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Produto:

 Microsiga Protheus® Protheus®

Ocorrência:

Esta página é para centralizar as informações sobre o portal PMS.

Ambiente:

SIGAPMS - Gestão de Projetos (SIGAPMS)

Temas abordados neste documento:

Configuração de acesso  e funcionamento das rotinas do portal PMS.


O Microsiga Protheus® disponibiliza através do Portal PMS a possibilidade auto-serviço focado em Clientes por meio de uma interface Web.

 

deck

Como configurar


startHidden
Expandir
titleConfiguração do Portal PMS
false
effectDuration0.5
idPortal do PMS
effectTypehorizontal
loopCardstrue

Para que se possa navegar no Portal do Cliente é necessário:

  • Configurar os Web Services e deixar os serviço ativos;
  • Carregar os serviços de Web Service via módulo de Faturamento, Portal, Web Services;
  • Certificar que o menu do Portal do Cliente esteja carregado após carregar os Web Services;
  • Criar um usuário de portal.PMS0028 - A configuração completa poderá ser seguida através da FAQ:  do Portal PMS       cardPortal do ClientePortal do Cliente
    Card
    defaulttrue
    idPortal PMS
    labelConfiguração
    Configuração
    Aviso
    titleObservação

    As configurações iniciais do Portal do PMS são as mesmas que o portal do Vendedor.

    Em caso de dúvidas no processo de configuração dos Web Services, contate a equipe de atendimento Frame Work Protheus Framework para auxiliar.



    O agrupamento CRM dispõe as informações de :

    • Catálogo de Produtos - Demonstra a consulta de produtos do cadastro de produtos, as tabelas de preços em qual o produto está inserido e seu preços praticados, além do saldo disponível em estoque .

    O produto pode ser consultado por código, grupo ou tipo de produto, podendo ser ordenado por: 

    Image Removed

    • Gerenciamento de Informações - Demonstra a consulta do cliente associado ao Vendedor  e seus contatos, podendo alterar ou complementar informações do cadastro, e posteriormente salvar estas alterações via portal.
    • Representante Comercial: Demonstra os dados cadastrais do Vendedor associado ao cliente.
    • Solicitação de Tarefa: Demonstra as tarefas cadastradas para o Vendedor associado ao Cliente.
    Expandir
    defaulttrue
    idPortal do Cliente
    labelCRM
    title1 - Configurando o WEBSERVICES

    Para habilitar os Portais Protheus, é necessário que os WebServices estejam ativos.  Ambos serviços dependem do serviço HTTP do Protheus, que permite que as informações sejam publicadas na WEB. 

    A configuração inicia-se habilitando o serviço HTTP e configurando a porta que todos os outros serviços dependentes deste irão utilizar para a publicação das informações.


    Informações

    Os serviços devem ser configurados pelo WIZARD, pois a cada módulo WEB instalado são descompactados arquivos importantes no diretório informado na configuração. Estes arquivos são de extensão exclusiva da Microsiga, os *.MZP, e que apenas com o Wizard será possível a correta instalação.

    No exemplo acima, a configuração está sendo realizada para o caminho LOCALHOST. Para publicá-lo informe o nome da máquina ou o endereço IP.

    Caso seu serviço HTTP esteja configurado para a porta 80, não deve informá-lo no host. Exemplo localhost/ws.




    Deck of Cards
    idtdrf
    Card
    labelSe não for multifilial
    Card
    defaulttrue
    id
    Custo Médio
    label
    Vendas e Distribuição
    Configuração dos Web Services

    A - Acesse o Wizard de configuração dos Serviços;


    B - Em Servidor Internet (HTTP/FTP), verifique se o serviço de HTTP já existe, confirme se está habilitado e para qual porta está configurada. Pois estas são informações indispensáveis para o correto funcionamento dos WebServices e Portais.


    Expandir
    titleC - Configurando HTTP/FTP
    • Realize o Download dos Arquivos de Portais (web_files) do Portal do Cliente;
    • Inclua uma pasta web dentro da Protheus Data do Sistema e insira os web_files;
    • Insira também os arquivo  web_files na pasta systemload
    • Selecionar a opção: <HTTP> e clicar na barra superior <Editar> conforme exemplo;
    • O sistema apresentará a tela para Configuração da Seçãoonde os principais campos são:
      • Flag para Habilitar o Protocolo;
      • Path de Arquivos = Caminho da Pasta Web;
      • Ambiente = Nome do Ambiente;
      • Porta de Conexão = Porta de configuração dos Serviços;


    Dica
    titleImportante

    Na configuração da Seção, inserimos como exemplo a porta 92, porém ela pode ser alterada caso prefira.

