Índice
Conceito
Para entender um pouco mais do conceito de poder DE/EM terceiro veja nosso vídeo How To em: How To | MP - SIGAFAT - Conceito: Poder De/Em Terceiros
O controle de Poder DE/EM terceiro no sistema Protheus consiste na gestão automática de um Saldo Físico de Produto que se encontra temporariamente nas seguintes condições:
- Produto meu EM poder de TERCEIRO → Produto físico que me pertence mas, ficará temporariamente em Poder de um Terceiro (Parceiro).
- Produto DE TERCEIRO
- Produto meu EM poder de TERCEIRO → Produto físico que me pertence mas ficará temporariamente em Poder de um Terceiro (Parceiro).
- Produto DE TERCEIRO em meu Poder → Produto físico que pertence ao Terceiro (Parceiro) mas, ficará temporariamente em meu Poder.
A gestão automática permite um controle correto dos saldos de Estoque, de modo que a organização tenha disponível a informação de que determinado saldo precisa ser retornado. Essa gestão valida ainda diversos processos que movimentam o Estoque de modo a permitir ou não essa movimentação considerando a operação DE/EM terceiro, garantindo assim, a integridade do Saldo.
Alguns processos em que a gestão automática do Saldo DE/EM Terceiro se faz essencial são: conserto, beneficiamento, armazenamento, consignação, empréstimo, etc (os quais abordaremos em detalhes a seguir).
Considerações importantes:
- Cadastro de Cliente OU Fornecedor é uma Classificação específica do Protheus. Para o SEFAZ ambos são considerados como ENTIDADE. Alguns processos no Protheus requerem o cadastro de uma Entidade em ambos os cadastros (Cliente e Fornecedor).
- Retorno Simbólico consiste na emissão de uma Nota para fins de ajuste dos controles internos
Operações Específicas
Deck of Cards |
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effectDuration | 0.5 |
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id | PD3 |
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effectType | fade |
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Card |
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default | true |
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id | PD3 |
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label | CONSIGNAÇÃO |
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Conceito:
Consiste num acordo mercantil em que uma das partes (proprietário) envia à outra parte (parceiro) certa quantidade de seu produto para que este parceiro os venda à sua carteira de clientes (retendo para si parte negociada do lucro); podendo inclusive devolver ao proprietário o saldo que porventura não conseguiu vender.
SUGESTÃO de Processo no Protheus (algumas definições podem ser adaptadas à necessidade particular de sua operação):
Situação 1: PRODUTO QUE ME PERTENCE → Envio para um TERCEIRO realizar a venda | Situação 2: PRODUTO QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para realizar a venda |
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Etapa da Operação | Campo | Conteúdo | Observação | Etapa da Operação | Campo | Conteúdo | Observação |
Saída 1:
Envio do material ao parceiro
C5_TIPO | Normal | Informar no Pedido (C5_CLIENTE) o Parceiro que tentará a venda | Entrada 1:
Recebimento do material pelo proprietário
C103TIPO | Normal | Informar na Nota (CA100FOR) o Fornecedor (proprietário) do produto | F4_PODER3 | Remessa | F4_PODER3 | Remessa | F4_ESTOQUE | Sim | F4_ESTOQUE | Sim | F4_DUPLIC | Não | F4_DUPLIC | Não | Entrada 1:
Retorno do material pelo parceiro (Se houve venda do produto esse retorno é SIMBÓLICO)
C103TIPO
Devolução
Saída 1: Venda do material ao meu cliente (ignorar essa etapa caso não tenha vendido) | C5_TIPO | Normal | F4PODER3 | Devolução | Aqui se fecha o ciclo de terceiro pois essa quantidade não tem mais de ser retornada ao proprietário (é necessário habilitar triangulação conforme detalhes nesta própria FAQ). |
F4_PODER3 | Devolução | Aqui se fecha o ciclo de terceiro com retorno do parceiro | F4_ESTOQUE | Sim | F4_DUPLIC | Sim | F4_ESTOQUE | Saída 2: Retorno ao proprietário do saldo não vendido (ignorar essa etapa caso não tenha ficado saldo) | C5_TIPO | Utiliza Fornecedor (B) | Tipo B permite selecionar (C5_CLIENTE) o Fornecedor para a devolução | F4_PODER3 | Devolução | F4_DUPLIC | Não | F4_ESTOQUE | Sim | Possível que este retorno seja parcial | F4_DUPLIC | Não | Saída 2: Faturamento ao parceiro do material vendido (ignorar essa etapa se não houve venda) | C5_TIPO | Normal | Entrada 2: Faturamento do proprietário para o material que vendi (ignorar essa etapa se não houve venda) | C103TIPO | Normal | F4_PODER3 | Não controla | F4_PODER3 | Não controla | F4_ESTOQUE | Não | F4_ESTOQUE | Não | Aqui não existe mais a movimentação física de saldo em estoque | F4_DUPLIC | Sim | F4_DUPLIC | Sim | Card |
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default | true |
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id | Relatórios Faturamento |
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label | Orçamentos |
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Esta seção ainda não possui conteúdo. |
Card |
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default | true |
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id | Relatórios Faturamento |
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label | Vendas |
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MATR600 - Pedidos de Vendas X Clientes / Pedidos Por Vendedor/Cliente
Por meio deste relatório é possível avaliar os totais em pedidos de venda emitidos por vendedor em determinado período, por Cliente. Pode ser parametrizado em relação à data, percentual para juros, devolução, TES do estoque, TES do faturamento, tipo de relatório, moeda, vendedor e produto
- A função de Personalizar Células está disponível apenas para a seção "Vendedores" (SA3). Caso seja imprescindível, avalie a alternativa de customização, conforme detalhes acima.
