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Descrição

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Matrícula.

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Observações

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Processo que vincula um aluno à oferta da Matriz Aplicada em um Período Letivo com (ou sem) a associação da Turma e Turma/Disciplina.

Índice

PROCESSO DE MATRÍCULA - VIA SECRETARIA ESCOLAR

O "Processo A realização de Matrícula via secretaria escolar ", é realizado para os alunos que desejam ingressar em ofertas e curso, porém de cursos da unidade operacional e que não tenham participado de um "Processo seletivo" e, por este motivo, Processo Seletivo.

Assim, o processo de matrícula será é realizado diretamente no balcão de atendimento na Secretaria Escolar , podendo este aluno, ser novo ou não na instituição.

O acesso para realização das matrículas é realizado através do acesso ao Módulo TOTVS Educacional → Educacional

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para alunos novatos ou veteranos.


Nota
titleNota

Para alunos novatos, deve-se previamente realizar o cadastro do aluno, através do Módulo Educacional → Currículo e Oferta →  Aluno → Incluir, conforme orientações apresentadas no Material de Capacitação de Cadastros Básicos, no tópico Cadastro de alunos.

Assim, a partir do cadastro do "Aluno" , em "Anexos" selecione o item "Cursos/Habilitação".

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Clique em "Incluir".

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Na aba: "Identificação, selecione o "Curso", "Matriz curricular" e o "Turno" referente a "Turma" para a qual a matrícula será realizada.

Informe ainda a "Situação de Matrícula" "Pré-Matriculado".

Premissas:

O processo de Matrícula requer o cadastro prévio do aluno, disponível em Totvs Educacional l Currículo e Oferta l Aluno - Localizar Pessoa/ Registro Preliminar l Incluir

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Quando já localizado o cadastro, as informações a ele vinculadas devem ser verificadas, garantindo a validade dos dados e a manutenção do registro de acordo com as normas da unidade operacional.

Os processos podem ser consultados no TDN: Cadastro de alunos


O acesso para execução das matrículas é realizado através do Módulo TOTVS Educacional l Educacional

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A partir do cadastro do Aluno, em <anexos>, selecione o item Cursos/ Habilitações

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Clique em Incluir no ícone de + (mais\ incluir) na parte inferior da tela

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Na <aba> Identificação, selecione os dados associados à matrícula, conforme indicado

  • Curso
  • Habilitação
  • Matriz Curricular
  • Turno
  • Situação de Matrícula
  • Campus/ Polo (Conforme norma da Unidade Operacional)

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Na <aba> Campos Complementares, associe as informações necessárias à Matrícula/ Oferta de Curso Na aba: "Campos complementares" associe as informações necessárias à matrícula/oferta de curso com atenção aos registros necessários para o envio dos dados à à Solução Integradora.

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Realizados todos os cadastros básicos, para executar a matrícula do aluno, em "Processos" e selecione "Matricular aluno".

Após, selecione o "Período letivo" e a "Turma" referente à oferta de curso e clique em "Avançar".

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Executada a matrícula, a partir so "Curso/Habilitação", em "Anexos", selecione "Matrículas no período letivo".

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Em seguida, acesse <Processos> e selecione o item Matricular Aluno

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Vincule os dados e em seguida, clique em <Avançar>

  • Período Letivo
  • Turma

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Finalizado o processo de Matrícula, poderá ser visualizada a partir do <Anexo> Curso/Habilitação | <Anexos> Matrículas no Período Letivo

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Nota
titleNota

A matrícula do aluno deve estar primeiramente associada ao statusStatus: " Pré-matriculado"Matriculado.

Assim, uma vez realizados os procedimentos internos associados à análise financeira e documental, e identificada a ausência de débitos financeiros do aluno para com a  débitos com a instituição ou pendência de documentação, é realizada e análise de pendências de documentações, será realizado a emissão do Boletoboleto.

