Árvore de páginas

Índice

Objetivo

Gera, automaticamente, atendimentos de ordens de serviços dos agendamentos que foram realizados pelo controle de alocação após a geração e implantação do contrato. Para agendamentos avulsos, sem vínculo com contratos, não há geração automática e o atendimento da ordem de serviço é manual.

Nota

É possível gerar o atendimento da OS de forma automática sem a dependência do processo de alocação de atendentes.

Nota

É importante considerar que as informações da geração de atendimentos de ordens de serviço dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:

  • Atendentes.
  • Contrato gerado.
  • Ordens de Serviço.
  • Serviço criado.
  • Locais de Atendimento.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 


Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

    Para a geração de atendimento de ordens de serviços, preencha a tela dos Parâmetros.

    As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

    Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

    Ao utilizar a rotina com o parâmetro MV_GSGEROS = 1, será exibida a seguinte mensagem: 

    Descontinuação da rotina

    "Atenção ! A utilização da rotina Geração de Atendimentos com o parâmetro MV_GSGEROS ligado (MV_GSGEROS = 1) será descontinuado. Utilize a rotina com o parâmetro MV_GSGEROS desligado. A rotina de Geração de Atendimento ainda deve ser executada para concluir o fluxo de operações do Gestão de Serviços, porém, em sua versão mais recente. Por favor, siga as orientações do TDN abaixo para atualizar a rotina:

    https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=555849119 "


    (Válido apenas para clientes que utilizam a integração GS x RH)

    A partir do dia 15/07/2019 será possível a utilização do parâmetro MV_GSGEROS. Ele tem como valor padrão "1" (ativo).

    Para utilizar o parâmetro com o valor = 2, onde não será realizada a geração de ordem de serviço, será necessária a criação do Pergunte "TEC900A". Caso o pergunte não esteja no dicionario, o comportamento da rotina será feito como se o parâmetro estivesse ativo(=1).

    Com o parâmetro ativo, o processo não sofrerá alteração, ou seja, as ordens de serviço serão geradas normalmente para fins de atendimento das agendas. Com parâmetro desabilitado, o processo sofrerá modificações de modo a não gerar ordens de serviço para atendimento das agendas

    •  AB6 - Ordens de Serviços.
    •  AB7 - Itens das Ordens de Serviços.
    •  AB8 - Subitens  da ordem de serviço.
    •  AB9 - Apontamento de Atendimento.
    •  ABA - Itens de Apontamento do Atendimento. 

    A mudança tem como objetivo fazer a separação da geração das Ordens de Serviços do Field-Service, pois não possui relação obrigatória, melhorando o desempenho da rotina.

    Para informações sobre o processo completo, visite a seção de conteúdos relacionados, no final dessa página. 

    Atenção

    Não é feito apropriação do custo da mão de obra.

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Pivot Table macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    Campo Descrição Tipo
    MV_GSGEROS

    Valor Padrão "1"  : "SIM"

    Segue padrão, com geração da ordem de serviço.

    Valor "2" : "NÃO"

    Não gera OS do Field-Service

    Caracter

    Para a integração com mobile é necessário por meio do parâmetro MV_GSHRPON, caso o mesmo não esteja criado, ele terá como valor padrão 2 (desativado), ou seja, terá comportamento padrão sem nenhum tipo de integração.

    O parâmetro pega as informações do campo ABB_HRCHIN e ABB_HRCHOUT, que são preenchidos com a integração.

    Campo Descrição Tipo
    MV_GSHRPON

    Valor 1  : "SIM"

    Pega o campo de integração para preenchimento de horas.

    Valor Padrão 2 : "NÃO"

    Segue o padrão pega os campos de entrada e saída da ABB( ABB_HRINI e ABB_HRFIM).

    Carácter

    Importante

    Para essa integração teremos 2 pontos de atenção:

    1.  Caso os campos(ABB_HRCHIN e ABB_HRCHOUT) não existirem no dicionario de dados e a integração(parâmetro MV_GSHRPON)  estiver ativo, não será possível a geração das Ordens de Serviços e ou do Atendimento sem Ordem de Serviço. Para isso  o usuário será alertado através de mensagem no sistema.
    2. Caso os campos existam no dicionario de dados e o parâmetro não existir, a geração do atendimento de Ordem de serviço não irá encontrar registros, pois ele irá se comportar de maneira padrão, onde os campos ABB_ATENDE e ABB_CHEGOU não são manipulados.

    Para a rotina funcionar em modo multi-filial é necessário adicionar o pergunte (SX1) conforme a tabela abaixo: 

    Pergunte: TEC900 com o parâmetro (MV_GSGEROS = "1" ou sem o parâmetro).

    Campo Conteúdo
    X1_GRUPO TEC900
    X1_ORDEM 17
    X1_PERGUNT Filial ?
    X1_TIPO C
    X1_TAMANHO Conforme sua Filial
    X1_DECIMAL 0
    X1_GSC R
    X1_VAR01 MV_PAR17
    X1_F3 SM0 - Filial

    Pergunte: TEC900A com o parâmetro MV_GSGEROS = "2"

    Campo Conteúdo
    X1_GRUPO TEC900A
    X1_ORDEM 10
    X1_PERGUNT Filial ?
    X1_TIPO C
    X1_TAMANHO Conforme sua Filial
    X1_DECIMAL 0
    X1_GSC R
    X1_VAR01 MV_PAR10
    X1_F3 SM0 - Filial



    Nota

    De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).


