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Objetivo

(informação) O objeto deste documento é explicar através de exemplos práticos, simples e claros como funciona o processo de alçada de Compras do tipo PC (Pedido de Compras).


Introdução

O processo de alçada do tipo PC (Pedido de Compras), realiza o controle de aprovação dos pedidos de compras por Aprovadores que são definidos pelo  Grupo de Aprovação  que podem ser informados no cadastro de Comprador (quando houver) ou através do parâmetro MV_PCAPROV.


[Imagem para ilustrar este cenário]





Informação

O processo de alçada por PC (Pedido de Compras) é um dos processos da Alçada de Compras. Para conhecer os demais processos de alçadas do modulo de Compras (SIGACOM), <em elaboração>.

Requisitos minimos

(aviso) Observação: Para um melhor aproveitamento e entendimento da alçada de aprovação do tipo PC (Pedido de Compras) na seção cenários, é importante que o usuário tenha o prévio conhecimento dos processos listados abaixo.


SIGACFG

Configurador

SIGACOM

Compras

SIGAFIN

Financeiro

Usuários.

Aprovadores.

Condição de Pagamento.

Parâmetro MV_APRPCEC.

Perfil de Aprovação.


Parâmetro MV_PCAPROV.

Compradores.


Parâmetro MV_ALTPDOC.Grupo de Aprovação.
Fluxo do Processo

Fluxo:


Cenário A: Tipo de Alçada de Compras por PC (Pedido de Compras) - Parametro: MV_PCAPROV - Aprovação

(informação) Para este cenário teremos 1(um) Grupos de Aprovação, com 3(três) níveis, contendo um Aprovador para cada nível.

    Não sera informado o Grupo de Aprovação no Cadastro de Compradores. 

    O sistema ira buscar a informação do Grupo de Aprovação no parâmetro MV_PCAPROV.


As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como gerar uma alçada de compras do tipo PC (Pedido de Compras).

  1. Configurar os parâmetros do sistema 
    1. Acessar o modulo Configurador (SIGACFG).
    2. Acessar o Menu > Ambiente > Cadastros > Parâmetros.
    3. Pesquise pelo parâmetro MV_PCAPROV.
    4. Edite o parâmetro MV_PCAPROV.
    5. O campo Cont.Por deve ser preenchido com (Grupo de Aprovação).
    6. Clique no botão Salvar.
    7. Pesquise pelo parâmetro MV_APRPCEC.
    8. Edite o parâmetro MV_APRPCEC.
    9. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.F.).
    10. Clique no botão Salvar
    11. Pesquise pelo parâmetro MV_ALTPDOC
    12. Edite o parâmetro MV_ALTPDOC
    13. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.T.).
  2. Cadastrar usuários no Sistema.
    • Acessar o modulo Configurador (SIGACFG);
    • Acessar o Menu > Usuário > Usuários > Incluir.

      * Clique na imagem para ampliar.
      * Para este cenário iremos cadastrar os usuários abaixo.

      UsuáriosSenha

      APROVADOR-01

      TS01

      APROVADOR-02 

      TS02

      APROVADOR-03

      TS03

      *Sugestão. Sempre siga a politica de segurança da sua empresa.



  3. Cadastrar Aprovadores de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Aprovadores.
    3. Clique Incluir.

      * Clique na imagem para ampliar.

      *Repita o processo acima, para cadastrar os usuários abaixo.

      NomeLimite de AprovaçãoPer. Limite

      APROVADOR-01

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-02

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-03

      R$ 1000,00Diário

      *Informe sempre os campos obrigatórios.


  4. Cadastrar Perfil de Aprovação.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Perfis de Aprovação.
    3. Clique Incluir.

      *Clique na imagem para ampliar.

      *Cadastre o Perfil de Aprovação abaixo.

      COD. PERFILDESCRIÇÃO
      TS-001R$ 0,00 - R$ 1.000,00

      *Informe sempre os campos obrigatórios.

  5. Cadastrar Condição de Pagamento.
    1. Acessar o modulo Financeiro (SIGAFIN).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Condição de Pagamento.
    3. Clique Incluir.

      CAMPOVALOR
      CODIGO000
      TIPO1
      COND. PAGTO00
      DESCRIÇÃOA VISTA

      *Informe os campos obrigatórios.

      Cadastro de Compradores

      O cadastro de comprador é opcional, porém ele é prioritário com relação ao parâmetro, MV_PCAPROV.