MATR700 - Pedidos a Faturar / Relação de Pedidos de Vendas
Apresenta a relação dos pedidos de venda a serem faturados e as características gerais do pedido, da liberação e da situação quanto à ordem de produção.
Não é disponibilizada a personalização do relatório
Ocorre que esse relatório não possui estrutura para manipulação. Antes, o sistema permitia acessar a funcionalidade de personalizar, mas ao tentar incluir campos por exemplo, exibia uma mensagem informando que a personalização seria desconsiderada. Se o usuário insistisse em personalizar gerava inconsistência nos resultados impressos. Na data de 16/11/15 foi retirada a opção. Caso seja imprescindível, avalie a alternativa de customização, conforme detalhes acima.
MATR730 - Pré Nota / Emissao da Confirmacao do Pedido
Permite a emissão da confirmação dos produtos faturados, relacionados a um pedido de venda, apresentando todas as características do pedido, tais como: quantidade, TES, valor dos impostos, condição de pagamento, transportadora, entre outros.
Card |
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default | true |
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id | Relatórios Faturamento |
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label | Faturamento |
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FATR120 - Faturamento Real por Agrupador / Faturamento Diário por Agrupador
O relatório de faturamento real por agrupador emite uma relação com uma visão gerencial de todo o faturamento e seus cancelamentos/descontos, dia a dia e por agrupador, para um determinado mês solicitado. Além disso, é realizada uma comparação entre a movimentação do mês solicitado e a do mês anterior.
- Base da Extração
A partir do preenchimento dos parâmetros de execução (perguntas), o sistema coleta, da base de dados, os documentos de saída pela data de emissão.
- Complemento da Extração
Na extração das informações da base de dados, o sistema relaciona as notas fiscais com clientes, produtos, grupo de produtos, contas a receber, pedidos de venda e novos agrupadores.
- Corpo do Relatório
As informações são impressas em duas linhas para cada dia, em ordem de dia.
Na linha 1 do dia:
• Dia do Mês;
• Uma coluna para cada agrupador, com o total faturado por agrupador;
• Total geral do dia;
• Total acumulado até o dia
Na linha 2 do dia:
• Fixo DES;
• Uma coluna para cada agrupador com o total de cancelamentos/ descontos do dia;
• Total de cancelamentos/ descontos do dia;
• Total acumulado de cancelamentos/ descontos até o dia.
- Quebras no Nível de Detalhe
Para a geração do corpo do relatório, no nível de detalhe, as informações são geradas obedecendo a uma quebra de um nível por Dia de Movimento, sendo que são impressos somente os valores totais de faturamento por agrupador, por dia e não serão impressos um a um. O mesmo ocorre para a linha de cancelamentos/ descontos, por dia, por agrupador.
Esta quebra sem detalhes tem a função de gerar uma relação sumarizada de todo o faturamento do mês, dia a dia.
- Inconsistência com Banco de Dados Oracle:
No preenchimento da tabela TB3, quando selecionada a opção de gerar a planilha Excel (MV_PAR04): Consulte MP-FAT-TABELA-TEMPORARIA-TB3
MATR540 - Comissões
Apresenta, por vendedor, as comissões calculadas e geradas, de acordo com a rotina de cálculo das comissões.
Apresentados todos os dados relativos à comissão, como valor original do título, valor base para cálculo, percentual e valor da comissão.
Verifique aqui as Tabelas Utilizadas MATR540
Relatório sai em branco, não há dados
O MATR540 é baseado no cálculo de comissão - Tabela SE3 (Rotina Manut. de Comissao: MATA490.PRX)
A Tabela SE3 foi alimentada com a comissão em questão? Pode verificar através da rotina MATA490 - Manutenção de comissão
Caso tenha sido alimentada com a comissão, mas não exibe no relatório, então revise os parâmetros de impressão pois eles que limitam a exibição de dados da tabela
Caso realmente não tenha dados na tabela, então a comissão não foi gerada. Neste caso, reveja as configurações seguindo o procedimento: FAT0052_Configuração_Das_Comissões_Dos_Vendedores
Fluxograma
Deck of Cards |
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startHidden | false |
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effectDuration | 0.5 |
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id | flxg |
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effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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Card |
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default | true |
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id | Dinâmica dos campos (B2_QTNP), (B2_QNTP) e (B2_QTER) |
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label | (A) - Dinâmica dos campos (B2_QTNP), (B2_QNTP) e (B2_QTER) |
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| Dependendo da configuração da TES, o sistema atribuirá o saldo do produto da movimentação em campos diferentes.
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title | 1) Movimentando controlando estoque (B2_QNTP e B2_QTNP) |
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| Movimentando operações com Poder DE/EM Terceiros com TES que atualiza/movimenta o estoque (F4_ESTOQUE = Sim) Image Added |
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title | 2) Movimentando NÃO controlando estoque (B2_QTER) |
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| Movimentando operações com Poder DE/EM Terceiros com TES que NÃO atualizam/movimentam o estoque (F4_ESTOQUE = Não) Image Added
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Expandir |
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| Image Added |
Aviso |
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| Expandir |
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title | Utilização de saldo enviado e recebido em/de terceiros |
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| - Se for necessário utilizar o saldo recebido de terceiro (B2_QTNP) para outros faturamentos (venda), informe na TES de venda uma TES de retorno simbólico através do campo "TES Ret.Sim" (F4_TESP3). Esta configuração faz com que, na preparação do Documento de saída, o saldo de terceiro em seu poder (B6_SALDO) seja baixado (indicando que não haverá retorno). E assim, esse saldo é utilizado em sua venda do produto/ material.
