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Resolução Normativa RNº 412 - Cancelamento de Planos
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||
Segmento: | Saúde | ||||||||
Módulo: | Plano de Saúde | ||||||||
Rotina: |
| ||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos relacionais | ||||||||
Tabelas Utilizadas: | B5J - Solic. Cancelamento Plano B5K - Usuários Solic. Canc. Plano | ||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos |
Descrição
Implementada melhoria com a criação do processo visando atender a nova Resolução Normativa RNº 412, que regulamenta a solicitação de cancelamento do contrato de plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato de plano de saúde coletivo empresarial ou por adesão.
A solicitação do cancelamento pode ser realizada através de 3 maneiras:
- Presencialmente.
- Via contato telefônico.
- Através de página de internet disponibilizada pela Operadora.
Para atender a demanda, foi criada a rotina Solic. Cancelamento Planos (PLSA99B) que será utilizada para incluir manualmente as solicitações realizadas presencialmente. As solicitações telefônicas serão realizadas na rotina de Atendimento do Call-Center (TMKA271), e as solicitações pela internet serão realizadas no Portal do Beneficiário (a rotina Solic. Cancelamento Planos (PLSA99B) vai armazenar todos as solicitações).
Todas as solicitações, serão vinculadas ao Protocolo de Atendimento da RNº 395, ou seja, toda solicitação será fornecido um protocolo para futuras consultas pelo beneficiário. As solicitações podem ser realizadas pelos titulares (pode solicitar para toda a família) e os dependentes maiores de 18 anos (somente para ele mesmo).
Na rotina Solic. Cancelamento Planos (PLSA99B) foi disponibilizado o botão Processa Bloqueio que faz integração com a rotina Família/Usuário (PLSA260) e permite realizar o bloqueio para os beneficiários solicitados. Importante: beneficiários bloqueados através desta rotina não podem ser desbloqueados (regra da RN).
Atendendo a legislação, vamos disponibilizar dois novos relatórios:
- Relatório de Solicitação de Cancelamento de Plano (PL99BSol.prw)
- Relatório de Confirmação de Cancelamento de Plano (PL99BCon.prw)
Os relatórios serão disponibilizados através de Rdmake, assim cada Operadora de Saúde pode adequar/customizar o relatório de acordo com a sua necessidade.
O Relatório de Solicitação de Cancelamento de Plano traz o pedido realizado pelo titular, com beneficiários que serão cancelados e o texto integral do Artigo 15 (artigo que explica as consequências do cancelamento do Plano).
O Relatório de Confirmação de Cancelamento de Plano pode ser gerado após a realização do bloqueio, ele traz a relação dos beneficiários bloqueados e valores de cobrança pendentes.
Os relatórios podem ser impressos ou enviados por e-mail para o beneficiário solicitante ao , ao realizar o bloqueio, ou através dos botões disponibilizados na opção Ações Relacionadas da rotina.
Foi criado também, o botão Banco de Conhecimento, que permite anexar arquivos a uma solicitação (um uma cópia digitalizada do Relatório de Solicitação de Cancelamento de Plano assinada pelo beneficiário, por exemplo).
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o UPDCANPLA é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDCANPLA no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 23/03/2017.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B5J | Solic. Cancelamento Plano | C | N |
B5K | Usuários Solic. Canc. Plano | C | N |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela B5J - Solic. Cancelamento Plano:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Campo
(X3_CAMPO)
Tipo
(X3_TIPO)
Tamanho
(X3_TAMANHO)
Decimal
(X3_DECIMAL)
Formato
(X3_PICTURE)
Título
(X3_TITULO)
Descrição
(X3_DESCRIC)
Nível
(X3_NÍVEL)
Usado
(X3_USADO) Informe Sim ou Não
Obrigatório
(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não
Browse
(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não
Opções
(X3_CBOX)
When
(X3_WHEN)
Relação
(X3_RELACAO)
Val. Sistema
(X3_VALID)
Help
Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Realize os passos abaixo:
Configurando Relatórios:
- Acesse o TOTVS Developer Studio e crie um projeto ou abra seu projeto de relatórios customizados.
- Adicione os fontes PL99BSol e PL99BCon que acompanha este pacote ao projeto, compile.
Configurando Call_Center:
- No módulo Call-Center (SIGATMK), acesse Atualizações / Telemarketing / Ocorrências (TMKA130). Clique em Incluir.
