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Configuração e informações sobre a devolução de uma nota de compra

Produto:

Microssiga Protheus

Microsiga Protheus®

Ambiente:

SIGAFAT - Faturamento

Faturamento (SIGAFAT)

Ocorrência:

Como fazer uma devolução de compras?

Passo a passo:
DEFINIÇÃO DE CENÁRIO

Conceito

Se o produto ao qual deu entrada foi

 efetivamente

efetivamente comprado, e por um motivo qualquer esta compra não é mais devida, sendo necessário devolver a compra

; siga o procedimento abaixo.

, caracterizando uma movimentação de Devolução de compra.

Aviso
titleDevolução de compras não faz parte do processo de poder de/em terceiros

Caso tenha sido entrada de determinado produto (de Cliente ou Fornecedor) do qual se sabe que deverá ser devolvido (exemplo: entrada para

concerto

conserto, beneficiamento, movimentação de vasilhame, etc)

Então caracteriza uma movimentação que controla Poder de Terceiro. Neste

, então neste caso, consulte o procedimento da FAQ:

 
Emitir

IMPORTANTE:

Para emitir um Documento de Devolução no módulo Faturamento, por meio da emissão de um Pedido e Documento de saída, é necessário que sejam informados NF, Série e Item originais, de forma a estabelecer relacionamento com o Documento Original a ser devolvido. Isso porque, a possibilidade de se realizar tal operação sem o devido relacionamento anula a integridade de dados no sistema (inclusive, o SEFAZ rejeita documento transmitido sem devidos relacionamentos, como alguns casos de rejeição 327 / 328).

Obs:

de_Nota_de_Devolução_de_Terceiros_Retorno

  • O TES do documento de entrada e o TES do pedido de venda não devem controlar Poder de Terceiro
_Retorno
  • (F4_PODER3 = Não controla);


KCS: Cross Segmentos - Backoffice Protheus - SIGAFAT - Como fazer uma devolução de compras


Processos

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title1) Se o documento de entrada a ser devolvido e referenciado veio da rotina "MATA103 - NF Entrada"
Deck of Cards
id1
Card
labelPremissas
  • A NF de Origem (NF de entrada) deve estar devidamente lançada nos documentos de Entrada como Tipo Normal


  • O TES utilizado na Nota de Entrada deve possuir em seu cadastro o TES compatível, de Saída, caracterizando a Devolução (registrar no F4_TESDV) para que no retorno automático não ocorra o HELP DSNOTESDEV


  • Nas tabelas "SC6 - Itens dos Pedidos de Venda" e "SD2 - Itens de Venda da NF", não devem conter registros com o campo "XX_NFORI" preenchido para a NF/Item/Quantidade em questão consumindo todo o saldo; caso contrário, o sistema irá associar que já fora realizada a Devolução (Já há outro Pedido de Venda para Devolução dessa Nota) e o processo não será devidamente realizado
Card
labelPasso a passo
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titleManeira 1, manualmente pelo pedido de vendas:
  • 1 - Acesse a rotina "MATA410 - Pedidos de venda" e inclua um pedido de venda


  • 2 - Informe o tipo do pedido de venda (C5_TIPO) como 'D - Devolução de Compras', o "produto (C6_PRODUTO)" que está na entrada, a "TES (C6_TES)" inversa da entrada e o "fornecedor (C5_CLIENT)" e "loja (C5_LOJACLI)" da entrada (caso precise devolver para outro fornecedor que não fez a entrada, cheque o saiba mais abaixo de "triangulação")


  • 3 - Após isso, vá no campo de "nota fiscal de origem (C6_NFORI)", de Enter no campo e aperte a tecla "F4"


  • 4 - Sistema irá exibir as "NFs de entrada (F1_DOC)", selecione a que quer devolver


  • 5 - Ao confirmar, o sistema levará todos os itens que ainda não foram devolvidos com o preço da entrada "Vlr. Unit (D1_VUNIT)" no campo "Prc. Venda (C6_PRUNIT)".


Nota
titleTipo do pedido de venda

No pedido de vendas, sempre será usado o tipo "C5_TIPO (Tipo)" = 'D - Devolução de Compras' e para isso, o documento de entrada deve ser "F1_TIPO (Tipo)" = 'N - Normal'.

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titleManeira 2, automaticamente pelo botão "Retornar" facilitador pelo pedido de vendas:
  • 1 - Acesse a rotina "MATA410 - Pedidos de venda" > botão "Outras Ações > opção "ReTornar"


  • 2 - Selecione a flag "Fornecedor", informe o fornecedor e a loja, informe a data de modo que a data do documento de entrada esteja no intervalo colocado


  • 3 - Selecionar a opção "Fornecedor" ou "Documento" na parte inferior da janela (só modo de visualização).


