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Sumário


Introdução à aplicação Minhas Ordens de Serviço

Informações Gerais

O aplicativo Minhas Ordens de Serviço permite que os técnicos realizem apontamentos de suas respectivas ordens de serviço, facilitando a gestão e o monitoramento do serviço realizado. Ele proporciona mobilidade, agilidade e automação na gestão das ordens de serviço.


Veja algumas das vantagens em utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço:

  • Agilidade na operação: realize o atendimento e o apontamento das ordens de serviço diretamente do smartphone.
  • Velocidade: acompanhe o status e atualizações das ordens de serviço em tempo real.
  • Facilidade: aponte os produtos utilizados na ordem de serviço e solicite as peças conforme a necessidade.
  • Gestão fácil: visualize as ordens de serviço com facilidade e de onde quiser.

Importante

Minhas Ordens de Serviço é um aplicativo corporativo complementar ao TOTVS Microsiga Protheus ERP. Você pode fazer login com seu usuário do Prestadores de Serviços Terceirização Protheus (a partir da versão 12.1.31), com serviços móveis ativados pelo seu time de TI.

Configuração do Protheus para utilização


O aplicativo Minhas Ordens de Serviço utiliza os serviços REST do Protheus para consulta e sincronização das informações. Para mais informações sobre como configurar os serviços REST no Protheus, consulte:


ATENÇÃO

Para o consumo correto de licenças na utilização do aplicativo configure o REST Protheus como Stateless, siga as orientações do consumo de Licença por demanda no REST do Protheus descritas em: Consumo de Licença por demanda no REST do Protheus.

ATENÇÃO

No link acima (Acesso Aplicativos Móveis), ao solicitar a configuração da ferramenta mingle, certifique-se que os dados de empresa e filial foram passados corretamente. 
Para uma empresa com mais de uma filial, é necessário criar sufixos para essas filiais.

Exemplo:
-
Empresa xyz tem 2 filiais e solicita a criação de alias de utilização do aplicativo, na plataforma mingle
- São criados dois Alias: XYZ PRD0101 e XYZ PRD0102, sendo que XYZ é o alias principal e PRD0101/PRD0102 são os sufixos das filiais. PRD indica que é um alias de produção (texto livre), 01 indica a empresa e 01/02 indica a filial. 
Obs: É comum, durante o processo de validação do aplicativo na empresa, a criação de alias com sufixo DEV, HML, etc. 

Fontes e Dicionário de Dados

Para o funcionamento do app, os fontes a seguir devem ter data igual ou superior a informada. Caso não possua estes fontes no repositório ou se estiverem desatualizados acesse: pacote de atualização.

  • TECM200.PRW   -    ou superior;
  • TECA450.PRW    -    ou superior;
  • TECA450A.PRW  -    ou superior;

Para atualização de dicionário de dados em releases anteriores ao 12.1.33, consulte:

Pacote de atualização

Acesse a página Pacote de atualização para ter acesso ao pacote da Expedição Contínua que contém o patch acumulado de fontes dos serviços Protheus com todas as alterações publicadas até a data da geração do pacote.

Configuração da Base de Dados

  1. Faça o backup da base de dados atual e dos dicionários de dados da base atual.
  2.  Copie o arquivo sdfbra.txt dentro da pasta systemload e execute o programa UPDDISTR.
  3. Siga as instruções do Wizard.
    • Serão criados campos na Ordem de Serviço (AB6): 
      • Status APP (AB6_APPSTA),  Dt Ini APP (AB6_APPDTI), Hr Ini App (AB6_APPHRI), AB6_APPDCH (Dt Cheg APP) e o campo Hr Cheg APP (AB6_APPHCH) .
    • Serão criados campos no atendimento da ordem de serviço (AB9):
      • Responsável (AB9_APPRES) e Assinatura (AB9_APPASS).
    • Será criada uma tabela (TXM) com seus respectivos campos e índices para armazenar as informações das fotos geradas no atendimento da ordem de serviço.

