O aplicativo Minhas Ordens de Serviço permite que os técnicos realizem apontamentos das de suas respectivas ordens de serviço, facilitando a gestão e o monitoramento do serviço realizado. Ele traz proporciona mobilidade, agilidade e automação na gestão das ordens de serviço.
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Veja algumas das vantagens em utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço:
Agilidade na operação: Realize realize o atendimento e o apontamento das ordens de serviço diretamente do smarthphonesmartphone.
Velocidade: Acompanhe as acompanhe o status e atualizações das ordens de serviço em tempo real.
Facilidade: Apontamento de aponte os produtos utilizados na ordem de serviço e realização de solicitação de peçassolicite as peças conforme a necessidade.
Gestão fácil: Visualize visualize as ordens de serviço diariamente.
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com facilidade e de onde quiser.
Informações
title
Importante
Minhas Ordens de Serviçoé um aplicativo corporativo complementar ao TOTVS Microsiga Protheus ERP. Você pode fazer login com seu usuário do
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Prestadores de Serviços Terceirização Protheus (a partir da versão 12.1.31), com serviços móveis ativados pelo seu time de TI.
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Configuração do Protheus para utilização
O aplicativo Minhas Ordens de Serviço utiliza os serviços REST do Protheus para consulta e sincronização das informações, para . Para mais detalhes informações sobre como configurar os serviços REST no Protheus, consulte:
consumo correto de licenças na utilização do aplicativo configure o REST Protheus como Stateless, siga as orientações do consumo de Licença por demanda no REST do Protheus descritas em: Consumo de Licença por demanda no REST do Protheus.
Importante:
Essa chave Stateless sdeve ser ativada com o valor 0, pois o valor 1 é somente para modalidade Intera, e o APP possui licenciamento especifico. Recomendamos que o REST do APP esteja em outra instancia, para não dar conflito com produtos com Licenciamento Intera.
Aviso
title
ATENÇÃO
No link acima (Acesso Aplicativos Móveis), ao solicitar a configuração da ferramenta mingle, certifique-se que os dados de empresa e filial foram passados corretamente. Para uma empresa com mais de uma filial, é necessário criar sufixos para essas filiais.
Exemplo: - Empresa xyz tem 2 filiais e solicita a criação de alias de utilização do aplicativo, na plataforma mingle - São criados dois Alias: XYZ PRD0101 e XYZ PRD0102, sendo que XYZ é o alias principal e PRD0101/PRD0102 são os sufixos das filiais. PRD indica que é um alias de produção (texto livre), 01 indica a empresa e 01/02 indica a filial. Obs: É comum, durante o processo de validação do aplicativo na empresa, a criação de alias com sufixo DEV, HML, etc.
Fontes e Dicionário de Dados
Para o funcionamento do app, os fontes a seguir devem ter data igual ou superior a informada. Caso não possua estes fontes no repositório ou se estiverem desatualizados acesse: pacote de atualização.
TECM200.PRW - ou superior;
TECA450.PRW - ou superior;
TECA450A.PRW - ou superior;
Para atualização de dicionário de dados em releases anteriores ao 12.1.33, consulte:
Acesse a página Pacote de atualizaçãopara ter acesso ao pacote da Expedição Contínua que contém o patch acumulado de fontes dos serviços Protheus com todas as alterações publicadas até a data da geração do pacote.
Configuração da Base de Dados
Faça o backup da base de dados atual e dos dicionários de dados da base atual.
Copie o arquivo sdfbra.txt dentro da pasta systemload e execute o programa UPDDISTR.
Siga as instruções do Wizard.
Serão criados campos na Ordem de Serviço (AB6):
Status APP (AB6_APPSTA), Dt Ini APP (AB6_APPDTI), Hr Ini App (AB6_APPHRI), AB6_APPDCH (Dt Cheg APP) e o campo Hr Cheg APP (AB6_APPHCH) .
Serão criados campos no atendimento da ordem de serviço (AB9):
Responsável (AB9_APPRES) e Assinatura (AB9_APPASS).
Será criada uma tabela (TXM) com seus respectivos campos e índices para armazenar as informações das fotos geradas no atendimento da ordem de serviço.
Pré-requisitos
Para utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço, os pré-requisitos são:
Smartphone:
Possuir um usuário e senha válidos para um ambiente Protheus.
Um smartphone com Android 4.1 ou superior.
Acesso à internet do dispositivo móvel.
Protheus:
Antes de utilizar o aplicativo, será necessário realizar cadastros e processos no Protheus para a geração da agendas dos técnicos, no módulo Prestadores de Serviços Terceirização. Veja a seguir como realizar os cadastros necessários:
Licenciamento:
O aplicativo Minhas Ordens de Serviço possui licenciamento exclusivo, vinculado ao appId do mesmo
1. Cadastro de Atendentes
No cadastro do atendente, na aba Outros, os campos de login e senha deverão ser preenchidos, pois esses serão os dados que o atendente utilizará para acessar o aplicativo.
No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, para a criação de uma agenda para o técnico, é necessário realizar antes a criação de uma ordem de serviço onde serão informados o cliente para a ordem de serviço, os produtos da base de atendimento e seus respectivos Id únicos para a realização do atendimento.
