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Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelMedir/Apurar Contrato

Nesta opção é realizada a apuração e medição de atendimentos para verificar quanto será pago do contrato. A apuração é realizada consolidando as informações de todos os locais de atendimento, e seus itens do contrato (Recursos Humanos (TFF), Materiais de Implantação (TFG), Material de Consumo (TFH) e Locação de Equipamentos (TFI)).

Informações
titleNota

Devemos informar qual contrato queremos selecionar e as datas dos apontamentos, para a medição / apuração do contrato.

Deck of Cards
iddetalhes apumed
Card
defaulttrue
labelContrato de Prestação de Serviços

A apuração de contratos de prestação de serviços, que utilizam Recursos Humanos (TFF), para que os valores sejam apurados, devem ser observados os seguintes pontos:

Agendas


Valor das Horas

Informações
titleCalculo de quantidade de horas e valor de horas


Criação do Contrato

No orçamento de serviços, quandocriados como contratosnãorecorrente é imprescindível que o campo turno na aba Recursos Humanos (TFF) seja preenchido paraque posteriormente não haja divergências em relação aos valores exibidos na tela de apuração.




Para contratos não recorrentes a rotina irá considerar se existe hora extra nos agendas atendidas.

Cenário A:

Contrato de prestação de serviço não recorrente baseado em orçamento de serviço com os seguintes itens:

  • 1 Local de atendimento com período de 01/06/2022 à 01/07/2022;
  • 1 Item de recurso humano, quantidade 1 e valor R$ 1.000,00, em turno 5X2 08:30h - 18h, com acréscimo de 1:30h de hora extra. Onde foi trabalhado das 08:30 as 13:30 e das 13:30 as 18:00 totalizando 9:30h trabalhadas por dia;
  • As agendas foram geradas entre 01/06/2022 à 20/06/2022;
  • Foram gerados 22 marcações de atendimento referentes ao período de agenda;
  • Realizada a apuração do contrato, entre 01/06/2022 e 01/07/2022, ficando o cálculo da seguinte maneira:
    • Horas Normais: Horário total do período de atendimento (08:30h as 13:30)(A) subtraindo o valor total de horas extras (B)
      • A - B = Hor. Nor  → 5 - 1.5 = 3.5

                          O segundo período atendido (13:30 as 18h) que não houver hora extra será considerado o valor integral: 

      • ABB_HRFIM (campo da tabela onde esta registrado o valor) = Hor. Nor → 4.5

            Valor Horas Normais: valor do contrato (A) dividido pelo total de horas alocadas no contrato (B)

      • A / B = Vlr. Hor. Nor → 1000 / 218.5 = 4.5766


Cenário B:

Contrato de prestação de serviço não recorrente baseado em orçamento de serviço com os seguintes itens:

  • 1 Local de atendimento com período de 01/10/2022 à 01/11/2022;
  • 1 Item de recurso humano, quantidade 1 e valor R$ 1.000,00, em turno 5X2 08:30h - 18h (sem hora extra);
  • As agendas foram geradas entre 01/10/2022 à 20/10/2022;  
  • Foram gerados 28 marcações de atendimento referentes ao período de agenda;
  • Realizada a apuração do contrato, entre 01/10/2022 à 20/10/2022 o cálculo fica da seguinte maneira:
    • Horas Normais: Horário total do período de atendimento (08:30h as 12h)(A) multiplicado pelo Valor Horas Normais (B)
      • A * B = Hor. Nor  → 3.5 * 4784 = 1674O mesmo calculo é efetuado para o segundo período atendido (13:30 as 18h) que não houver hora extra será considerado o valor integral: 
    • Valor Horas Normais: Valor do contrato (A) dividido pelo total de horas alocadas no contrato (B)
      • AB = Vlr. Hor. Nor  → 1000 / 4784 = 209 


Para contratos recorrentes a rotina irá considerar se existe hora extra nos agendas atendidas.

