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Painel
titleObjetivo

O (informação) O objeto deste documento é explicar através de exemplos práticos, simples e claros como funciona o processo de alçada de Compras do tipo PC (Pedido de Compras).


Painel
titleIntrodução

O processo de alçada do tipo PC (Pedido de Compras), realiza o controle de pedido de compras efetuado por um Comprador ou Grupo de Compradores que não possui direitos para realizar este procedimentoaprovação dos pedidos de compras por Aprovadores que são definidos pelo  Grupo de Aprovação  que podem ser informados no cadastro de Comprador (quando houver) ou através do parâmetro MV_PCAPROV.


[Imagem para ilustrar este cenário]





Image Modified

Informações
titleInformação

O processo de alçada por PC (Pedido de Compras) é um dos processos da Alçada de Compras. Para conhecer os demais processos de alçadas do modulo de Compras (SIGACOM), <em elaboração>.

Painel
titleRequisitos minimos

(aviso) Observação: Para um melhor aproveitamento e entendimento da alçada de aprovação do tipo PC (Pedido de Compras) na seção cenários, é importante que o usuário tenha o prévio conhecimento dos processos listados abaixo.

Image Removed


Image Added

SIGACFG

Configurador

SIGACOM

Compras

SIGAFIN

Financeiro

Usuários.

Aprovadores.

Condição de Pagamento.

Parâmetro MV_APRPCEC.

Perfil de Aprovação.


Parâmetro MV_PCAPROV.

Compradores.


Parâmetro MV_ALTPDOC.Grupo de Aprovação.
Painel
titleFluxo do Processo

Fluxo:

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Painel
titleCenário A: Tipo de Alçada de Compras por PC (Pedido de Compras) - Parametro: MV_PCAPROV - Aprovação

(informação) Para este cenário teremos 1(um) Grupos de Aprovação, com 3(três) níveis, contendo um Aprovador para cada nível.

    Não sera informado o Grupo de Aprovação no Cadastro de Compradores. 

    O sistema ira buscar a informação do Grupo de Aprovação no parâmetro MV_PCAPROV.


Expandir
titleCadastros básicos
Aviso

As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como gerar uma alçada de compras do tipo PC (Pedido de Compras).

  1. Configurar os parâmetros do sistema 
    1. Acessar o modulo Configurador (SIGACFG).
    2. Acessar o Menu > Ambiente > Cadastros > Parâmetros.
    3. Pesquise pelo parâmetro MV_PCAPROV.
    4. Edite o parâmetro MV_PCAPROV.
    5. O campo Cont.Por deve ser preenchido com (Grupo de Aprovação).
      Image Modified
    6. Clique em no botão Salvar.
    7. Pesquise pelo parâmetro MV_APRPCEC.
    8. Edite o parâmetro MV_APRPCEC.
    9. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.F.).
      Image Modified
    10. Clique no botão Salvar
    11. Pesquise pelo parâmetro MV_PCAPROVALTPDOC
    12. Edite o parâmetro MV_PCAPROVALTPDOC
    13. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.T.).
      Image RemovedImage Added
  2. Cadastrar usuários no Sistema.
    • Acessar o modulo Configurador (SIGACFG);
    • Acessar o Menu > Usuário > Usuários > Incluir.
      Image Modified
      * Clique na imagem para ampliar.
      * Para este cenário iremos cadastrar os usuários abaixo.

      Usuários (Escritório)Senha

      APROVADOR-01

      TS01

      APROVADOR-02 

      TS02

      APROVADOR-03

      TS03

      *Sugestão. Sempre siga a politica de segurança da sua empresa.



  3. Cadastrar Aprovadores de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Aprovadores.
    3. Clique Incluir.

      * Clique na imagem para ampliar.

      *Repita o processo acima, para cadastrar os usuários abaixo.

      NomeLimite de AprovaçãoPer. Limite

      APROVADOR-01

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-02

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-03

      R$ 1000,00Diário

      *Informe sempre os campos obrigatórios.