Após , identificar o pagamento deste, com e a baixa do lançamento contábil, pode-se aplicar a alteração de Status de status Matrícula para " Matriculado".O acesso para verificação/registro da entrega de documentos essenciais à matrícula é realizado a partir do "Cadastro do Aluno", em "Anexos" Documentos solicitados". 

Para verificar se os documentos obrigatórios à matrícula foram entregues, acesse: Currículo e Oferta l Alunos l <Anexos> l Documentos Solicitados.

Após a confirmação da entrega dos documentos, o usuário deve anexar os documentos do Aluno no GED (Gestão Eletrônica de Documentos) acessando a opção "Anexos -> GED -> Integração GED", conforme passo a passo mostrado no item "Matrícula via processo seletivo". disponível em Alunos | <Anexos> l GED l Integração GED, conforme apresentado no processo de Matrícula via Processo Seletivo.

Em seguida, o usuário deve gerar emitir o " Contrato de Prestação de Serviços Educacionais " para a matrícula que foi gerada para o alunopara a Matrícula realizada em Alunos | <Anexos> l Contratos l <Anexos> | Relatórios ou Matrícula e Avaliação l Matrículas l <Anexos> l Contratos | <Anexos> | Relatórios.

EMISSÃO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

A emissão do "Contrato de prestação de serviços educacionais", através da "Matrícula no período letivo" é realizada a partir dos "Anexos" "Contratos".

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A partir do acesso ao "Contratos Contrato de prestação de serviços educacionais" Prestação de Serviços Educacionais, devem ser verificadas as informações registradas nas abas:

  • Identificação
  • Contabilização
  • Responsável Financeiro
  • Parcela

"Identificação", "Contabilização" e "Responsável Financeiro". Validadas as informações registradas, o relatório poderá ser emitido.

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Para emitir o "A emissão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais ", em "Anexos", selecione "Relatórios" e, em seguida, "Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e/ou Termo de Compromisso".

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Preencha os "parâmetros" e após, clique em "Submeter".

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está disponível em Alunos | <Anexos> l Contratos l <Anexos> | Relatórios ou Matrícula e Avaliação l Matrículas l <Anexos> l Contratos | <Anexos> | Relatórios

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Selecionado o registro, em Matrícula e Avaliação l Matrículas l <Anexos> l Contratos | <Anexos>, clique em Relatórios e em seguida selecione o relatório correspondente

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Vincule as informações aos Parâmetros e clique em <Submeter>

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GERAÇÃO DO LANÇAMENTO FINANCEIRO

Um "O Contrato de prestação de serviços educacionais" é composto pelas Prestação de Serviços Educacionais reúne as parcelas que compõem o plano de pagamento associado a este.Desta forma, às parcelasPlano de Pagamento, desta forma, devem ser associados os " Lançamentos financeiros".

Para executar o lançamento, a partir da tela de contrato do aluno, em "Anexos" selecione "Parcela".

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Selecionada a parcela para a qual o lançamento financeiro deve ser realizado, em "Processos", selecione "Gerar lançamento".

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Assim, à parcela será vinculado o "Lançamento Financeiro", sinalizado pelo ícone Image Removed.

Financeiros nas parcelas.

Acesse Matrícula e Avaliação l Matrículas l <Anexos> l Contratos | <Anexos> e selecione a opção Parcela

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Selecionada a Parcela em que será realizado o Lançamento Financeiro, acessando <Processos> | Gerar Lançamento

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À parcela será associado o Lançamento Financeiro, sinalizado pelo ícone Image Added.

E ao posicionar o cursor neste mesmo íconeImage AddedAo posicionar o cursor sobre o ícone Image Removed, serão apresentadas informações complementares referentes ao lançamento processado.referente ao Lançamento Financeiro

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EMISSÃO DO BOLETO BANCÁRIO PARA PAGAMENTO

A emissão do " Boleto bancário" Bancário é realizada após aplicar gerar o "Lançamento financeiro" (a)s parcela(s) que estão associadas ao "Contrato" do aluno e pode ser executada através do "Lançamento", ou ainda através do acesso ao "Boleto" ou "Contrato".Lançamento Financeiro das parcelas que compõem o Contrato.