Cenário A:

Contrato de prestação de serviço recorrente baseado em orçamento de serviço com os seguintes itens:

  • 1 Local de atendimento com período de 01/12/2049 à 31/12/2049;
  • 1 Item de recurso humano, quantidade 1 e valor R$ 1.000,00, em turno 5X2 08:30h - 18h, com acréscimo de 1:30h de hora extra. Onde foi trabalhado das 08:30 as 13:30 e das 13:30 as 18:00 totalizando 9:30h trabalhadas por dia;
  • As agendas foram geradas entre 01/12/2049 à 31/12/2049;
  • Foram gerados 46 marcações de atendimento referentes ao período de agenda;
  • Realizada a apuração do contrato, entre 01/12/2049 à 31/12/2049, ficando o cálculo da seguinte maneira:
    • Horas Normais: Numero total do período de atendimento(A) multiplicado ao valor total de horas trabalhadas(B)
      • A * B = Hor. Nor  → 0 * 184 = 184
    • Valor Horas NormaisNumero de horas normais(A) multiplicado pelo valor da hora(B)
      • AB = Vlr. Hor. Nor → 3.5 * 5.434 = 19.02


Cenário B:

Contrato de prestação de serviço recorrente baseado em orçamento de serviço com os seguintes itens:

  • 1 Local de atendimento com período de 01/12/2049 à 31/12/2049;
  • 1 Item de recurso humano, quantidade 1 e valor R$ 1.000,00, em turno 5X2 08:30h - 18h.
  • As agendas foram geradas entre 01/12/2049 à 20/12/2049;
  • Foram gerados 46 marcações de atendimento referentes ao período de agenda;
  • Realizada a apuração do contrato, entre 01/12/2049 à 31/12/2049, ficando o cálculo da seguinte maneira:
    • Horas Normais: Numero total do período de atendimento(A) multiplicado ao valor total de horas trabalhadas(B)
      • ABB_HRTOT (campo da tabela onde esta registrado o valor) = Hor. Nor → 3.5
    • Valor Horas NormaisNumero de horas normais(A) multiplicado pelo valor da hora(B)
      • AB = Vlr. Hor. Nor → 3.5 * 5.434 = 19.02


Aviso

Os valores exibidos em tela é o resultado destes cálculos efetuados conforme a quantidade de de atendimento realizadoatendimentos realizados



Postos encerrados

  • A rotina considera ou não postos encerrados balizando-se nas configurações do parâmetro MV_GSPOSTO. Caso o valor desse parâmetro seja T, o cálculo da apuração dos postos encerrados irá iniciar com o valor Zero.
Informações
titleCenários posto encerrado


Cenário A:

Contrato de prestação de serviço, sem posto encerrado baseado em orçamento de serviço com os seguintes itens:

  • 2 Locais de atendimento com período de 13/11/2019 à 13/11/2020;
  • 1 Item de recurso humano em cada local de atendimento, quantidade 1 e valor R$ 10.000,00 em cada, em escala 5X2 (Para o exemplo, período 1: 06:00 - 12:00 e período 2: 13:00 - 15:48);
  • As agendas foram geradas entre 13/11/2019 e 13/12/2019;
  • Foram gerados os atendimentos das agendas entre 13/11/2019 e 13/12/2019;
  • Realizada a apuração do contrato, entre 13/11/2019 e 13/12/2019, ficando o cálculo da seguinte maneira:
    • Horas normais: Quantidade de horas apontadas no período (agendas atendidas);
    • Vl Hor Norm: horas normais (A) multiplicadas pelo valor proporcional da hora (B) (Valor total em contrato dividido pelo valor total de horas, ou seja, o valor de total de horas é 2735,4 e o total em contrato é de 10.000,00), ficando assim:
      • BA = Vlr. Hor. Nor => ~3,65 * 202,4 = R$ 739,93
        (Obs.: A quantidade de horas normais (A) é obtida após verificação dos dias e horários trabalhados, na tabela de horário padrão, utilizada para geração da escala do posto, no momento do vínculo Posto x Escala - Gestão de Escalas e após verificar se essas agendas foram atendidas, ou seja, se for realizada apuração para períodos onde não existem agendas atendidas, esse valor será Zero)

Figura 03 - Apuração de contrato sem posto encerrado


Cenário B:

Utilizando os dados do cenário A, com a diferença que o segundo posto foi encerrado e o parâmetro MV_GSPOSTO está setado com o valor T, ou seja, o valor medido para o posto encerrado deverá ser zerado, ficaria da seguinte forma:

Figura 03 - Apuração de contrato com posto encerrado


  • Note que o segundo posto está com o campo Vlr. Medido zerado, bem como o campo Total, mas os campos Hr. Normais e Vlr Hor Norm estão calculados. Esse comportamento é normal, uma vez que temos agendas atendidas e essas são demonstradas no cálculo, porém não são consideradas no valor total. Obs.: Enquanto houver agenda atendida, dentro do período da apuração, esta exibirá os valores durante o processo. 
  • Vale informar também que, a rotina de encerramento de postos não permite o encerramento em caso da existência de agenda gerada, que não foi atendida, a partir da data de encerramento (data base do sistema).


Horas extras

  • Nos dias em que houve hora extra, deverá existir uma manutenção do tipo hora extra, lançada via rotina Mesa operacional - TECA190D - Gestão de Serviços - P12;
  • Para o correto cálculo das horas extras na apuração, considerar os seguintes pontos:
    • O valor da hora extra, bem como o tipo de manutenção que será utilizado na mesa operacional, deverão ser informados no orçamento de serviço, aba Hora Extra

 

Figura 001 - Aba hora extra - Orçamento de serviços

  • As agendas deverão estar atendidas;
  • Sobre o cálculo das horas extras:
    • Fórmula: (Vlr. Hora * Hr. Extras), que seria o mesmo que (TFW_HORAE * TFU_VALOR).
    • O campo TFW_HORAE, com o título Hr. Extras  na aba de recursos humanos, rotina de apuração/medição, representa a quantidade de horas extras do período apurado e o TFU_VALOR com o título Vlr. Hora, encontrado na aba hora extra, do orçamento de serviços (Figura 001), representa o valor da hora extra para esse recurso. 
  • O valor da hora extra é incorporado ao campo Total;

Figura 002 - Valor de hora extra incorporado ao Total

Informações
titleNota

É necessário informar se os valores de hora extra serão apurados no contrato ou não, utilizando o campo TFV_HREXTR no cabeçalho da apuração/medição.

 

Para que a configuração das hora extra seja por Excedentes, é necessário que o parâmetro MV_CNBTEXC tenha em seu conteúdo a letra S, entretanto, para não realizar a medição de excedentes pelo SIGAGCT, informe a opção N.

Importante: A partir da versão  do fonte TECA930 não é necessário configurar o parâmetro MV_CNBTEXC, pois as horas-extras configuradas para gerar em excedentes gerar-se-ão pedido de Venda pela própria rotina de Apuração e Medição - TECA930 (SIGATEC)

Card
labelMedição de Contrato de Prestação de Serviços Horista

Exemplo:

1)  Realizar apuração / medição de contratos

Em apuração /medição ao selecionar o contrato de serviços NÃO RECORRENTE onde foi informado Quantidade de Horas (TFF_QTDHRS), e gerado alocações conforme Saldo Disponível de Horas (TFF_HRSSAL) e o selecionar o Valor Medido para Apurado.

Na tela de Apurações e Medições, caso o Posto/RH do Orçamento, tiver o Tipo da Cobrança (TFF_TPCOBR) igual a 03-Outros, permitirá informar a Quantidade Apurada (TFW_QTDAPU).

Em seguida, clique em Medir/apurar contrato.

Selecione a filial desejada.

Preencha os parâmetros.

Clique em OK.


Card
labelMedição de Contrato de Serviços Horista

Cenário exemplo:

  • Orçamento de Serviços

Image Added


  • Apuração/Medição de Contrato

Image Added


Contrato de prestação de serviço não recorrente baseado em orçamento de serviço com os seguintes itens:

  • 1 Local de atendimento com período de 01/12/2024 à 31/12/2049 ;
  • 1 Item de recurso humano, quantidade 1 e valor R$ 1.500,00 (A), Quantidade de Horas 55:00 (B) e em turno 5X2 08:30h - 18h. Onde foi trabalhado das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 18:00 totalizando 9:00h trabalhadas por dia;
  • As agendas foram geradas entre 22/01/2024 à 26/01/2024, Total de dias do Contrato = 9497;
  • Foram gerados 40 marcações de atendimento referentes ao período de agenda com um total de 45:00h trabalhadas (C);
  • Realizada a apuração do contrato, entre 01/01/2024 à 31/01/2024, Total de Dias do Período Apurado, ficando o cálculo da seguinte maneira:
    • Valor Hora (D): Valor Total do Recurso Humano (A) dividido pela Quantidade de Horas (B)
      • A / B = Valor Hora  → 1500 / 55 = 27.27
    • Valor Apurado: Quantidade de Horas Apuradas (C) multiplicado pelo Valor Hora (D).
      • (A * D) * 100 = Valor Apurado → 45 * 27.27 = 1.227.15


Exemplo:

2)  Realizar apuração / medição de contratos

Em apuração /medição ao selecionar o contrato de serviços RECORRENTE onde foi informado Valor Cobrado (TFF_VLRCOB), e gerado alocações com atendimento para a Ordem de Serviço e o selecionar o Valor Medido para Apurado.

Em seguida, clique em Medir/apurar contrato.

Selecione a filial desejada.

Preencha os parâmetros.

Clique em OK.


Card
labelMedição de Contrato de Serviços Horista

Cenário exemplo:

  • Orçamento de Serviços

Image Added

Image Added


  • Apuração/Medição de Contrato

Image Added


Contrato de prestação de serviço recorrente baseado em orçamento de serviço com os seguintes itens:

  • 1 Local de atendimento com período de 01/01/2024 à 31/12/2049 ;
  • 1 Item de recurso humano, quantidade 1 e valor R$ 1.000,00 (A), Quantidade de Horas 45:00 (B) e em turno 5X2 08:00h - 18h;
  • As agendas foram geradas entre 01/01/2024 à 31/01/2024;
  • Foram gerados 46 marcações de atendimento referentes ao período de agenda com um total de 207:00h trabalhadas (C);
  • Realizada a apuração do contrato, entre 01/01/2024 à 31/01/2024, Total de Dias do Período Apurado, ficando o cálculo da seguinte maneira:
    • Valor Hora (D): Valor Total do Recurso Humano (A) dividido pela Quantidade de Horas (B)
      • A / B = Valor Hora  → 0.45 / 207 = 0.00217391
    • Valor Apurado: Somatória das Marcações (multiplicação do Valor Hora (D) multiplicado pela Quantidade de Horas Apontadas (C) ) multiplicado pela Quantidade de Horas (B).
      • ∑(D * C) * B = Valor Apurado → (0.00217391 * 207) * 207 = 93.15
Card
labelContrato de Locação de Equipamento

Exemplo:

1)  Realizar apuração / medição com data início dentro do range e data final fora do range dos itens.

Em apuração /medição ao selecionar o contrato de locação, o tipo de apuração configurado no orçamento de serviço pelo campo Tp. Apuração (TFI_APUMED) será utilizado como fator de cálculo dos dias do período à ser medido do respectivo contrato de locação.

Na tela de Apurações e Medições, clique em Medir/apurar contrato.

Selecione a filial desejada.

Preencha os parâmetros.

Clique em OK.


Informações
titleNota

A partir da definição do tipo de frete no orçamento de serviços, o frete (CIF ou FOB), nas apurações e medições, serão visualizados nos pedidos de vendas, posteriormente gerados.

Informações
titleNota

Devemos informar qual contrato queremos selecionar e as datas dos apontamentos, para a medição / apuração do contrato.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Card
defaulttrue
id2
labelVisualizar

Permite visualização da Apuração / Medição de atendimentos.

Na tela de Apurações e Medições, selecione Apuração.

Clique em Visualizar.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id3
labelMedir/Apurar fora do contrato

Permite a medição/apuração dos valores de itens extras (recurso humano, material de implantação e material de consumo) adicionados ao contrato original.

Na tela de Apurações e Medições, selecione Outras Ações selecione Medir/Apurar fora do contrato.

Selecione a filial desejada.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas no item Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.


Card
defaulttrue
id4
labelEstornar

Permite a realização do cancelamento de uma apuração já realizada.

Na tela de Apurações e Medições, basta selecionar o item desejado e clique em Outras Ações/Estornar.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.