No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, após gerar a ordem de serviço e cadastrar os atendentes, será necessário gerar uma agenda do atendente, para que seja possível utilizar o aplicativo. Este é o momento em que será definida a agenda que o técnico irá realizar o atendimento, com os dias e horários. A realização do atendimento da ordem de serviço no aplicativo Minhas Ordens de Serviço só poderá ser feita se o técnico estiver alocado (possuir agenda).
No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, pode-se definir qual produto será utilizado no APP, para isso é necessário configurar o campo Minhas O.S?(B1_TECAPP) como Sim, ou deixar o conteúdo em branco, assim o mesmo será utilizado no APP.
Image Added
Para maiores informações dessa funcionalidade clique aqui.
Primeiro acesso ao aplicativo
Com o ambiente Protheus configurado, você poderá utilizar o aplicativo. Para iniciar, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma:
Google Play Store.
Para realizar o primeiro acesso, será necessário um usuário e senha do Protheus, e um ALIAS através do TOTVS Mingle. Depois que você estiver logado, o aplicativo fará o login automaticamente todas as vezes que você acessá-lo.
Abaixo será apresentado um guia que contém as telas e botões do aplicativo para melhor entendimento.
Deck of Cards
id
deck-telas
Card
id
card-login-do-ambiente
label
Login do Ambiente
title
Login do Ambiente
Âncora
login-do-ambiente
login-do-ambiente
Login do Ambiente
Ao entrar pela primeira vez no app é necessário logar no seu ambiente Protheus com o nome e senha do Protheus e o alias do aplicativo.
Image Added
Imagem 1.1 - Tela de Login do Ambiente
Caso o usuário a senha ou o alias estejam incorretos, será mostrado um alerta avisando sobre o erro:
Image Added
Imagem 1.2 - Tela de Login do Ambiente com erro
A tela de login do ambiente possui campos para o usuário do Protheus, a senha e o alias configurado no Mingle, um toggle para exibir ou ocultar a senha digitada e um botão "Entrar" para realizar o login.
Campo
Descrição
Usuário
Campo para o usuário do Protheus.
Senha
Campo para a senha do Protheus.
Exibir Senha
Botão Toggle para exibir/ocultar a senha.
Entrar
Botão "Entrar" para realizar o primeiro login.
Card
id
card-login-do-atendente
label
Login do Atendente
title
Login do Atendente
Âncora
login-do-atendente
login-do-atendente
Login do Atendente
Após realizar o primeiro loginno aplicativo com as informações de usuário, senha e alias, será apresentada a tela de login para os atendentes. Nesta tela os atendentes utilizarão os dados que foram previamente cadastrados no Protheus, na rotina de cadastro de atendentes, conforme o exemplo a seguir:
Image Added
Imagem 2.1 - Cadastro de login e senha na rotina de Atendentes
O login e a senha que foram cadastrados serão utilizados pelo atendente na segunda tela de login.
Image Added
Imagem 2.2 - Tela de Login do Atendente
Muito parecida como aprimeira Tela de Login essa tela tem campos para o código do atendente e senha. Ela também tem o botão toggle para exibir ou ocultar a senha. Após preencher os campos, clique no botão “Entrar” para acessar a próxima tela: a Agenda do Técnico. Caso o código do Atendente ou senha sejam inválidos, a tela apresenta um alerta, notificando o usuário que há um erro com os dados inseridos nos campos da tela, idêntico ao alerta na primeira Tela de Login.
Image Added
Imagem 2.3 - Tela de Login do Atendente com erro
Campo
Descrição
Código do Atendente
Campo para o código do atendente.
Senha
Campo para a senha do atendente.
Exibir Senha
Botão Toggle para exibir/ocultar a senha do Atendente.
Entrar
Botão "Entrar" no aplicativo.
Card
id
card-agenda-do-tecnico
label
Agenda do Técnico
title
Agenda do Técnico
Âncora
agenda-do-tecnico
agenda-do-tecnico
Agenda do Técnico
Após realizar o login será apresentada a tela principal com as ordens de serviços abertas para o técnico no dia corrente. Na tela é possível navegar entre os dias e meses. Assim, se o técnico tiver a necessidade de visualizar uma ordem de serviço de um dia anterior ou do mês seguinte, poderá utilizar os botões de navegação do calendário.
Image Added
Imagem 3.1 - Tela da Agenda do Técnico
As ordens de serviço serão listadas em cards com algumas informações como o nome do cliente, o horário previsto de atendimento e a ocorrência:
Image Added
Imagem 3.2 - Tela da Agenda do Técnico com destaque no card
Card
id
card-inicio-do-atendimento-da-os
label
Início do Atendimento da O.S.
title
Início do Atendimento da O.S.
Âncora
inicio-do-atendimento
inicio-do-atendimento
Início do Atendimento da Ordem de Serviço
Ao clicar no botão Iniciar Image Added, contido no card da ordem de serviço na tela de Agenda do Técnico, a tela de início de atendimento será aberta. Essa tela possui o número da O.S. que está sendo atendida, um card informativo com os dados (contato, endereço, telefone e e-mail) cadastrados no cliente, um botão "Iniciar Visita", um botão "Chegada ao Cliente" e um mapa integrado com o Google Maps para facilitar a visualização do endereço.Image Added
Imagem 4.1 - Clicando em "Iniciar"
Image Added
Imagem 4.2 – Tela de Início do atendimento
Campo
Descrição
O.S.