Já para uso de saldo enviado a terceiro (B2_QNTP), para o faturamento deste saldo é preciso utilizar o campo Sld. Poder 3 (F4_SLDNPT) = '1 Disponível para Faturamento' (na TES de venda). Essa configuração fará com que o controle seja efetuado na disponibilidade em poder de terceiros (B2_QNPT) e sem gerar bloqueio do saldo de estoque, uma vez que o controle de saldo passará a ser avaliado pelo campo B2_QNTP. Nos exemplos de operações, Consignação - Situação 2, demonstra como deve ser efetuado a venda quando o produto é DE Terceiros em nosso Poder. Para venda de produtos EM Terceiros, a demonstração do processo encontra-se em Venda de Armazém Geral. OBSERVAÇÃO: Caso o produto esteja em armazém de Terceiros (uso dos parâmetros “MV_ALMTERC” e "MV_CONTERC"), a venda não poderá ser efetuada. O armazém definido no MV_ALMTERC é bloqueado para que não sejam efetuadas movimentações neste armazém. Apenas as movimentações automáticas, produzidas pela remessa e devolução de produtos, irão gerar movimentos no armazém de terceiros. Sua finalidade é trabalhar apuração de Custo Médio. Para mais informações sobre assunto acesse: PEST06505 - Controle do Armazém de Poder de Terceiros |
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title | Utilizar o saldo de Terceiro, em meu poder, para Venda |
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| - Se for necessário utilizar o saldo recebido de terceiro (B2_QTNP) para outros faturamentos (venda), informe na TES de venda uma TES de retorno simbólico através do campo "TES Ret.Sim" (F4_TESP3). Esta configuração faz com que, na preparação do Documento de saída, o saldo de terceiro em seu poder (B6_SALDO) seja baixado (indicando que não haverá retorno). E assim, esse saldo é utilizado em sua venda do produto/ material.
Importante: O campo F4_TESP3 tem como objetivo baixar o saldo do Poder de Terceiros que está fisicamente na empresa permitindo a venda, porém, não gera a NF de retorno de Poder de Terceiros.
Sendo assim, se a operação é de venda, deverá ser criada uma TES específica para uso neste campo com a finalidade de devolver o saldo do poder de terceiros (campo F4_PODER3) e a CFOP utilizada deverá ser a de venda e não a da operação de retorno simbólico. Deve ser informado no item do pedido de venda a NF. Original, Serie Orig. e Item NF.Orig. referente ao produto que foi recebido de terceiro, para que o sistema possa buscar as informações de Poder de Terceiros da Nota Fiscal Original, com isso no momento do faturamento será utilizado o TES de Retorno Simbólico no registro do item da nota gerada.
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title | Retorno do produto exato recebido na Remessa (Equipe Protheus Estoque - SIGAEST) |
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| - O Conceito de "Poder de Terceiro" do Protheus controla o SALDO de determinado produto, e não. o produto em si. Ou seja, quando houver o retorno não é obrigatória a devolução exatamente do mesmo item recebido, mas sim, da mesma quantidade desse item. Se for necessário controlar o produto como um item individual, diferente dos demais, para devolução exata do mesmo, neste caso, trata-se de controle de série (e não especificamente de controle do saldo de/em Poder de terceiro).
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Card |
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default | true |
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id | Dinâmica do tipo do pedido de venda e tipo do documento de entrada |
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label | (B) - Dinâmica dos tipos do pedido de venda/documento de entrada |
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| Se sua nota fiscal de entrada for do tipo "Normal" seu pedido de venda tem de ser do tipo "Utiliza Fornecedor" (C5_TIPO = B) Se sua nota fiscal de entrada for do tipo "Beneficiamento" seu pedido de venda tem de ser do tipo "Normal" (C5_TIPO = N) Image Added OBSERVAÇÃO: O tipo "C5_TIPO = D - Devolução de compras" do pedido de venda não é usado nos processos de Poder DE/EM Terceiros.
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title | Entidade Cliente ou Fornecedor |
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| - Cadastro de Cliente (MATA030/CRMA980) OU Fornecedor (MATA020) é uma Classificação específica do Protheus. Para o SEFAZ ambos são considerados como ENTIDADE. Alguns processos no Protheus requerem o cadastro de uma Entidade em ambos os cadastros (Cliente e Fornecedor).
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Card |
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default | true |
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id | (C) - Fluxograma do relacionamentos das notas de Remessa/Devolução no sistema (Tabela SB6) |
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label | (C) - Relacionamentos das notas de Remessa/Devolução no sistema (Tabela SB6) |
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| O relacionamento entre os registros é estabelecido através dos campos C6_NFORI , C6_SERIORI , C6_ITEMORI → D2_NFORI , D2_SERIORI , D2_ITEMORI nas operações de Saída; e campos D1_NFORI , D1_SERIORI , D1_ITEMORI nas operações de Entrada. Se tratando de controle de PD3 o relacionamento entre as movimentações de terceiro são estabelecidos também na Tabela SB6:
B6_TIPO | B6_IDENT | B6_SALDO | B6_PODER3 | B6_IDENTB6 | B6_ESTOQUE | B6_TPCF | B6_ATEND |
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D - De Terceiro E - Em Terceiro | Código (sequencial) de identificação dessa operação | Saldo a retornar | R - Remessa D - Devolução | Para relacionar o movimento com outro movimento (Geralmente quando há Nota de Complemento de Valor do beneficiamento) | Se o TES utilizado movimenta Estoque (na época do movimento) | C - Cliente F - Fornecedor | Preenchido com S - Sim quando zerar o saldo da Remessa indicando que foi atendido |
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Considerações Importantes
(Consulte abaixo o detalhamento para cada cenário)
Deck of Cards |
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title | Operações de Entrada (MATA103) [Equipe Protheus Compras] |
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| Image Added |
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title | Operações de Entrada (MATA103) [Equipe Protheus Compras] |
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| Image Added |
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- Consiste na emissão de uma Nota para fins de ajuste dos controles internos. Não requer transmissão ao SEFAZ porém é um procedimento que o Fisco aceita.