Card
defaulttrue
id5
labelDetalhes do Local

Nesta opção é possível visualizar os dados apurados de cada item do contrato (recursos humanos e/ou materiais de implantação e/ou materiais de consumo e/ou locação de equipamentos).

Na tela de Apuração/Medição de Atendimentos - Geração (inclusão), selecione, por exemplo, a pasta Locação de Equipamentos e em seguida clique em Detalhes do Local.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.


Card
id6
labelMedição Automátca

A partir da data 19/09/2019  da rotina de Medição Automática - fonte CNTA260 e auxiliares (CNTA130, CNTA121, TECXFUNB e versão de 24/10/2019) -  foi implementada a funcionalidade que, quando o parâmetro MV_GSPOSTO estiver habilitado, ignora  as Planilhas vinculadas aos locais de Atendimento que foram encerrados para o contrato. Para os contratos que foram gerados sem o agrupamento  de itens (parâmetro MV_GSDSGCN valor 1)  os itens do contrato que estejam vinculados aos itens de RH  ou LE que foram encerrados terão os valores zerados na medição.


Aviso
titleImportante

A partir do dia  a validação que impedia a Medição/Apuração que estava com o tipo de contrato configurado como Medição Automática, foi retirada.

Lembrando que contratos que forem medidos através da rotina de Medição Automática(CNTA260)  não realizam a apuração do contrato, ou seja, se for necessário o calculo de hora extra por exemplo, a rotina não realiza o calculo, essa regra também vale para os itens de recursos humanos e também materiais.



Card
id7
labelApuração Ágil

Ao selecionar a nova rotina de Apuração Ágil, é possível selecionar um contrato onde será carregado somente os locais de atendimento. O campo de total no cabeçalho funciona para proporcionalizar para todos os locais selecionados.


Aviso
titleProporcionalização dos itens

Ao selecionar um valor total no cabeçalho ou nas planilhas esse valor será rateado para todos os itens pertencentes sempre com a porcentagem equivalente.

A rotina de Apuração Ágil está dividida da seguinte forma:

  • Contrato, a qual possui algumas informações, como: Revisão, Competência e Valor Apurado;
  • Filtros, que facilita a busca por um determinado local do contrato na grid, com base nas informações de cliente, loja, estado e município;
  • Totalizador, que mostra o total do valor apurado.


  • O campo valor Apurado é utilizado para a distribuição de valores para os locais, a seguir um exemplo deste cálculo:

Exemplo 1

Cálculo:

  • Soma dos saldos das planilhas: 11.000 + 11.000 = 22.000
  • Divisão do valor de cada saldo das planilhas (11.000) pela soma dos saldos das planilhas (22.000): 11.000/22.000 = 0.5
  • Valor total apurado (4.000) multiplicado pelo resultado da divisão (0.5): 4000 x 0.5 = 2.000
  •  Como os dois locais possuem os mesmos valores de saldo de planilha a distribuição dos valores são igualitários.

Exemplo 2

Cálculo para o item 1:

  • Soma dos saldos das planilhas: 10.000 + 5.000 = 15.000
  • Divisão do valor de cada saldo das planilhas (10.000) pela soma dos saldos das planilhas (15.000): 10.000/15.000 = 0.66666667
  • Valor total apurado (3.000) multiplicado pelo resultado da divisão (0.66666667): 3000 x 0.66666667 = 2.000
  •  Como os dois locais possuem os mesmos valores de saldo de planilha a distribuição dos valores são igualitários.


Cálculo para o item 2:

  • Soma dos saldos das planilhas: 10.000 + 5.000 = 15.000
  • Divisão do valor de cada saldo das planilhas (5.000) pela soma dos saldos das planilhas (15.000): 5.000/15.000 = 0.3333333
  • Valor total apurado (3.000) multiplicado pelo resultado da divisão (0.3333333): 3000 x 0.3333333 = 1.000
Aviso
titleCliente e Loja

Cliente e Loja são os campos da grid que podem ser alterados na hora da apuração.


Principais Campos 
Âncora
principaiscampos
principaiscampos

Campo:

Descrição

Contrato 

Código que define o contrato em que será realizada a geração da apuração e medição dos atendimentos.