Número da Ordem de serviço a ser atendida
ícone (Contato)
Nome do contato cadastrado no cliente
ícone (Endereço)
Endereço cadastrado no cliente
ícone (Telefone)
Telefone cadastrado no cliente
ícone (E-mail)
E-mail cadastrado no cliente
Botão (Iniciar Visita)
Ao clicar neste botão a visita será iniciada
Deck of Cards
id
deck-inicio-do-atendimento
Card
id
card-iniciar-visita
label
Iniciar a Visita
title
Iniciar a Visita
Âncora
iniciar-visita
iniciar-visita
Iniciar Visita
Ao clicar no botão "Iniciar Visita" irá aparecer uma confirmação para começar o deslocamento até o lugar de atendimento. Ao clicar em "Não" o aplicativo irá retornar para a tela principal a Agenda do Técnico, caso clique em "Sim" a visita será iniciada e aparecerá uma caixa de confirmação para o usuário decidir se irá utilizar o serviço Google Maps para traçar a rota até o local da prestação do serviço, tendo como base a localização do técnico e o endereço do cliente (ou o endereço da base de atendimento se cadastrado). caso clique em "Sim" irá abrir o aplicativo "Google Maps" para o usuário seguir a rota definida, caso clique em "Não" o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnico.
Image Added
Imagem 5.1 - Iniciando a visita
Card
id
card-cancelar-visita
label
Cancelar Visita
title
Cancelar Visita
Âncora
cancelar-visita
cancelar-visita
Cancelar Visita
Ao clicar no botão "Atender"Image Added (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimentoporém o botão "Iniciar Visita" foi substituído pelo botão "Cancelar Visita". Ao clicar em "Cancelar Visita" irá aparecer uma caixa de confirmação para cancelar a visita, caso clique em "Não" nada irá acontecer, caso clique em "Sim" o status da O.S. irá retornar para "Aberta" e o aplicativo irá para a tela da Agenda do Técnico.
Image Added
Imagem 6.2 - Cancelando visita
Card
id
card-chegada-ao-cliente
label
Chegada ao Cliente
title
Chegada ao Cliente
Âncora
chegada-ao-cliente
chegada-ao-cliente
Chegada ao Cliente
Ao clicar no botão "Atender"Image Added (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento com as opções "Cancelar Visita" e "Chegada ao Cliente" ao clicar em "Chegada ao Cliente" irá aparecer uma caixa de confirmação, caso escolha a opção "Sim" a chegada ao cliente será concluída, o status da O.S. será alterado para "Em atendimento" e o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnico, caso clique em "Não" irá para o processo da "Visita Improdutiva", caso a opção escolhida seja "Cancelar" nada irá acontecer.
Image Added
Imagem 7.1 - Chegada ao cliente
Card
id
card-visita-improdutiva
label
Visita Improdutiva
title
Visita Improdutiva
Âncora
visita-improdutiva
visita-improdutiva
Visita Improdutiva
Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Sim", caso clique em "Não" irá iniciar o processo para encerrar uma ordem de serviço improdutiva.
Image Added
Imagem 7.1: Navegando para a tela de visita improdutiva
Na tela de Visita Improdutiva poderá apontar o motivo da visita improdutiva e uma foto para vincular com a visita improdutiva.
Image Added
Imagem 7.3 – Tela de Visita Improdutiva
Campo
Descrição
Motivo
Campo para informar o motivo da visita improdutiva.
ícone (Foto)
Ao clicar no ícone é possível vincular uma foto à visita improdutiva.
Salvar
Ao clicar no botão, um atendimento será gerado e a ordem de serviço encerrada.
Card
id
card-encerrar-os-improdutiva
label
Encerrar O.S. Improdutiva
title
Encerrar O.S. Improdutiva
Âncora
encerrar-os-improdutiva
encerrar-os-improdutiva
Encerrar O.S. Improdutiva
Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Não", irá aparecer uma confirmação para o encerramento improdutivo então clique em "Sim" .
Image Added
Imagem 8.1 - Encerramento improdutivo
Card
id
card-atendimento-da-os
label
Atendimento da O.S.
title
Atendimento da O.S.
Âncora
atendimento-da-os
atendimento-da-os
Atendimento da Ordem de Serviço
Após confirmar a chegada no cliente o botão "Encerrar" ficará disponível na tela de Agenda do Técnico, ao clicar no botão "Encerrar" irá abrir a tela com os itens da O.S. Na tela de Itens da Ordem de Serviço são listados os equipamentos para manutenção, sendo que para cada item será gerado um atendimento.
Produtos utilizados no atendimento da ordem de serviço.
Solicitar Peça
Produtos para solicitação de peça.
Laudo
Descrição do serviço realizado.
Ícone(Foto)
Possibilidade de tirar fotos do serviço realizado.
