1. UTILIZAÇÃOO INSS Patronal será calculado, caso parametrizado, no processo de Cálculo/Previsão Pagamento de Prestadores - hpp.providerPayment. Para tal, o campo "Calcular INSS" deve estar ativo.
Também será validada a data informada através do campo "Data de Vencimento do INSS".
Após a execução, dentro do arquivo .zip gerado na Central de Documentos, conterá a planilha com os prestadores e seus eventos calculados. Foi adicionado o campo de valor "Base do INSS Patronal". A informação também consta no arquivo texto do processo. Após efetuar o Cálculo do Pagamento do Prestador, será necessário efetuar a Confirmação (Confirmação de títulos do contas a pagar - RPW - hpp.confirmationPayableAccounts) ou modo clássico DTVW18AA e Geração (Manut. Geração Títulos Contas Pagar - RPW - hpp.generationBillsAccountsPayable) dos Títulos a Pagar ou modo clássico DTVW19AA. O processo de Confirmação permite a seleção manual dos títulos, o qual irá apresentar os valores do INSS Patronal. Após efetuada a Geração, será possível consultar o título no EMS (Financeiro) através da tela Título do Contas a Pagar (bas_tit_ap_fin). O valor do saldo não terá a soma do INSS Patronal, o valor do INSS Patronal será apresentado nos Títulos Relacionados, com a espécie parametrizada (no print, espécie IPF).
Com o título integrado, é necessário efetuar a Contabilização do(s) título(s), esse processo é efetuado pela tela "Central Contabilização de Pagamento de Prestadores - hpp.centralProviderAccounting". Após a contabilização, é possível gerar o eSocial dos eventos S-1200 e S-1210. Como se trata de um evento o qual a categoria pode variar para a geração do eSocial, foi disponibilizado no cadastro de Vínculo do Prestador x eSocial (hcg.eSocialProvider ou F6 - Vínculo Prestador x eSocial no CG0210Y) um campo identificando que a categoria deve ser considerada na exportação do S-1200.
Caso no cadastro dos vínculos do prestador exista uma categoria com o campo INSS Patronal = Sim, o evento Extra\Desconto que Incide INSS Patronal será exportado na categoria em questão, junto do valor de IR rateado (caso exista). O valor de INSS Patronal calculado não será exportado no eSocial, pois o governo efetua esse cálculo quando recebem o arquivo enviado pela operadora. |