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Chave

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Objetivo

Cadastrar promoções personalizadas, para serem utilizadas somente em softwares de parceiros. O uso das promoções é feito por meio da integração com a API.

Importante: Os processos do ERP não consomem as promoções cadastradas nesta aplicação.

Caminho

Módulo SM Web > Menu Promoções > Aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas - PROMWEB001

Pré-Requisitos e Instruções

Atualizar o sistema para a versão 2021.01 ou versão superior.

Passo a Passo

Entre na aplicação:

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Imagem 1 - Tela Inicial

Caso tenha alguma promoção já cadastrada ela será listada.

Cadastrar Promoção

Clique no botão + Cadastrar nova promoção.

Será aberta a tela com 3 passos: Dados Gerais, Empresa, e Detalhes.Image Removed

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Imagem 2 - Cadastro de Dados Gerais

No passo de Dados Gerais, informe os campos:

  • Descrição*;
  • Texto Legal;
  • Data início de promoção*;
  • Data fim da promoção*;
  • Tipo da promoção*: com as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe;
    • No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.
    • No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.
    • No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.
    • No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.
    • No tipo de promoção Pack Virtual, a quantidade mínima do pack deve ser múltiplo do campo Quantidade Limite por Cliente. (Recurso Liberado a partir da versão 21.02.039 e 22.01.003)
  • Fluxo de Alocação: definir que uma determinada promoção poderá ser alocada de forma manual, no ambiente de configurações da parceira, para que somente um grupo específico de clientes tenha acesso à referida promoção. (Recurso Liberado a partir da versão 21.02.037 e 22.01.002)
          Sem restrição (padrão de exibição no carregamento inicial);
          Automático;
          Manual.
  • Exige Identificação do Cliente;
  • Exige Registro Completo;
  • Exige Ativação da Oferta;
  • Apura Verba na Venda;
    • Pessoa gera título financeiro da Verba Apurada: ao marcar o botão de Apura Verba na Venda, este campo é habilitado para vincular a pessoa no título. Quando não informada uma pessoa específica para o título, será considerado o fornecedor principal na apuração. Consulte a documentação sobre Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052.
  • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
  • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
  • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
  • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

Após preencher os campos, clique em Avançar.

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Imagem 2 - Cadastro de Empresas

Preencha os campos do passo Empresa:

  • Divisão: lista com as divisões cadastradas;
  • Segmento: lista com os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
  • Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
  • Pesquisa de empresas específicas;
  • Tabela
    • Lista de empresas, grupos, ou portes, de acordo com o tipo de agrupamento, e a caixa de seleção no início de cada linha;
    • Para a criação da promoção, é obrigatória a seleção de no mínimo uma empresa, ou um grupo, ou um porte.

Após informar os campos, clique para Avançar.

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Imagem 3 - Cadastro de Detalhes

Informe os campos do passo Detalhes:

  • Quando o tipo de promoção é Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto:
    • Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produtoCódigo GTIN (EAN/DUN)Código barras interno e Descrição do produto;
    • Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado. O produto não deverá estar em promoção normal do ERP, e nem ser inserido mais de uma vez na mesma promoção.
      • Ao clicar no botão de pesquisar do produto, será aberta a lista com todos os produtos, basta selecionar o produto desejado:

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Imagem 4 - Pesquisar Produto

    • Embalagem: com a lista das embalagens do produto ativas para venda, no segmento selecionado. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.
    • Preço atual: será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no passo Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal. Esse campo não é editável.
    • Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
    • Quantidade total alocada: define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    • Quantidade limite por cliente: define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    • Incluir todos os produtos da família: define a ação de incluir automaticamente os demais produtos da mesma família de um produto incluído pelo usuário, caso exista;

E clique Clique para incluir o produto. Será listado na parte inferior os produtos já incluídos na promoção, com as colunas:

  • Código: código sequencial do produto;
  • Produto: descrição completa do produto;
  • Embalagem: embalagem do produto, definida para a promoção;
  • Preço Atual: preço atual dos itens da promoção;
  • Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera dependendo do tipo de promoção para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
  • Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
  • Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
    • Para o cálculo de margem de lucro do preço, é considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos, a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no passo Empresas. 