    Caso definida a porta padrão do serviço HTTP que é a 80, não é necessário especificá-la na configuração do WS e Portais.


    Basta confirmar e gravar as configurações


    D - Configure os Módulos da Web:

    Expandir
    titleWS TOTVS Linha Protheus Web Services
    • Realize as configurações básicas, campos importantes:
      • Módulo Web = WS - TOTVS Linha Protheus Web Services;
      • Nome da Instância = ws;
      • Diretório Raiz das Imagens (Web Path) = Diretório da Pasta Web onde o sistema irá criar a pasta "ws";
      • Selecione o Environment = Nome do Ambiente;
      • Flag para habilitar processos na inicialização do Servidor.


    • Realize a Configuração de Host x Empresas/Filiais, campos importantes:
      • Host = Server e porta dos Web Services (Deve ser informada a porta informada na Configuração HTTP/FTP);
      • Selecione a Empresa/Filial = Empresa e Filial de acesso (Para configuração Multifilial, consulte a respectiva aba).
      • Clique em "Relacionar" e em "Avançar".


    Finalizar e confirmar a configuração.


    E - Configure o Portal (Protheus)

    Expandir
    titlePP Portal Protheus
    • Realize as configurações básicas, campos importantes:
      • Módulo Web = PP - Portal Protheus;
      • Nome da Instância = pp;
      • Diretório Raiz das Imagens (Web Path) = Diretório da Pasta Web onde o sistema irá criar a pasta "pp";
      • Selecione o Environment = Nome do Ambiente;
      • URL do Protheus Web Services = Server e Porta de configuração dos Web Services.
    • Realize a Configuração de Host x Empresas/Filiais, campos importantes:
      • Host = Server e porta do Portal (Deve ser informada a porta informada na Configuração HTTP/FTP);
      • Selecione a Empresa/Filial = Empresa e Filial de acesso (Para configuração Multifilial, consulte a respectiva aba).
      • Clique em "Relacionar" e em "Avançar".
    • Realize a Configuração de Usuários, onde irá definir o número mínimo e máximo de usuários para acesso.

    Finalizar e confirmar a configuração.

    Inclua na pasta pp os colocar o arquivos da pasta web na systemload


    F - Após as configurações acima, o sistema irá inserir as informações de acesso aos Web Services no arquivo AppServer.ini do Protheus, verifique se as informações estão de acordo com o exemplo abaixo, caso não estejam realize ajustes (Lembrando que a Porta e o Nome do Ambiente serão os que preencheu durante a configuração):

    Expandir
    titleAppServer.ini

    [HTTP]

    ENABLE=1

    PORT=81


    [localhost:92/ws]

    ENABLE=1

    PATH=c:\seuambiente\Protheus_Data\web\ws

    ENVIRONMENT=12.1.025

    INSTANCENAME=ws

    RESPONSEJOB=JOB_WS_9901

    DEFAULTPAGE=wsindex.apw

    SECURITY=0


    [JOB_WS_9901]

    TYPE=WEBEX

    ENVIRONMENT=12.1.025                                         

    INSTANCES=1,1

    SIGAWEB=WS

    INSTANCENAME=ws

    ONSTART=__WSSTART

    ONCONNECT=__WSCONNECT

    PREPAREIN=99,01

    SECURITY=0


    [localhost:92/pp]

    ENABLE=1

    PATH=c:\seuambiente\Protheus_Data\web\pp

    ENVIRONMENT=12.1.025                                       

    INSTANCENAME=pp

    RESPONSEJOB=JOB_PP

    SECURITY=0


    [JOB_PP]

    TYPE=WEBEX

    ENVIRONMENT=ENVIRONMENT

    INSTANCES=1,1

    SIGAWEB=PP

    INSTANCENAME=pp

    ONSTART=STARTWEBEX

    ONCONNECT=CONNECTWEBEX

    ONEXIT=FINISHWEBEX

    WEBSERVICELOCATION=http://localhost:92/ws

    SECURITY=0


    Dica
    titleAlerta de Risco

    "Fique atento ao utilizar o parâmetro de configuração com a chave Security=0, pois isso fará com que as integrações (APIs) não exijam autenticação, consequentemente dados do seu ambiente poderão ser consultados sem qualquer controle de autorização."