    Principais Campos 


    Pergunte: TEC900 - Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços MV_GSGEROS = "1".

    Campo:

    Descrição

    Atendente De?

    Selecione o código inicial do atendente.

    Exemplo:

    000000000002TEC

    Atendente Até?

    Selecione o código final do atendente.

    Exemplo:

    000000000003TEC

    Data Início De?

    Informe a data inicial.

    Exemplo:

    01/06/2016

    Data Fim Até?

    Informe a data final.

    Exemplo:

    15/06/2016

    Cliente De?

    Selecione o código inicial do cliente.

    Exemplo:

    TEC001

    Importante: Este parâmetro, quando informado, irá filtrar os dados da tabela de Local de Atendimento (ABS) que diz respeito ao cliente selecionado.

    Cliente Até?

    Selecione o código final do cliente.

    Exemplo:

    TEC005

    Importante: Este parâmetro, quando informado, irá filtrar os dados da tabela de Local de Atendimento (ABS) que diz respeito ao cliente selecionado.

    Contrato De?

    Selecione o contrato inicial

    Exemplo:

    CRTATO120000013

    Contrato Até?Selecione o contrato final.

    Exemplo:

    CRTATO120000014

    O.S De?Selecione a ordem de serviço inicial.

    Exemplo:

    000001

    O.S Até?Selecione a ordem de serviço final.

    Exemplo:

    000004

    Serviço Padrão?Selecione o serviço padrão.

    Exemplo:

    000008

    Local De?Selecione o local de atendimento inicial.

    Exemplo:

    00000006

    Local Até?Selecione o local de atendimento final.

    Exemplo:

    00000006

    Supervisor De / Até ?

    Selecione o supervisor inicial e final.

    Exemplo:

    0000001 a 0000015

    Operação ?

    Define se deve realizar a geração (opção 1 ou em branco) ou a exclusão dos atendimentos

    Funcionalidade disponível apenas para versão 02/05/2019 ou superior do programa TECA900.

    Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

    CampoConteúdo
    X1_GRUPOTEC900
    X1_ORDEM16
    X1_PERGUNTOperação ?
    X1_VARIAVLMV_CHG
    X1_TIPON
    X1_TAMANHO1
    X1_DECIMAL0
    X1_PRESEL2
    X1_GSCC
    X1_VAR01MV_PAR16
    X1_DEF01Inclusão
    X1_DEF02Exclusão
    Filial ?

    Define as filiais que será realizado o processamento.

    Funcionalidade disponível apenas para versão 17/04/2020 ou superior do programa TECA900.

    Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

    CampoConteúdo
    X1_GRUPOTEC900
    X1_ORDEM17
    X1_PERGUNTFilial ?
    X1_TIPOC
    X1_TAMANHOConforme sua Filial
    X1_DECIMAL0
    X1_GSCR
    X1_VAR01MV_PAR17
    X1_F3SM0 - Filial


    Essa funcionalidade esta disponível a partir da versão 15/07/2019.
    Pergunte: TEC900A - Geração de Atendimentos Sem Ordens de Serviços MV_GSGEROS= "2".

    Caso o parâmetro MV_GSGEROS esteja configurado com o valor '2' (Não), é mandatório que a base de dados possua os Perguntes (SX1) abaixo, que estão disponíveis a partir do Dicionário de dados R27 disponível no Portal.

    Campo:

    Descrição

    Atendente De?

    Selecione o código inicial do atendente.

    Exemplo:

    000000000002TEC

    Atendente Até?

    Selecione o código final do atendente.

    Exemplo:

    000000000003TEC

    Data Início De?

    Informe a data inicial.

    Exemplo:

    01/06/2016

    Data Fim Até?

    Informe a data final.

    Exemplo:

    15/06/2016

    Cliente De?

    Selecione o código inicial do cliente.

    Exemplo:

    TEC001

    Cliente Até?

    Selecione o código final do cliente.

    Exemplo:

    TEC005

    Local De?Selecione o local de atendimento inicial.

    Exemplo:

    00000006

    Local Até?Selecione o local de atendimento final.

    Exemplo:

    00000006

    Operação ?

    Define se deve realizar a geração (opção 1 ou em branco) ou a exclusão dos atendimentos

    Funcionalidade disponível apenas para versão 02/05/2019 ou superior do programa TECA900.

    Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

    CampoConteúdo
    X1_GRUPOTEC900A
    X1_ORDEM09
    X1_PERGUNTOperação ?
    X1_VARIAVLMV_CHG
    X1_TIPON
    X1_TAMANHO1
    X1_DECIMAL0
    X1_PRESEL2
    X1_GSCC
    X1_VAR01MV_PAR09
    X1_DEF01Inclusão
    X1_DEF02Exclusão
    FIlial ?

    Define as filiais que será realizado o processamento.

    Funcionalidade disponível apenas para versão 17/04/2020 ou superior do programa TECA900.

    Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

    CampoConteúdo
    X1_GRUPOTEC900A
    X1_ORDEM10
    X1_PERGUNTFilial ?
    X1_TIPOC
    X1_TAMANHOConforme sua Filial
    X1_DECIMAL0
    X1_GSCR
    X1_VAR01MV_PAR10
    X1_F3SM0 - Filial

    Conteúdos Relacionados