Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Informar as embalagens que estão sendo retornadas, para que o acúmulo de benefícios seja realizado no sistema SOMA;
  • Cadastrar ou consultar um cliente no sistema SOMA;
  • Realizar o resgate de desconto na venda;
  • Resgatar a pontuação da Bonificação;


ÍNDICE

Índice


...

1. Configurar dados para utilização da logística reversa

Através do (TVFR) Live, no parâmetros da unidade de negócio, deve ser possível que a loja realize a configuração do "Logística Reversa”

...

Dica

O conteúdo dos parâmetros é disponibilizado pela SOMA e pode ser solicitado através do cliente.

...

2. Criando a loja na API SOMA

Após todos os parâmetros configurados acima , será possível realizar a comunicação com a API da SOMA para solicitação do IdOperator e AuthToken, que são necessários para identificação da loja em todo o processo de logística reversa.

...

Abaixo abertura do PDV realizando a comunicação com a API SOMA:



...

3. Reset Token

Caso a loja está configurada para utilizar logística reversa e os parâmetros OPERATORID  e AUTHTOKEN para autenticação NÃO estiverem preenchidos no PDV.


Image Added

Então  durante o carregamento dos parâmetros de Logística Reversa.

Image Added

A SOMA irá retornar que a informação "Loja já cadastrada" e o PDV deverá se comunicar com o Endpoint: ResetToken

Image Added

E as informações de autenticação serão retornadas e armazenadas para que na próxima comunicação o cadastro não precise ser realizado
E a funcionalidade “Logística Reversa” estará disponível no PDV.

Image Added

...

4. Cadastro de cliente na API da Soma

Após todos os parâmetros configurados o PDV ira habilitar as novas funcionalidades da logística reversa, que estará disponível na tela detalhes do cliente

...

Aviso
titleFalha de comunicação com a API da Soma

Caso ocorra falha de comunicação com a API da soma, o PDV irá apresentar a mensagem de alerta ao usuário e o processo para devolução de embalagem não será acionado.

...

5. Devolução de embalagem


Para utilizar a funcionalidade devolução de embalagem é necessário realizar a consulta do cliente no PDV informando o CPF na tela do Carrinho ou através do menu lateral > Consultar clientes

...

Exemplo processo de Devolução de embalagem

Image Modified

...

6. Resgate de brinde

Para utilizar a funcionalidade resgate de brinde é necessário realizar a consulta do cliente no PDV informando o CPF na tela do Carrinho ou através do menu lateral > Consultar clientes

Na tela de dados do cliente, será exibido uma nova guia "Recompensas" que ao ser acessada, será exibido a lista com o brinde se disponível para o cliente.

Image Added


Ao clicar em "resgatar", será exibido a mensagem de confirmação de resgate do brinde.
Ao confirmar será exibido as mensagens de andamento do resgate, em seguida será atualizado a lista de recompensas disponíveis.


Image Added

...

7. Resgate de Recompensa

Para utilizar a funcionalidade resgate de recompensa é necessário realizar a consulta do cliente no PDV informando o CPF na tela do Carrinho, será exibido uma nova guia "Recompensas" que ao ser acessada, será exibido a lista com as recompensas disponíveis e a quantidade  total de pontos do cliente.


Informações
titleRegras

A recompensa só poderá ser adicionada caso exista uma venda em andamento  com um ou mais itens adicionados  e a modalidade de venda seja "CONSUMIDOR FINAL".

Só será possível resgatar uma única recompensa por venda.

A atualização do saldo de pontos do cliente ocorrerá após a confirmação fiscal da venda.



Image Added



Ao clicar na opção Resgatar será exibido um popup de confirmação

Image Added


Após confirmação o pdv ira aplicar automaticamente o desconto no valor total da venda, e direcionara para tela de pagamento.

Image Added


Caso o usuário retorne para o atendimento clicando sobre o botão voltar os descontos aplicados no total serão removidos.

Image Added


...

8. Tratamento automático do motivo de desconto

Ao utilizar o resgate de recompensa da logística reversa em uma venda, automaticamente o pdv irá vincular o motivo de desconto Logística Reversa, possibilitando o usuário identificar no retaguarda e PDV o motivo do desconto aplicado.

Na tela do atendimento na parte inferior, será possível visualizar o resumo da venda, e ao clicar no ícone  Image Added informações de desconto, será exibido um popup com o resumo dos descontos aplicados

Image Added

Image Added


Após concluir a venda será possível acessar o retaguarda na aba comercial>consulta analítica> visualizar detalhes da venda>Desconto   e visualizar os descontos aplicados na venda.

Image Added


No primeiro resgate de recompensa será criado na tabela motivo , o motivo com a descrição Logística Reversa, e nos demais resgates será consultado o motivo já existente;

Image Added


...

9. Desabilitar a funcionalidade

Caso exista a necessidade de desabilitar a funcionalidade da Logística Reversa dos PDVs das lojas, é necessário desativar o parâmetro abaixo para cada unidade de negócio:

9296    - Utiliza Logística Reversa? (1=SIM|0=NÃO) - Central/Loja


Caminho: Global (Unidades de Negócio): CadastrosParâmetros do Sistema(Redes/Centrais/Un. Negócios) > Modulo: Global.

Image Added


Desta forma, ao iniciar o PDV não haverá a comunicação da API e a funcionalidade não será ativada.

As opções disponíveis para utilização da Logística Reversa não irão aparecer no PDV.


...

10. Pré Requisitos

Produto

Versão

TOTVS PDV Omnishop3.1.1427.0
TOTVS Franquias e Redes - Retaguarda6.5.62.0
TOTVS Varejo Franquias e Rede

2022.6.2.0

TOTVS Agent19.08.9.0