  4. Cadastrar Perfil de Aprovação.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Perfis de Aprovação.
    3. Clique Incluir.

      *Clique na imagem para ampliar.

      *Cadastre o Perfil de Aprovação abaixo.

      COD. PERFILDESCRIÇÃO
      TS-001R$ 0,00 - R$ 1.000,00

      *Informe sempre os campos obrigatórios.

  5. Cadastrar Condição de Pagamento.
    1. Acessar o modulo Financeiro (SIGAFIN).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Condição de Pagamento.
    3. Clique Incluir.

      CAMPOVALOR
      CODIGO000
      TIPO1
      COND. PAGTO00
      DESCRIÇÃOA VISTA

      *Informe os campos obrigatórios.

      Aviso
      titleCadastro de Compradores

      O cadastro de comprador é opcional, porém ele é prioritário com relação ao parâmetro, MV_PCAPROV.

  6. Cadastrar Compradores.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros >Compradores.

    3. Clique em Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      *Cadastre os Compradores abaixo.

      Nome

      APROVADOR-01

      APROVADOR-02

      APROVADOR-03



  7. Cadastrar Armazém.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Locais de Estoque.

    3. Clique em Incluir.

      CÓDIGODESCRIÇÃO
      01ARMAZÉM DE COMPRAS

      *Informe os campos obrigatórios.

  8. Cadastrar Produto.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Produtos.

    3. Clique em Incluir.

      Produto:

      CÓDIGO:DESCRIÇÃO:
      P-AL-COM-001Envelope



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titleConfiguração
Aviso

As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como configurar o Grupo de Aprovação.

  1. Configurar/Cadastrar Grupos de Aprovação.
    • Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    • Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Grupos de Aprovação.
    • Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      Grupo de Aprovação: T.I (Tecnologia da Informação).

      GRUPODESCRIÇÃO
      GT-001GT-PC


      Aba: Aprovadores

      ITEMAPROVADORPERFIL APROV.NÍVEL
      01APROVADOR-01R$ 0,00 - R$ 1.000,001
      02APROVADOR-02R$ 0,00 - R$ 1.000,002
      03APROVADOR-03R$ 0,00 - R$ 1.000,003


      Aba:
      Tipos de Documentos

      Ped. Compras

      Aviso

      Para entender melhor o papel dos Grupos de Aprovação no processo de alçadas do modulo de Compras Clique Aqui.

Expandir
titleExecução do Cenário
Aviso

A seguir iremos executar o cenário de aprovação, incluindo um Pedido de Compras e posteriormente fazendo a aprovação.

  1. Incluindo um  Pedido de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Pedidos > Pedidos de Compra.
    3. Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      Informações
      titleInformação:

      Dados do Pedido de Compras abaixo.


      Pedido de Compra:
      Cabeçalho.

      NumeroFornecedorLojaCond. Pagto
      PC-00100000100000

      (informação) O numero do pedido(Campo: Numero)pode ser qualquer "valor",respeitando as regras para numeração do Pedido de Compras de acordo com o seu ambiente Protheus.


      Aviso

      Após a inclusão do Pedido de Compras serão geradas as alçadas.



  2. Processo de Aprovação: 

    *Observação: No processo abaixo iremos Logar no Protheus com os aprovadores (APROVADOR-01, APROVADOR-02 e APROVADOR-03).

    1. Acesse o Protheus, logue no Protheus com o usuário (APROVADOR-01).
      Image Modified
    2. Acesse o modulo de Compras (SIGACOM).
    3. Acessar o Menu > Atualizações > Liberação> Liberar de Documentos.
    4. Na janela (Parâmetros)no campo Exibir Documentos, selecione a opção (Pendentes).

    5. Clique no botão OK.

    6. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o Aprovador (APROVADOR-01).Image Modified
    7. Para concluir as demais aprovações referentes ao Pedido de Compras PC-001, repita os passos (A ao G), com os Aprovadores (APROVADOR-02 e APROVADOR-03).


