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Índice
maxLevel5
outlinetrue
indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

Permite incluir, alterar e excluir escalas, baseadas em tabelas de horário padrão.

...

titleNota

...

Escalas são a base para a geração das agendas dos atendentes. Através das escalas que são identificados os horários de entrada / saída / intervalos e exceções competentes ao período das agendas. As escalas utilizam como base as configurações de turno e sequencia / horários da tabela de horário padrão, portanto, é importante que esses cadastros sejam configurados corretamente para que as escalas sejam consistente. 

Para geração / configuração das escalas utilizamos a rotina de Cadastro de Escalas (TECA580), localizada em Atualizações → Cadastros → Prest. Serviços → Escalas

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

Image AddedImage Removed



Visão do Browse

...

Figura 2 - Visão do Cadastro de Escala

...

Detalhes do Cadastro de Escala


Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelCabeçalho


Cabeçalho do Cadastro de Escala

Figura 3 - Cabeçalho do Cadastro de Escala


Campo:

Descrição

Código *

Código da Escala

Exemplo:

000012

Escala *

Descrição da Escala

Exemplo:

ESCALA TOTVS 01

Status *

Selecione o status atual da escala.

1 - Ativa

2 - Inativa

Replica Feriados *

Executa a replica de feriados na aba "Exceções".

1 - Sim

2 - Não

SDF *

1-Sim = Configurar a escala para trabalhar no sábados, domingos e feriados.

2-Não = Configurar para manter o comportamento padrão da escala.

Quantidade Alocações *Quantidade de pessoas disponíveis para alocação na escala para atualizar a Quantidade prevista no Posto no Orçamento e incluído na Configuração de Planilhas (Aba de Parâmetros) para uso nas fórmulas das Planilhas de Cálculos.
Intrajornada

Informar se a escala possui configuração de intrajornada

1 - Sim

2 - Não

Tabela 1 - Campos do cabeçalho

Card
id2
labelEfetivos


Seção Efetivos

Figura 4 - Seção Efetivos


O botão Gerar Configurações é responsável por gerar, automaticamente, as configurações das agendas na grid Configuração (vide aba Configurações, deste documento).


Campo:

Descrição

Turno

Informe um turno utilizado na escala.

Exemplo:

001

Desc. turno

Descrição de um turno, utilizado na escala.

Carregado do cadastro de turnos.

Exemplo:

Turno Único

Seq. Turno

Informe a sequencia de turno.

Exemplo:

01

Tabela 2 - Campos da seção Efetivos


Card
id3
labelCoberturas

Seção Coberturas
Figura 5 - Seção Coberturas


Campo:

Descrição

Item

Campo sequencial para controle dos itens da cobertura.

Exemplo:

01

Tipo

Selecione o tipo da cobertura.

1 - Folguista

2 - Almocista

3 - Jantista

4 - Ferista

Tabela 3 - Campos da seção Cobertura


Aviso
titleNão Informe horários para dias não trabalhados

Quando criar uma tabela de horário padrão para a escala que será cadastrada, não informe horários para os dias não trabalhados. 

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Image Added

No domingo, que é um dia não trabalhado, os horários de entrada e saída ficaram zerados


Para criar uma cobertura em dias não trabalhados, no cadastro da escala, crie uma linha para o dia não trabalhado e informe o horário de cobertura manualmente, conforme a imagem a seguir: 

Image Added
Os dias de folga da escala são incluídos manualmente


Card
id4
labelConfigurações

A seção de configuração mostra a configuração da da escala, gerada a partir do turno, cadastrado na seção de Efetivos, após clicar no botão Gerar Configuração.


Informações
titleNota - Geração automática

Os campos do grid, na seção configuração, são abertos para edição, porém, é recomendado que a geração seja automática, via botão Gerar Configuração, conforme descrito abaixo:

Figura 6 - Geração automática de configuração


Após clicar no botão SIM, será gerada configuração para cada linha da seção Efetivos


Figura 7 - Grid com as configurações da escala


Campo:

Descrição

Dia da Sem.

Escolha o dia da semana:

1 - Domingo

2 - Segunda

3 - Terça

4 - Quarta

5 - Quinta

6 - Sexta

7 - Sábado

Entrada

Horário de entrada para o dia da semana selecionado.

Exemplo:

08,00

Saída

Horário de saída para o dia da semana selecionado.

Exemplo:

09,00

Status

Lista de seleção para o status do período atual

1 - Trabalhado

2 - Folga

3 - Intervalo

Cobertura

Digitar um item de cobertura, cadastrado na seção Cobertura

Exemplo:

01

Tipo

Tipo de cobertura, carregado da seção Cobertura

Exemplo:

Folguista

Tabela 4 - Campos da aba Configuração

Card
id5
labelExceções

É possível configurar exceções para a geração das agendas através da aba exceções. Quando existe configuração de exceção, as agendas geradas obedecem as configurações registradas nas seções Gerais e Feriados, conforme abaixo:


Gerais

Permite incluir exceções para um ou mais dias da semana.