  • 4 - Na nova tela, selecione a nota fiscal de entrada que quer devolver e dê um check, aperte acima no botão "Retorno"


  • 5 - Após isso, abrirá em tela o pedido de vendas completamente preenchido automaticamente, já referenciando a nota fiscal de entrada no campo "nota fiscal de origem (C6_NFORI)"
Card
labelHelps e erros

FAT0041_Botão_Retorno_no_Pedido_de_Vendas_não_demonstra_ação

Card
labelProcessos complementares

FAT0246 O CNPJ / Filial mudou - Como emitir a Nota de Devolução?

FAT0157 Nota de Complemento para Nota de Devolução de compra

Card
labelConsiderações

O indicado é que, se houver grande demanda de tal operação em seu negócio, e se for considerado inviável pela própria instituição incluir a Nf de Entrada no sistema apenas quando houver necessidade de devolve-

la (ajustando internamente as interferências na regra de negócio como estoque/custos); que se alimente previamente o volume / um período de Documentos de Entrada/ Saída na ocasião de implantação do módulo, reduzindo impactos quando se fizer necessário registrar operações relacionadas.


Outra alternativa é incluir a nota de saída pela rotina MATA920 - NF Manual de Saída na qual não há integração com o ERP (ou seja, caso não seja necessário alimentar os módulos Financeiro

 e 

e Estoque), na qual é permitido registrar a nota de Origem manualmente, sem que a mesma esteja lançada no sistema (visto que esta rotina não realiza as integrações, sendo específica para

 o

o lançamento manual de documentos fiscais de saída nos Livros Fiscais).

 

PREMISSAS:
- A NF de Origem (NF de entrada) deve estar devidamente lançada nos documentos de Entrada como Tipo Normal;

- O TES não deve controlar Poder de Terceiro (F4_PODER3 = Não controla);

- O TES utilizado na Nota de Entrada deve possuir em seu cadastro o TES compatível, de Saída, caracterizando a Devolução (registrar no F4_TESDV);

- O TES registrado no campo F4_TESDV também não deve controlar Poder de Terceiro (F4_PODER3 = Não controla);

-


  • Há no Cabeçalho o campo C5_MENNOTA onde podem ser registradas observações informativas para serem levadas como complemento na Nota.






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title2) Se o documento de entrada a ser devolvido e referenciado veio da rotina "MATA910 - NF Manual de Entrada"
  • Se a Nota de Entrada foi lançada pela Rotina "Nota Fiscal Manual de Entrada (MATA910)", então, no Pedido de Venda é preciso informar manualmente os campos C6_NFORI, C6_SERIORI e C6_ITEMORI.


  • Neste caso, se considerar viável, a Devolução também poderá ser lançada pela rotina "Nota Fiscal Manual de Saída (MATA920)" realizando o relacionamento com a Nota de Origem manualmente.


Dúvidas nesse processo, contate a Equipe Protheus Fiscal.




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title3) Procedimentos para uma boa transmissão posterior ao faturamento
  • 1) O CFOP da NF de Entrada deve ser um CFOP que caracteriza operação de compra;

- Nas tabelas SC6 - Itens do PV, SC9 - Liberação e SD2 - Itens Doc. de Saída, não devem conter registros com o campo "XX_NFORI" preenchido para a NF/Item/Quantidade em questão consumindo todo o saldo; caso contrário, o sistema irá associar que já fora realizada a Devolução (Já há outro Pedido de Venda para Devolução dessa Nota) e o processo não será devidamente realizado;

-

  • 2) Para emitir um Documento de Devolução no módulo Faturamento, por meio da emissão de um Pedido e Documento de saída, é necessário que sejam informados NF, Série e Item originais, de forma a estabelecer relacionamento com o Documento Original a ser devolvido. Isso porque, a possibilidade de se realizar tal operação sem o devido relacionamento anula a integridade de dados no sistema (inclusive, o SEFAZ rejeita documento transmitido sem devidos relacionamentos, como alguns casos de rejeição 327 / 328);

  • 3) O ambiente deve estar atualizado conforme Portal do Cliente para contemplar as últimas correções realizadas nos Fontes envolvidos no processo
.

 

PROCESSO:
- Acessar Pedido de Venda - MATA410;
- Incluir > Cabeçalho > Tipo: Devolução de Compra;
- Preencher Fornecedor e Código do Produto;
- Localizar o campo "NF Original" (C6_NFORI), dar enter e "F4";
- Sistema irá exibir as NFs de entrada para que selecione a NF que deseja devolver;
- Ao confirmar, sistema carrega Pedido de Venda (com os dados da NF de Origem) para que seja completado, liberado e Preparado Doc. de saída.