Pré-requisitos

Para utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço, os pré-requisitos são:

Smartphone:

  • Possuir um usuário e senha válidos para um ambiente Protheus.
  • Um smartphone com Android 4.1 ou superior.
  • Acesso à internet do dispositivo móvel.

Protheus:

Antes de utilizar o aplicativo, será necessário realizar cadastros e processos no Protheus para a geração da agendas dos técnicos, no módulo Prestadores de Serviços Terceirização. Veja a seguir como realizar os cadastros necessários:

Licenciamento:

O aplicativo Minhas Ordens de Serviço possui licenciamento exclusivo, vinculado ao appId do mesmo


1. Cadastro de Atendentes


No cadastro do atendente, na aba Outros, os campos de login e senha deverão ser preenchidos, pois esses serão os dados que o atendente utilizará para acessar o aplicativo.



Para mais informações acesse: Cadastro de Atendentes.


2. Geração da Ordem de Serviço:


No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, para a criação de uma agenda para o técnico, é necessário realizar antes a criação de uma ordem de serviço onde serão informados o cliente para a ordem de serviço, os produtos da base de atendimento e seus respectivos Id únicos para a realização do atendimento.


Para mais informações acesse: Base de Atendimento.


3. Geração da Agenda:


No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, após gerar a ordem de serviço e cadastrar os atendentes, será necessário gerar uma agenda do atendente, para que seja possível utilizar o aplicativo.  Este é o momento em que será definida a agenda que o técnico irá realizar o atendimento, com os dias e horários. A realização do atendimento da ordem de serviço no aplicativo Minhas Ordens de Serviço só poderá ser feita se o técnico estiver alocado (possuir agenda).



Para mais informações, acesse: Agenda dos Atendentes.


4. Cadastro de Produtos


No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, pode-se definir qual produto será utilizado no APP, para isso é necessário configurar o campo Minhas O.S?(B1_TECAPP) como Sim, ou deixar o conteúdo em branco, assim o mesmo será utilizado no APP.


Para maiores informações dessa funcionalidade clique aqui.

Primeiro acesso ao aplicativo

Com o ambiente Protheus configurado, você poderá utilizar o aplicativo. Para iniciar, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma:

  • Google Play Store.

Para realizar o primeiro acesso, será necessário um usuário e senha do Protheus, e um ALIAS através do TOTVS Mingle. Depois que você estiver logado, o aplicativo fará o login automaticamente todas as vezes que você acessá-lo. 

Para informações sobre o primeiro acesso, consulte: Primeiro Login no App.

Para informações sobre ALIAS, acesse: Como obter um ALIAS para os aplicativos da TOTVS?


Manual de utilização

Abaixo será apresentado um guia que contém as telas e botões do aplicativo para melhor entendimento.

    Login do Ambiente

    Ao entrar pela primeira vez no app é necessário logar no seu ambiente Protheus com o nome e senha do Protheus e o alias do aplicativo.

    Imagem 1.1 - Tela de Login do Ambiente


    Caso o usuário a senha ou o alias estejam incorretos, será mostrado um alerta avisando sobre o erro:

    Imagem 1.2 - Tela de Login do Ambiente com erro


    A tela de login do ambiente possui campos para o usuário do Protheus, a senha e o alias configurado no Mingle, um toggle para exibir ou ocultar a senha digitada e um botão "Entrar" para realizar o login.

    Campo Descrição
     Usuário Campo para o usuário  do Protheus.
    Senha Campo para a senha do Protheus.
    Exibir Senha Botão Toggle para exibir/ocultar a senha.
    Entrar Botão "Entrar" para realizar o primeiro login.

    Login do Atendente

    Após realizar o primeiro login no aplicativo com as informações de usuário, senha e alias, será apresentada a tela de login para os atendentes. Nesta tela os atendentes utilizarão os dados que foram previamente cadastrados no Protheus, na rotina de cadastro de atendentes, conforme o exemplo a seguir:

    Imagem 2.1 - Cadastro de login e senha na rotina de Atendentes


    O login e a senha que foram cadastrados serão utilizados pelo atendente na segunda tela de login.