    G - Por fim, reinicie o Server do Protheus e verifique se o serviço do WebService subiu de forma correta no Browser, basta digitar o caminho que configurou no Wizard e verificar se o sistema indica como Habilitado:

    Image Added

    Card
    labelSe for multifilial
    Card
    defaulttrue
    id060720201
    labelConfiguração dos Web Services Multifilial

    O processo de configuração para uma nova filial é basicamente o mesmo, mas é necessário ter um novo WebService e Portal.


    Expandir
    titleA - Configurar WS TOTVS Linha Protheus Web Services
    • Realize as configurações básicas, campos importantes:
      • Módulo Web = WS - TOTVS Linha Protheus Web Services;
      • Nome da Instância = ws;
      • Diretório Raiz das Imagens (Web Path) = Diretório da Pasta Web onde o sistema irá criar a pasta "ws";
      • Selecione o Environment = Nome do Ambiente;
      • Flag para habilitar processos na inicialização do Servidor.


    • Realize a Configuração de Host x Empresas/Filiais, campos importantes:
      • Host = Server e porta dos Web Services (Deve ser informada a porta informada na Configuração HTTP/FTP);
      • Selecione a Empresa/Filial = Empresa e Filial de acesso (Para configuração Multifilial, consulte a respectiva aba).
      • Clique em "Relacionar" e em "Avançar".


    Finalizar e confirmar a configuração.

    Expandir
    titleB - Configurar PP Portal Protheus
    • Realize as configurações básicas, campos importantes:
      • Módulo Web = PP - Portal Protheus;
      • Nome da Instância = pp;
      • Diretório Raiz das Imagens (Web Path) = Diretório da Pasta Web onde o sistema irá criar a pasta "pp";
      • Selecione o Environment = Nome do Ambiente;
      • URL do Protheus Web Services = Server e Porta de configuração dos Web Services.


    • Realize a Configuração de Host x Empresas/Filiais, campos importantes:
      • Host = Server e porta do Portal (Deve ser informada a porta informada na Configuração HTTP/FTP);
      • Selecione a Empresa/Filial = Empresa e Filial de acesso (Para configuração Multifilial, consulte a respectiva aba).
      • Clique em "Relacionar" e em "Avançar".


    Finalizar e confirmar a configuração.

    Informações

    Os serviços devem ser configurados pelo WIZARD, pois a cada módulo WEB instalado são descompactados arquivos importantes no diretório informado na configuração. Estes arquivos são de extensão exclusiva da Microsiga, os *.MZP, e que apenas com o Wizard será possível a correta instalação.

    No exemplo acima, a configuração está sendo realizada para o caminho LOCALHOST. Para publicá-lo informe o nome da máquina ou o endereço IP.

    Caso seu serviço HTTP esteja configurado para a porta 80, não deve informá-lo no host. Exemplo localhost/ws.

    Pra cada filial nova é necessário configurar um novo portal.


    C - Após as configurações acima, o sistema irá inserir as informações de acesso aos Web Services no arquivo AppServer.ini do Protheus, verifique se as informações estão de acordo com o exemplo abaixo, caso não estejam realize ajustes (Lembrando que a Porta e o Nome do Ambiente serão os que preencheu durante a configuração):

    Expandir
    titleAppServer.ini

    [HTTP]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\Web
    PORT=91
    ENVIRONMENT=nome do ambiente

    [localhost:91/ws]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\web\WS
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCENAME=WS
    RESPONSEJOB=JOB_WS_9901 → (Filial 01)
    DEFAULTPAGE=wsindex.apw

    [JOB_WS_9901]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=WS
    INSTANCENAME=WS
    ONSTART=__WSSTART
    ONCONNECT=__WSCONNECT
    PREPAREIN=99,01 → (Filial 01)

    [ONSTART]
    ;JOBS=JOB_WS_9901,JOB_PP,JOB_WS02_9902,JOB_PP02

    [localhost:91/pp]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\web\pp
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCENAME=pp
    RESPONSEJOB=JOB_PP