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title | Triangulação e Operação Triangular |
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title | Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento (Venda para Entrega Futura) [FATA400] |
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title | Cliente de Entrega diferente (C5_CLIENTE) |
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- Quando o cliente de Entrega é diferente, é necessário registrar no Pedido de Vendas os campos C5_CLIENTE (que é o Cliente da Venda) e C5_CLIENT (que é o Cliente de Entrega). No Pedido de Vendas há os campos C5_CLIENTE (que é o Cliente da Venda) e C5_CLIENT (que é o Cliente de Entrega).
- O título (quando configurado para gerar no TES) é gerado para o Cliente da Venda C5_CLIENTE - A Tributação (quando configurado para gerar no TES) é gerada para o cliente de Entrega C5_CLIENT - É levado o Cliente da Venda C5_CLIENTE no destinatário na tag "dest" e,o cliente de Entrega C5_CLIENT na tag "entrega". - É levado o Cliente de entrega no DANFE, quando o cliente da Venda e da Entrega são de estados diferentes (obs: neste caso é possível mencionar no campo C5_MENNOTA, o cliente da Venda também, para que seja mencionado nos dados complementares do DANFE, F2_MENNOTA)
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title | Filtro para performance em devolução de notas com poder de/em terceiro |
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KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT - Funcionamento do parâmetro MV_DATAPD3
- O parâmetro MV_DATAPD3 define um número de dias retroativos na pesquisa de notas com poder de/em terceiros na linha do item do Pedido de Vendas, ao pressionar a tecla [F4] no campo "Quantidade (C6_QTDVEN)" é gerada uma interface gráfica para digitação do intervalo de data de pesquisa das notas de poder de terceiros.
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Operações Específicas
Selecione a Aba relacionada à Operação desejada e confira a sugestão de processo a executar no Protheus (algumas definições podem ser adaptadas à necessidade particular de sua operação):
Deck of Cards |
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effectDuration | 0.5 |
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id | PD3 |
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effectType | fade |
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Card |
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default | true |
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id | PD3 |
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label | (CONSIGNAÇÃO) |
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| KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT (Faturamento) - Consignação no Faturamento
CONCEITO: Acordo mercantil em que uma das partes (proprietário) envia à outra parte (parceiro) certa quantidade de seu produto para que este parceiro os venda à sua carteira de clientes (retendo para si parte negociada do lucro); podendo inclusive devolver ao proprietário o saldo que porventura não conseguiu vender.
Deck of Cards |
---|
startHidden | false |
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effectDuration | 0.5 |
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id | consig |
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effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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| Card |
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default | true |
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id | consig |
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label | (Situação 1) PRODUTO QUE ME PERTENCE → Envio para um TERCEIRO realizar a venda |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Saída 1: Envio do material ao parceiro | Image Added |
Informar no Pedido (C5_CLIENTE) o Parceiro que tentará a venda. |
Entrada 1: Retorno simbólico do material pelo parceiro do saldo vendido. | Image Added |
Nesta situação, o parceiro , só efetua a devolução de terceiro para a baixa da Sb6 e não há movimentação de estoque e nem cobrança do item em consignação. |
Entrada 2: Retorno do material não vendido pelo parceiro.
| Image Added |
| Saída 2: Faturamento (Nota de Cobrança) ao parceiro do material vendido (ignorar essa etapa se não houve venda) | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
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Card |
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default | true |
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id | 0607202023 |
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label | (Situação 2) PRODUTO QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para realizar a venda |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Entrada 1: Recebimento do material pelo proprietário | Image Added |
Informar na Nota (CA100FOR) o Fornecedor (proprietário) do produto. (Equipe Protheus Compras [SIGAPCP]) |
Venda do material ao meu cliente (ignorar essa etapa caso não tenha vendido). | Image Added Image Added |
Nesta etapa é preciso informar TES de Retorno Simbólico na TES de Faturamento. | Saída 1: Retorno simbólico ao proprietário do saldo vendido (ignorar essa etapa caso não tenha vendido). | Image Added | Necessário utilizar Pedido do Tipo B (Utiliza Fornecedor) de modo que seja permitido selecionar o Fornecedor (no campo C5_CLIENTE) para a devolução. Possível que este retorno seja parcial. Caso queria relacionar a nota de entrada na devolução simbólica, deve ser informado no mensagem para nota C5_MENNOTA. | Saída 2: Retorno do material ao proprietário do saldo restante não vendido (ignorar essa etapa caso fique com o saldo até ser vendido). | Image Added | Necessário utilizar Pedido do Tipo B (Utiliza Fornecedor) de modo que seja permitido selecionar o Fornecedor (no campo C5_CLIENTE) para a devolução. Possível que este retorno seja parcial. | Entrada 2: Faturamento (Nota de Cobrança) do proprietário para o material que vendi (ignorar essa etapa se não houve venda) | Image Added | Aqui não existe mais a movimentação física de saldo em estoque. Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento")
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Card |
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default | true |
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id | PD3 |
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label | (CONSERTO) |
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| KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT (Faturamento) - Conserto no Faturamento (Poder De/Em Terceiro)
CONCEITO: Prestação de serviço em que uma das partes (proprietário) envia à outra parte (fornecedor) determinado produto para fins de conserto; e posterior retorno do Material. O Retorno pode inclusive ser acompanhado de Nota de Faturamento para escrituração e cobrança da mão de obra executada (ou não, em caso de Produto em garantia).