Aviso
title
Importante
O comportamento padrão do APP é de um atendimento por ordem de serviço, ou seja, no ERP é gerado somente um registro nas tabelas AB9/ABA, caso a ordem de serviço seja reaberta e a mesma reagendada, o atendimento não será gravado, pois já existe um registro. Ao realizar esse procedimento dentro do ERP o comportamento padrão de atendimento da APP é alterado.
Card
id
card-apontar-produtos
label
Apontar Produtos
title
Apontar Produtos
Âncora
apontar-produtos
apontar-produtos
Apontar Produtos
Na tela de apontamentos, ao clicar na opção "Produto" uma guia será aberta para selecionar o produto, a quantidade e o serviço.
Image Added
Imagem 11.1 - Guia para apontar produtos utilizados
Apontando um produto no item da ordem de serviço.
Image Added
Imagem 11.2 - Apontando produto no item da O.S.
Apontando um produto no item da ordem de serviço com a opção "troca" ativada.
Image Added
Imagem 11.3 - Apontando produto no item da O.S com a opção "troca" ativada.
Campos
Descrição
Produto
Descrição do produto utilizado no atendimento da Ordem de Serviço.
Quantidade
Quantidade do produto.
Serviço
Descrição do serviço utilizado para o produto apontado.
Troca
Indica se o produto foi trocado.
Ícone(Cancelar)
Cancela a tela.
Ícone(Salvar)
Salva o apontamento do produto.
Card
id
card-solicitar-pecas
label
Solicitar Peças
title
Solicitar Peças
Âncora
solicitar-pecas
solicitar-pecas
Solicitar Peças
Na tela de apontamentos, ao clicar em "Solicitar Peças" uma guia será aberta para informar qual produto será utilizado e realizar a solicitação com a quantidade e serviço.
Image Added
Imagem 12.1 - Guia para informar a peça solicitada
Campos
Descrição
Produto
Descrição do Produto utilizado no atendimento da Ordem de Serviço.
Quantidade
Quantidade do produto.
Serviço
Descrição do serviço utilizado para o produto apontado.
Ícone(Cancelar)
Cancela a tela.
Ícone(Salvar)
Salva a solicitação de peça.
Para concluir a solicitação da peça ao Protheus deverá encerrar a ordem de serviço.
Image Added
Imagem 12.2 - Fazendo uma solicitação de peça
Ao encerrar uma ordem de serviço com uma solicitação de peça, o aplicativo irá retornar para a agenda do técnico e a O.S. estará com o status como "Pendente" e com a legenda na cor roxa.
Image Added
Imagem 12.3 - Ordem de serviço com status Pendente
Ao confirmar, é gerada uma requisição ao Armazém. Para visualizar, acesse a rotina Atualizações/ Field Service/ Requisições da OS.
Image Added
Imagem 12.4 - Requisição ao armazém
Após realizar a requisição, é necessário gerar a pré-requisição e depois a baixa da pré-requisição. Desta forma, a integração processa a informação de que a peça já foi enviada para o técnico, uma vez que a movimentação no estoque já foi realizada.
Para continuar e encerrar a ordem de serviço, deverá confirmar o recebimento no card de "Solicitar Peças" clicando no ícone disponível no item em que a peça foi solicitada e continuar com o atendimento da O.S. e encerrar.
Image Added
Imagem 12.5 - Ícone para confirmar recebimento da peça
Após confirmar o recebimento finalize o atendimento da ordem de serviço.
Image Added
Imagem 12.6 - Confirmando recebimento da peça e encerrando O.S.
Card
id
card-escrever-laudo
label
Escrever Laudo
title
Escrever Laudo
Âncora
escrever-laudo
escrever-laudo
Escrever Laudo
Na tela de apontamentos, ao clicar no campo de texto do laudo, poderá inserir um laudo para detalhar o atendimento da ordem de serviço.
Image Added
Imagem 13.1 - Escrevendo laudo no item da O.S.
Card
id
card-adicionar-fotos
label
Adicionar Fotos
title
Adicionar Fotos
Âncora
adicionar-fotos
adicionar-fotos
Adicionar Fotos
Na tela de apontamentos, ao clicar no ícone de "Câmera", irá abrir uma tela para para tirar fotos o serviço realizado. As fotos não são obrigatórias para o encerramento da ordem de serviço.
Image Added
Imagem 14.1 - Navegando para a tela de fotos do item da O.S.
Image Added
Imagem 14.2 - Tela de fotos
Card
id
card-assinatura
label
Assinatura
title
Assinatura
Âncora
assinatura
assinatura
Assinatura
Na tela dos itens da O.S. ao clicar no botão "Assinatura", uma tela será aberta para o cliente colocar a própria assinatura e respectivo nome.
Image Added
Imagem 15.1 - Colhendo assinatura
Image Added
Imagem 15.2 - Tela de assinatura
Campo
Descrição
Salvar
Salva a assinatura do cliente.
Limpar
Apaga a assinatura do cliente.
Nome Completo
Nome do responsável pela assinatura.
Card
id
card-encerramento
label
Encerramento da O.S.
title
Encerramento da O.S.
Âncora
encerramento-da-os
encerramento-da-os
Encerramento da O.S.