    Imagem 2.2 - Tela de Login do Atendente


    Muito parecida como a primeira Tela de Login essa tela tem campos para o código do atendente e senha. Ela também tem o botão toggle para exibir ou ocultar a senha. Após preencher os campos, clique no botão “Entrar” para acessar a próxima tela: a Agenda do Técnico. Caso o código do Atendente ou senha sejam inválidos, a tela apresenta um alerta, notificando o usuário que há um erro com os dados inseridos nos campos da tela, idêntico ao alerta na primeira Tela de Login.

    Imagem 2.3 - Tela de Login do Atendente com erro


    Campo Descrição
    Código do Atendente Campo para o código do atendente.
    Senha Campo para a senha do atendente.
    Exibir Senha Botão Toggle para exibir/ocultar a senha do Atendente.
    Entrar Botão "Entrar" no aplicativo.

    Agenda do Técnico

    Após realizar o login será apresentada a tela principal com as ordens de serviços abertas para o técnico no dia corrente. Na tela é possível navegar entre os dias e meses. Assim, se o técnico tiver a necessidade de visualizar uma ordem de serviço de um dia anterior ou do mês seguinte, poderá utilizar os botões de navegação do calendário. 


    Imagem 3.1 - Tela da Agenda do Técnico


    As ordens de serviço serão listadas em cards com algumas informações como o nome do cliente, o horário previsto de atendimento e a ocorrência:

    Imagem 3.2 - Tela da Agenda do Técnico com destaque no card

    Início do Atendimento da Ordem de Serviço

    Ao clicar no botão Iniciar , contido no card da ordem de serviço na tela de Agenda do Técnico, a tela de início de atendimento será aberta. Essa tela possui o número da O.S. que está sendo atendida, um card informativo com os dados (contato, endereço, telefone e e-mail) cadastrados no cliente, um botão "Iniciar Visita", um botão "Chegada ao Cliente" e um mapa integrado com o Google Maps para facilitar a visualização do endereço.

    Imagem 4.1 - Clicando em "Iniciar"


    Imagem 4.2 – Tela de Início do atendimento


    Campo Descrição
    O.S. Número da Ordem de serviço a ser atendida
    ícone (Contato) Nome do contato cadastrado no cliente
    ícone (Endereço) Endereço cadastrado no cliente
    ícone (Telefone) Telefone cadastrado no cliente
    ícone (E-mail) E-mail cadastrado no cliente
    Botão (Iniciar Visita) Ao clicar neste botão a visita será iniciada

    Iniciar Visita

    Ao clicar no botão "Iniciar Visita" irá aparecer uma confirmação para começar o deslocamento até o lugar de atendimento. Ao clicar em "Não" o aplicativo irá retornar para a tela principal a Agenda do Técnico, caso clique em "Sim" a visita será iniciada e aparecerá uma caixa de confirmação para o usuário decidir se irá utilizar o serviço Google Maps para traçar a rota até o local da prestação do serviço, tendo como base a localização do técnico e o endereço do cliente (ou o endereço da base de atendimento se cadastrado). caso clique em "Sim" irá abrir o aplicativo "Google Maps" para o usuário seguir a rota definida, caso clique em "Não" o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnico.  

    Imagem 5.1 - Iniciando a visita

    Cancelar Visita

    Ao clicar no botão "Atender" (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento porém o botão "Iniciar Visita" foi substituído pelo botão "Cancelar Visita". Ao clicar em "Cancelar Visita" irá aparecer uma caixa de confirmação para cancelar a visita, caso clique em "Não" nada irá acontecer, caso clique em "Sim" o status da O.S. irá retornar para "Aberta" e o aplicativo irá para a tela da Agenda do Técnico.