A emissão pode ser realizada a partir do Lançamento, Boleto ou Contrato

EMISSÃO VIA LANÇAMENTO

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A partir do Lançamento em Matrícula e Avaliação l Matrículas l <Anexos> l Contratos | <Anexos> | Parcela | < aba> Lançamentos/ Boletos da Parcela | <Anexos> | Relatórios, em seguida, selecione o

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Relatório correspondente ao

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Boleto

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EMISSÃO VIA CONTRATO FINANCEIRO

Através da aba "No menu Educacional l <aba> Financeiro/ Contábil ", clique em "Contratos".Selecionado o "Contrato", em "Processos", selecione "Imprimir Boleto" . Em l Contratos, selecione o Contrato para emissão do Boleto, clique em <Processos> e selecione o item Imprimir Boleto. Em seguida, selecione o relatório Relatório correspondente ao " Boleto" a ser emitido..

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EMISSÃO VIA BOLETO

Através da aba "No menu Educacional | <Aba> | Financeiro/ Contábil ", clique em "Boletos".Selecionado o "Boleto", em "Processos", selecione "Imprimir Boleto" | Boletos, selecione o registro para emissão do Boleto, clique em <Processos> e selecione o item Imprimir Boleto. Em seguida, selecione o relatório Relatório correspondente ao " Boleto" a ser emitido.

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Após a emissão, o "Boleto" será apresentado para impressão.


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LANÇAMENTO FINANCEIRO -  BAIXA MANUAL

Realizado o pagamento referente ao " Boleto " emitido, é necessário que seja processada a baixa deste lançamento financeiroexecutar Baixa para o Lançamento Financeiro.

O processo de baixa Baixa pode ser realizado automaticamente, de duas formas:

  • Automaticamente através da leitura do arquivo de retorno (Banco)

...

  • no Módulo Financeiro

...

  • Manualmente a partir do

...

  • Lançamento

...

  • Financeiro


Para executar a Baixa Manual, selecione o Lançamento Financeiro em Matrícula e Avaliação l Matrículas l <Anexos> l Contratos | <Anexos> | Parcela | < aba> Lançamentos/ Boletos da Parcela | <Anexos> e clique em Baixa | Baixar Lançamento

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Associe as informações referentes à Baixa e clique em <Avançar> para seguir com a etapa.

  • Tipo de Baixa
  • Data
  • Moeda

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Selecionado o "Lançamento", em "Processos", selecione "Baixa" e, em seguida, selecione "Baixar lançamento".

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Em seguida, após associar as informações referentes à baixa, como o "Tipo de baixa", "Data", "Meio de Pagamento",  por exemplo, clique em "Avançar" para seguir à etapa de visualização dos boletos e lançamentos envolvidos no processo. Após, clique novamente em "Avançar".

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Nas etapas seguintes, é possível consultar e , editar os dados do lançamento bem  como editar a e contabilização dos itens de baixa. Clique em "Avançar" para continuação do processo.

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Baixa.

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Finalizado o processo Assim, processada a "Baixa", é possível verificar no " Lançamento " Financeiro o status "Status 'Lançamento Baixado" posicionando o cursos sobre o mesmo.' ao posicionar o cursor do mouse no registro.

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CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA POR PAGAMENTO

O processo de " Confirmação de matrícula Matrícula por pagamento", Pagamento tem por finalidade efetivar as matriculas Matrículas de todos os alunos pagantes/ adimplentes , após a confirmação de pagamento e verificada a baixa Baixa do mesmoLançamento.

Para executar o processo, na aba "O processo está disponível em Educacional l Matrícula e Avaliação ", em "Mais", selecione o item "Confirmação de matrícula por pagamento".