Na tela dos itens da O.S. ao clicar no botão "Encerrar", o processo de encerramento será executado. Porém caso o laudo não tenha sido inserido irá aparecer uma aviso notificando que o laudo deve ser preenchido.
Image Added
Imagem 16.1 - Aviso do laudo ao encerrar O.S.
Caso o usuário esqueça a assinatura também irá aparecer um aviso, mas este aviso é apenas um lembrete já que a assinatura não é obrigatória para encerrar a ordem de serviço. Caso o usuário deseje encerrar a O.S. sem a assinatura clique em "Sim", caso clique em "Não", voltará para a tela dos itens da O.S. para coletar a assinatura.
Image Added
Imagem 16.2 - Aviso da assinatura no encerramento da O.S.
Ao completar o fluxo todo e inserindo as informações obrigatórias como o laudo, poderá encerrar a ordem de serviço. Ao encerrar a O.S. o aplicativo irá retornar para a agenda do técnico, agora com a O.S. com o status de "Encerrada" com a legenda na cor vermelha.
Image Added
Imagem 16.3 - Encerramento completo da ordem de serviço
Aviso
title
Importante
Caso encerre alguma ordem de serviço com uma solicitação de peça, siga a guia de solicitar peças, para dar continuidade no encerramento
Aviso
title
Importante
Ao clicar no botão "Encerrar" da tela dos itens da O.S. todos os itens da ordem de serviço serão encerrados.
Ao encerrar uma O.S. o botão de compartilhar a ordem de serviço ficará disponível Image Added ao clicar nele abrirá uma tela para carregar os anexos da O.S. como as fotos e após carregar os anexos, poderá compartilhar via Gmail, Outlooke também salvar um PDF da ordem de serviço.
Image Added
Imagem 17.1 - Área de compartilhamento da O.S.
Deck of Cards
id
deck-compartilhamento-da-os
Card
id
card-pdf
label
PDF
title
PDF
Âncora
compartilhamento-via-pdf
compartilhamento-via-pdf
Compartilhamento via PDF
Ao clicar no botão "baixar PDF" o aplicativo irá baixar um PDF da O.S. no dispositivo e irá abrir o arquivo para visualização.
Image Added
Imagem 18.1 - Salvando PDF
Conteúdo do PDF:
No PDF irá conter o número da O.S. e o número do item (caso exista mais de um item eles serão listados), o código e nome do atendente, nome do cliente, assinatura coletada (nome do responsável e assinatura rubricada), horário de entrada e horário de saída.
Também irá conter as informações do atendimento como: código e nome do produto atendido, observação da ocorrência, laudo apontado e fotos enviadas no item da O.S.
Image Added
Imagem 18.2 - Página 1 exemplo de PDF
Image Added
Imagem 18.3 - Página 2 exemplo de PDF
Card
id
card-compartilhamento-via-mails
label
Compartilhamento Gmail e Outlook
title
Compartilhamento Gmail e Outlook
Âncora
compartilhamento-via-emails
compartilhamento-via-emails
Compartilhamento via E-mails
Área de compartilhamento via e-mails
Image Added
Imagem 19.1 - Botões de compartilhar via e-mails
Ao clicar no botão "Gmail" poderá compartilhar a O.S. via Gmail.
Image Added
Imagem 19.2 - Compartilhando via Gmail
Ao clicar no botão "Outlook" poderá compartilhar a O.S. via Outlook.
Image Added
Imagem 19.3 - Compartilhando via Outlook
Card
id
card-tela-de-fotos
label
Tela de Fotos da O.S.
title
Tela de Fotos da O.S.
Âncora
tela-de-fotos-da-os
tela-de-fotos-da-os
Tela de Fotos da O.S.
Ao encerrar uma O.S. o botão "Fotos" ficará disponível Image Added ao clicar nele irá abrir uma tela que vai carregar as fotos da ordem de serviço para visualização.
Image Added
Imagem 20.1 - Visualizando fotos da O.S.
Image Added
Imagem 20.2 - Tela de visualização das fotos da O.S.
Card
id
card-historico-do-equipamento
label
Histórico do Equipamento
title
Histórico do Equipamento
Âncora
historico-do-equipamento
historico-do-equipamento
Histórico do Equipamento
Na tela dos itens da O.S. ao arrastar o card do item para a esquerda existem duas opções, a primeira é para ver o histórico do equipamento e a segunda opção é para navegar até o item.
Image Added
Imagem 21.1 - Abrindo a tela do histórico do equipamento
Na tela de histórico do equipamento possibilita a visualização de atendimentos já realizados para o equipamento, é possível navegar entre as datas para buscar o histórico no intervalo desejado.
Image Added
Imagem 21.2 - Navegação de datas na tela do histórico
Image Added
Imagem 21.3 - Tela do histórico do item
Campo
Descrição
Equipamento
Nome do equipamento de que o histórico se refere.
Status
O status da Ordem de Serviço listada.
Ícone(Data)
Data de Abertura da Ordem de Serviço.
Ícone(Ferramenta)
Código da Ordem de Serviço.
Ícone(Lista)
Descrição da Ocorrência aberta para a Ordem de Serviço.