Exemplo:

CONTROP120000013

Competência

Informe a competência da apuração.

Exemplo:

1- 01/2021

Valor Apurado 

Informe o valor que será rateado para os locais de atendimento do contrato.

Exemplo:

4.000

Cliente

Informe um cliente para a seleção de filtro do contrato.

Exemplo:

000001

Loja

Informe uma loja para a seleção de filtro do contrato.

Exemplo:

01

Estado

Informe um estado para a seleção de filtro do contrato.

Exemplo:

SP
Código Município

Informe um código de município para a seleção de filtro do contrato.

Exemplo:

00907

Card
id8
labelMonitor de Apuração

Ao selecionar a opção de monitor de Apuração, será possível a inclusão de mais de uma apuração para que a mesma processe de forma simultânea. Essa apuração será incluída através da rotina Apuração Ágil.

Ao abrir a tela, vamos incluir uma nova Apuração, também tem a opção do atalho através da tecla F12.


Ao abrir a rotina de apuração ágil, informe os dados e confirme.


Após a confirmação o contrato será carregado no monitor de Apuração.


Para verificar se o contrato foi processado com sucesso, clique no botão de atualizar, ou utilize o botão de atalho F8.


Se o processamento for concluído com sucesso, ao atualizar, o status será atualizado com a Legenda verde, e os campos de Numero da Apuração, Filial da Medição e Numero da Medição serão preenchidos

com os códigos gerados.


Caso ocorra algum problema, o grid será atualizado com a legenda vermelha.


Ao ativar o parâmetro MV_GSLOG, um log será criado com maiores detalhes do problema encontrado.

Para maiores detalhes de como implementar esse parâmetro verifique o link abaixo:

DSERSGS-8891 DT Implementação do parâmetro MV_GSLOG


Card
id9
labelApurar Excedentes

Na rotina de Apurações e Medições (TECA930), no menu principal, dentro do Outras Ações, existe a opção "Apurar Excedentes":

Nesta opção, os parâmetros considerados para os cálculos são "Contrato" e "Vigência" (competência):

Na Apuração de Excedentes, os itens ficam com o valor zerado. Se existir algum Excedente para o contrato / competência selecionados, o valor total será calculado no campo Vl.Excedente. O "Tipo" da Apuração também será 3=Excedentes:


Acessando a opção de "Excedentes" no "Outras Ações" é possível verificar os detalhes dos itens excedentes:

A tabela apresentada é a TGT (Cronograma de Cobranças). O campo "Cod.Apuração" em branco indica que o item ainda não foi apurado. O campo Num.PV indica o número do Pedido de Venda gerado. Os demais campos são editados durante o processo de revisão do contrato. Os itens abaixo do mesmo Local com o mesmo "Produto Excedente" são aglutinados na geração do Pedido de Venda.


Ao confirmar a inclusão da Apuração ocorre a geração dos PVs e atualização das tabelas:

A Apuração de Excedentes gera uma apuração na legenda rosa:

Ao visualizar a Apuração de Excedentes, verifique que o campo "Cod.Apuração" fica amarrado ao código da Apuração e o campo TGT_NUMPV é preenchido conforme a geração dos Pedidos de Venda:


Para configurar esta funcionalidades, acesse DT Apuração de Excedentes

O ponto de entrada AT930EXC permite modificar os dados do PV gerado. (DT PE AT930EXC Gravação do PV Excedente)

Card
id10
labelApurar HE

Esta rotina funciona de forma similar com a apuração de Item Extra, gerando um pedido de venda sem gerar cobrança diretamente no contratos por exemplo, pois será cobrado apenas horas extras.


Na rotina de Apurações e Medições (TECA930), no menu principal, dentro do Outras Ações, existe a opção "Apurar HE":

Nesta opção, os parâmetros considerados para utilização da rotina são "Contrato", "Data de ?" e "Data até ?":

Na Apuração de HE, apenas os campos de quantidade e valor referente a hora extra são preenchidos, os demais campos ficam com o valor zerado, conforme imagem de exemplo abaixo:


Ao confirmar a inclusão, a Apuração HE gera uma apuração com a legenda laranja:


Para configurar esta funcionalidades, acesse DT Apuração de Hora Extra

...