Informações
titleExemplo de utilização - Exceções -> Gerais

Todos os domingos , deverão ser trabalhados e, para fins de horas extras, será considerado Folga Trabalhada, incluir uma linha na seção Gerais, da aba Exceções, observando os seguintes campos:

Da da Sem.  → Domingo

→ Preencher os horários ←

Hora Extra → F.T (Folga Trabalhada)

Image Modified

Figura 11 - Exemplo de utilização - Exceções - Gerais


Campo:

Descrição

Dia da Sem.

Escolha o dia da semana:

1 - Domingo

2 - Segunda

3 - Terça

4 - Quarta

5 - Quinta

6 - Sexta

7 - Sábado

1ª Entrada

Horário de Exceção para a 1ª Entrada

Exemplo:

08,30

1ª Saída

Horário de Exceção para a 1ª Saída

Exemplo:

13,00

2ª Entrada

Horário de Exceção para a 2ª Entrada

Exemplo:

13,15

2ª Saída

Horário de Exceção para a 2ª Saída

Exemplo:

17,30

3ª Entrada

Horário de Exceção para a 3ª Entrada

Exemplo:

14,30

3ª Saída

Horário de Exceção para a 3ª Saída

Exemplo:

16,30

4ª Entrada

Horário de Exceção para a 4ª Entrada

Exemplo:

18,00

4ª Saída

Horário de Exceção para a 4ª Saída

Exemplo:

19,30

Hora Extra

Escolha o tipo de hora extra

1 - Normal

2 - F.T.

Limite.Inf.

Limite mínimo para marcações do dia.

Exemplo:

5,00

Limite Sup.

Limite máximo para marcações do dia.

Exemplo:

5,00


Tabela 5 - Campos da grid Gerais, na aba Exceções



Feriados


Obs.: Para que as funcionalidades dessa grid sejam aplicadas corretamente, é necessário realizar o cadastro de calendário (Atualizações → Cadastros → Prest. Serviço → Cadastros GPE → Feriados GS) e vincular o mesmo no posto de trabalho (Atualizações → Prest. Serviços → Alocação de Pessoal → Gestão de Escalas). Nesse calendário serão listados os feriados.



Informações
titleExemplo de utilização - Exceções -> Feriados

Se algum feriado cair em uma segunda-feira , todos os funcionários deverão trabalhar e, para fins de horas extras, será considerado dia normal de trabalho, incluir uma linha na seção Feriados, da aba Exceções, observando os seguintes campos:

Dia da Sem. → Segunda

Preencher os horários ←

Hora Extra → Normal

Image Modified




Campo:

Descrição

Dia da Sem.

Escolha o dia da semana:

1 - Domingo

2 - Segunda

3 - Terça

4 - Quarta

5 - Quinta

6 - Sexta

7 - Sábado

1ª Entrada

Horário de Exceção para a 1ª Entrada

Exemplo:

08,30

1ª Saída

Horário de Exceção para a 1ª Saída

Exemplo:

13,00

2ª Entrada

Horário de Exceção para a 2ª Entrada

Exemplo:

13,15

2ª Saída

Horário de Exceção para a 2ª Saída

Exemplo:

17,30

3ª Entrada

Horário de Exceção para a 3ª Entrada

Exemplo:

14,30

3ª Saída

Horário de Exceção para a 3ª Saída

Exemplo:

16,30

4ª Entrada

Horário de Exceção para a 4ª Entrada

Exemplo:

18,00

4ª Saída

Horário de Exceção para a 4ª Saída

Exemplo:

19,30

Hora Extra

Escolha o tipo de hora extra

1 - Normal

2 - F.T.

Troca Seq.

Informa se a sequencia do turno será alterada, caso ocorra exceção

1 - Sim

2 - Não

Limite.Inf.

Limite mínimo para marcações do dia.

Exemplo:

5,00

Limite Sup.

Limite máximo para marcações do dia.

Exemplo:

5,00

Trb. Feriado?

Trabalha no feriado mesmo quando for dia não trabalhado.

1 - Sim

2 - Não


Tabela 6 - Camposo da grid Feriados, na aba Exceções

Card
id7
labelOutras ações
Deck of Cards
idoutrasacoes1
Card
id121
labelVisualizar turno

Permite visualizar a tabela de de horário padrão para o turno selecionado. Exibe todas as sequências, independentemente se esses estão sendo utilizadas na seção Efetivos.