Também é possível ver detalhes do atendimento de uma ordem de serviço no histórico
Image Added
Imagem 21.4 - Navegando para os detalhes do histórico
Image Added
Imagem 21.5 - Tela de detalhes do histórico
Campo
Descrição
Data
Data de Inicio e Fim do atendimento da Ordem de serviço.
Técnico
Nome do Técnico que realizou o atendimento.
Ocorrência
Descrição da Ocorrência utilizada na abertura da Ordem de Serviço.
Laudo
Descrição do serviço realizado pelo técnico.
Itens Apontados
Lista de produtos utilizados no atendimento da ordem de serviço com suas respectivas quantidades e serviços realizados.
Imagem 22.1 - Abrindo a tela de navegação até o item
Na tela de navegação até o item ao clicar no botão "Iniciar Navegação" irá abrir um serviço de mapas (Google Maps) para ir até o local.
Image Added
Imagem 22.2 - Tela de navegação
Suporte
Perguntas Frequentes (FAQs)
Qual o meu Usuário e Senha?
O aplicativo tem dois momentos distintos onde é preciso um usuário e senha.
No primeiro, durante a configuração, o usuário e a senha são os mesmos de um usuário do Protheus. Este login é necessário durante a primeira inicialização do aplicativo ou quando se deseja acessar as telas de configurações.
O segundo, que deve ser utilizado no acesso do Atendente, corresponde ao código do técnico e a senha cadastrados para o respectivo atendente no Protheus.
O que é o Alias?
Um Alias é um identificador único do cliente na TOTVS. Cada cliente pode ter mais de um Alias e cada Alias corresponde a um Protheus instalado.
O Alias é a chave para que o aplicativo consiga encontrar o Protheus e assim realizar a comunicação.
Se você ainda não possui um alias, solicite o seu através da abertura de um chamado no Portal do Cliente.
Esqueci o meu Usuário e/ou Senha. O que faço?
Sua senha pode ser redefinida somente através do Protheus.
Qual o meu Código do Atendente e Senha?
O código de atendente e senha são cadastrados no módulo Prestadores de Serviços Terceirização do Protheus.
Esqueci o meu Código do Atendente e/ou Senha. O que faço?
Entre em contato com o administrador do seu ambiente Protheus para recuperar seu código de atendente ou senha.
Qual a diferença entre o Código do Atendente e o Usuário?
Código de Atendente é o código utilizado pelo atendente (não usuário Protheus) para visualizar suas informações. Usuário é um usuário válido do módulo Prestadores de Serviços Terceirização do Protheus. Normalmente os usuários do aplicativo são os supervisores ou apoios da área de tecnologia da informação.
É obrigatório inserir a assinatura ou fotos?
Não, a assinatura e as fotos não são obrigatórias para a finalização da ordem de serviço.
Como vejo se uma ordem de serviço foi finalizada?
Ao finalizar uma ordem de serviço, o status ficará como Encerrada e a cor de borda do card ficará vermelha.
Aonde acho os meu dados de login e as configurações do Minhas Ordens de Serviço?
Seus dados de acesso ao menu configurações são os mesmos do seu acesso ao Protheus.
O aplicativo Minhas Ordens de Serviço funciona no modo Off-line?
Sim, o aplicativo funciona da mesma forma, tanto on-line quanto off-line, apenas a funcionalidade de histórico de equipamento não está disponível para o modo off-line.
Posso utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço para atender agendas que foram cadastradas com entidade AB7 (item da ordem de serviço)?
Sim, a partir da versão de 10/12/2021, ao cadastrar agendas com entidade AB7, elas são automaticamente desagrupadas na tela de visualização das ordens de serviço, ordenadas por horário e também é possível navegar (ao clicar no botão atender) para o local de atendimento da base de atendimento, quando este dado consta no cadastro de locais de atendimento e a base possui vínculo com este local.
TECM200.PRW - ou superior
TECA450.PRW - ou superior
TECA450A.PRW - ou superior
Para atualização de dicionário de dados para releases anteriores á 12.1.31 consulte:
Acesse a página Pacote de atualizaçãopara ter acesso ao pacote da Expedição Contínua que contém o patch acumulado de fontes dos serviços Protheus com todas as alterações publicadas até a data da geração do pacote.
Configuração da Base de Dados
Fazer backup da base de dados atual e dos dicionários de dados da base atual.
Colocar o arquivo sdfbra.txt para a pasta systemload e executar o programa UPDDISTR.
Seguir as instruções do Wizard.
Serão criados novos campos na Ordem de Serviço(AB6):
Status APP(AB6_APPSTA), Dt Ini APP(AB6_APPDTI), AB6_APPHRI(Hr Ini App),AB6_APPDCH(Dt Cheg APP) e o campo Hr Cheg APP(AB6_APPHCH) .
Serão criados novos campos no atendimento da ordem de serviço(AB9):
Responsável(AB9_APPRES) e Assinatura(AB9_APPASS).
Será criada uma nova tabela (TXM), com seus respectivos campos e índices, para armazenar as informações das fotos geradas no atendimento da ordem de serviço
Pré-requisitos
Para utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço, os pré-requisitos são:
Smarthphone:
Possuir um usuário e senha válidos para um ambiente Protheus.