  6. Cadastrar Compradores.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros >Compradores.

    3. Clique em Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      *Cadastre os Compradores abaixo.

      Nome

      APROVADOR-01

      APROVADOR-02

      APROVADOR-03



  7. Cadastrar Armazém.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Locais de Estoque.

    3. Clique em Incluir.

      CÓDIGODESCRIÇÃO
      01ARMAZÉM DE COMPRAS

      *Informe os campos obrigatórios.

  8. Cadastrar Produto.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Produtos.

    3. Clique em Incluir.

      Produto:

      CÓDIGO:DESCRIÇÃO:
      P-AL-COM-001Envelope



As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como configurar o Grupo de Aprovação.

  1. Configurar/Cadastrar Grupos de Aprovação.
    • Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    • Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Grupos de Aprovação.
    • Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      Grupo de Aprovação: T.I (Tecnologia da Informação).

      GRUPODESCRIÇÃO
      GT-001GT-PC


      Aba: Aprovadores

      ITEMAPROVADORPERFIL APROV.NÍVEL
      01APROVADOR-01R$ 0,00 - R$ 1.000,001
      02APROVADOR-02R$ 0,00 - R$ 1.000,002
      03APROVADOR-03R$ 0,00 - R$ 1.000,003


      Aba:
      Tipos de Documentos

      Ped. Compras

      Para entender melhor o papel dos Grupos de Aprovação no processo de alçadas do modulo de Compras Clique Aqui.

A seguir iremos executar o cenário de aprovação, incluindo um Pedido de Compras e posteriormente fazendo a aprovação.

  1. Incluindo um  Pedido de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Pedidos > Pedidos de Compra.
    3. Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      Informação:

      Dados do Pedido de Compras abaixo.


      Pedido de Compra:
      Cabeçalho.

      NumeroFornecedorLojaCond. Pagto
      PC-00100000100000

      (informação) O numero do pedido(Campo: Numero)pode ser qualquer "valor",respeitando as regras para numeração do Pedido de Compras de acordo com o seu ambiente Protheus.


      Após a inclusão do Pedido de Compras serão geradas as alçadas.



  2. Processo de Aprovação: 

    *Observação: No processo abaixo iremos Logar no Protheus com os aprovadores (APROVADOR-01, APROVADOR-02 e APROVADOR-03).

    1. Acesse o Protheus, logue no Protheus com o usuário (APROVADOR-01).
    2. Acesse o modulo de Compras (SIGACOM).
    3. Acessar o Menu > Atualizações > Liberação> Liberar de Documentos.
    4. Na janela (Parâmetros)no campo Exibir Documentos, selecione a opção (Pendentes).

    5. Clique no botão OK.

    6. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o Aprovador (APROVADOR-01).
    7. Para concluir as demais aprovações referentes ao Pedido de Compras PC-001, repita os passos (A ao G), com os Aprovadores (APROVADOR-02 e APROVADOR-03).


    8. Log de aprovação, por cada aprovador:
       
        APROVADOR-01                                                 APROVADOR-02                                            APROVADOR-03
                    

                               

    1. Apos a aprovação por todos os níveis o Pedido de Compras (PC-001) é aprovado.
    2. Acesse o Menu: Atualizações > Pedidos > Pedido de Compras.

      *Pedido de Compras (PC-001) totalmente aprovado.

      *Clique na imagem para ampliar.

Cenário B: Tipo de Alçada de Compras por PC (Pedido de Compras) - Cadastro Comprador - Aprovação

(informação) Para este cenário teremos 1(um) Grupos de Aprovação, com 3(três) níveis, contendo um Aprovador para cada nível.

    Sera informado o Grupo de Aprovação no Cadastro de Compradores. 

    O sistema ira buscar a informação do Grupo de Aprovação no Cadastro de Compradores

    Não Sera necessário o parâmetro MV_PCAPROV.


As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como gerar uma alçada de compras do tipo PC (Pedido de Compras).

  1. Configurar os parâmetros do sistema 
    1. Acessar o modulo Configurador (SIGACFG).
    2. Acessar o Menu > Ambiente > Cadastros > Parâmetros.
    3. Pesquise pelo parâmetro MV_APRPCEC.
    4. Edite o parâmetro MV_APRPCEC.

    5. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.F.).
    6. Clique em no botão Salvar.
    7. Pesquise pelo parâmetro MV_ALTPDOC.
    8. Edite o parâmetro MV_ALTPDOC.
    9. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.T.).