Deck of Cards |
---|
startHidden | false |
---|
effectDuration | 0.5 |
---|
id | consig |
---|
effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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| Card |
---|
default | true |
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id | consig |
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label | (Situação 1) PRODUTO QUE ME PERTENCE → Envio para TERCEIRO realizar o conserto |
---|
| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Saída 1: Envio do material ao fornecedor | Image Added |
| Entrada 1: Retorno do material pelo fornecedor | Image Added | Caso o retorno seja realizado por outra entidade - parceira de seu fornecedor (o qual terceiriza a mão de obra), é necessário habilitar Triangulação. | Entrada 2: Faturamento do fornecedor sobre mão de obra prestada (ignorar essa etapa se for produto em garantia) | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
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Card |
---|
default | true |
---|
id | 0607202023 |
---|
label | (Situação 2) PRODUTO QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para realizar o conserto |
---|
| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Entrada 1: Recebimento do material pelo proprietário | Image Added |
| Saída 1: Envio do material ao fornecedor (Ignorar essa etapa se o conserto é realizado em sua própria organização - não é terceirizado) | Image Added | Caso o retorno seja realizado por outra entidade - parceira de seu fornecedor (o qual terceiriza a mão de obra), é necessário habilitar Triangulação. | Entrada 2: Retorno do material pelo fornecedor (Ignorar essa etapa se o conserto é realizado em sua própria organização - não é terceirizado) | Image Added |
Caso o retorno seja realizado por outra entidade - parceira de seu fornecedor (o qual terceiriza a mão de obra), é necessário habilitar Triangulação. | Entrada 3: Faturamento do fornecedor sobre mão de obra prestada (Ignorar essa etapa se o conserto é realizado em sua própria organização - não é terceirizado) | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
Saída 2: Retorno do material ao proprietário | Image Added |
| Saída 3: Faturamento ao cliente sobre mão de obra prestada (ignorar essa etapa se for produto em garantia) | Image Added | Aqui não existe mais a movimentação física de saldo em estoque. Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
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Card |
---|
default | true |
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id | PD3 |
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label | (BENEFICIAMENTO, INDUSTRIALIZAÇÃO) |
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| KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT (Faturamento) - Beneficiamento/Industrialização no Faturamento (Poder De/Em Terceiro)
CONCEITO:Prestação de serviço em que uma das partes (proprietário) envia à outra parte (fornecedor / industrializador) determinado produto não acabado para que este seja tratado / beneficiado / modificado / produzido; e posterior retorno do Material. O Retorno geralmente é acompanhado de Nota de Faturamento para escrituração e cobrança da mão de obra executada. Veja em qual cenário está o seu processo de beneficiamento:
CENÁRIO 1. - Quando não há transformação de matéria prima em produto final, ou seja, o próprio produto enviado é o que será retornado. Exemplo, quando é enviado o produto para pintura.
Deck of Cards |
---|
startHidden | false |
---|
effectDuration | 0.5 |
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id | consig |
---|
effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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| Card |
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default | true |
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id | consig |
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label | (Situação 1) MATERIAL QUE ME PERTENCE → Envio para TERCEIRO realizar o beneficiamento |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Saída 1: Envio do material ao fornecedor / industrializador | Image Added | No momento da geração do pedido tipo B, o campo C6_IDENTB6 não será preenchido. Ao liberar o pedido será preenchido o campo C9_IDENTB6 e esse por sua vez preenche o campo D2_IDENTB6. Somente após a liberação do pedido, que teremos a informação de identificação de poder de terceiros.