- Inclua um novo registro com o campo Assunto (U9_ASSUNTO) com a opção 000002 - Solicitação, no campo Ocorrência (U9_DESC) defina Solic. Cancelamento de Plano, no campo Válido (U9_VALIDO) indique Sim.
- No módulo Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Pls x Call Center / Pls x Ocorrências (PLSATMK). Clique em Incluir.
- No campo Código (B20_CODIGO), selecione a opção 000025, no campo Ocorrência (B20_OCORRE), selecione o registro cadastrado no Call-Center previamente.
Configurando Portal do Beneficiário
- No módulo Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Portal / Menu de Portais (FATA240)
- Selecione a opção Plano de Saude - Empresa/Benef e selecione a opção Ações Relacionadas / Menu.
- Selecione o menu Relatórios, e clique em Incluir. Adicione a opção Cancelamento de Plano, no campo WebService indique PLSXFUN e no campo Rotina, indique W_PPLRELCPL.APW, confirme.
- Selecione o menu Manutenção de Usuários, e clique em Incluir. Adicione a opção Solicitação Cancelamento Planos, no campo WebService indique PLSXFUN e no campo Rotina, indique W_PPLCANPLA.APW, confirme.
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
1. Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B5J | Solic. Cancelamento Plano | C | N |
B5K | Usuários Solic. Canc. Plano | C | N |
2. Criação/Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela B5J - Solic. Cancelamento Plano:
Campo | B5J_FILIAL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Filial |
Descrição | Filial do sistema |
Nível | 0 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Filial do sistema |
Campo | B5J_CODIGO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód.Solic. |
Descrição | Código Solicitação |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Relação | GetSX8Num("B5J","B5J_CODIGO") |
Help | Código sequencial da solicitação. |
Campo | B5J_MATSOL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 17 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Matrícula |
Descrição | Matrícula |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
When | INCLUI |
Val. Sistema | PL99BVldFi() |
Help | Matrícula do titular solicitante. |
Campo | B5J_OPESOL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 4 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Oper.Solic. |
Descrição | Operadora Solicitante |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Operadora da família solicitante. |
Campo | B5J_CODEMP |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 4 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód. Empresa |
Descrição | Código Empresa |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Código da empresa da família solicitante. |
Campo | B5J_MATRIC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Matrícula |
Descrição | Matrícula |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Matrícula da família solicitante. |
Campo | B5J_NOMSOL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 70 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Solicitante |
Descrição | Solicitante |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Relação | IIf(INCLUI,'',Posicione('BA1',2,XFILIAL('BA1')+B5J->B5J_MATSOL,'BA1_NOMUSR')) |
Help | Nome do Usuário. |
Campo | B5J_DATSOL |
Tipo | Data |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @D |
Título | Data Solic |
Descrição | Data Solicitação |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
When | INCLUI |
Help | Data da solicitação. |
Campo | B5J_DATBLO |
Tipo | Data |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @D |
Título | Data Bloqueio |
Descrição | Data Bloqueio |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Data em que foi efetuado o bloqueio. |
Campo | B5J_ORISOL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Orig.Solic |
Descrição | Origem Solicitação |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Opções | 1=Presencial;2=Call Center;3=Portal Web |
Relação | 1 |
Val. Sistema | Pertence("123") |
Help | Origem da solicitação. |
Campo | B5J_STATUS |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Status |
Descrição | Status |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Opções | 0=Pendente;1=Bloqueio Efetuado;2=Confim. Emitida |
Relação | 0 |
Val. Sistema | Pertence("012") |
Help | Status que se encontra a solicitação. |
Campo | B5J_EMAIL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 60 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | |
Descrição | |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | E-mail para envio dos relatórios. |
Campo | B5J_PROTOC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Protocolo |
Descrição | Protocolo |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Help | Número do protocolo de atendimento. |
Campo | B5J_OBSERV |
Tipo | Memo |
Tamanho | 100 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Observacao |
