar propriedades de pasta ou de documento

 A maioria das informações requisitadas nessa aba são comuns em todos os documentos, por isso podem ser conferidas na documentação sobre Propriedades do documento.

04. Editar as propriedades desejadas.

05. Acionar Confirmar.


Restaurar versão de relatório

 

...

01. Localizar o relatório do qual se deseja restaurar uma versão antiga.

...

Painel
Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível restaurar uma versão antiga do relatório. Mais informações podem ser obtidas em Restaurar versão de documento.


Copiar relatório

...

...

01. Localizar e selecionar o relatório que se deseja copiar para outro local.

...

Painel
Mais informações sobre como concluir essa ação podem ser obtidas em Copiar e colar pasta ou documento.


Recortar relatório

...

...

01. Localizar e selecionar o relatório que se deseja recortar para outro local.

...

Painel
Mais informações sobre como concluir essa ação podem ser obtidas em Recortar e colar pasta ou documento.


Espelhar relatório

...

...

01. Localizar e selecionar o relatório do qual se deseja criar um documento espelho.

02. Acionar MaisEspelhar, localizado na barra de ações da parte superior esquerda da janela.

03. Acionar Espelhar.

Painel
Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível concluir a criação de um documento espelho do relatório. Mais informações podem ser obtidas em Espelhar documento.

...


Remover relatório

...

...

01. Localizar e selecionar o relatório que se deseja eliminar.

02. Acionar Mais, localizado na barra de ações da parte superior esquerda da janela.

03. Acionar EliminarRemover.

Painel
Ao acionar essa opção é exibida uma mensagem informando que o relatório foi eliminadoremovido. Porém, ele apenas é eliminado removido da estrutura da navegação de documentos, permanecendo na Lixeira. Quando o Controle de cotas está ativo, o espaço ocupado pelo relatório na pasta será liberado apenas quando este for excluído removido da Lixeira. Mais informações sobre como restaurar ou eliminar remover o relatório definitivamente da plataforma podem ser obtidas em Lixeira.

Download de relatórios

 

01. Localizar o relatório que deseja efetuar o download.

02. Selecione o relatório e em seguida acionar opção Mais.

03. Acionar opção download e o relatório ficará disponível na pasta Meus documentos.

 

Visualizar relatórios baixados

 

01. Após concluir o precedimento de download de relatório acionar a pasta Meus documentos.

02. Localizar o relatório que efetuou download e que deseja visualizar.

03. Clique sobre o nome do relatório e uma pasta .zip será baixada para máquina do usuário.

04. Descompacte a pasta e assim o relatório ficará visível.

 

Nota
titleAtenção
Para que o download do arquivo funcione corretamente é necessário que nas propriedades da pasta onde o arquivo foi inserido, esteja com a opção de Permite download e impressão? na aba Propriedades herdadas. E na aba Segurança também é necessário que o campo Download e Impressão esteja habilitado.

 

...



Informações
titleFique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.5 - Liquid. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.

 

...

HTML
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	$("b:contains('oculto')").parent().parent().hide();
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