    Imagem 6.2 - Cancelando visita

    Chegada ao Cliente

    Ao clicar no botão "Atender" (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento com as opções "Cancelar Visita" e "Chegada ao Cliente" ao clicar em "Chegada ao Cliente" irá aparecer uma caixa de confirmação, caso escolha a opção "Sim" a chegada ao cliente será concluída, o status da O.S. será alterado para "Em atendimento" e o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnicocaso clique em "Não" irá para o processo da "Visita Improdutiva"caso a opção escolhida seja "Cancelar" nada irá acontecer.

    Imagem 7.1 - Chegada ao cliente

    Visita Improdutiva

    Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Sim", caso clique em "Não" irá iniciar o processo para encerrar uma ordem de serviço improdutiva.

    Imagem 7.1: Navegando para a tela de visita improdutiva


    Na tela de Visita Improdutiva poderá apontar o motivo da visita improdutiva e uma foto para vincular com a visita improdutiva.

    Imagem 7.3 – Tela de Visita Improdutiva


    Campo Descrição
    Motivo Campo para informar o motivo da visita improdutiva.
    ícone (Foto) Ao clicar no ícone é possível vincular uma foto à visita improdutiva.
    Salvar Ao clicar no botão, um atendimento será gerado e a ordem de serviço encerrada.

    Encerrar O.S. Improdutiva

    Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Não", irá aparecer uma confirmação para o encerramento improdutivo então clique em "Sim" .

    Imagem 8.1 - Encerramento improdutivo

    Atendimento da Ordem de Serviço

    Após confirmar a chegada no cliente o botão "Encerrar" ficará disponível na tela de Agenda do Técnico, ao clicar no botão "Encerrar" irá abrir a tela com os itens da O.S. Na tela de Itens da Ordem de Serviço são listados os equipamentos para manutenção, sendo que para cada item será gerado um atendimento.

    Nessa tela também é possível colher a assinatura do cliente e encerrar o atendimento de todos os itens da Ordem de Serviço.


    Imagem 9.1 - Navegando para a tela de atendimento da O.S.


    Na tela de atendimento da O.S. será listado os itens da ordem de serviço, ao deslizar o card do item para a esquerda aparecerá duas opções: "Ver Histórico do Equipamento" e "Navegar até o Item".

    Imagem 9.2 - Arrastando card do item para esquerda
    Campo Descrição
    O.S. Número da Ordem de Serviço a ser atendida.
    Id do Produto Id Único cadastrado na base de atendimento do cliente.
    Produto Código do Produto utilizado na ordem de serviço.
    Agendado Para:  Data de agendamento definida na agenda do técnico.
    Obs. da Ocorrência Observações sobre a ocorrência.
    Assinatura (botão) Botão para capturar a assinatura do cliente.
    Encerrar (botão) Botão para encerrar o atendimento da ordem de serviço.

    Atendendo Item da O.S.

    Na tela dos itens da O.S. ao clicar no card do item da ordem de serviço irá abrir a tela de apontamentos para o item.

    Imagem 10.1 - Navegando para a tela de apontamentos do item da O.S.


    Imagem 10.2 - Tela de apontamentos


    Aqui é onde será feito o atendimento do item da O.S.

    Imagem 10.3 - Atendimento completo de uma O.S.


    Nessa tela são feitas as ações de apontar os produtos utilizados no serviço prestado, solicitar peças para o atendimento, escrever um laudo sobre o atendimento e inserir fotos.

    Campo Descrição
    OS Número e Item da Ordem de Serviço.
    Produtos Produtos utilizados no atendimento da ordem de serviço.
    Solicitar Peça Produtos para solicitação de peça.
    Laudo Descrição do serviço realizado.
    Ícone(Foto) Possibilidade de tirar fotos do serviço realizado.





    Apontar Produtos

    Na tela de apontamentos, ao clicar na opção "Produto" uma guia será aberta para selecionar o produto, a quantidade e o serviço.

    Imagem 11.1 - Guia para apontar produtos utilizados


    Apontando um produto no item da ordem de serviço.

    Imagem 11.2 - Apontando produto no item da O.S.


    Apontando um produto no item da ordem de serviço com a opção "troca" ativada.

    Imagem 11.3 - Apontando produto no item da O.S com a opção "troca" ativada.