|
Entrada 1: Retorno do material pelo fornecedor / industrializador | Image Added |
|
Entrada 2: Faturamento do fornecedor sobre mão de obra prestada | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") OBSERVAÇÃO: Efetuar uma nota separa para cobrar a mão de obra, onde não terá relacionamento com a nota de beneficiamento, para que não gere rejeição na transmissão da Nfe. |
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Card |
---|
default | true |
---|
id | 0607202023 |
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label | (Situação 2) MATERIAL QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para realizar o beneficiamento |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Entrada 1: Recebimento do material do proprietário | Image Added |
|
Saída 1: Retorno do material ao proprietário | Image Added |
| Saída 2:
Faturamento ao cliente sobre mão de obra prestada | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento")
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CENÁRIO 2. A) - Quando há transformação da matéria prima em produto final. Exemplo, quando envia tubo e cartucho e retornar caneta. (Não utiliza integração com módulo PCP [SIGAPCP - Planejamento e Controle de Produção - OP]) [(Caso utilize, veja abaixo, cenário 2. B)] Deck of Cards |
---|
startHidden | false |
---|
effectDuration | 0.5 |
---|
id | consig |
---|
effectType | horizontal |
---|
loopCards | true |
---|
| Card |
---|
default | true |
---|
id | consig |
---|
label | (Situação 1) MATERIAL QUE ME PERTENCE → Envio para TERCEIRO realizar o beneficiamento |
---|
| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Saída 1: Envio do material ao fornecedor/industrializador | Image Added |
|
Entrada 1: Retorno do material pelo fornecedor/industrializador | Image Added | Este retorno deve necessariamente contemplar os materiais listados na Nota de remessa. Nesta etapa ocorre a baixa do saldo em terceiro. | Entrada 2: Recebimento do Produto Final beneficiado/produzido (Nota necessária para trânsito do produto) | Image Added |
Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
Entrada 3: Faturamento do fornecedor sobre mão de obra prestada | Image Added |
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Card |
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default | true |
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id | 0607202023 |
---|
label | (Situação 2) MATERIAL QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para realizar o beneficiamento |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Entrada 1: Recebimento do material pelo proprietário | Image Added |
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Saída 1: Retorno do material ao proprietário | Image Added | Este retorno deve necessariamente contemplar os materiais listados na Nota de remessa. Nesta etapa ocorre a baixa do saldo em terceiro. | Saída 2: Envio do Produto Final beneficiado/produzido (Nota necessária para trânsito do produto) | Image Added | Necessário que ao produzir o Produto Final, seja incluído saldo manualmente no Estoque, de modo que tenha disponível para esta saída. | Saída 3:
Faturamento ao cliente sobre mão de obra prestada | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
|
|
CENÁRIO 2. B) Quando há transformação da matéria prima em produto final. Exemplo, quando envia tubo e cartucho e retornar caneta. (Utiliza integração com módulo PCP [SIGAPCP - Planejamento e Controle de Produção para gerar Ordem de Produção - OP]) [(Caso não utilize, veja acima, cenário 2. A)] Deck of Cards |
---|
startHidden | false |
---|
effectDuration | 0.5 |
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id | consig |
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effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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| Card |
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default | true |
---|
id | consig |
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label | (Situação 1) MATERIAL QUE ME PERTENCE → Envio para TERCEIRO realizar o beneficiamento |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO | Antes do envio do material fazer o cadastro da estrutura, proporcional ao passo 1 e 2 documentação. E realizar a abertura da ordem de produção, proporcional ao passo 5 da documentação.
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Saída 1: Envio do material ao fornecedor/industrializador | Image Added | Esta etapa é proporcional ao passo 7 da documentação, saída com beneficiamento do material (Equipe Protheus Planejamento e Controle de Produção [SIGAPCP]).
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Entrada 1: Retorno do material pelo fornecedor/industrializador | Image Added | Este retorno deve necessariamente contemplar os materiais listados na Nota de remessa.
OBSERVAÇÃO: Este retorno não gera saldo disponível na SB2. | Realizar o apontamento da ordem de produção. No passo anterior houve o retorno da matéria prima enviada ao terceiro, e neste passo o saldo será "convertido" no produto final, e liberado no estoque, no momento do apontamento da OP (proporcional ao passo 9 da documentação).
| Entrada 2: Recebimento da Nota de Escrituração do Produto Produzido | Image Added
| No passo anterior houve a movimentação pelo apontamento, onde já fora atribuído saldo ao produto final |
Entrada 3: Faturamento do fornecedor sobre mão de obra prestada | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
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Card |
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default | true |
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id | 0607202023 |
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label | (Situação 2) MATERIAL QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para realizar o beneficiamento |
---|
| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO | Antes do recebimento do material fazer o cadastro da estrutura, proporcional ao passo 1 e 2 da documentação.
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Entrada 1: Recebimento do material pelo proprietário | Image Added |
| Após o recebimento do material:
- Abertura da ordem de produção, proporcional ao passo 5 da documentação.
- Fazer o apontamento da ordem de produção, proporcional ao passo 9 da documentação, a qual gera um produto final com base na matéria prima.
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Saída 1: Retorno do material ao proprietário | Image Added | Este retorno deve necessariamente contemplar os materiais listados na Nota de remessa. | Saída 2: Nota de Escrituração e trânsito do Produto Produzido. | Image Added | O saldo do produto final foi alimentado no apontamento da ordem de produção mencionado acima. | Saída 3:
Faturamento ao cliente sobre mão de obra prestada | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
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Material Complementar:
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Card |
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default | true |
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id | PD3 |
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label | (EMPRÉSTIMO, LOCAÇÃO) |
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| KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT (Faturamento) - Empréstimo/Locação no Faturamento (Poder De/Em Terceiro)
CONCEITO: Empréstimo ou locação em que uma das partes (proprietário) envia à outra parte (cliente ou parceiro) máquinas, equipamentos, ferramentas ou produtos para uso ou venda; e posteriormente retorna ao proprietário. O Retorno do material é para finalizar o ciclo de terceiro; e pode inclusive ser acompanhado de Nota de Faturamento para escrituração e cobrança do serviço da locação/empréstimo.