Descrição | Observacao |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Observações da solicitação. |
- Tabela B5K - Usuários Solic. Canc. Plano:
Campo | B5K_FILIAL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Filial |
Descrição | Filial do sistema |
Nível | 0 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Filial do sistema |
Campo | B5K_CODIGO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód.Solic. |
Descrição | Código Solicitação |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Help | Código sequencial da solicitação. |
Campo | B5K_MATUSU |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 17 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Matrícula |
Descrição | Matrícula |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
When | !Empty(M->B5J_MATSOL) |
Val. Sistema | PL99BVldFi() |
Help | Matrícula do titular solicitante. |
Campo | B5K_NOMBEN |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 70 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Benefic. |
Descrição | Beneficiário |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Relação | If(INCLUI,'',Posicione('BA1',2,XFILIAL('BA1')+B5K->B5K_MATUSU,'BA1_NOMUSR')) |
Help | Nome do Beneficiário. |
Campo | B5K_CPFUSR |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 11 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | CPF |
Descrição | CPF do Beneficiário |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Relação | If(INCLUI,'',Posicione('BA1',2,XFILIAL('BA1')+B5K->B5K_MATUSU,'BA1_CPFUSR')) |
Help | CPF do Beneficiário. |
Campo | B5K_DATINC |
Tipo | Data |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @D |
Título | Dt. Inclusão |
Descrição | Data Inclusão do Usuario |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Relação | If(INCLUI,'',Posicione('BA1',2,XFILIAL('BA1')+B5K->B5K_MATUSU,'BA1_DATINC')) |
Help | Data de inclusão do beneficiário. |
- Tabela B00 - Protocolos de Atendimento:
Campo | B00_TIPPRO |
Tamanho | 1 |
Opções | 1=Atend. PLS;2=Atend. TMK;3=Atend. PLS e TMK;4=Cancel.Plano |
Campo | B00_SOLCAN |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód.Solic |
Descrição | Código Solicitacao |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Código da solicitação de cancelamento do plano. |
Campo | B00_ORICAN |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Orig.Solic |
Descrição | Origem Solicitação |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1=Presencial;2=Call Center;3=Portal Web |
Val. Sistema | Pertence("123") |
Help | Origem da solicitação. |
Campo | B00_STACAN |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Status |
Descrição | Status Cancelamento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 0=Pendente;1=Bloqueio Efetuado;2=Confim. Emitida |
Val. Sistema | Pertence("012") |
Help | Status que se encontra a solicitação. |
Campo | B00_OBSCAN |
Tipo | Memo |
Tamanho | 100 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Observ. |
Descrição | Observações Cancelamento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Observações cancelamento do Plano. |
- BC3 - Controle Famílias
Campo | BC3_SOL412 |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Sol.RN412 |
Descrição | Solicitação pela RN 412 |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 0=Não;1=Sim |
Help | Solicitação de canceçamento realizada pelo titular no padrão da RN 412. |
- BCA - Liberações de Usuários
Campo | BCA_SOL412 |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Sol.RN412 |
Descrição | Solicitação pela RN 412 |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 0=Não;1=Sim |
Help | Solicitação de cancelamento realizada pelo titular no padrão da RN 412. |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B5KMAT:
Alias | B5KMAT |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Usuário |
Contém | BA1 |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Matricula |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 2 |
Sequência | 02 |
Coluna | 03 |
Descrição | Nome |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Nome do usuario |
Contém | BA1->BA1_NOMUSR |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | CPF |
Contém | BA1->BA1_CPFUSR |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 03 |
Descrição | Matrícula |
Contém | BA1->(BA1_CODINT+BA1_CODEMP+BA1_MATRIC+BA1_TIPREG+BA1_DIGITO) |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 04 |
Descrição | Data Inclusão |
Contém | BA1->BA1_DATINC |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 01 |
Descrição | Nome do usuario |
Contém | BA1->BA1_NOMUSR |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 02 |
Descrição | CPF |
Contém | BA1->BA1_CPFUSR |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 03 |
Descrição | Matricula |
Contém | BA1->(BA1_CODINT+BA1_CODEMP+BA1_MATRIC+BA1_TIPREG+BA1_DIGITO) |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 04 |
Descrição | Data Inclusao |