    8. Log de aprovação, por cada aprovador:
       
        APROVADOR-01                                                 APROVADOR-02                APROVADOR-02                               APROVADOR-03
                    Image Added

                   

APROVADOR-03

           

      Image Removed    Image Removed    Image Removed

                               

    1. Apos Apos a aprovação por todos os níveis dos demais Centro de Custo o  o Pedido de Compras (PC-001) é aprovado.
    2. Acesse o Menu: Atualizações > Pedidos > Pedido de Compras.

      *Pedido de Compras (PC-001) totalmente aprovado.
      Image RemovedImage Added
      *Log de aprovação do Pedido de Compras (PC-001).
      Image Removed
      *Clique na imagem para ampliar.

Painel
titleCenário B: Tipo de Alçada de Compras por IP PC (Itens de Pedido de Compras) - Parametro: MV_APRPCEC - RejeiçãoCadastro Comprador - Aprovação

(informação) Para este cenário teremos3 1(trêsum) Grupos de Aprovação, com 3(três) níveis, contendo um Aprovador para cada nível. Para cada

    Sera informado o Grupo de Aprovação, será informado um Centro de Custo diferente (Escritório, T.I e Qualidade). no Cadastro de Compradores. 

    O sistema ira buscar a informação do Grupo de Aprovação no Cadastro de Compradores

    Não Sera necessário o parâmetro MV_PCAPROV.


*Sugestão. Sempre siga a politica de segurança da sua empresa.

*Sugestão. Sempre siga a politica de segurança da sua empresa.


  • Cadastrar Aprovadores de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Aprovadores.
    3. Clique Incluir.
      Image Added*Clique na imagem para ampliar.

      *Repita o processo acima, para cadastrar os usuários abaixo.

  • Expandir
    titleCadastros básicos
    Expandir
    titleCadastros básicos
    Aviso

    As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como gerar uma alçada de compras do tipo IP PC (Itens de Pedido de Compras).

    1. Configurar os parâmetros do sistema 
      1. Acessar o modulo Configurador (SIGACFG).
      2. Acessar o Menu > Ambiente > Cadastros > Parâmetros.
      3. Pesquise pelo parâmetro MV_APRPCEC.
      4. Edite o parâmetro MV_APRPCEC.

        Image Added
      5. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.TF.).Image Removed
      6. Clique em no botão Salvar.
      7. Pesquise pelo parâmetro MV_IPAPRECALTPDOC.
      8. Edite o parâmetro MV_IPAPRECALTPDOC.
      9. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.FT.).
        Image Removed
        Image Added
    2. Cadastrar usuários no Sistema.
      • Acessar o modulo Configurador (SIGACFG);
      • Acessar o Menu > Usuário > Usuários > Incluir.
        Image RemovedImage Added
        * Clique na imagem para ampliar.

        * Para este cenário iremos cadastrar os usuários abaixo.

        Usuários (Escritório)Senha

        APROVADOR-ES-01

        ES01TS01

        APROVADOR-ES-02

        ES01TS01

        APROVADOR-ES-0303

        ES01TS01

        *Sugestão. Sempre siga a politica de segurança da sua empresa.

    Usuários - T.I (Tecnologia da Informação)Senha

    APROVADOR-TI-01

    TI01

    APROVADOR-TI-02

    TI02

    APROVADOR-TI-03

    TI03
    Usuários (Qualidade)Senha

    APROVADOR-QUA-01

    QA01

    APROVADOR-QUA-02

    QA01

    APROVADOR-QUA-03

    QA01
    EscritórioLimite de AprovaçãoPer. Limite

    APROVADOR-01

    R$ 1000,00Diário

    APROVADOR-01

    R$ 1000,00Diário

    APROVADOR-01

    R$ 1000,00Diário

    *Informe sempre os campos obrigatórios.

  • Cadastrar Perfil de AprovaçãoCadastrar Aprovadores de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > AprovadoresPerfis de Aprovação.
    3. Clique Incluir.
      Image RemovedImage Added
      *Clique na imagem para ampliar.