Deck of Cards |
---|
startHidden | false |
---|
effectDuration | 0.5 |
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id | consig |
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effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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| Card |
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default | true |
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id | consig |
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label | (Situação 1) PRODUTO QUE ME PERTENCE → Envio para TERCEIRO usar ou vender |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Saída 1: Envio do material ao cliente / parceiro | Image Added |
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Entrada 1: Retorno do material pelo cliente / parceiro | Image Added | Nesta etapa há o retorno do empréstimo ou locação. Em caso de o material ter sido vendido pelo parceiro, é necessário gerar o retorno simbólico para baixa do Poder em terceiro (F4_ESTOQUE == Não de modo a não gerar saldo disponível no estoque). Aqui se fecha o ciclo de terceiro com retorno do material. |
Saída 2: Faturamento ao cliente sobre o empréstimo ou locação. | Image Added | Aqui não existe mais a movimentação física de saldo em estoque. Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") Esta nota é relacionado a cobrança do Empréstimo ou Locação, podendo ser faturado como o serviço ou produto. |
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Card |
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default | true |
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id | 0607202023 |
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label | (Situação 2) PRODUTO QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para usar ou vender |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Entrada 1: Recebimento do material do proprietário | Image Added |
| Saída 1: Faturamento do material ao seu cliente (em casos onde o empréstimo é para viabilizar uma venda). Se for apenas para uso, ignorar esta etapa. | Image Added | Nesta etapa é preciso configurar a TES para que o saldo do poder de terceiro esteja disponível para faturamento. (TES de retorno simbólico dentro da TES de venda) |
Saída 2: Retorno do material ao proprietário | Image Added | Nesta etapa é necessário retornar o empréstimo ou locação. (Em caso de o material ter sido vendido para um terceiro, é necessário gerar o retorno simbólico (F4_ESTOQUE == Não) para baixa do Poder de terceiro). Aqui se fecha o ciclo de terceiro com retorno do material. |
Entrada 2: Faturamento do proprietário sobre o empréstimo ou locação. | Image Added | Aqui não existe mais a movimentação física de saldo em estoque. Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
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Card |
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default | true |
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id | PD3 |
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label | (ARMAZENAMENTO) |
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| KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT (Faturamento) - Remessa/Devolução de Armazenamento no Faturamento (Poder De/Em Terceiro)
CONCEITO: Prestação de serviço em que uma das partes (proprietário) envia à outra parte (fornecedor=empresa de armazenagem) o produto para afins de armazenamento ou estocagem em local adequado. O Retorno do material é para finalizar o ciclo de terceiro; e posteriormente fazer Nota de Faturamento para escrituração e cobrança.
Deck of Cards |
---|
startHidden | false |
---|
effectDuration | 0.5 |
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id | consig |
---|
effectType | horizontal |
---|
loopCards | true |
---|
| Card |
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default | true |
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id | consig |
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label | (Situação 1) PRODUTO QUE ME PERTENCE → Envio para TERCEIRO armazenar |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Saída 1: Envio do material pelo proprietário | Image Added |
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Entrada 1: Retorno do material pelo fornecedor (empresa de armazenagem) | Image Added |
Aqui se fecha o ciclo de terceiro com retorno do material.
| Entrada 2: Faturamento do fornecedor (empresa de armazenagem) sobre o serviço prestado. | Image Added | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
|
Card |
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default | true |
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id | 0607202023 |
---|
label | (Situação 2) PRODUTO QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para armazenar |
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| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Entrada 1: Recebimento do material pelo proprietário | Image Added |
|
Saída 1: Retorno do material ao proprietário | Image Added |
| Saída 2: Faturamento ao cliente sobre o serviço prestado. | Image Added | Aqui não existe mais a movimentação física de saldo em estoque. Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") |
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Card |
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default | true |
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id | PD3 |
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label | (VENDA DE ARMAZÉM GERAL) |
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| KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT (Faturamento) - Venda de Armazém Geral no Faturamento (Poder De/Em Terceiro)
CONCEITO: Acordo mercantil em que uma das partes (proprietário) envia à outra parte (parceiro) certa quantidade de seu produto para que este parceiro os venda à sua carteira de clientes (retendo para si parte negociada do lucro); podendo inclusive devolver ao proprietário o saldo que porventura não conseguiu vender.
Observação: Por padrão do sistema o fluxo do processo não funciona para itens com controle de lote e endereço, nesse caso não há como realizar a venda a parte do armazem geral. Necessário retorar a mercadoria para venda. Somente para produtos sem rastros o processo é concluído.
PRODUTO QUE ME PERTENCE → Envio para um TERCEIRO realizar a venda
| ETAPA | OPERAÇÃO | OBSERVAÇÃO |
Saída 1: Envio do material ao Armazém | Image Added |
Nesta primeira etapa, é o envio do material que me pertence ao meu armazém geral. | Saída 2: Faturamento do item em armazenamento do Armazém Geral
| Image Added | Nesta etapa é efetuada a venda do produto enviado ao armazém geral em poder de terceiro. No momento da liberação do estoque, a rotina irá controlar a disponibilidade em poder de terceiros (B2_QNPT) e não irá bloquear o saldo de estoque. Neste processo não se utiliza tes de retorno simbólico associada a tes de venda, a devolução deverá ocorre na etapa posterior.
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Entrada 1: Retorno simbólico do material vendido para ajuste de saldo. | Image Added |
Nesta situação, é efetuado a devolução de terceiro para a baixa da Sb6 e ajuste de saldo na SB2 do item vendido em terceiros. Deve ser associado a nota de origem para que baixa ocorra. |
Entrada 2: Retorno do material que me pertence do Armazém Geral não vendido a clientes.
|
Image Added | Esta etapa é opcional, como se trata do envio do material que me pertence ao meu armazém geral, posso retornar o saldo ou deixá-lo no Armazém para efetuar novas vendas. |
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HELPs
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Sugestões
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Vlr Base está incorreto
O Total Base do MATR540 é trazido do campo E3_BASE. Certifique-se de que o relatório está trazendo corretamente o Valor deste campo (Pode ser consultado através da rotina Manut. de Comissao: MATA490.PRX)
Considerações a serem avaliadas para o E3_BASE:
O campo E3_BASE, é alimentado após o cálculo da comissão, que levará em conta as informações se considera ou não os impostos do cadastro do vendedor.