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titleClique aqui para visualizar a imagem

l Mais... l Confirmação de Matrícula

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Selecione o Período Letivo e preencha os dados listados abaixo:

  • Período Letivo
  • Situação de Matrícula
  • Parcelas (Inicial e Final)
  • Cotas (Inicial e Final)
  • Situação de Matrícula para alunos com parcela baixada
  • Situação de Matrícula para alunos com parcela não baixada
  • Parâmetros relacionados à inadimplência, Matrícula e Contrato (Conforme os processos praticados pela instituição)
  • Motivo
  • Serviços (Vinculado à parcela para a qual a baixa deverá ser processada)


Clique em <Pré-visualizar alunos>

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Selecione as Matrículas que irão compor o processo, e após, clique em <Fechar>

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Caso algum aluno não seja selecionado para execução do processo, será apresentada mensagem de confirmação.

Selecione <Não> e retorne à tela de seleção de alunos para que o mesmo seja confirmado.

Selecione <Sim> e retorne à tela inicial para conseguinte <Executar> processo.

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Nota
titleImportante:

Após a Confirmação de Matrícula, fique atento aos registros complementares obrigatórios para envio dos dados à Solução Integradora, associados aos Campos Complementares da Matrícula e na <aba> Ingresso do Curso/Habilitação

Clicar em "Matrículas do Período Letivo" na aba "Matrícula e Avaliação".

Selecionar o aluno desejado para realizar a matrícula. Clicar em "Processos".

(seleção) DICA: Para buscar/pesquisar o aluno no Sistema, foi utilizado o filtro no nome e R.A (Registro Acadêmico) do aluno.

Após clicar em "Processos", selecionar "Confirmação de matrícula por pagamento".

Clicar em "Avançar".

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Selecionar os parâmetros para a confirmação de matrícula e clicar em "Avançar".

Aviso

No campo de "Situação de matrícula" o usuário deve parametrizar o Sistema para:
Para alunos com parcela baixada - Informar qual será o novo status caso possua a parcela baixada. No exemplo, o Sistema está parametrizado para alterar o status da matrícula do aluno para "Matriculado";

Para alunos com parcela não baixada - Informar para qual status a situação de matrícula do aluno deve ser alterada /mantida com a parcela não baixada.

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titleClique aqui para visualizar a imagem

Selecionar para qual tipo de Serviço o processo de confirmação de matrícula será executado.

Clicar em "Avançar

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(seleção)DICA: O "Tipo de Serviço" é referente ao serviço cobrado ao aluno. No exemplo, foi selecionado o tipo "Mensalidade" por se tratar de uma confirmação de pagamento de mensalidade para o aluno se tornar matriculado na instituição.

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Clicar em "Executar".
Após executar o processo o Sistema desponibiliza uma tela de log, informando o status da execução e sinalizando os alunos que foram matriculados e os que não foram matriculados. Conforme imagem a seguir.

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Após a mensagem de confirmação o usuário pode verificar a situação de matrícula do aluno, conforme imagem a seguir.

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Após a confirmação da matrícula, o usuário deve acessar a respectiva matrícula do aluno em "Matrícula no Período Letivo" (duplo clique na matrícula) e "Matrícula no Curso/Habilitação", para preencher/completar informações necessárias, como:
Campos Complementares (Matrícula no Período Letivo e Matrícula no Curso/Habilitação)

  • Articulações (Entre SESI e SENAI);
  • Condição do Aluno (Não Gratuito).

 Ingresso (Matrícula no Curso/Habilitação)

  • Informar o tipo de Ingresso do aluno.
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Na Matrícula do Período Letivo, o usuário deve completar as seguintes informações:

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Na Matrícula do Curso/Habilitação, o usuário deve completar as seguintes informações:

Confirmar/Preencher as informações na aba "Ingresso".

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Confirmar/Preencher as informações na aba "Campos complementares".

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