1-Código:Será gerado com o código de identificação do participante (fornecedores, clientes, transportadores, tomadores de serviços, destinatários, remetentes etc.)que comporem a movimentação para o período selecionado, deverá ser feita a mesma consideração que é feita no Sped para a geração deste código; -2-Nome: Será gerado com o nome pessoal ou empresarial do participante; -3-País: Será gerado com o Código do país do participante; -4-CNPJ: Será gerado com o CNPJ do participante; -5-CPF:Será gerado com o CPF do participante; -6-IE: Será gerado com a Inscrição Estadual do contribuinte; -7-Código do Município: Será gerado com o código do município de acordo com a tabela de IBGE. Obs: Nota 1: Caso o campo País seja diferente de Brasil não preencher as colunas de 4 a 7. Nota 2: O registro relativo ao próprio estabelecimento do contribuinte declarante deverá constar, também, neste cadastro. Deverá ser elaborada uma única ficha para cada período de apuração informado, registrando em cada linha um participante do cadastro. 2-Quando for selecionada no combobox: "Fichas" a opção: "Ficha 2 - Tabela de Identificação do Item " deverão ser geradas as informações conforme abaixo: Nesta ficha serão gerados os itens que possuam ICMS ST,ICMS ST Guia ou ICMS ST BCR e que foram informados na Grid da nova rotina criada. Colunas: 1-Código do Item: Será gerado com o código do item de aquisição e comercialização: Obs desenvolvedor: Deverá ser realizado um nvl no campo código interno do produto, caso não haja informação verificar o código do produto; 2-Descrição do Item: Será gerado com a descrição do item; 3-Unidade do Item: Será gerado com a unidade de medida utilizada na quantificação de estoques; 4-Código de Barras do Item: Deverá verificar a mesma regra utilizada para gerar o campo 04 do registro 0200 do Sped ICMS/IPI. Não informar o conteúdo do campo somente se o produto não possuir esse código; 5-Classificação NCM do Item: Será gerado com o NCM do item; 6-Alíquota interna aplicável ao item: Será gerado com a Alíquota de ICMS aplicável ao item nas operações internas(PCPRODFILIAL.PERCALIQVIGINT); 7-CEST do Item: Será gerado com o CEST cadastrado para o item. Para a geração das informações da ficha 3 e demais fichas(1 e 2) deverão ser consideradas todas as entradas dos produtos informados na Grid da nova rotina criada que possuírem ICMS ST, ST Guia OU BCR ST, e saídas conforme as regras abaixo (col. 15 a 19) para o período selecionado. 3-Quando for selecionada no combobox: "Fichas" a opção: "Ficha 3 – Controle de Estoque - Mercadorias Enquadradas na Substituição Tributária " deverão ser geradas as informações conforme abaixo: Colunas: 1-Número de Ordem: Será iniciado sempre pelo numeral 1 na primeira linha de lançamento no período, correspondente ao saldo inicial, e os demais lançamentos numericamente em sequência; 2-Data:Será gerado com a data de movimentação do item; 3-Chave Documento Fiscal Eletrônico: Será gerado com a chave do documento fiscal; 4-Número de série do equipamento ECF:Será gerado com o número de série de fabricação do equipamento ECF, no caso de emissão de documento fiscal não eletrônico por ECF; 5-Tipo do Documento: Será gerado com o tipo do documento, se entrada ou saída; 6-Série do Documento: Será gerado com a série do documento; 7-Número do Documento: Será gerado com o número do documento; 8-Código do Remetente ou Destinatário:Será gerado conforme código gerado na "Ficha 1"; 9-CFOP: Será gerado com o CFOP da operação; 10-Número do Item: Será gerado com o número sequencial do item no doc. fiscal; 11-Quantidade (Entrada): Será gerado com a quantidade da entrada da nota para o produto; 12-Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído (Entrada):Será a soma do ICMS normal + ICMS ST + ou (ICMS ST + ST GUIA caso haja os dois para a mesma nota)ou + ST Guia ou BCR + FCP ST ou FCPSTRET caso houver da nota de entrada(Se houver o ST + ST GUIA ou ICMS ST BCR, maior que zero na mesma nota, deverá ser considerado a primeira opção, que no caso seria o valor do ICMS ST destacado em nota.Se houver apenas uma opção maior que zero, deverá ser considerada); 13-Quantidade (Saída):Será gerado com a quantidade do produto na nota de saída; 14-Valor do ICMS Suportado Unitário da Saída: Será gerado com o valor obtido da coluna 23 “Valor Unitário do Saldo” da linha imediatamente anterior; preencher esta coluna somente nas operações de saída; 15-Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído na Saída a Consumidor ou Usuário Final: Será gerado com o valor obtido pela multiplicação coluna 13 x coluna 14, preencher nas saídas a consumidor final = Sim e PCLIENTE.ORGAOPUB=Não; 16-Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído na ocorrência de Fato Gerador Não Realizado:Será gerado com o valor obtido pela multiplicação coluna 13 x coluna 14; preencher somente quando a saída tiver o CFOP 5.927; 17-Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído na Saída com Isenção ou Não Incidência: Será o valor obtido pela multiplicação coluna 13 x coluna 14; preencher quando as saídas forem para órgão público PCLIENTE.ORGAOPUB=Sim; 18-Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído na Saída para Outro Estado: Será gerado com o valor obtido pela multiplicação coluna 13 x coluna 14; preencher somente quando as saídas forem interestaduais; 