Contém | BA1->BA1_DATINC |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 5 |
Contém | BA1->(BA1_CODINT+BA1_CODEMP+BA1_MATRIC+BA1_TIPREG+BA1_DIGITO) |
Alias | B5KMAT |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Contém | Empty(BA1->BA1_MOTBLO) .And. BA1->BA1_CODINT == Substr(M->B5J_MATSOL,1,4) .And. BA1->BA1_CODEMP== Substr(M->B5J_MATSOL,5,4) .And. BA1->BA1_MATRIC== Substr(M->B5J_MATSOL,9,6) |
- Pesquisa BG199B
Alias | BG199B |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Formas de Bloqueio |
Contém | BG1 |
Alias | BG199B |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código do Bloqueio |
Alias | BG199B |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código do Bloqueio |
Contém | BG1->BG1_CODBLO |
Alias | BG199B |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Descrição Bloqueio |
Contém | BG1->BG1_DESBLO |
Alias | BG199B |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | BG1->BG1_CODBLO |
Alias | BG199B |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Contém | BG1->BG1_PERBLO == "1" .And. BG1->BG1_TIPBLO == "0" |
- Pesquisa BG399B:
Alias | BG399B |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Formas de Bloqueio |
Contém | BG3 |
Alias | BG399B |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código do Bloqueio |
Alias | BG399B |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código do Bloqueio |
Contém | BG3->BG3_CODBLO |
Alias | BG399B |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Descrição Bloqueio |
Contém | BG3->BG3_DESBLO |
Alias | BG399B |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | BG3->BG3_CODBLO |
Alias | BG399B |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Contém | BG3->BG3_PERBLO == "1" .And. BG3->BG3_TIPBLO == "0" |
- Pesquisa B00CAN:
Alias | B00CAN |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Protocolo |
Contém | B00 |
Alias | B00CAN |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Protocolo |
Alias | B00CAN |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Protocolo |
Contém | B00->B00_COD |
Alias | B00CAN |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Data Protoc. |
Contém | B00->B00_DTPROT |
Alias | B00CAN |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 03 |
Descrição | Hora Protoc |
Contém | Substr(B00->B00_HRPROT,1,2)+":"+Substr(B00->B00_HRPROT,3,2) |
Alias | B00CAN |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | B00->B00_COD |
Alias | B00CAN |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Contém | B00->B00_STATUS == '1' .And. B00->B00_TIPPRO == '4' .And. Empty(B00->B00_SOLCAN) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | B5J |
Ordem | 1 |
Chave | B5J_FILIAL+B5J_CODIGO |
Descrição | Cód. Solicitação |
Proprietário | S |
Índice | B5J |
Ordem | 1 |
Chave | B5J_FILIAL+B5J_PROTOC |
Descrição | Protocolo |
Proprietário | S |
Índice | B5K |
Ordem | 1 |
Chave | B5K_FILIAL+B5K_CODIGO+B5K_MATUSU |
Descrição | Cód.Solic.+Matric |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) ao(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PL412US |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Indica o motivo de bloqueio padrão da RN 412 para Usuário |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PL412FM |
Tipo: | Caracter |
Descrição: | Indica o motivo de bloqueio padrão da RN 412 para Família |
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Atualizações |
Submenu | Contrato / Família |
Nome da Rotina | Solic. Cancel. Planos |
Programa | PLSA99B |
Módulo | Plano de Saúde |
Procedimento para Utilização
Solicitação de Cancelamento Presencial:
- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Família/Usuário / Solic. Cancel Planos (PLSA99B).
- Clique na opção Incluir.
- No campo Matrícula (B5J_MATSOL), indique o solicitante titular do plano. O sistema realiza a integração com a rotina de Protocolos de Atendimento (PLSA773) e permite gerar ou informar um protocolo de atendimento para a solicitação.
- Ao confirmar, o sistema apresenta uma mensagem questionando se deseja carregar toda a família. Caso a resposta seja afirmativa, o grid inferior Beneficiários será carregado com todos os beneficiários da família não bloqueados.
- Caso a família não seja carregada automaticamente, os beneficiários devem ser adicionados manualmente preenchendo o campo Matric (B5K_MATUSU).
- Para realizar posteriormente o envio de relatórios por e-mail, é necessário informar o campo E-mail (B5J_EMAIL).
- Ao confirmar, o sistema apresenta uma tela com 3 opções: Imprimir - permite realizar a impressão da Solicitação de Cancelamento do Plano com o Artigo 15 para ser entregue ao beneficiário. Confirmar - confirma a inclusão da solicitação, Cancelar - cancela a inclusão da solicitação
- Dica: pressionando a tecla F12, o sistema permite refazer o filtro da rotina.
Realizando o bloqueio:
- Após a inclusão da solicitação, selecione a solicitação e acesse opção Ações Relacionadas/Processa Bloqueio.