  2. Cadastrar usuários no Sistema.
    • Acessar o modulo Configurador (SIGACFG);
    • Acessar o Menu > Usuário > Usuários > Incluir.

      * Clique na imagem para ampliar.

      * Para este cenário iremos cadastrar os usuários abaixo.

      Usuários (Escritório)Senha

      APROVADOR-01

      TS01

      APROVADOR-02

      TS01

      APROVADOR-03

      TS01

      *Sugestão. Sempre siga a politica de segurança da sua empresa.


  3. Cadastrar Aprovadores de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Aprovadores.
    3. Clique Incluir.
      *Clique na imagem para ampliar.

      *Repita o processo acima, para cadastrar os usuários abaixo.

      EscritórioLimite de AprovaçãoPer. Limite

      APROVADOR-01

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-01

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-01

      R$ 1000,00Diário

      *Informe sempre os campos obrigatórios.

  4. Cadastrar Perfil de Aprovação.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Perfis de Aprovação.
    3. Clique Incluir.

      *Clique na imagem para ampliar.

      *Cadastre o Perfil de Aprovação abaixo.

      COD. PERFILDESCRIÇÃO
      TS-001R$ 0,00 - R$ 1.000,00

      *Informe sempre os campos obrigatórios.

  5. Cadastrar Condição de Pagamento.
    1. Acessar o modulo Financeiro (SIGAFIN).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Condição de Pagamento.
    3. Clique Incluir.

      CAMPOVALOR
      CODIGO000
      TIPO1
      COND. PAGTO00
      DESCRIÇÃOA VISTA

      *Informe os campos obrigatórios.

  6. Cadastrar Compradores.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros >Compradores.
    3. Clique em Incluir.

      *Informe os campos obrigatórios.


      Nome
      APROVADOR-01
      APROVADOR-02
      APROVADOR-03

      *Informe sempre os campos obrigatórios.

  7. Cadastrar Armazém.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Locais de Estoque.

    3. Clique em Incluir.

      CÓDIGODESCRIÇÃO
      01ARMAZÉM DE COMPRAS

      *Informe os campos obrigatórios.

  8. Cadastrar Produto.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Produtos.

    3. Clique em Incluir.

      Produtos de Escritório:

      CÓDIGO:DESCRIÇÃO:
      P-AL-COM-001Envelope

      *Informe os campos obrigatórios.



A seguir iremos executar o cenário de aprovação, incluindo um Pedido de Compras e posteriormente fazendo a aprovação.

Importante:

Caso tenha executado o cenário A usar como Numero do Pedido (PC-002).


  1. Incluindo um  Pedido de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Pedidos > Pedidos de Compra.
    3. Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.
      *Dados do Pedido de Compras abaixo.

      Pedido de Compra:
      Cabeçalho.

      NumeroFornecedorLojaCond. Pagto
      PC-00200000101000

      (informação) O numero do pedido (Campo: Numero) pode ser qualquer "valor", respeitando as regras para numeração do Pedido de Compras de acordo com o seu ambiente Protheus.

      Após a inclusão do Pedido de Compras serão geradas as alçadas.



  2. Processo de Aprovação: 

     *Observação: No processo abaixo iremos Logar no Protheus com os aprovadores (APROVADOR-01, APROVADOR-02 e APROVADOR-03)

    1. Acesse o Protheus, logue no Protheus com o usuário (APROVADOR-01).

    2. Acesse o modulo de Compras (SIGACOM).
    3. Acessar o Menu > Atualizações > Liberação> Liberar de Documentos.
    4. Na janela (Parâmetros)no campo Exibir Documentos, selecione a opção (Pendentes).


    5. Clique no botão OK.

    6. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o Aprovador (APROVADOR-01).
      *Clique na imagem para ampliar.

    7. Para concluir as demais aprovações referentes ao Pedido de Compras PC-002, repita os passos (A ao G), com os Aprovadores (APROVADOR-02 e APROVADOR-03).

    8. Log de aprovação, por cada aprovador     

         
       APROVADOR-01                                                  APROVADOR-02                                            APROVADOR-03

      *Clique na imagem para ampliar.

    9. Apos a aprovação por todos os níveis o Pedido de Compras (PC-002) é aprovado.
  3. Acesse o Menu: Atualizações > Pedidos > Pedido de Compras.

              *Pedido de Compras (PC-002) totalmente aprovado.

             

              *Clique na imagem para ampliar.