    Campos  Descrição
    Produto Descrição do produto utilizado no atendimento da Ordem de Serviço.
    Quantidade Quantidade do produto.
    Serviço Descrição do serviço utilizado para o produto apontado.
    Troca Indica se o produto foi trocado.
    Ícone(Cancelar) Cancela a tela.
    Ícone(Salvar) Salva o apontamento do produto.

    Solicitar Peças

    Na tela de apontamentos, ao clicar em "Solicitar Peças" uma guia será aberta para informar qual produto será utilizado e realizar a solicitação com a quantidade e serviço.

    Imagem 12.1 - Guia para informar a peça solicitada


    Campos  Descrição
    Produto Descrição do Produto utilizado no atendimento da Ordem de Serviço.
    Quantidade Quantidade do produto.
    Serviço Descrição do serviço utilizado para o produto apontado.
    Ícone(Cancelar) Cancela a tela.
    Ícone(Salvar) Salva a solicitação de peça.


    Para concluir a solicitação da peça ao Protheus deverá encerrar a ordem de serviço.

    Imagem 12.2 - Fazendo uma solicitação de peça

    Ao encerrar uma ordem de serviço com uma solicitação de peça, o aplicativo irá retornar para a agenda do técnico e a O.S. estará com o status como "Pendente" e com a legenda na cor roxa.

    Imagem 12.3 - Ordem de serviço com status Pendente


    Ao confirmar, é gerada uma requisição ao Armazém. Para visualizar, acesse a rotina Atualizações/ Field Service/ Requisições da OS.

    Imagem 12.4 - Requisição ao armazém


    Após realizar a requisição, é necessário gerar a pré-requisição e depois a baixa da pré-requisição. Desta forma, a integração processa a informação de que a peça já foi enviada para o técnico, uma vez que a movimentação no estoque já foi realizada.

    Para mais informações, acesse: Gera pré-requisiçãoBaixa pré-requisição

    Para continuar e encerrar a ordem de serviço, deverá confirmar o recebimento no card de "Solicitar Peças" clicando no ícone disponível no item em que a peça foi solicitada e continuar com o atendimento da O.S. e encerrar.

    Imagem 12.5 - Ícone para confirmar recebimento da peça


    Após confirmar o recebimento finalize o atendimento da ordem de serviço.

    Imagem 12.6 - Confirmando recebimento da peça e encerrando O.S.




    Escrever Laudo

    Na tela de apontamentos, ao clicar no campo de texto do laudo, poderá inserir um laudo para detalhar o atendimento da ordem de serviço.

    Imagem 13.1 - Escrevendo laudo no item da O.S.

    Adicionar Fotos

    Na tela de apontamentos, ao clicar no ícone de "Câmera", irá abrir uma tela para para tirar fotos o serviço realizado. As fotos não são obrigatórias para o encerramento da ordem de serviço.

    Imagem 14.1 - Navegando para a tela de fotos do item da O.S.

    Imagem 14.2 - Tela de fotos

    Assinatura

    Na tela dos itens da O.S. ao clicar no botão "Assinatura", uma tela será aberta para o cliente colocar a própria assinatura e respectivo nome.

    Imagem 15.1 - Colhendo assinatura


    Imagem 15.2 - Tela de assinatura
    Campo Descrição
    Salvar Salva a assinatura do cliente.
    Limpar Apaga a assinatura do cliente.
    Nome Completo Nome do responsável pela assinatura.
    Encerramento da O.S.

    Na tela dos itens da O.S. ao clicar no botão "Encerrar", o processo de encerramento será executado. Porém caso o laudo não tenha sido inserido irá aparecer uma aviso notificando que o laudo deve ser preenchido.

    Imagem 16.1 - Aviso do laudo ao encerrar O.S.


    Caso o usuário esqueça a assinatura também irá aparecer um aviso, mas este aviso é apenas um lembrete já que a assinatura não é obrigatória para encerrar a ordem de serviço. Caso o usuário deseje encerrar a O.S. sem a assinatura clique em "Sim", caso clique em "Não", voltará para a tela dos itens da O.S. para coletar a assinatura.