Figura 8 - Exibição de outras ações → visualizar turno

Card
id22
labelVisualizar escala
Card
id2
labelVisualizar escala

Exibe uma simulação da geração das agendas, considerando as coberturas, exceções e o calendário de feriados (opcional)

Image Modified

Figura 9 - Pergunte de outras ações → visualizar escala


Image Modified

Figura 10 - Visualização da escala

Card
id25
labelManutenção Planejada

A funcionalidade de cadastro e geração de Manutenções Programadas (TECA580G) está habilitada caso o sistema cumpra os seguintes requisitos:

→ fontes TECA580G.prw, TECA330.PRW, TECA330A.PRW, TECA550.prw, TECA580.PRW, teca190D.prw, TECA190E.PRW, TECA870.PRW e TECXFUNB.prw na versão 27/11/2019 ou superior;

→ Tabela TXH configurada no dicionário de dados.


Utilização:

Ao acessar o Cadastro de Escalas (TECA580) e ALTERAR ou VISUALIZAR um registro, o sistema apresentará dentro do botão "Outras Ações" a opção "Manutenções Planejadas". É possível planejar manutenções para cada uma das sequências da Escala.

Image Added

Imagem 1 - Opção "Manutenções Planejadas"


Ao acessar a rotina, o sistema apresentará uma tela de cadastro segmentada em três seções. A seção superior, apenas visualização, contém os dados da Escala e da Sequência da escala em que as Manutenções Programadas estão vinculadas. A segunda seção contém os dias trabalhados da sequência da Escala. Apesar de também ser apenas visualização, os registros inseridos na terceira seção estão relacionados com o dia trabalhado da segunda seção. Isso significa que ao selecionar um dia na segunda seção e inserir registros na terceira sessão, o vinculo desses registros inseridos é realizado com o registro selecionado da segunda seção.

Image Added

Imagem 2 - Cadastro de Manutenções Programadas


Os campos disponíveis para Manutenção Programada são:

Código da Manutenção (TXH_MANUT): Código de uma manutenção de Hora Extra. Campo obrigatório.

Horário Inicial (TXH_HORAIN): Horário de início da jornada. Caso este campo não seja alterado, o sistema não modificará o horário de entrada dos atendentes naquela Escala / Sequência. Caso este campo seja modificado, o sistema aplicará automaticamente uma Manutenção de Hora Extra modificando o horário de entrada do(s) atendente(s).

Horário Final (TXH_HORAFI): Horário de término da jornada. Caso este campo não seja alterado, o sistema não modificará o horário de saída dos atendentes naquela Escala / Sequência. Caso este campo seja modificado, o sistema aplicará automaticamente uma Manutenção de Hora Extra modificando o horário de saída do(s) atendente(s).

Código do Posto (TXH_CODTFF): Campo opcional. Código do posto (TFF_COD) em que o sistema deve considerar para aplicar as manutenções de hora extra. Caso o campo esteja em branco, o sistema aplicará em todos os postos vinculados naquela Escala.

Código do Tipo de Movimentação (TXH_CODTCU): Campo opcional. Código do Tipo de Movimentação (TCU_COD) em que o sistema deve considerar para aplicar as manutenções de hora extra. Caso o campo esteja em branco, o sistema aplicará em todos os tipos de movimentação da Escala.


A partir da versão 09/03/2020 do fonte TECA580G foi implementada a seguinte funcionalidade no botão outras ações: Replicar Manutenções. 

Caso a rotina esteja no modo edição (inclusão, alteração), esta funcionalidade replica todas as manutenções cadastradas para o horário posicionado nos demais dias da sequência da escala, sobrepondo as manutenções que já tenham sido cadastradas.


A imagem abaixo ilustra uma Hora Extra entre 14:00 e 15:00 para uma jornada entre 08:00 e 14:00. A manutenção está configurada para a Escala de código 000015 e sequência 01. Ao gerar a agenda na Mesa Operacional (TECA190D), no Gestão de Escalas (TECA330A) ou na Troca de Efetivos , o sistema automaticamente aplicará essa H.E. neste dia e sequência:

Image Added

Imagem 3 - Manutenção Programada para dia da escala


Ao gerar as agendas do atendente para a Escala com Manutenções Programadas, o sistema automaticamente incluirá as H.E.:

Image Added

Imagem 4 - Geração das agendas


O sistema apresentará uma barra de progresso indicando que a operação está sendo executada:


Image Added

Imagem 5 - Barra de progresso das Manutenções Programadas


Verifique que a H.E. foi inserida:


Image Added

Imagem 6 - Agenda com H.E. planejada


O processo pode ser replicado na geração das agendas via Gestão de Escalas ou Troca de Efetivos, além da Mesa Operacional.