Na consideração de impostos se serão pagos na primeira ou diluídas nas parcelas, o processo é realizado primeiro os impostos, depois atualizar as bases de comissão, em tarefas distintas.
Veja a regra de cálculo da Base em Configuração_Das_Comissões_Dos_Vendedores
MATR550 - Notas Fiscais / Relação de Notas Fiscais
Este relatório apresenta a relação das notas fiscais geradas pelo Sistema em determinado período, totalizando por cliente os dados principais, como impostos que incidiram sobre o valor da mercadoria, despesas acessórias, armazém, CFO, etc.
Verifique aqui as Tabelas Utilizadas MATR550
Impostos COFINS-INSS-CSLL-IRRF-PIS
O relatório de relação de Notas Fiscais só contempla a impressão dos impostos de IPI, ICMS e ISS e sua finalidade não é ser um relatório fiscal com todos os impostos. Caso seja imprescindível, avalie a alternativa de customização, conforme detalhes acima.
- Não soma valor do IPI ao Valor Total (Nota de complemento de IPI)
O relatório tem a finalidade de apresentar a relação de notas fiscais geradas em um determinado período, totalizando o valor de vendas do período. O valor de complemento de impostos não soma ao total do relatório, desde a sua construção foi previsto a emissão apenas da operação de valor da fatura, e a fatura é sobre o valor dos produtos. O IPI é tributo que agrega o valor total da nota fiscal, mas, pago separadamente no financeiro. Caso seja imprescindível, avalie a alternativa de customização, conforme detalhes acima. OBS: Na coluna própria para IPI são somados os dois valores.
MATR590 - Faturamento por Cliente
Emite a relação de faturamento. Poderá ser emitido por ordem de Cliente ou por Valor (Ranking). Possibilita uma análise do faturamento da empresa por cliente, permitindo também avaliar as vendas por Estado ou por valor, em um período pré-determinado.
A parametrização do relatório permite selecionar se as devoluções de venda serão consideradas, e se o sistema deve realizar um filtro baseado no TES quanto à geração de duplicatas e movimentação de estoque, para que sejam ou não listadas as vendas que não geraram estas movimentações.
Verifique aqui as Tabelas Utilizadas MATR590
MATR660 - Resumos de Venda
Possibilita avaliar o resumo das vendas efetuadas em um determinado período, na moeda definida pela empresa, onde pode ser selecionado um intervalo de vendedores a serem considerados na emissão.
Verifique aqui as Tabelas Utilizadas MATR660
Quantidades e Valores Totais Zerados
Verifique o Parâmetro / Pergunte 04: Inclui Devolução?
Resposta | Comportamento |
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NF Original | Demonstra a Nota Original (de Venda) porém com quantidade/valor zerado se houve Devolução dessa Nota |
NF Devolução | Demonstra a Nota Original (de Venda) com devidos quantidade/valor e exibe também uma seção relacionando as Notas de Devolução |
Não Considera | Demonstra a Nota Original (de Venda) e não demonstra se houve Devolução dessa Nota |
MATR710 - Etiquetas de Volumes
Emite as etiquetas de identificação para as embalagens que serão despachadas.
Verifique aqui as Tabelas Utilizadas MATR710
MATR740 - Emissão N.Fiscais
Esse relatório foi descontinuado em versões anteriores, e substituído pelo MATR550. Detalhes em: FAT0110_Mensagem_ao_Imprimir_Relatório_MATR740_NOWINDOWS
MATR755 - Curva ABC por Região / MATR765 - Curva ABC por Cliente
Apresenta os produtos a serem separados pela expedição, de acordo com uma faixa de notas fiscais definida pelo usuário.
Verifique aqui as Tabelas Utilizadas MATR755
- Relatório sai em branco, não há dados
Esse relatório imprime dados da Tabela SJ3, populada pela rotina MATA560 - Atualização de Consumo de Vendas.
Para correta geração do relatório consulte os detalhes em: FAT0027_Relatório_Curva_ABC_(MATR765 / MATR755)
MATR780 - Faturamento por Cliente x Quantidade de Produtos / Estatisticas de Vendas (Cliente x Produto)
Apresenta uma estatística de vendas para Clientes com relação aos produtos por eles adquiridos. Desta forma é possível avaliar, por exemplo, que em determinado período, o Cliente X adquiriu 1.000 unidades do produto X e 100 unidades do produto Y.
O sistema permite a seleção da moeda a ser considerada na emissão do relatório e, através da totalização por produto e por cliente, é possível computar em valores as quantidades vendidas e realizar um comparativo. Também são relacionados os vendedores responsáveis pelas vendas.
A parametrização do relatório permite selecionar se as devoluções de venda serão consideradas, e se o sistema deve realizar um filtro baseado no TES quanto à geração de duplicatas e movimentação de estoque, para que sejam ou não listadas as vendas que não geraram estas movimentações.
Verifique aqui as Tabelas Utilizadas MATR780
Card |
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default | true |
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id | Relatórios Faturamento |
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label | Administração de Venda |
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FATR050 - Metas X Realizado / Relação de Metas de vendas X Vendas realizadas
Possibilita que seja feito um comparativo, por região, entre as metas de vendas e as vendas que de fato foram realizadas.
O sistema relaciona, por produto, as quantidades e valores definidos nas metas e as quantidades e valores vendidos, apresentando a diferença entre eles.
A impressão deste relatório considera as informações respeitando a posição do Vendedor na Estrutura de Negócio.
Card |
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default | true |
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id | Relatórios Faturamento |
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label | Endereçamentos |
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