    Imagem 16.2 - Aviso da assinatura no encerramento da O.S.


    Ao completar o fluxo todo e inserindo as informações obrigatórias como o laudo, poderá encerrar a ordem de serviço. Ao encerrar a O.S. o aplicativo irá retornar para a agenda do técnico, agora com a O.S. com o status de "Encerrada" com a legenda na cor vermelha.

    Imagem 16.3 - Encerramento completo da ordem de serviço


    Importante

    Caso encerre alguma ordem de serviço com uma solicitação de peça, siga a guia de solicitar peças, para dar continuidade no encerramento

    Importante

    Ao clicar no botão "Encerrar" da tela dos itens da O.S. todos os itens da ordem de serviço serão encerrados.

    Compartilhamento e Fotos da O.S.


    Ao encerrar a O.S. os botões de compartilhamento e de fotos da O.S. ficará disponível na agenda do técnico

    Compartilhamento da O.S.


    Compartilhamento

    Ao encerrar uma O.S. o botão de compartilhar a ordem de serviço ficará disponível ao clicar nele abrirá uma tela para carregar os anexos da O.S. como as fotos e após carregar os anexos, poderá compartilhar via Gmail, Outlook e também salvar um PDF da ordem de serviço.

    Imagem 17.1 - Área de compartilhamento da O.S.


    Compartilhamento via PDF


    Ao clicar no botão "baixar PDF" o aplicativo irá baixar um PDF da O.S. no dispositivo e irá abrir o arquivo para visualização.

    Imagem 18.1 - Salvando PDF


    Conteúdo do PDF:

    No PDF irá conter o número da O.S. e o número do item (caso exista mais de um item eles serão listados), o código e nome do atendente, nome do cliente, assinatura coletada (nome do responsável e assinatura rubricada), horário de entrada e horário de saída.

    Também irá conter as informações do atendimento como: código e nome do produto atendido, observação da ocorrência, laudo apontado e fotos enviadas no item da O.S.

    Imagem 18.2 - Página 1 exemplo de PDF

    Imagem 18.3 - Página 2 exemplo de PDF

    Compartilhamento via E-mails


    Área de compartilhamento via e-mails

    Imagem 19.1 - Botões de compartilhar via e-mails


    Ao clicar no botão "Gmail" poderá compartilhar a O.S. via Gmail.

    Imagem 19.2 - Compartilhando via Gmail


    Ao clicar no botão "Outlook" poderá compartilhar a O.S. via Outlook.

    Imagem 19.3 - Compartilhando via Outlook

    Tela de Fotos da O.S.


    Ao encerrar uma O.S. o botão "Fotos" ficará disponível ao clicar nele irá abrir uma tela que vai carregar as fotos da ordem de serviço para visualização.

    Imagem 20.1 - Visualizando fotos da O.S.

    Imagem 20.2 - Tela de visualização das fotos da O.S.





    Histórico do Equipamento

    Na tela dos itens da O.S. ao arrastar o card do item para a esquerda existem duas opções, a primeira é para ver o histórico do equipamento e a segunda opção é para navegar até o item.

    Imagem 21.1 - Abrindo a tela do histórico do equipamento


    Na tela de histórico do equipamento possibilita a visualização de atendimentos já realizados para o equipamento, é possível navegar entre as datas para buscar o histórico no intervalo desejado.

    Imagem 21.2 - Navegação de datas na tela do histórico

    Imagem 21.3 - Tela do histórico do item


    Campo Descrição
    Equipamento Nome do equipamento de que o histórico se refere.
    Status O status da Ordem de Serviço listada.
    Ícone(Data) Data de Abertura da Ordem de Serviço.
    Ícone(Ferramenta) Código da Ordem de Serviço.
    Ícone(Lista) Descrição da Ocorrência aberta para a Ordem de Serviço.