    • O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.

  • Quantidade total alocada: quantidade total do produto reservada para a promoção;
  • Quantidade limite por cliente: quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;
  • Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);

Quando o tipo de promoção é Pack Virtual((Recurso Liberado a partir da versão 21.02.038 e 22.01.003), além dos campos acima mencionados, também é demonstrado o campo Qtd. mínima do pack , sendo que o campo é obrigatório para esse tipo de promoção e deverá ser múltiplo do campo Qtd. Limite por cliente(Unidade), caso esse seja informado.

                                                                                    Image Added 
                                                                                                                              Imagem 5 - Detalhes - Qtd mínima do pack


Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:

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Imagem 6 - Detalhes - Compre e Ganhe 

  • Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
  • Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;

Após incluir um produto, é possível alterar editar ou excluir por meio do botão de reticências ... :

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Imagem 7 - Editar e Excluir Produto

Ao concluir, clique para finalizarno botão de Finalizar, e será exibida a mensagem de sucesso.

Pesquisar Promoções

É exibida uma caixa contendo os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação estarão filtrados as promoções por Período vigente e Ativa, além da opção de Remover todos para limpar os filtros;

  • Código: código sequencial das promoções existentes;
  • Descrição: descrição das promoções existentes;
  • Tipo de Promoção: tipo de cada promoção listada);
  • Data Inicial: data de início de cada promoção;
  • Data Final: data fim de cada promoção;
  • Status: situação de cada promoção, sendo: A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa).

Image ModifiedAo final da linha são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.

Imagem 8 - Pesquisar Promoções

A opção representada pela engrenagem é o gerenciador de colunas, nele estão listadas todas as colunas, podendo marcar ou desmarcar as que deseja visualizar:

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Imagem 9 - Gerenciador de Colunas

No fim da tela, é exibido o , caso tenha mais registros, por meio do botão Carregar mais resultados .

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poderá visualizar as demais promoções.

Para realizar uma pesquisa mais avançada, clique sobre Selecione a opção Busca avançada;Será aberta uma janela, com o título Busca avançada, exibindo os seguintes campos:

  • Somente Ativas: caixa de seleção para filtrar somente promoções com status Ativo;
  • Período Vigente: caixa de seleção para filtrar somente promoções que estão em vigor na data atual, ou seja, a data atual está entre as datas início e data fim das promoções, isto é, a data atual é maior ou igual a data de início da promoção e menor ou igual a data fim de promoção;
  • Período: dois campos de datas para definir um intervalo de filtro das promoções;. Será possível editar apenas quando o Período Vigente estiver desmarcado.
  • Tipo da promoção: combo que exibe  com as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe, para filtrar somente as promoções de um determinado tipo;
  • Empresas: campo de pesquisa, para selecionar empresas que serão usadas para filtrar promoções vinculadas;
  • Produtos: campo de pesquisa, para selecionar produtos que serão usados para filtrar promoções em que os produtos selecionados estejam incluídos.

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Imagem 10 - Busca Avançada

Após definir O usuário define os filtros desejados e aciona o , clique no botão Aplicar filtros para retornar a tela principal da aplicação, exibindo as promoções conforme os filtros utilizados. Ou aciona o botão Cancelar para descartar os filtros. 

Editar e Duplicar

Para editar ou duplicar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher as opções de Editar ou Duplicar. Ao clicar sobre a opção desejada, será aberta a tela de cadastro para que sejam feitas as alterações.

Image AddedImagem 11 - Editar e Duplicar

Na edição e duplicação de promoção, quando desmarcar uma empresa que já esteja pré-selecionada abrirá um aviso informando que os produtos relacionados com aquela empresa serão excluídas. 

Image AddedImagem 12 - Alteração de empresas

Ativar e Inativar

Para ativar ou inativar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher a opção Ativar/Inativar. Ao pressionar, será exibida a mensagem para confirmação:

Image AddedImagem 13 - Inativar Promoção

As promoções inativas serão exibidas apenas se o filtro de status ativos estiver desmarcado:

Image AddedImagem 14 - Status Ativo

Atividades Relacionadas

Consultar e Gerenciar Promoções Personalizadas - GET

Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052