      *
      Repita o processo acima, para cadastrar os usuários Cadastre o Perfil de Aprovação abaixo.

  • EscritórioLimite de AprovaçãoPer. Limite

    APROVADOR-ES-01

    R$ 1000,00Diário

    APROVADOR-ES-01

    R$ 1000,00Diário

    APROVADOR-ES-01

    R$ 1000,00Diário
    T.ILimite de AprovaçãoPer. Limite

    APROVADOR-TI-01

    R$ 1000,00Diário

    APROVADOR-TI-02

    R$ 1000,00Diário

    APROVADOR-TI-02

    R$ 1000,00Diário
    QualidadeLimite de AprovaçãoPer. Limite

    APROVADOR-QUA-01

    R$ 1000,00Diário

    APROVADOR-QUA-02

    R$ 1000,00Diário

    APROVADOR-QUA-03

    R$ 1000,00Diário
    COD. PERFILDESCRIÇÃO
    TS-001R$ 0,00 - R$ 1.000,00

    *Informe sempre os campos obrigatórios.

  • Cadastrar Condição de Pagamento.
    1. Acessar o modulo Financeiro (SIGAFIN).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Condição de Pagamento.
    3. Clique Incluir.

      CAMPOVALOR
      CODIGO000
      TIPO1
      COND. PAGTO00
      DESCRIÇÃOA VISTA

      *Informe *Informe sempre os campos obrigatórios.

  • Cadastrar Perfil de Aprovação Compradores.
    1. Acessar o modulo Compras Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Perfis de AprovaçãoCadastros >Compradores.
    3. Clique em Incluir.

      Image Removed
      *Clique na imagem para ampliar.
      *Cadastre o Perfil de Aprovação abaixo.
      Image Added*Informe os campos obrigatórios.


      Nome
      APROVADOR-01
      APROVADOR-02
      APROVADOR-03
      COD. PERFILDESCRIÇÃOPF-001R$ 0,00 - R$ 1.000,00

      *Informe sempre os campos obrigatórios.

  • Cadastrar Condição de Pagamento Armazém.
    1. Acessar o modulo Financeiro Estoque/Custos (SIGAFINSIGAEST).
    2. Acessar

      o Menu

      o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto >

      Condição

      Locais de

      Pagamento

      Estoque.

    3. Clique em Incluir.

      CAMPO
      CÓDIGO
      VALOR
      DESCRIÇÃO
      CODIGO
      01
      000TIPO1COND. PAGTO00DESCRIÇÃOA VISTA
      ARMAZÉM DE COMPRAS

      *Informe os campos obrigatórios.

  • Cadastrar Entidade Contábil Produto.
    1. Acessar o modulo Contabilidade Gerencial (SIGACTB).Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações >

      Entidades > Centro de Custo

      Cadastros > Produto > Produtos.

    3. Clique em Incluir.

      Produtos de Escritório:

      CÓDIGO:
      CÓDIGO
      DESCRIÇÃO:
      CC-0100EscritórioCC-0200T.I (Tecnologia da Informação).CC-0300Qualidade
      P-AL-COM-001Envelope

      *Informe os campos obrigatórios.

    Cadastrar Fornecedor.
  • Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
  • Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros >Fornecedores.

  • Clique em Incluir.
    Image Removed
    *Clique na imagem para ampliar.
    *Dados do Fornecedor de exemplo abaixo.
    CAMPOVALORCÓDIGOF-COM001LOJA01RAZÃO SOCIALRS - FORN COMPRASN FANTASIANF - FORN COMPRASENDEREÇORUA. BARUERI, 15000BAIRROAMADOR BUENOESTADOSPCOD. MUNICÍPIO22505MUNICÍPIOITAPEVITIPOX - Outros*Informe sempre os campos obrigatórios.
    Cadastrar Armazém.
  • Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
  • Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Locais de Estoque.