Obs:

- Se desejar, ao invés de incluir o Pedido Manualmente, pode ser realizado de modo automático:

Acesse Pedido de Venda - MATA410 > Ações relacionadas > Retornar;

Selecione se o retorno é de Fornecedor ou Cliente e relacione a Entidade;

Preencha o intervalo de datas no qual a nota pode ser localizada (atenção às datas registradas. Este parâmetro irá inibir a apresentação de certas notas na rotina);

Tipo de seleção: Por fornecedor permite realizar marcação de "n" notas desta entidade a retornar / Por documento permite realizar a seleção de uma nota específica desta entidade a retornar;- O sistema exibe as NFs de entrada para que marque / selecione a(s) NF(s) que deseja devolver;

Ao confirmar, o sistema carrega Pedido de Venda (com os dados da NF de Origem) para que seja completado. Após confirmar, saia da tela com Filtro das notas de entrada e localize o Pedido gerado. (OBS: Consulte também: FAT0041_Botão_Retorno_no_Pedido_de_Vendas_não_demonstra_ação)

 

-
  • ;

  • 4) O CFOP utilizado deve ser um CFOP que o SEFAZ considera válido para NFs de Devolução para que não resulte em Rejeição;
-

  • 5) A Tag FinNFe do xml a ser transmitido deverá ser gerado com conteúdo 4 (que indica "Devolução") de forma a ser compatível com o CFOP de Devolução e não ocasionar Rejeição 327 / 328;
- O CFOP não pode estar contido no parâmetro

  • 6) O CFOP não pode estar contido no parâmetro MV_DEVCFOP
  • (este
  • parâmetro
  • armazena
  • CFOPs
  • que
  • não
  • são
  • de
  • devolução
  • e
  • faz
  • com
  • que
  • a
  • Tag
  • FinNFe
  • seja
  • gerada
  • com
  • conteúdo
  • 1
  • ao
  • invés
  • de
  • 4);
-

  • 7) Atente-se ao campo F4_AJUSTE no TES, pois caso esteja indicando se tratar NF de ajuste, irá gerar A Tag FinNFe com conteúdo 3.

- Há no Cabeçalho o campo C5_MENNOTA onde podem ser registradas observações informativas para serem levadas como complemento na Nota.

 

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

Pare


Dúvidas nesses tópicos, contate a Equipe Protheus SPED.




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title4) Devolução com valor preenchido e quantidade zerada

Para realizar uma devolução sem quantidade, apenas de valor (Casos em que, por exemplo, o Fornecedor registrou incorretamente um valor superior, na Nota de entrada e já passou o prazo de cancelar):

-
  • Registrar um TES de devolução compatível, conforme premissa, no qual, F4_QTDZERO = Sim
- s
  • Ajustar a quantidade para 0
- O

Os valores unitário e Total devem respectivamente conter a diferença de Valor que deve ser "devolvida"

 




Aviso

Considerações:

 
titleInconsistências já no documento de entrada

Caso

identifique

que

a

nota

de

entrada

foi

lançada

de

forma

errada

em

comparação

às

premissas

mencionadas

acima

(por

exemplo

com

um

TES

que

não

está

devidamente

configurado); é

necessário

excluir

o

documento

de

entrada

e

lançar

novamente,

para

então

gerar

o

Pedido

e

Nota

de

saída.

Não

é

possível

apenas

alterar

algo

no

TES

pois

o

comportamento

não

será

mudado

visto

que

a

alteração

foi

depois

de

ter

lançado

a

Nota

e

realizados

devidos

relacionamentos.


Não

é

procedimento

correto

alterar

o

cadastro

de

um

TES!

Caso

identifique

que

lançou

a

nota

com

um

TES

que

não

está

de

acordo

com

o

especificado,

o

correto

é

localizar

outro

TES

cadastrado

que

atenda

aos

requisitos,

ou

então,

incluir

o

cadastro

de

um

novo

TES

para

atender

à

necessidade;

e

então,

realizar

o

lançamento

com

o

TES

correto.

Porém,

deixar

o

outro

TES

intacto

(pois

alterações

comprometem

o

histórico

de

movimentações

no

sistema).


Se

validar

a

nota

de

entrada

e

estiver

correta

nos

requisitos,

tanto

Tipo

da

nota

quanto

os

TES

com

devidas

amarrações,

é

possível,

que

algum

TES

tenha

sofrido

alteração

no

cadastro

(justamente

o

processo

que

não

é

indicado).

Desta

forma,

para

fins

de

TESTE,

inclua

uma

nova

nota

de

entrada

igual

a

nota

em

questão

(mesmo

Cliente/produto/TES)

e

refaça

o

processo.

Poderá

validar

que,

se

as

amarrações

de

TES

estiverem

corretas,

de

acordo

com

o

orientado

aqui,

o

processo

será

concluído

corretamente.

 


Sendo

assim,

será

de

qualquer

forma,

necessário

excluir

a

nota

de

entrada

e

lançar

novamente

para

alimentar

as

devidas

tabelas

relacionadas.

...


Dúvidas sobre a parte do documento de entrada (origem), contate a Equipe Protheus Compras.

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