    [JOB_PP]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=PP
    INSTANCENAME=PP
    ONSTART=STARTWEBEX
    ONCONNECT=CONNECTWEBEX
    ONEXIT=FINISHWEBEX
    WEBSERVICELOCATION=http://localhost:91/ws → (URL da filial 01)

    [localhost:91/ws02]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\web\WS02
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCENAME=WS02
    RESPONSEJOB=JOB_WS02_9902 → (Filial 02)
    DEFAULTPAGE=wsindex.apw

    [JOB_WS02_9902]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=WS
    INSTANCENAME=WS02
    ONSTART=__WSSTART
    ONCONNECT=__WSCONNECT
    PREPAREIN=99,02 → (Filial 02)

    [localhost:91/pp02]
    ENABLE=1
    PATH=C:\nome do ambiente\Protheus_Data\web\pp02
    ENVIRONMENT= nome do ambiente
    INSTANCENAME=pp02
    RESPONSEJOB=JOB_PP02

    [JOB_PP02]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=PP
    INSTANCENAME=pp02
    ONSTART=STARTWEBEX
    ONCONNECT=CONNECTWEBEX
    ONEXIT=FINISHWEBEX
    WEBSERVICELOCATION=http://localhost:91/ws02 → (URL da Filial 02)


    D - Por fim, reinicie o Server do Protheus e verifique se o serviço do WebService subiu de forma correta no Browser, basta digitar o caminho que configurou no Wizard e verificar se o sistema indica como Habilitado:

    Image Added






    Expandir
    title2 - Configurando o acesso do usuário

    O agrupamento de Vendas e Distribuição possibilita a inclusão de pedidos e orçamentos de vendas, além do acompanhamento dos pedidos e a estatísticas das vendas realizadas: 

    • Pedido de Vendas - Inclui ou Demonstra os pedidos incluídos para o Cliente.

    Pode se consultar o pedido por Data de/até e por Pedido de licitação de /até.

    Pode se visualizar um pedido incluído e alterá-lo, para posteriormente salvá-lo.

    • Orçamentos e cotações - Inclui ou Demonstra os orçamentos incluídos para o Cliente.

    Pode se consultar o orçamento por Data de/até.

    Pode se incluir um novo orçamento ou visualizar um orçamento incluído e alterá-lo, para posteriormente salvá-lo.

    Pode se visualizar o status do orçamento.

    • Acompanhamento de pedidos - Demonstra o status em que o pedido se encontra. A principio a consulta é a mesma efetuada na opção Pedido de Vendas, podendo

    ser buscada por pedido por Data de/até e por Pedido de licitação de /até.

    Após a exibição da consulta, ao selecionar um dos pedidos para visualizar os detalhes , o sistema demonstrará o pedido completo e a opção liberações.

    Na opção liberações será a seção onde poderá ser visto o status do pedido: carteira, liberado, blq. de crédito, blq. de estoque e faturado.

    • Estatística de Vendas:

    A consulta pode ser efetuada pelo código do produto , por tipo, por descrição ou grupo.

    A ordem da consulta  pode ser demonstrada por:

    Image Removed

    Após confirmar, o sistema exibe o código e a descrição do produto para visualização.

    Pode se selecionar a Data de/ate e a moeda utilizada para a venda.

    Ao clicar em buscar, o sistema mostrará as estatísticas de vendas relacionado a saldo e volume de devolução, valor líquido, valor bruto e volume de venda, e saldo de vendas.

    • Documentos Fiscais: Demonstra as Notas Fiscais do cliente.

    Deve se preencher a Data de/até e Entrega de/até para que a consulta seja apresentada.

    A ordem da consulta pode ser demonstrada por:

    Image Removed

    No detalhe da nota, é possível visualizar: os dados de cabeçalho e item de nota, origem/destino, transportadora, impostos, volume e pagamento

    Aviso
    titleObservação
    Card
    defaulttrue
    id
    060720201
    labelPortal do Vendedor

    Após a configuração dos Web Services, iniciaremos a configuração do Portal do PMS. Para isso:

    • Acesse Faturamento / Atualizações / Portal / Web Service e clique em Automático;
    • Serão carregados os Web Services;
    • Acesse Faturamento / Atualizações / Portal  /Menu dos Portais e verifique se os menus estão carregados;




    Expandir
    title3 - Configurando o portal PMS
    Card
    defaulttrue
    id060720201
    labelPortal do Vendedor

    A - Cadastre via módulo PMS\Atualizações\Cadastros \Calendário:


    Image Added


    B - Cadastre o recurso vinculado ao calendário e ao usuário de configurador:

    Image Added

    Como já existe um usuário de portal vinculado ao mesmo usuário de configurador e com os direitos carregados, bastará apenas acessar o portal PMS.