A partir da versão 18/03/2020 do fonte TECA580G foi implementada a seguinte funcionalidade Manutenção Planejada com Horários Flexíveis.  

Informações sobre Horários Flexíveis: https://tdn.totvs.com.br/pages/releaseview.action?pageId=501478324


Caso o parâmetro de Horários Flexíveis - MV_GSGEHOR esteja ligado o comportamento da rotina mudará, e não olhará mais para o Cadastro de Escalas passará a olhar para o Editor de Horários na Mesa Operacional.

Podemos observar que no domingo é dia trabalhado no período de 06:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00, temos uma manutenção programada de hora extra de 06:00 às 13:00 ou seja o total de 01:00 extra. 


Image Added

Imagem 1 - Tela de Manutenções Programadas


No momento da implantação na Mesa Operacional vamos alterar o horário de 06:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 para 04:00 às 11:00 e 12:00 às 15:00.


Image Added

Imagem 2 - Editor de Horários da Mesa Operacional.


Ao realizar a projeção das agendas, observe foi projetado com os horários informados no Editor de Horários.

Image Added

Imagem 3 - Mesa Operacional Projeção de Alocação.


Após a gravação da alocação podemos verificar que a manutenção de hora extra no total de 01:00 foi aplicada na agenda.

Image Added

Imagem 4 - Resultado final da Manutenção Planejada com Horários Flexíveis.



Card
id26
labelIntervalo Indenizado

O almoço indenizado é um tipo de configuração de escala em que o atendente não faz o intervalo na jornada e este passa a ser caracterizado como hora extra. Estas situações podem ocorrer esporadicamente em um dia normal de trabalho ou ser uma prática recorrente em feriados e finais de semana. Para estas duas últimas situações, foi desenvolvida uma funcionalidade que permite "programar" a escala para que os intervalos sejam sempre indenizados em situações de feriado ou finais de semana. Veja as orientações a seguir para implementar esta funcionalidade antes do release 12.1.31:

1) No Configurador, utilize as informações abaixo para criar o campo TXH_FERIAD:

Campo

Valor

X3_CAMPOTXH_FERIAD
X3_ORDEM14
X3_ARQUIVOTXH
X3_TIPOC
X3_TAMANHO1
X3_DECIMAL0
X3_TITULOApl. Feriad?
X3_DESCRICAplica em feriados?
X3_PICTURE@9
X3_VALIDPertence("123") .or. Vazio()
Usado?Sim
X3_RELACAO"3"
Real?R = Real
Visual?A = Alterar
X3_CBOX1=Apenas Feriados;2=Apenas dias Úteis;3=Todos os dias


2) Depois de criar o campo acima, cadastre os feriados criando um calendário na rotina Feriados GS (TECA790). Veja mais informações no documento: Cadastro de Feriados Gestão de Serviços - TECA790 - Gestão de Serviços - P12. Este cadastro indicará quais serão os feriados no período de agenda do atendente e, portanto, caso não seja cadastrada nenhuma exceção na escala do posto, ao projetar e gravar as agendas, o atendente estará em folga nestes dias.

3) Para que o atendente trabalhe no feriado, é necessário informar a exceção de feriado no cadastro da escala, conforme mencionado no item anterior. Para mais informações sobre esta opção, verifique as orientações da aba Exceções.


Configurando o intervalo indenizado:

1) Acesse a rotina de Cadastro de Escalas, selecione a escala e clique em Alterar. Posicione em uma das sequências e clique em Manutenções Planejadas (veja mais informações neste documento, na aba correspondente). Cadastre as manutenções que eliminam o intervalo por meio da hora extra.

Com esta funcionalidade, é possível definir se as alterações nos horários de intervalos valerão somente para feriados, apenas para dias úteis ou para todos os dias. Caso seja selecionada a opção 1= Apenas feriados, quando for realizada a alocação do atendente nesta escala em um dia que a manutenção planejada corresponda a um feriado trabalhado, a agenda será gerada com intervalo indenizado.  

Informações
titleObservações

Para mais informações sobre como configurar as alocações em feriados, acesse o documento: Mesa operacional - TECA190D - Gestão de Serviços - P12, aba Configurações de Alocação.

Card
id8
labelGeração de Escala

É possível gerar escalas automáticas para os turnos cadastrados nas tabelas: Turnos de trabalho e Tabelas de Hora padrão.

Image Added

Figura 1 - Botão da Geração da Escala.


Image Added

Figura 2 - Tela de abertura para escolhas das escalas a serem geradas.


Aviso
titleGera somente um turno por escala

A geração automática gera uma escala por turno, ou seja, a escala gerada será correspondente ao turno selecionado, com suas sequencias devidamente cadastradas.