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CONTEÚDO

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  1. Outras Ações / Ações relacionadas

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  1. Principais Campos e Parâmetros

Índice
exclude.*CONTEÚDO
stylenone
separatornone

...

01. VISÃO GERAL

Esta rotina é utilizada para permite apontar todos os fatos ocorridos durante uma viagem de transporte. Esses dados , sendo que estas informações podem ser visualizados visualizadas posteriormente, na consulta de tracking Tracking, que permite acompanhar e monitorar as viagens com base nos apontamentos. Assim, é possível ter obter uma visão precisa dos pontos por onde a mercadoria do cliente passou e quais restam para completar o trecho de viagem até o destino.

ExemplosExemplo:

  • Coleta efetuada;
  • Confirmação de embarque;
  • Entrega efetuada;
  • Cliente fechado;
  • Apreensão de carga em posto fiscalPosto Fiscal;
  • Queda de barreira na estrada - viagem atrasada;
  • Roubo de carga;.

O registro da ocorrência está diretamente relacionado ao tipo de ocorrência configurado

...

na rotina Tabela de Ocorrências

...

(TMSA020) que, conforme o seu cadastro, poderá gerar uma ação a ser executada no

...

Sistema.

02. 

...

TIPOS DE

...

OCORRÊNCIAS

Quando registradas ocorrências do tipo Gera Pendência ou Gera Indenização, Indenização serão atualizadasatualizados, respectivamente, Registro de Pendências e o Registro de Indenização.

Informações

...

titleIMPORTANTE!

...

  1. Para apontar uma ocorrência do

...

  1. tipo Gera Pendência para um documento Bloqueado

...

  1.  é necessário configurar o

...

  1. parâmetro MV_TMSPNDB com conteúdo T (True).
  2. Para a movimentação do documento

...

  1. deve

...

  1. ser efetuada a liberação do documento (ocorrência do tipo 03-Libera Documento). Caso contrário, o

...

  1. Sstema impede qualquer tipo de movimento a ele relacionado.

...

Ocorrências de

...

Avaria de

...

Mercadorias

Para as ocorrências do tipo Pendência de Avaria de mercadorias do cliente

...

é possível controlar a

...

Filial responsável pela avaria por meio do campo Fil. Orig. Pnd., disponível na

...

no painel Itens

...

desta rotina, bem como, atualizar o registro de pendências ou o registro de indenização.

Assim, é possível informar a

...

Filial da

...

Transportadora que gerou a ocorrência de avaria, independente da

...

Filial que finaliza o processo de transporte e que gera o cadastro no registro de ocorrências.

Ocorrências de

...

Sobras

Para atender as situações em que o cliente necessita lançar ocorrências de sobras de mercadorias no armazém sem saber o cliente e/ou documento relacionados a elas

...

é possível registrar ocorrências sem informar o documento de transporte.

Neste caso, para gerenciar as ocorrências, o usuário poderá lançá-las com o tipo Gera Pendências, que atualizará o Registro de Pendências, permitindo controlar os problemas ocorridos com a mercadoria transportada, como por exemplo: mercadoria avariada, sobra, falta, bloqueios,

...

entre outros.

Para o tipo de ocorrência Gera pendência, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte. Veja mais detalhes no tópico Controle de Saldos de Ocorrências.

Para determinar os possíveis tipos de identificações de um produto, consulte a rotina Identificação

...

do Produtos (TMSA016).

Ocorrências Informativas

Se a ocorrência for do tipo Informativa e por viagem será apresentada a tela Confirmação de Embarque. Nela, é possível informar os dados de embarque da viagem, tais como: companhia aérea, número do voo, data da partida, hora da partida, data da chegada, hora da chegada, entre outros.

Para visualizar os dados informados na confirmação de embarque, utilize a opção Visualizar desta rotina, que disponibiliza a opção Confirmação de Embarque - <F4>.

Ocorrências de Transferência de Viagem

Ao efetuar o registro de ocorrência do tipo Transferência de Viagem, caso o usuário informe a quilometragem de entrada, a viagem original será encerrada.

Para tratar as situações em que é necessário transferir os documentos de transporte de uma viagem em trânsito para outra viagem em aberto, sem ter que encerrar a viagem original, pois ela poderá seguir a sua rota de destino, deve-se verificar o conteúdo do parâmetro MV_KMOBRIG, que permite configurar se o sistema exigirá, ou não, a informação da quilometragem de entrada do veículo da viagem original.