    C - Acesse o Portal com o USUÁRIO informado

    Image Added




    Expandir
    titleExemplo no appserver.ini

    O portal do PMS não sofreu atualização de frame, por isso, ao acessar será demonstrado como versão 11, mesmo configurado na versão 12.

    Exemplo para configuração do appserver.ini



    Bloco de código
    [HTTP]
    
    ENABLE=1
    PORT=90
    PATH=C:\P11_seuambiente\Protheus_Data\web
    ENVIRONMENT=Seuambiente
    RESPONSEJOB=JOB_PP
    
    [ONSTART]
    Jobs=WS_PP,JOB_PP
    
    [LOCALHOST:90/ws]
    ENABLE=1
    PATH=C:\P11_seuambiente\Protheus_Data\web\WS
    ENVIRONMENT=seuambiente
    RESPONSEJOB=WS_PP
    DEFAULTPAGE=wsindex.apw
    
    [WS_PP]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=seuambiente
    INSTANCES=1,1
    PREPAREIN=01,01
    SIGAWEB=WS_PP
    INSTANCENAME=WS
    ONSTART=__WSSTART
    ONCONNECT=__WSCONNECT
    NAMESPACE=http://LOCALHOST:90/ws
    
    [LOCALHOST:90/pp]
    ENABLE=1
    PATH=C:\P11_seuambiente\Protheus_Data\web\pp
    ENVIRONMENT=seuambiente
    INSTANCENAME=PP
    ;RESPONSEJOB=JOB_PP
    
    [JOB_PP]
    TYPE=WEBEX
    ENVIRONMENT=seuambiente
    INSTANCES=1,1
    PREPAREIN=01,01
    SIGAWEB=PP
    INSTANCENAME=pp
    ONSTART=STARTWEBEX
    ONCONNECT=CONNECTWEBEX
    ONEXIT=FINISHWEBEX
    WEBSERVICELOCATION=http://LOCALHOST:90/ws
    [MAIL]
    AuthLOGIN=1
    AuthNTLM=1
    AuthPLAIN=1
    Protocol=POP3
    AuthNTLM=1
    AuthPLAIN=1
    Protocol=POP3


    Segue as imagens do console.log ao logar no portal protheus

    Image AddedImage Added


    IMPORTANTE: O PORTAL DO PMS SÓ É HOMOLOGADO PELO INTERNET EXPLORER.




    Para que se possa navegar no Portal do PMS é necessário:

    • Configurar os Web Services e deixar os serviço ativos;
    • Carregar os serviços de Web Service via módulo de Faturamento, Portal, Web Services;
    • Certificar que o menu do Portal do PMS esteja carregado após carregar os Web Services;
    • Criar um usuário de portal.


    A configuração completa poderá ser seguida através da FAQ: PMS0028 - Configuração do Portal PMS


    Como utilizar

    Expandir
    titleFuncionalidades do Portal PMS
    do ClienteIndustrialização do Cliente
    Deck of Cards
    startHiddenfalse
    effectDuration0.5
    idPortal do PMS
    effectTypehorizontal
    loopCardstrue
    Card
    defaulttrue
    idPortal PMS
    labelGerenciar Projetos


    O agrupamento Gerenciar Projetos permite o acompanhamento da estrutura do projeto (EDT), incluindo detalhes de tarefas, datas de execução previstas e realizadas, percentual de execução, etc de acorde o com o nível de acesso do usuário. Demonstra as seguintes visões:

    • Projetos: Demonstra os projetos associados ao usuário do portal. 
    Expandir
    titleExemplo de Projeto

    Image Added

    Image Added


    Image Added


    • Apontamentos:  Demonstra os apontamento de projeto do usuário de portal. Podendo também incluir, alterar e excluir o apontamento.
    Expandir
    titleExemplo de Apontamento de Projeto