    Também é possível ver detalhes do atendimento de uma ordem de serviço no histórico

    Imagem 21.4 - Navegando para os detalhes do histórico

    Imagem 21.5 - Tela de detalhes do histórico


    Campo Descrição
    Data Data de Inicio e Fim do atendimento da Ordem de serviço.
    Técnico Nome do Técnico que realizou o atendimento.
    Ocorrência Descrição da Ocorrência utilizada na abertura da Ordem de Serviço.
    Laudo Descrição do serviço realizado pelo técnico.
    Itens Apontados

    Lista de produtos utilizados no atendimento da ordem de serviço com suas respectivas quantidades e serviços realizados.

    Navegar até o Item

    Na tela dos itens da O.S. ao arrastar o card do item para a esquerda existem duas opções, a primeira é para ver o histórico do equipamento e a segunda opção é para navegar até o item.

    Imagem 22.1 - Abrindo a tela de navegação até o item


    Na tela de navegação até o item ao clicar no botão "Iniciar Navegação" irá abrir um serviço de mapas (Google Maps) para ir até o local.

    Imagem 22.2 - Tela de navegação



    Suporte

    Perguntas Frequentes (FAQs)


    Qual o meu Usuário e Senha?

    O aplicativo tem dois momentos distintos onde é preciso um usuário e senha.

    No primeiro, durante a configuração, o usuário e a senha são os mesmos de um usuário do Protheus. Este login é necessário durante a primeira inicialização do aplicativo ou quando se deseja acessar as telas de configurações.

    O segundo, que deve ser utilizado no acesso do Atendente, corresponde ao código do técnico e a senha cadastrados para o respectivo atendente no Protheus.


    O que é o Alias?

    Um Alias é um identificador único do cliente na TOTVS. Cada cliente pode ter mais de um Alias e cada Alias corresponde a um Protheus instalado.

    O Alias é a chave para que o aplicativo consiga encontrar o Protheus e assim realizar a comunicação.

    Se você ainda não possui um alias, solicite o seu através da abertura de um chamado no Portal do Cliente.


    Esqueci o meu Usuário e/ou Senha. O que faço?

    Sua senha pode ser redefinida somente através do Protheus.


    Qual o meu Código do Atendente e Senha?

    O código de atendente e senha são cadastrados no módulo Prestadores de Serviços Terceirização do Protheus.


    Esqueci o meu Código do Atendente e/ou Senha. O que faço?

    Entre em contato com o administrador do seu ambiente Protheus para recuperar seu código de atendente ou senha.


    Qual a diferença entre o Código do Atendente e o Usuário?

    Código de Atendente é o código utilizado pelo atendente (não usuário Protheus) para visualizar suas informações. Usuário é um usuário válido do módulo Prestadores de Serviços Terceirização do Protheus. Normalmente os usuários do aplicativo são os supervisores ou apoios da área de tecnologia da informação.


    É obrigatório inserir a assinatura ou fotos?

    Não, a assinatura e as fotos não são obrigatórias para a finalização da ordem de serviço.


    Como vejo se uma ordem de serviço foi finalizada?

    Ao finalizar uma ordem de serviço, o status ficará como Encerrada e a cor de borda do card ficará vermelha.


    Aonde acho os meu dados de login e as configurações do Minhas Ordens de Serviço?

    Seus dados de acesso ao menu configurações são os mesmos do seu acesso ao Protheus.


    O aplicativo Minhas Ordens de Serviço funciona no modo Off-line?

    Sim, o aplicativo funciona da mesma forma, tanto on-line quanto off-line, apenas a funcionalidade de histórico de equipamento não está disponível para o modo off-line.


    Posso utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço para atender agendas que foram cadastradas com entidade AB7 (item da ordem de serviço)?


    Sim, a partir da versão de 10/12/2021, ao cadastrar agendas com entidade AB7, elas são automaticamente desagrupadas na tela de visualização das ordens de serviço, ordenadas por horário e também é possível navegar (ao clicar no botão atender) para o local de atendimento da base de atendimento, quando este dado consta no cadastro de locais de atendimento e a base possui vínculo com este local.