O parâmetro MV_KMOBRIG pode ser configurado com:

. T. (True/Verdadeiro): conteúdo padrão do Sistema, é obrigatória a informação da quilometragem de entrada do veículo, encerrando a viagem quando todos os documentos estiverem com o status Cancelado ou Encerrado.

.F. (False/Falso): não é obrigatória a informação da quilometragem, mantendo a viagem original com o status Em Trânsito. Além disso, permite a transferência de outros documentos para a viagem original.

Informações
titleIMPORTANTE!
  1. Caso ocorra uma ocorrência de transferência deve ser utilizado o parâmetro MV_TMSCVIA para definir a ação a ser tomada em relação à viagem. As ações podem ser definidas entre as opções a seguir:
    • Opção 0: Não utiliza o parâmetro.
    • Opção 1: Cancela a Viagem.
    • Opção 2: Encerra a Viagem.
    • Opção 3: Pergunta qual ação deverá ser tomada.
  2. Caso o parâmetro esteja igual a 0 (zero), a viagem para a qual está sendo apontada a ocorrência será cancelada.
  3. Caso esteja configurado como 1 (um), a viagem será encerrada.
  4.  Mas, se estiver configurado como 2 (dois), será apresentada a pergunta de qual ação deverá ser tomada (Cancelar ou Encerrar).

Ocorrências de Tipo de Encerramento de Processo e Retorno ao Armazém

Quando o apontamento das ocorrências de documentos contidos em uma viagem de entrega for do tipo encerramento de processo e existir outra ocorrência anterior relacionada a eles do tipo retorno ao armazém, será possível a geração automática de documentos de armazenagem.

Para o tipo de ocorrência Encerra Processo, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte.

Para efetuar a cobrança da armazenagem automática, gerando os documentos de armazenagem, é necessário:

1.  Cadastrar uma tabela de frete com os componentes desejados.
2.  Criar um serviço de armazenagem e atualizar o parâmetro MV_SERARM.
3.  
Verificar a configuração dos seguintes parâmetros no ambiente Configurador:

ParâmetroDescrição
MV_OCORARMIndica o código da ocorrência que gera armazenagem.
MV_TPDCARM

Indica os tipos de documentos de origem que podem gerar armazenagem, sendo eles:

  • Tipo E para CTRC
  • Tipo F para Nota Fiscal.

Este parâmetro pode ser configurado com mais de um tipo de documento como, por exemplo, [E;F].

MV_OBSARMAContém a observação que deve ser gravada no documento de armazenagem.
MV_SERARMIndica o código de serviço cadastrado na tabela de frete para a armazenagem.
MV_TMSUNFSIndica se deve ser gerada nota fiscal ou conhecimento de armazenagem.

03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Registrar as Ocorrências de Viagens

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Ocorrências > Registro de Ocorrências

  2.  Na tela Registro de Ocorrências, clique em Apontar.

  3.  Será apresentada a tela Registro de Ocorrências - Apontar, que está dividida nos seguintes painéis:

    1. Cabeçalho: são apresentados os dados: filial da ocorrência, número da ocorrência, a filial origem da viagem e o número da viagem.

    2. Itens: são registradas as ocorrências relacionadas à viagem, tais como: data, hora, código da ocorrência, motivo, documento, quantidade em volume do documento, peso real do documento, quantidade em volume da ocorrência, peso real da ocorrência, filial origem da ocorrência, data/hora de chegada, data/hora de saída, entre outros. Neste painel, observe o campo Km Chegada.

    3. Rodapé: apresenta a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência. Esta opção é utilizada quando, para a mesma viagem, serão registradas várias ocorrências. Permite repetir o conteúdo apontado na primeira ocorrência para as outras que serão informadas.

