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De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), estima-se 46 novas alterações ou normas tributárias são publicadas diariamente. Muito além de estatísticas este número indica a criação de novos tributos, alteração de incidência de tributos existentes, aplicação de benefícios fiscais, regras em regime especial e muitos outros pontos desafiadores para empresas e sistemas de gestão fiscal . 

Desde a criação do Microsiga as configurações de tributos tem sido feitas pelo cadastro de TES - Tipo de Entrada e Saída (MATA080). As evoluções tecnológicas e tributárias aplicadas deste de a criação destas configuração foram aplicadas em partes por neste cadastros mas também exigiu a criação de outras funcionalidade como, por exemplo, a exceção fiscal (MATA540), UF x UF (FISA080). A realidade atual é um sistema com cadastros dispersos e descentralizados e uma jornada de usuários longa e pouco intuitiva para configuração do sistema.

Para solucionar estas divergências será desenvolvido o Configurador de Tributos, uma nova experiência de configuração e atualização de dados fiscais, que reúne os principais elementos de uma operação fiscal gerando mais agilidade aos clientes e usuários para adaptar o sistema à realidade tributária atual e deixar o sistema preparado para atender de forma configurável e intuitiva as diretrizes da reforma tributária brasileira.

A funcionalidade também apresenta um controle de periodicidade e históricos para planejamento e consulta dos usuários.

Benefícios

  • As informações relacionadas a definição e cálculo de tributo passariam a ser apresentadas em um único local;
  • Possibilitar o reaproveitamento de configurações para diferentes entidades (incluindo vigência), facilitando o processo de inclusão, edição e exclusão de itens;
  • Sendo assim, todo o processo fiscal estaria em um único local, sem a dependência de outras áreas (módulos) para a manutenção ou criação de novas regras;

  • Permitir que o analista construa fórmulas para o cálculo do tributo sem a necessidade de acionar a equipe de TI e/ou Suporte e DEV TOTVS
  • As regras de cálculos básicas/triviais já serão disponibilizadas automaticamente para uso, as demais poderão ser criadas;
  • Permitir que o analista visualize o resultado do calculo tributário resultante da combinação de produto, origem e destino, conforme forem sendo incluídos na nota (tempo real);
  • Disponibilizar o histórico de configurações tributárias, permitindo alterar somente os itens que hoje podem ser retificados via cartão de correção eletrônica (CFOP e CST).
  • Controle de vigência das regras e tributos trazendo segurança em possíveis fiscalizações;
  • Oferecer um conjunto de informações e configurações pré-cadastradas a fim de facilitar a implementação de uma nova filial;

Análise de Usabilidade - UX Lab

O projeto completo esta disponível em: Conteúdo Projeto UX

Em um projeto UX LAB envolvendo clientes, analistas de suporte e analistas de desenvolvimento, foram apresentados os pontos de evolução do produto total.

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Diante desta necessidade a UX sugeriu um MVP com integração via Web Service consumindo serviços públicos.

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Conteúdo Projeto UX

Fluxo de integração:

A integração Systax - TOTVS Protheus tem como premissa de utilização dos cadastros da "Camada de Perfil" como insumo base para envio da REST API de insumos de operações. O REST API de retorno irá alimentar a camada de regras das operações 

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Entregavéis:

  • MVP 01 - Release 12.1.27 - Criação de um centralizador de novos tributos, focando os diversos Fundos Estaduais  com autonomia de cadastro e controle de versionamento.
    • Status: Entregue ao mercado.
  • MVP 02 - Release 12.1.33 - Centralizador de tributos legados calculados nas operações fiscais com gravações em referência de impostos na estrutura de dicionário legado e configurador.
    • Status: Entregue pelo time (Fev/2021)
    • Observação: A previsão inicial era o lançamento na Release 12.1.31. Por decisão estratégica da companhia a expedição da Release 12.1.31 foi suspensa em decorrência da pandemia COVID-19.
  • MVP 03 - Release 12.1.33 - Centralização das regras de tributos legados não cálculados (Isenção, Redução de Base, Diferimento) e ajustes para tratamento das integrações (SIGATMS, SIGALOJA, SIGAEIC, SIGAEEC), focando em eliminar a dependência do TES existente hoje no sistema. 
    • Status: Em desenvolvimento - Épico DSERFISE-269 - Squad Fiscal Escrituração
    • Status: Em desenvolvimento - Épico DSERFIS1-24598 - Squad Fiscal Arquivos
  • MVP 04 - Release 12.1.35 - Reavaliação de Arquivos e Relatório para desligamento da regra de TES.
    • Status: Estudo
  • MVP 05 - Release 12.1.37 - Interface PO UI
    • Status: Planejado - Épico - DSERFIS1-24601 - Squad Fiscal Escrituração.

Etapas de evolução do Projeto:

MVP 03 - Release 12.1.33 - Centralização das regras de tributos legados não cálculados (Isenção, Redução de Base, Diferimento) e ajuste de código de lançamento fiscais.

  1. Spike para levantamento das tarefas pendentes;
  2. Criação das Story para execução das tarefas; 
  3. Release Planning;
  4. Atualização e divulgação do roadmap;
  5. Captação de Cliente Pilotos;
  6. Treinamentos (Desenvolvimento, Atendimento, DRG)
  7. Plano de divulgação da funcionalidade; 
  8. Criação de videos HOWTO;
  9. Documentação;
  10. Automação.