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Este documento é um passo a passo para tem como objetivo orientar empresas que possuem possuam pendências de envio de  de remunerações, pagamentos, fechamentos e/ou afastamentos no governo em relação ao eSocial de períodos anterioresainda em aberto.


Pré-requisitorequisitos:

  • Pacote do TAF atualizado : 

...

...

  • Datasul HCM atualizado:
    • Versões Compatíveis:
      • Na versão da 12.1.26: para mais informações sobre o patch.
      • Superior a versão 12.1.26: Clique aqui para mais informações sobre o patch.


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tabs1 - Ativação do envio de mensagem pelo Middleware, 2 - Levantamento dos períodos em aberto.,3 - Remunerações e Pagamentos com pendências,4 - Afastamentos
ids1,2,3,4
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1

Objetivo 

Com a ativação de envio das mensagens através do novo serviço, o envio das mensagens passa a ser enviado diretamente  diretamente do HCM para o ao Governo, o que facilitará o ajustes das informações do legado ainda com pendências do eSocial no Governo.  Ressaltamos que as mensagens não serão mais inseridas no salvas no banco de dados do TAF a partir da ativação do novo serviço, porém o TAF continua com a possibilidade de acesso, caso seja necessário, para consulta ou procedimentos a serem realizados em mensagens enviadas ao TAFantes da ativação do Middleware.


Informações

Importante destacar que a ativação do novo serviço é um facilitador para a transmissão e acerto das mensagens, permanecendo a necessidade de avaliação das situações de inconsistência na base pelo cliente.


Observações:

  • Os recibos das mensagens que estão no TAF precisam ser sincronizadas com o Datasul HCM. A sincronização é realizada através de do programa FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware e pode ser realizada de duas formas:
    • Importação de arquivo (.csv)
    • Sincronização direta com o TAF. O processamento dessa opção pode demorar ou cair o serviço de conexão com o Middleware dependendo da quantidade de registros pendentes na base. Dessa forma, sugerimos executar o FP9890 para tentar atualizar os status das mensagens com pendências.
  • Caso tenham informações inseridas diretamente no TAF, ou seja, a mensagem enviada ao governo não originou do Datasul HCM, será necessário trazer os recibos de forma manual:
    • Via arquivo de importação através do programa FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware.
    • Incluir diretamente no Monitor eSocial - FP9850. Para esta opção é necessário que o Middleware esteja ativado.
    • Necessário que mensagem esteja criada dentro do HCM para que seja possível inserir o código do recibo.
  • Recomendado ativar o novo serviço após enviar todas as mensagens de Remuneração/Desligamentos/Pagamentos e Fechamentos de um período para que não ocorram divergências nos relatórios de conferencia INSS/FGTS tanto do TAF quanto no HCM


Link Importantes:


Informações

No dia 21/01/2020 foi realizado uma Webinar para a divulgação do projeto eSocial do Futuro, apresentando as seguintes evoluções realizadas nos produtos:

  • TAF FULL
  • Middleware
IMPORTANTE
  • Relatórios THF
  • Conector de Widget
    urlhttps://www.youtube.com/watch?v=AXKxv1G_kqg&feature=youtu.be



Aviso

Caso possuam lançamentos de autônomos, com a ativação do middleware,

este

estes passam a não ser mais enviados ao TAF. Neste caso eles passam a ser consolidados no Datasul HCM e para isso, temos duas alternativas: 

1 - Integração com backoffice de forma automática:. Maiores informações, clique aqui

2 - Lançamento

pelo FP2160 <criar documentação específica para utilizar os autonomos

pelo FP2160

para entrega ao eSocial>

Documentações:

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=201735368

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=496024916

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=272144262

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=235325524

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=496035992

. Maiores informações,  clique aqui.

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defaultno
referencia2

Objetivo

Mapear os períodos com pendência de fechamento no Governo em relação ao eSocial.

Procedimento:

Através do programa programa eSocial_lista_status_fechamento_periodicos.r é possível listar os períodos fechados por contingência ou ainda em aberto no sistema. 

<Observação: Será gerado as informações baseado no cadastro da folha e não irá conferir se todos os valores foram enviados corretamente>

Clique aqui para maiores informações sobre o programa. 

Esta listagem não faz verificação no TAF, considera apenas os eventos encontrados no HCM com status 15 no FP9850 - Monitor eSocial  e que não tenham S-3000 com status 15 correspondente.