Um smarthphone com Android 4.1 ou superior.
Acesso à internet do dispositivo móvel.
Protheus:
Antes de utilizar o aplicativo, será necessário realizar no Protheus, cadastros e processos para a geração da agendas dos técnicos, no módulo de Gestão de Serviços. Veja a seguir como realizar os cadastros necessários.
1. Cadastro de Atendentes
No cadastro do atendente, na aba Outros, os campos de login e senha deverão ser preenchidos, pois esses serão os dados que o atendente utilizará para acessar o aplicativo.
Uma vez com o ambiente Protheus configurado, você poderá utilizar o aplicativo. Para iniciar, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma:
Google Play Store
Para realizar o primeiro acesso, será necessário um usuário e senha do Protheus, e um ALIAS através do TOTVS Mingle. Depois que você estiver logado, o aplicativo irá fazer o login automaticamente todas as vezes que você abri-lo.
Abaixo seguirá um guia contendo as telas e botões do aplicativo para melhor entendimento.
Tela de Login do Atendente
Após realizar o primeiro login no aplicativo com as informações de usuário, senha e alias, nos próximos acessos será apresentada inicialmente a tela de login para os atendentes. Nesta tela os atendentes irão utilizar os dados que foram previamente cadastrados no Protheus, na rotina de cadastro de atendentes, conforme o exemplo a seguir:
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Imagem 1 - Cadastro de Login e Senha na rotina de Atendentes
O login e senha que foram cadastrados serão utilizados pelo atendente na primeira tela do aplicativo.
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Imagem 2 - Tela de Login dos Atendentes
Muito parecida como a primeira Tela de Login, essa tela tem campos para o código do atendente e senha. Ela também tem o botão toggle para exibir ou ocultar a senha. Após preencher os campos, o usuário deve clicar no botão “Entrar” que levará o usuário para a próxima tela: a Agenda do Técnico. Caso o código do Atendente ou senha sejam inválidos, a tela apresenta um toast, um alerta, notificando o usuário que há um erro com os dados inseridos nos campos da tela, idêntico ao alerta na Tela de Login.
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Tela de Agenda
Após realizar o login será apresentada a tela principal com as ordens de serviços abertas para o técnico no dia corrente. As ordens de serviço serão listadas com algumas informações como o Nome do cliente, o horário previsto de atendimento e a ocorrência. Na tela é possível navegas entre os dias e meses assim se o técnico ter a necessidade de visualizar uma ordem de serviço de um dia anterior ou do Mês seguinte isso já possível.
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Imagem 3 - Tela de Agenda do Técnico
Tela de Inicio da Visita/Chegada ao cliente
Quando o técnico clica no botão AtenderImage Removedcontido no card da ordem de serviço, a tela de inicio de atendimento/Chegada ao cliente será aberta. O processo é explicado em mais detalhe na seção "Funcionalidades: Iniciando uma vista" e "Funcionalidades: Chegando ao cliente".
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Imagem 4 – Tela de Inicio da Visita/Chegada ao cliente
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Imagem 5 – Tela de Inicio da Visita/Chegada ao cliente(Google Maps)
Tela de Visita Improdutiva
A tela de Visita Improdutiva serve para o técnico apontar uma visita onde o mesmo não conseguiu entrar no cliente ou não conseguiu por algum motivo realizar o atendimento, assim sendo necessário encerrar a ordem de serviço.
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Imagem 6 – Visita Improdutiva
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Tela de Itens da Ordem de Serviço
A tela de Itens da Ordem de Serviço é onde estão listados os equipamentos para manutenção, para cada item será gerado um atendimento.
Nessa tela também é possível colher a assinatura do cliente e encerrar o atendimento de todos os itens da Ordem de Serviço.
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Imagem 7 – Itens da ordem de serviço
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Ao clicar no Botão Assinatura, uma tela será aberta para o cliente colocar a sua assinatura e seu respectivo nome.
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Imagem 7.1 – Itens da ordem de serviço(Assinatura)
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Tela de Histórico do Equipamento
A Partir da tela de Itens da Ordem de Serviço, é possível acessar o histórico do equipamento, assim o técnico consegue visualizar e analisar o equipamento e todos os serviços já realizados para o equipamento. Para acessar a tela de Histórico, deslize o card do item da ordem de serviço para a esquerda e assim será exibido um menu.
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Imagem 8 – Histórico do Equipamento
Após clicar no ícone de histórico uma lista com todas as ordens de serviços serão exibidos para o técnico.
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Imagem 9 – Histórico do Equipamento(Lista de Ordens de Serviço)
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Imagem 10 – Histórico do Equipamento(Detalhes da Ordem de Serviço)
Ao clicar no ícone da Lupa, uma nova tela será exibida com os detalhes do atendimento da ordem de serviço selecionada.
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Imagem 11 - Tela de Configuração Geral (com contatos)
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Lista de produtos utilizados no atendimento da ordem de serviço com suas respectivas quantidades e serviços realizados.