  4.  Em Cabeçalho, informe a Filial origem e a viagem.

  5.  No campo Fil. Origem está disponível a consulta padrão Filial Origem/Viagem.

  6.  Se selecionada a filial por essa consulta, o campo Viagem é preenchido automaticamente.

  7.  Em Itens, informe a ocorrência e os demais dados necessários para este cadastro.

  8.  Para cadastrar outra ocorrência relacionada à mesma viagem, pressione a tecla Seta para baixo.

  9.  Será apresentada uma nova linha para a digitação. Repita o Passo 5.

  10.  Verifique a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência, disponível no rodapé da tela.

  11.  Confira os dados e confirme.

Informações
titleIMPORTANTE!
  1. O parâmetro Edita E-mail? (Sim/Não) permite definir se o e-mail pode ser editado antes de ser enviado. Ele pode ser configurado utilizando-se a tecla [F12] na tela Manutenção da Rotina.
  2. Os destinatários da mensagem são sugeridos conforme a configuração da tabela de ocorrências e do cadastro de ocorrências x usuários.
  3. O corpo do e-mail também será sugerido automaticamente, de acordo com os dados informados no registro da ocorrências; se necessário, o usuário pode alterá-los.
  4. Se o registro de ocorrências for por viagem e no seu apontamento informar documentos que possuam destinatários idênticos, é possível que sejam aglutinados. A chave de aglutinação de mensagens obedece à seguinte ordem: 
                     Devedor do Frete + Remetente + Destinatário + Despachante + Consignatário
    Sendo assim, estes dados deverão ser idênticos e informados.

04. TELA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Apontar

Permite acessar a tela Registro de Ocorrências - Apontar, na qual é possível apontar os registros de ocorrências das viagens.

Visualizar

Permite acessar a tela Registro de Ocorrências - Visualizar, na qual é possível visualizar os registros de ocorrências das viagens.

Outras Ações > Estornar

Permite estornar os registros de ocorrências das viagens.

05. TELA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS - APONTAR

Outras Ações / Ações Relacionadas

AçãoDescrição
Pesquisar

Permite pesquisar os documentos informados no registro de ocorrências.


E-mail

Permite acessar as funcionalidades para o envio de e-mails, lembrando que se o parâmetro estiver configurado como Sim, também será apresentada a tela para edição do e-mail, antes do seu envio.

Não existem parâmetros para acionar a integração do apontamento de ocorrências com o envio de e-mails. Sempre será verificada a existência de ocorrências configuradas para envio do e-mail e/ou a existência do cadastro de Ocorrências x Usuários. O e-mail somente será enviado caso exista ao menos um das duas configurações.

A configuração do servidor de e-mails seguirá as informações dos parâmetros já existentes (MV_EMCONTA, MV_EMSENHA, MV_RELSERV, entre outros).

Conciliação de Sobras e FaltasPermite listar as sobras ou faltas, possibilitando ao operador localizar a mercadoria que está em falta ou excesso, de forma rápida e simples, evitando que o destinatário final não receba a mercadoria na sua totalidade.

Pré-requisitos:

Veja mais sobre a rotina aqui.

03. TELA XXXXX

Outras Ações / Ações relacionadas

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Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

...

Fil. Origem

Código da Filial de origem da viagem.

Viagem

Código da viagem que gerou a ocorrência.

Cod. Ocorre.

Código de ocorrência que indica o tipo de ação que ocorreu para um conhecimento de frete ou para a viagem.

Motivo

Descrição a ocorrência.

06. TABELAS UTILIZADAS

  • DA3 - Cadastro de Veículos

  • DF0 - Agendamento

  • DF1 - Itens do Agendamento

  • DTQ - Viagem

  • DV4 - Notas Fiscais com Avaria

  • DVH - Confirmação de Embarque

  • DUA - Registro de Ocorrências

  • DT2 - Tabela de Ocorrências

  • DUD - Movimento de Viagem

  • DT4 - Contrato de Carreteiro

  • DT5 - Solicitação de Coletas

  • DT6 - Documentos de Transporte

  • DT8 - Composição de Frete

  • DTA - Carregamento

  • DTR - Veículos da Viagem

  • DTW - Operações de Transporte

  • DTX - Manifesto de Carga

  • DTV - AWB Agente

  • DU7 - Averbação de Seguro

  • DUB - Registro de Indenização

  • DUH - Endereçamento de Notas Fiscais

  • DUU - Registro de Pendência

  • DUV - Registro de Entrada/Saída de Veículos

  • DUT - Tipos de Veículos

  • SF2 - Cabeçalho Nota Fiscal de Saída

07. ASSUNTOS RELACIONADOS



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