Link Importante

Relatório Apoio Conferência Valores INSS - TAFRelatórios de conferência de valores <TAF>

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referencia3

Objetivo 

Permitir que empresas com pendências de envio dos nos arquivos S-1200, S-2299, S-2399 e S-1210 possam Reenviar, Eliminar e/ou Retificar as mensagens  para mensagens, sanar as inconsistência no Governo e posteriormente realizar seu fechamento.

Procedimentos

  • Para os períodos em aberto ou com fechamento por contingências (S-1295) identificados no Passo 2, é necessário a reabertura do período.
    • Maiores informações sobre o processo de reabertura e fechamento do período, <clique aqui - documentação para fechamento>clique aqui.
  • Com a ativação do novo serviço de envio de mensagens diretamente ao Governo, várias funcionalidades   foram implementadas com Novas funcionalidades no FP9850 - Monitor eSocial com intuito de flexibilizar as ações do usuário, possibilitando de forma mais simples,  através do Monitor eSocial - FP9850, que ele possa realizar os ajustes necessários nas mensagens e sanar os problemas das remunerações e pagamentos para envio ao Governo.

Para maiores informações, clique aqui <link das novas funcionalidades do Monitor eSocial>

  • Além das novas funcionalidades, os procedimento procedimentos de gerar as mensagens de remuneração e pagamento, bem como sua eliminação (S-3000) continua sendo possível através dos programas FP9824 - Geração Mensagem Periódico remuneração e FR9824 - Gerar Mensagem Desligamento\Pagamento.
  • Relatório de Conferência


Informações

Para períodos em aberto onde os envios dos eventos periódicos foram realizados parte pelo TAF (S1200, S1210, S2299, S2399) parte pelo Middleware, não será possível a extração de

conferência do middleware

relatórios no HCM para conferência de valores, INSS, FGTS e IRRF, pois parte da informação estará em um sistema e outra parte no outro. 

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referencia4

Objetivo

Mapear os afastamentos com divergência no Datasul e avaliar as possibilidades de solução.


Procedimento

Acerto Pontual: Avaliação e acerto realizado de forma individual (por funcionário).

  • Primeiro passo é mapear se as mensagens S-2230 foram todas devidamente criadas para cada afastamento no Datasul HCM. Através do FP9840 -(opção Validação) é possível listar as pendências de geração de mensagens.  
  • Mapear as mensagens sem recibo Datasul HCM. Caso tenham sido cadastradas diretamente no TAF ou no Governo, os recibos destas mensagens precisam ser alimentadas no Datasul HCM. Citar a exportação do FP9895.No programa FP9895 - Sincronização de Mensagens (opção Exportar) é possível extrair as mensagens sem recibo no Datasul HCM.
  • Se for necessário unificar mensagens de afastamentos poderá ser executado o Programa para unificação de mensagens de afastamento<Citar o programa de unificação das mensagens de afastamento> (Será feito na sprint #4 - 17/02)
  •  Efetuar os ajustes necessários dependendo de cada situação:
    • Gerar S-3000 para eliminar mensagens do Governo através do FP9850.
    • Reenviar a mensagem S-2230 para registrar o afastamento no Governo através do FP9850 / FP9860.
  • Ex: 

Acerto coletivoColetivo: Gerar S-3000 de todas as mensagens geradas através do TAF e reenviá-las pelo Datasul HCM diretamente ao Governo. - Conversar com Marcio / Dani / Biancato se está funcionando

  • O programa eSocial_elimina_mensagens_s2230_s3000.r é Executar a rotina <xxxxxxxx> responsável por disparar a geração dos S-3000 de todas os afastamentos através do TAF e cancela todas as mensagens S-2230 do Datasul HCM. Importante destacar que a geração e envio ao governo das mensagens S-3000, nesta etapa do processo, é realizada pelo TAF.
    • Intervenções manuais realizadas diretamente no Governo (não foram enviadas através do Datasul HCM ou do TAF) terão de ser eliminadas manualmente no Governo.
  • Executar a carga dos afastamentos, gerando todas as mensagens novamente.
  • Enviar as mensagens geradas diretamente do Datasul HCM para o Governo através do Middleware.
  • Citar que intervenções manuais realizadas diretamente no Governo terão de ser eliminadas manualmente.
  • <Citar o programa de unificação das mensagens de afastamento> (Será feito na sprint #4 - 17/02)

Link Importantes

  • <link para documentação do monitor eSocial, mostrando as novas funcionalidades do middleware>]
  • <Link da documentação do procedimento para realizar o acerto coletivo>

Observações


Informações
<nosso envio com o
  • O middleware já
envia de forma cronologica>
  • transmite os eventos de forma cronológica.


Link Importantes





Templatedocumentos


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