Tela de Apontamento da Ordem de Serviço
A tela de Apontamento da Ordem de Serviço é onde o técnico vai informar o serviço realizado e fazer o respectivo apontamento de produtos utilizados no serviço realizado
Nessa tela também é possível realizar a solicitação de peças. O processo é explicado em mais detalhe na seção "Funcionalidades: Solicitando Peças"
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Imagem 12 – Apontamento da Ordem de Serviço
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Ao Clicar no Produto ou Solicitar Peças uma tela será aberta, onde é possível selecionar o produto, a quantidade e o serviço. Para o produto é possível também indicar se o produto foi trocado, assim informando o outro produto. O Substituto e o Substituído.
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Imagem 13 – Itens da ordem de serviço(Produtos)
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Ao clicar no botão trocar um novo campo será habilitado para indicar o produto Substituto.
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Imagem 14 – Itens da ordem de serviço(Produtos de troca)
Ao clicar no item Solicitar Peça, uma tela similar a de produto(Imagem 13) será aberta, onde será possível informar qual produto será necessário realizar a solicitação a sua respectiva quantidade e serviço
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Imagem 15 – Itens da ordem de serviço(Produtos de troca)
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Ao clicar no Ícone(Foto) uma tela para tirar fotos do serviço realizado será aberta, as fotos não são obrigatórias para o encerramento da ordem de serviço
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Imagem 15 – Itens da ordem de serviço(Foto)
Funcionalidades
Iniciando uma Visita
Somente após a Telas de Login do técnico, o usuário poderá iniciar uma visita
Seguem as instruções:
Na Agenda do técnico(Imagem 3), clique no Ícone Image Removed da ordem de serviço que será iniciado a visita
Na tela de Inicio da Visita/Chegada ao Cliente(Imagem 5)
Ao abrir a tela contendo as informações da ordem de serviço, clique em Iniciar a Visita.
Será exibido a pergunta "Deseja Iniciar a visita?", clique em Sim
Será exibido a pergunta "Deseja iniciar uma rota até o cliente com o google maps?"
Ao clicar em Sim na pergunta acima, o aplicativo Google Maps será aberto com a rota já definida com o local do técnico e o endereço do cliente.
Ao clicar em Não, será atualizado a ordem de serviço e o status da mesma fica como "Em Trânsito" e a cor da sua legenda será alterada.
Assim o usuário tem o controle de saber qual a ordem de serviço que foi iniciada
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Cancelando uma visita
Somente após o inicio de uma visita, o usuário poderá cancelar a mesma
Seguem as instruções:
Na Agenda do técnico(Imagem 3), clique no Ícone Image Removed da ordem de serviço que será cancelado a visita.
Será aberta a tela de Inicio da vista/Chegada ao cliente(Imagem 5)
Clique no Botão Cancelar a Visita que está destacado em vermelho.
Será exibido uma pergunta "Deseja cancelar a visita?", clique em Sim para cancelar.
O Aplicativo vai retornar para a tela da Agenda do Técnico(Imagem 3) e o status da ordem de serviço vai voltar para Aberto.
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Chegada ao Cliente
Visita Improdutiva
Encerramento da Ordem de Serviço
Suporte
Perguntas Frequentes (FAQs)
Qual o meu Usuário e Senha?
O aplicativo tem dois momentos distintos onde é preciso um usuário e senha.
No primeiro, durante a configuração, o usuário e senha são os mesmos de um usuário do Protheus. Este login é necessário durante a primeira inicialização do aplicativo ou quando se deseja acessar as telas de configurações.
O segundo, durante o Acesso do Atendente, correspondem ao código do técnico e a senha cadastrada para o respectivo atendente no Protheus.
O que é o Alias?
Um Alias é um identificador único do cliente na TOTVS. Cada cliente pode ter mais de um Alias e cada Alias corresponde a um Protheus instalado.
O Alias é a chave para que o aplicativo consiga encontrar o Protheus e assim realizar a comunicação.
Se você ainda não possui um alias, solicite o seu através da abertura de um chamado no Portal do Cliente.
Esqueci o meu Usuário e/ou Senha. O que faço?
Sua senha pode ser redefinida somente através do Protheus.
Qual o meu Código do Atendente e Senha?
O código de atendente e senha são cadastrados no módulo Gestão de Serviços do Protheus.
Esqueci o meu Código do Atendente e/ou Senha. O que faço?
Entre em contato com o administrador do seu ambiente Protheus para recuperar seu código de atendente ou senha.
Qual a diferença entre o Código do Atendente e o Usuário?
Código de Atendente é o código utilizado pelo atendente (não usuário Protheus) para visualizar suas informações. Usuário é um usuário válido do módulo Gestão de Serviços do Protheus, normalmente os usuários do aplicativo são os supervisores ou apoios da área de tecnologia da informação.
É obrigatório inserir a assinatura ou fotos?
Não, a assinatura e as fotos não são obrigatórias para a finalização da ordem de serviço
Como vejo se uma ordem de serviço foi finalizado?
Ao finalizar uma ordem de serviço, o status da mesma fica como Encerrada e a cor de borda do card fica vermelha
Aonde acho os meu dados de login e as configurações do Minhas Ordens de Serviço?
Seus dados de acesso ao menu configurações são os mesmos do seu acesso ao Protheus.