  • Clique em Incluir.
    CÓDIGODESCRIÇÃO01ARMAZÉM DE COMPRAS*Informe os campos obrigatórios.
    Cadastrar Produto.
  • Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
  • Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Produtos.

  • Clique em Incluir.
    Produtos de Escritório:CÓDIGO:DESCRIÇÃO:P-AL-COM-ES-001EnvelopeP-AL-COM-ES-002PapelP-AL-COM-ES-003CanetaProdutos de T.I (Tecnologia da Informação):CÓDIGO:DESCRIÇÃO:P-AL-COM-TI-001MouseP-AL-COM-TI-002TecladoP-AL-COM-TI-003MonitorQualidade:CÓDIGO:DESCRIÇÃO:P-AL-COM-QA-001BotaP-AL-COM-QA-002EPI FoneP-AL-COM-QA-003Luva

    *Informe os campos obrigatórios.

    Expandir
    titleConfiguração
    Aviso

    As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como configurar o Grupo de Aprovação, para os departamentos (Escritório, T.I e Qualidade).

    Configurar/Cadastrar Grupos de Aprovação.
  • Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
  • Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Grupos de Aprovação.
  • Clique Incluir.
    Image Removed
    *Clique na imagem para ampliar.
    Informações
    titleImportante:

    Repita o processo acima, para cadastrar os demais Grupos de Aprovação abaixo.

    Grupo de Aprovação: T.I (Tecnologia da Informação).GRUPODESCRIÇÃOGT-002GT-IP-T.IAba: AprovadoresITEMAPROVADORPERFIL APROV.NÍVEL01APROVADOR-TI-01R$ 0,00 - R$ 1.000,00N102APROVADOR-TI-02R$ 0,00 - R$ 1.000,00N203APROVADOR-TI-03R$ 0,00 - R$ 1.000,00N3Aba: Entidade ContábilItemC. de Custo001CC-0200Grupo de Aprovação: Qualidade.GRUPODESCRIÇÃOGQ-003GP-IP-QUALIDADEAba: AprovadoresITEMAPROVADORPERFIL APROV.NÍVEL01APROVADOR-QUA-01R$ 0,00 - R$ 1.000,00N102APROVADOR-QUA-02R$ 0,00 - R$ 1.000,00N203APROVADOR-QUA-03R$ 0,00 - R$ 1.000,00N3



    Aba: Entidade Contábil.
    Expandir
    titleExecução do Cenário
    Aviso

    A seguir iremos executar o cenário de aprovação, incluindo um Pedido de Compras e posteriormente fazendo a aprovação.

    Informações
    titleImportante:

    Caso tenha executado o cenário A usar como Numero do Pedido (PC-002).


    1. Incluindo um  Pedido de Compras.
      1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
      2. Acessar o Menu > Atualizações > Pedidos > Pedidos de Compra.
      3. Clique Incluir.

        Image Added
        *Clique na imagem para ampliar.
        *Dados do Pedido de Compras abaixo.

        Pedido de Compra:
        Cabeçalho.

        NumeroFornecedorLojaCond. Pagto
        PC-00200000101000

        (informação) O numero do pedido (Campo: Numero) pode ser qualquer "valor", respeitando as regras para numeração do Pedido de Compras de acordo com o seu ambiente Protheus.

        Aviso

        Após a inclusão do Pedido de Compras serão geradas as alçadas.



    2. Processo de Aprovação: 

       *Observação: No processo abaixo iremos Logar no Protheus com os aprovadores (APROVADOR-01, APROVADOR-02 e APROVADOR-03)

      1. Acesse o Protheus, logue no Protheus com o usuário (APROVADOR-01).

        Image Added
      2. Acesse o modulo de Compras (SIGACOM).
      3. Acessar o Menu > Atualizações > Liberação> Liberar de Documentos.
      4. Na janela (Parâmetros)no campo Exibir Documentos, selecione a opção (Pendentes).

        Image Added
      5. Clique no botão OK.

