Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O INSS Patronal é a contribuição previdenciária patronal, popularmente conhecida como INSS Patronal, trata-se da contribuição que o empregador paga com a finalidade de financiar a seguridade social, isto é, o conjunto de ações de iniciativas dos poderes públicos e da sociedade para assegurar os direitos dos brasileiros em relação à saúde, previdência e assistência social.

No TOTVS Saúde - Planos, poderá ser configurado ao prestador Pessoa Física, um evento de INSS Patronal, a fins de cálculo do valor do INSS Patronal. O valor do INSS Patronal não será considerado no cálculo do prestador, será apenas para fins de consulta. 

03. SOLUÇÃO

Totvs custom tabs box
tabsProcedimento para Implantação,Procedimento para Configuração,Procedimento para Utilização
idspasso0,passo1,passo2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso0

A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso1

1.  Parâmetros de pagamento de prestadores

  • No TOTVS12, acesse o programa "Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - hpp.paymentProviderParameters" ou o modo clássico (PP0110G).
    Estará disponível os campos "Espécie INSS Patronal" e "INSS Patronal (%)".

  • A seguir, é necessário cadastrar o novo evento de classe "INSS Patronal". Deve-se acessar o programa "Manutenção Eventos Pagamento Prestador - hpp.billingEvents" ou o modo clássico (PP0110C). Usa-se a classe de evento "B - INSS Patronal" para o novo cadastro.



  • Também é necessário que um evento extra parametrizar os eventos extras (E - Extra) ou de desconto (D - Desconto) , cujo o campo Pessoa Movto Extra seja "E - Extra", seja cadastrado, com a flag "Incide INSS Patronal" ativa, nesse mesmo cadastro.




  • Após, no cadastro da "Manutenção de Prestador - hcg.healthProvider" ou modo clássico CG0210Y, será necessário informar que o prestador "Recolhe INSS Patronal", informando também o Imposto e Classificação de Imposto. Caso não seja informado, irá pegar o imposto e classificação de imposto do evento.
    Image Added



  • Por fim, os eventos de INSS Patronal e Extra\Desconto devem ser vinculados ao Prestador, através da tela "Manutenção Eventos Prestador - hpp.eventsProvider" ou no modo clássico PP0110D. Este cadastro permite configurar o Imposto e a Classificação de Imposto, além da rubrica e tabela da rubrica para o eSocial.

Image Modified

Image Removed
Por fim, no cadastro da "Manutenção de Prestador - hcg.healthProvider" ou modo clássico CG0210Y, será necessário informar que o prestador "Recolhe INSS Patronal", informando também o Imposto e Classificação de Imposto. Caso não seja informado, irá pegar o imposto e classificação de imposto do evento.
Image Removed

Image Added


  • O Imposto e Classificação do Imposto (bas_imposto) são cadastros do EMS (Financeiro). O cliente deve cadastrar e parametrizar um imposto do tipo "Taxado", e com alíquota idêntica ao % do INSS Patronal informado no TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul.


Informações

Por se tratar de um imposto TAXADO, deve-se verificar a necessidade de vincular o Imposto à empresa, através do cadastro "Relacionamento Imposto x Empresa (Modo Clássico)" - bas_impto_vincul_empres.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

1. UTILIZAÇÃO

O INSS Patronal será calculado, caso parametrizado, no processo de Cálculo/Previsão Pagamento de Prestadores - hpp.providerPayment. Para tal, o campo "Calcular INSS" deve estar ativo.


Também será validada a data informada através do campo "Data de Vencimento do INSS".


Após a execução, dentro do arquivo .zip gerado na Central de Documentos, conterá a planilha com os prestadores e seus eventos calculados. Foi adicionado o campo de valor "Base do INSS Patronal". A informação também consta no arquivo texto do processo.

 

Após efetuar o Cálculo do Pagamento do Prestador, será necessário efetuar a Confirmação (Confirmação de títulos do contas a pagar - RPW - hpp.confirmationPayableAccounts) ou modo clássico DTVW18AA e Geração (Manut. Geração Títulos Contas Pagar - RPW - hpp.generationBillsAccountsPayable) dos Títulos a Pagar ou modo clássico DTVW19AA.

O processo de Confirmação permite a seleção manual dos títulos, o qual irá apresentar os valores do INSS Patronal.

Após efetuada a Geração, será possível consultar o título no EMS (Financeiro) através da tela Título do Contas a Pagar (bas_tit_ap_fin). O valor do saldo não terá a soma do INSS Patronal, o valor do INSS Patronal será apresentado nos Títulos Relacionados, com a espécie parametrizada (no print, espécie IPF).

Com o título integrado, é necessário efetuar a Contabilização do(s) título(s), esse processo é efetuado pela tela "Central Contabilização de Pagamento de Prestadores - hpp.centralProviderAccounting".  Após a contabilização, é possível gerar o eSocial dos eventos S-1200 e S-1210. Como se trata de um evento o qual a categoria pode variar para a geração do eSocial, foi disponibilizado no cadastro de Vínculo do Prestador x eSocial (hcg.eSocialProvider ou F6 - Vínculo Prestador x eSocial no CG0210Y) um campo identificando que a categoria deve ser considerada na exportação do S-1200.

Caso no cadastro dos vínculos do prestador exista uma categoria com o campo INSS Patronal = Sim, o evento Extra\Desconto que Incide INSS Patronal será exportado na categoria em questão, junto do valor de IR rateado (caso exista). O valor de INSS Patronal calculado não será exportado no eSocial, pois o governo efetua esse cálculo quando recebem o arquivo enviado pela operadora.

...