19-Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído na Saída para Comercialização Subsequente (Demais Saídas):Será gerado com o valor obtido pela multiplicação coluna 13 x coluna 14; preencher para as saídas nos CFOP:5.904;5.905;5.912;5.914;5.915;5.917;5.918;5.919;5.923;5.924;5934;5949;6.904;6.904;6.912;6.914;6.915;6.917;6.918;6.919;6.923;6.924;6934;6949, desde que essas saídas possuam o destaque de ICMS,exceto devolução, e demais saídas que não atendam aos critérios das colunas (15 a 18) desde que haja o destaque de ICMS; 20-Valor de Confronto - ICMS Efetivo na Saída: a Consumidor ou Usuário Final ou no caso de Saída Subsequente Amparada por Isenção ou Não Incidência:Será gerado com o valor retornado da multiplicação da Alíquota interna do produto(PCPRODFILIAL.PERCALIQVIGINT) pela base de ICMS quando a saída for para órgão público PCLIENTE.ORGAOPUB=Sim e quando for saída a consumidor final=Sim; 21-Valor de Confronto - ICMS Efetivo da Entrada nas Demais Hipóteses: Será gerado com o valor do ICMS da operação própria baseado na última entrada das saídas no intervalo de 6.000 a 6999 e saídas no CFOP 5.927, caso a quantidade da entrada mais recente apresentada na ficha 3 não comporte a quantidade da saída, deverá ser buscada uma entrada anterior e realizar a média entre as entradas; 22-Saldo – Quantidade: Será gerado com o valor retornado da fórmula: Quantidade remanescente em estoque, que corresponderá à lançada como saldo na linha imediatamente anterior(coluna 22) + Quantidade entrada(Col.11) - Quantidade da saída(Col.13); 23-Valor Unitário do valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído: Será gerado com o valor retornado da fórmula: Coluna 24/22; 24-Saldo - Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído: Será o valor retornado da fórmula:Soma do valor do produto remanescente em estoque(Col.24 anterior) que corresponderá ao lançado como saldo na linha imediatamente anterior + o valor da coluna 12 da entrada ou deduzido do Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído(coluna 15 a 19), conforme o caso; 25-Apuração – Valor do Ressarcimento:Será o valor obtido pela diferença positiva, exceto nas devoluções de clientes, entre o valor da col 15 - 20, da col.17 - col. 20,col.16 - col.21 e da col. 18 - col. 21; 26-Apuração – Valor do Complemento: Será gerado com a diferença negativa da coluna 15 - 20 nas saídas a consumidor final=Sim e PCLIENTE.ORGAOPUB=Não ,exceto devoluções de clientes; 27-Apuração – Valor do ICMS Crédito da Operação Própria (artigo 271):Será o valor obtido na coluna 21 das saídas 6000 a 6999. Considerações importantes da Ficha 3: A Ficha "3– Controle de Estoque - Mercadorias Enquadradas na Substituição Tributária" deverá ter no cabeçalho da ficha a descrição do item e o seu código, conforme informados na “Ficha 2 - Tabela de Identificação do Item”(Layout em anexo); -O código de item e unidade de comercialização devem ser iguais aos utilizados no Sped: Obs desenvolvedor: Deverá ser realizado um NVL no campo código interno do produto, caso não haja informação verificar o código do produto; -Sendo a primeira vez que gerará a ficha 3, a linha inicial "Saldo inicial" dos produtos será gerado com a quantidade de estoque apresentado na PCHISTEST(1010) existente no último dia do mês anterior, deverá ser verificada se a flag:"Início do ingresso no sistema de apuração do ICMS passível de ressarcimento ou complemento." está marcada na tela da rotina para a geração, e deverá ser gerada as colunas conforme abaixo: 22-Saldo – Quantidade: Será gerado com a quantidade encontrada na PCHISTEST existente no último dia do mês anterior; 23-Valor Unitário do valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído: Será gerado com o valor retornado da fórmula: Coluna 24/22; 24-Saldo - Valor total do imposto suportado pelo contribuinte substituído:Para gerar o valor nesta coluna deverá ser verificado o valor do (ICMS próprio + ST,ST Guia ou BCR + FCP ST ou FCPSTRET) da última entrada do período verificado multiplicando pela quantidade da PCHISTEST, caso a quantidade da última entrada não comporte a saída, deverá ser verificada uma entrada anterior, caso não haja entradas suficientes para comportar a saída, o cálculo será feito baseado na entrada que houver. -Não sendo a primeira vez da geração da ficha 3, o saldo inicial da coluna de ‘Saldo’ deve ser escriturado na primeira linha, e extraído da mesma ficha do período imediatamente anterior, mediante a transcrição de todos os dados inerentes ao estoque, de quantidade(coluna 22), e valor remanescentes(coluna 23 e 24); -A transcrição do saldo de período anterior, existente em cada ficha do sistema, deverá ser efetuada inclusive na circunstância de inexistir movimentação no período: Exemplo: O período para a geração da ficha 3 informado é 01/12/2018 a 31/12/2018, e tenho o ressarcimento dos produtos 10,11 e 12,porém neste período(01/12/2018 a 31/12/2018) apenas os produtos 10 e 11 tiveram movimentação(entradas e saídas),o produto 12 como não teve movimentação neste período, diante disso será gerado a ficha 3 para este produto com o saldo inicial da ficha do período imediatamente anterior(colunas 22,23 e 24); -Ainda para compor o saldo inicial, será verificado as informações da Grid " Saldo " na nova rotina criada, e deverão ser somadas ao saldo inicial conforme regras acima.