      6. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o Aprovador (APROVADOR-01).Image Added
        *Clique na imagem para ampliar.

      7. Para concluir as demais aprovações referentes ao Pedido de Compras PC-002, repita os passos (A ao G), com os Aprovadores (APROVADOR-02 e APROVADOR-03).

      8. Log de aprovação, por cada aprovador     

           
         APROVADOR-01                                                  APROVADOR-02                                            APROVADOR-03
        Image Added
        *Clique na imagem para ampliar.

      9. Apos a aprovação por todos os níveis o Pedido de Compras (PC-002) é aprovado.
    ItemC. de Custo
    001CC-0300
    Aviso

    Para entender melhor o papel dos Grupos de Aprovação no processo de alçadas do modulo de Compras Clique Aqui.

    Expandir
    titleExecução do Cenário
    Aviso

    A seguir iremos executar o cenário de rejeição, incluindo um Pedido de Compras e posteriormente fazendo a rejeição dos Itens do Pedido de Compras.

    Informações
    titleImportante:

    Caso tenha executado o cenário A usar como Numero do Pedido (PC-002).

    1. Incluindo um  Pedido de Compras.
    2. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    3. Acessar o Menu > Atualizações > Pedidos > Pedidos de Compra.
    4. Clique Incluir.
      Image Removed
      *Clique na imagem para ampliar.
      *Dados do Pedido de Compras abaixo.
      Pedido de Compra: Cabeçalho.NumeroFornecedorLojaCond. PagtoPC-001FCOM0101000(informação) O numero do pedido (Campo: Numero) pode ser qualquer "valor", respeitando as regras para numeração do Pedido de Compras de acordo com o seu ambiente Protheus.
      Pedido de Compra: Grade.
      ItemProdutoQuantidadePrc. UnitárioCentro Custo01P-AL-COM-ES-0011,00R$ 2,00CC-010002P-AL-COM-ES-0021,00R$ 4,00CC-010003P-AL-COM-ES-0031,00R$ 6,00CC-010004P-AL-COM-QA-0011,00R$ 10,00CC-030005P-AL-COM-QA-0021,00R$ 20,00CC-030006P-AL-COM-QA-0031,00R$ 30,00CC-030007P-AL-COM-TI-0011,00R$ 100,00CC-020008P-AL-COM-TI-0021,00R$ 200,00CC-020009P-AL-COM-TI-0031,00R$ 300,00CC-0200*Imagem do Pedido de Compras (PC-001).
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      *Clique na imagem para ampliar.
      Aviso

      Após a inclusão do Pedido de Compras serão geradas as alçadas.

      Processo de Rejeição: Escritório, Qualidade e T.I:
      Aviso

      No processo de rejeição, quando qualquer aprovador rejeitar o Pedido, independente do Grupo de Aprovação e ou Nível o Pedido de Compras como um todo sera rejeitado.

      *Observação: Para demonstrar o processo de rejeição iremos usar o aprovador (APROVADOR-ES-01) do Centro de Custo (CC-0100 - Escritório) 
      1. Acesse o Protheus, logue no Protheus com o usuário (APROVADOR-ES-01).
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      2. Acesse o modulo de Compras (SIGACOM).
      3. Acessar o Menu > Atualizações > Liberação> Liberar de Documentos.
      4. Na janela (Parâmetros)no campo Exibir Documentos, selecione a opção (Pendentes).
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      5. Clique no botão OK.
      6. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o Aprovador (APROVADOR-ES-01).
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        *Clique na imagem para ampliar.

        Informações
        titleImportante:

        No processo de rejeição é obrigatório informar o motivo da rejeição, no campo Observações, conforme ilustrado no exemplo acima.

      8. Apos a rejeição todos os  demais níveis do Pedido de Compras (PC-001) são rejeitados automaticamente,
    5. Acesse o Menu: Atualizações > Pedidos > Pedido de Compras.

                  *Pedido de Compras (PC-

    001

    002) totalmente

    rejeitado

    aprovado.

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