    Image Added

    Image Added

    Image Added



    • Confirmações:  Demonstra as confirmações  física das tarefas de projeto do usuário de portal. Podendo também incluir, alterar e excluir o apontamento
    Financeira

    O agrupamento Financeira possibilita uma visão das informações financeiras vinculadas as vendas do usuário do portal :

  • Títulos em Aberto - Títulos abertos que possui o Cliente usuário do portal.
  • Título Baixados - Títulos baixados que possui o Cliente usuário do portal.
  • Notas de Crédito - Notas de crédito geradas a partir de devoluções de vendas em aberto, que possui o Cliente usuário do portal.
  • Ficha Cadastral - Ficha de Cadastro do Cliente usuário do portal., relacionado a aba financeira do cadastro de cliente, limite de crédito e risco.
  • Ficha de Crédito - Demonstra a mesma pesquisa da Ficha Cadastral mas pesquisada por CPF/CGC
    • .


    Card
    defaulttrue
    idPortal
    PMS
    label
    Consultas

    O agrupamento

    Industrialização possibilita uma visão de catálogo de produto x clientes e ordem de produção.
    • Catálogo do cliente - Demonstra a mesma visão do catálogo de produtos, adicionando a visão estoque em nosso poder.
    • Ordem de produção - Demonstra a visão de ordem de produção que o cliente possua.

    de Consultas permitir a consulta às alocações de recursos distribuídos nas atividades e projetos.


    Aviso
    titleGráfico de Gantt Portal PMS - Descontinuado

    O gráfico de Gantt foi descontinuada devido a incompatibilidade de atualização do Java e, sendo assim, não executará mais a funcionalidade. 
    As opções de menu que acionam esta funcionalidade serão retiradas do menu dentro do Portal PMS a partir da versão 12.1.2410.



    • Alocação de Recursos Demonstra a alocação de recursos através do gráfico de Gantt,  baseado na duração prevista de início e término das atividades.


    Expandir
    titleExemplo de Gráfico de Gantt - Alocação de Recurso

    Image Added

    Image Added

    Image Added





    • Alocação de Equipes:  Demonstra a alocação de equipes através do gráfico de Gantt,  baseado na duração prevista de início e término das atividades.




    • Gráfico de GanttDemonstra a evolução do projeto (atividades e Edts) através do gráfico de Gantt.


    Expandir
    titleConfigurando o Gráfico de Gantt
    Aviso
    titleOBSERVAÇÃO

    O procedimento acima foi realizado com Java 8 Update 101.


    Este procedimento não atende a geração do Grafico de Gantt via Portal PMS quando utilizado navegador Google Chrome, pois a partir da versão 42 (lançada em abril de 2015), o Chrome desativou a forma padrão pela qual os browsers suportam plug-ins. Esta informação esta disponível no link: https://www.java.com/pt_BR/download/help/enable_browser.xml


    Este procedimento tem como objetivo orientar a configuração do Java para que execute a emissão do Gráfico de Gantt via Portal PMS


    Devido atualização do Java os critérios de segurança foram elevados e sua execução fica condicionada a uma série de condições.


    A geração deste gráfico utiliza os applets do Java e para que sejam corretamente executados é necessário colocar o endereço do portal como site seguro.

    Abaixo passo a passo para tal configuração:


    1 - Em seu sistema operacional execute a opção de configuração do Java

    Image Added


    2 - No painel de controle do Java, na aba Segurança, clique em "Editar Lista de Sites"

    Image Added


    3 - Será aberta a janela para edição da lista, clique em "Adicionar".

    Image Added


    4 - Informe o endereço do portal e clique em "OK".

    Image Added


    5 - Confirme a inclusão do endereço.

    Image Added


    6 - Confirme o fim das edições.

    Image Added


    Expandir
    titleExemplo de Gráfico de Gantt

    Image Added

    Image Added

    Image Added


    Card
    defaulttrue
    idPortal
    PMS
    labelManutenção de Usuário


    O agrupamento Manutenção do  usuário possibilita efetuar ajustes  no cadastro do usuário de portal.

  • Cadastro do usuário - Possibilita ajustar email, skin ou direitos do usuário, bastando incluir a senha e enviar.
    • Alteração de Senha - Possibilita alterar a senha cadastrada no Erp para acessar o portal.
    Expandir
    titleTela de Alteração de Senha

    Image Added


    • Logoff - Desloga do portal.