-Deverá ser escriturada uma única ficha para cada código de mercadoria, o registro diário das entradas e de quaisquer devoluções/retornos deverá ser realizado antes do registro das saídas. -Devolução de mercadoria terá por objeto anular todos os efeitos de uma operação anterior, seja ela originada de uma entrada(devolução a fornecedor) ou saída(devolução de cliente): -Devolução a fornecedor: Deverão ser preenchidas as colunas: 11 com o sinal negativo na frente da quantidade que está sendo devolvida, coluna 12 conforme o valor da operação original que foi a entrada da mercadoria correspondente a quantidade que está sendo devolvida com o sinal negativo na frente do valor. -Devolução de cliente: Deverão ser preenchidas as colunas: 13 com a quantidade que está sendo devolvida com sinal negativo na frente, o valor total do imposto suportado pelo contribuinte(col. 15 a 18) deverá preencher com o valor da saída original de acordo com a quantidade que está sendo devolvida com o sinal negativo na frente do valor, irá preencher a mesma coluna que foi preenchida na saída somente se a saída preencheu uma das colunas(15 a 18), preencher as colunas 20 e 21 com valor negativo proporcional a quantidade que está sendo devolvida,desde que a saída original tenha preenchido uma dessas colunas; -Retornos de operações com destaque de ICMS:Deverão ser preenchidas as colunas: 13 com a quantidade que está sendo devolvida com sinal negativo na frente, o valor total do imposto suportado pelo contribuinte(col. 19) deverá preencher com o valor da saída original de acordo com a quantidade que está sendo retornada com o sinal negativo na frente do valor(verificar a saída anterior que tenha como início do CFOP o inverso:Ex: Retorno:1923, verificar a saída no CFOP 5.923) CFOP's de retorno a serem verificados:1.904;1.906;1.907;1.913;1.914;1.916;1.918;1.919;1.925;1934;1.949;2.904;2.906;2.907;2.913;2.914;2.916;2.918;2.919;2.925;2934;2949
-Para gerar valor na Coluna 15 será necessário verificar se há valores em alguns dos campos:pcmov.pauta; pcmov.vlpauta2; pcmov.vlpautaicmsantec;pcmovcomple.vlpautabcr, verificar se o parâmetro pcmovcomple.usapmcbasest estiver marcado verificar o campo pcmovcomple.precomaxconsum. Será necessário verificar esses campos, pois eles são a base de cálculo do ST, e somente se eles tiverem esse cenário que será possível se ressarcir na venda para consumidor final de acordo com o comunicado Cat 6/SP,não há esses campos na rotina 1007, porém baseados neles geramos a base de ST.
-Exemplo da média a ser realizada para geração do valor do confronto col.21: Último documento de entrada: 10 unidades, a R$15,00 cada. Penúltimo documento de entrada: 20 unidades, a R$10,00 cada. Saída: 12 unidades. Valor Total do Confronto(Col.21):10 unidades a R$ 15,00 = R$ 150,00 + 2 unidades a R$ 10,00 = R$ 20,00. Valor total: R$ 170,00, que divididos por 12 = R$ 14,17. Obs: O valor encontrado da média acima será multiplicado pela quantidade da saída para geração da coluna. Gravação das informações das fichas em tabela:
-Deverão ser gravadas as informações das fichas 1,2 e 3, para que seja possível imprimir as fichas quando selecionadas e ter a possibilidade de salvar as fichas em extensão .xls (excel); -Quando a opção "Reprocessar saldos" for selecionada deverá reprocessar os saldos da ficha 3 e informações da ficha 1 e 2 e sobrepor as informações na tabela; -Para habilitar a flag: "Início do ingresso no sistema de apuração do ICMS passível de ressarcimento ou complemento." deverá ser verificado se há informações gravadas na tabela para a ficha 3, caso tenha, não deverá ser habilitada; -Deverão ser gravados em "Dados Genéricos" os produtos selecionados na Grid da nova rotina(critério 6), para impressão das fichas 1 a 3. -O saldo editado na opção "Saldo" da tela da nova rotina(critério 5) deverá ser gravado. |