- O sistema apresenta uma tela para informar o Código e Data que será realizado o Bloqueio. Foram criados dois parâmetros para trazer automaticamente os códigos de bloqueio default: MV_PL412US (bloqueio de usuário) e MV_PL412FM (bloqueio de família).
- Ao confirmar, os beneficiários solicitados são bloqueados. Beneficiários bloqueados através desta rotina, não podem ser desbloqueados.
- Ao realizar o bloqueio, caso o campo E-mail (B5J_EMAIL) esteja preenchido, o sistema enviará automaticamente um e-mail para o destinatário com o relatório de Confirmação de Cancelamento de Plano em anexo. Ao realizar o envio, o campo Status (B5J_STATUS) é atualizado para 2-Confirm. Emitida.
- Importante: beneficiários bloqueados neste processo podem ser desbloqueados posteriormente
Impressão/Envio por E-mail de Relatório:
- Foram criados dois relatórios para a rotina: Solicitação de Cancelamento de Planos, que os dados da solicitação e consequências do cancelamento, e o Confirmação de Cancelamento de Planos, que é emitido após a realização do bloqueio.
- Os relatórios podem ser acionados através da opção Ações Relacionadas: Impressão solicitação, E-mail solicitação, Impressão confirmação e E-mail confirmação.
- Ao realizar a impressão ou envio de e-mail da Confirmação de Cancelamento de Plano, caso o Status (B5J_STATUS) seja diferente de 2-Confirm. Emitida, o sistema envia uma mensagem questionando se deve encerrar a solicitação.
Anexando documentos no Banco de Conhecimento:
- Para anexar/acessar um documento a solicitação, clique em Ações Relacionadas/Banco de conhecimento.
- Para anexar o arquivo clique em Ações Relacionadas/Wizard.
Solicitação de Cancelamento Call-Center
- No Call Center (SIGATMK), acesse Atualizações / Atendimento / Call Center (TMKA271).
- Clique na opção Incluir.
- No campo Contato (UC_CODCONT), selecione a opção Beneficiários de Plano de Saúde e selecione o beneficiário solicitante.
- No campo Motivo ANS (UC_MOTPLS), selecione um motivo que gera protocolo de atendimento.
- Selecione o botão de integração com o Plano de Saúde.
- Selecione o novo botão Solic. Bloqueio. O sistema integra com a rotina de Solicitação de Cancelamento de Planos.
- Siga os passos descritos na Solicitação de Cancelamento Presencial informados logo acima.
Solicitação de Cancelamento Portal do Beneficiário
- No Portal do Beneficiário, acesse Manutenção de Usuário / Solicitação Cancelamento Planos.
- O Portal apresenta todos os beneficiários da família. O botão da última coluna Solicitações traz as informações de solicitações de cancelamento realizadas previamente.
- Selecione os beneficiários que deseja cancelar e clique no CheckBox Li e Concordo no final da página. Clique em Confirmar para registrar a solicitação, o Portal retorna o número do Protocolo de atendimento ao beneficiário.
Relatórios de Solicitação de Cancelamento no Portal do Beneficiário
- No Portal do Beneficiário, acesse Relatórios /Cancelamento de Plano.
- O Portal apresenta todas as solicitações realizadas pelo beneficiário que está logado no Portal. Há dois botões para a impressão em PDF dos relatórios: Solicitação de Cancelamento de Plano e Confirmação de Cancelamento de Plano.
Importante: o relatório Confirmação de Cancelamento de Plano só estará disponível quando o bloqueio já foi realizado pela Operadora.
Atenção
Se a família ou parte da família estiver bloqueada de acordo com a RN 412(cancelamento de plano), o bloqueio por família ficará indisponível até que todos os beneficiário bloqueados pela rotina de cancelamento de plano estejam ativos novamente.
Ponto de Entrada
Descrição: | Ponto de entrada para alterar o texto do Artigo 15 disponibilizado na opção Cancelamento de Planos no Portal do Beneficiário. | ||||||||
Localização: | Cancelamento de Planos - Portal do Beneficiário | ||||||||
Programa Fonte: | PPLCANPLA | ||||||||
Função: | PL99BART | ||||||||
Retorno: |
|
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALTPL99BART()
Local aCabcRet := PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
""
cRet := "Artigo 15" //Adiciona texto do Artigo 15
Return cRetReturn aCab