Histórico da Página
Como Utilizar Gestão e Manutenção de Boletos?
Produto: | Gestão de Planos de Saúde |
Módulo: | HFP - Faturamento Planos de Saúde |
Versão: | 12.1.x |
Assuntos: | 1. Como consultar a Geração de Boletos? |
...
- Acesse a Geração de Boletos.
- Através desta consulta é possível visualizar todas as gerações de acordo com os seguintes status: Gerado, Calculando, Falha na Geração e Sem Resultado.
- Espaço em disco consiste na quantidade de espaço disponível no servidor para a geração dos arquivos .txt, .pdf e zip.
- No campo Descrição é exibida a descrição da parametrização da geração de fatura utilizada na consulta.
- Selecione o status. Os Status que podem ser utilizados na consulta são:
...
7. Clique em Baixar para que seja gerado um arquivo .zip para download da geração, do txt e todos os pdfs, de acordo com a parametrização escolhida.
8. A coluna Inconsistências apresenta a quantidade de erros que possam ter ocorridos durante a geração e permite realizar o download apenas do relatório gerado.
2. O que é a Parametrização de Geração de Boletos?
Este cadastro será utilizado para parametrizar as gerações de boleto conforme a necessidade de abrangência de código de modalidade, plano, tipo de plano, contratante, termo de adesão, título, convênio, e datas para vencimento, emissão e competência para cada fatura.
3. Como adicionar Parametrização de Geração de Boletos?
- Preencha a descrição da parametrização de boletos.
- Na opção Configurações disponíveis é possível recuperar configurações já geradas anteriormente com base nas descrições das parametrizações.
- Efetue as configurações de geração, informando período de vencimento e data de emissão, e as demais informações que farão parte da geração (modalidade, plano, tipo de plano, contratante, termo de adesão, título, convênio e competência).
- Selecione como será realizada a ordenação.
- Selecione o tipo de layout (A3 ou A4) usado para definir a diferença entre o layout com faturas uma por termo ou faturas unificadas.
- Marque "Sim" para a opção Gravar Imagens no layout para que caso exista imagens parametrizadas e o Lote de Impressão seja A4 ou A3, sairão no PDF às respectivas imagens de cabeçalho, rodapé, etc.
- Marque "Sim" para a opção Gerar Faturas Avulsas para que seja utilizada a busca de eventos para contratantes que possuam este parâmetro cadastrado.
- Marque "Sim" para a opção Enviar Fatura para o Site para que seja realizado o envio dos arquivos gerados em zip, para o site.
- A opção Apresentar Imposto de Renda define que através de um WebService, seja realizada a busca de informações de Imposto de Renda para apresentar ao fim da geração um relatório de IR.
- Selecione o formato do lote de impressão em .PDF (A4, A3 ou .txt).
- Clique em Salvar e Enviar.
4. O que é Demonstrativo de IR?
Esta consulta será utilizada para acesso ao WebService e realização da consulta das informações de Imposto de Renda para geração do relatório, utilizando o CPF específico, ano ou faixa de número do contratante.
5. Como gerar Demonstrativo de IR?
- Acesse a Geração de Demonstrativo de IR.
- Informe o CPF e determine se corresponde a cooperado ou não cooperado.
- Informe o ano.
- Preencha a faixa do número do contratante.
- Selecione o status.
- Clique em Consultar.
6. O que é a Mensagem de Reajuste Plano Regulamentado?
Este cadastro é responsável por parametrizar as mensagens de reajuste para planos regulamentados.
7. Como parametrizar a Mensagem de Reajuste Plano Regulamentado?
- Clique em Parametrizações de Mensagens.
- Na aba de mensagens de Reajustes/Específicas selecione o tipo "Mensagem de Reajuste Plano Regulamentado.É possível parametrizar por:
- Modalidade.
- Modalidade e Convenio.
- Modalidade e Contratante.
- Modalidade, Termo e Contratante.
- Modalidade, Plano e Tipo de Plano.
- Modalidade e Termo.
- Modalidade e Grupo Econômico.
3. Clique em Adicionar.
4. Na tela de Cadastro de Parametrização de Mensagens, para esta mensagem, está disponível a área de texto para a mensagem de aviso de reajuste, uma área de texto para a mensagem de reajuste, uma área para as mensagens dos demais meses e uma área para mensagem específica.
...
8. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas.
8. O que é o cadastro de Mensagem de Reajuste Plano Não Regulamentado?
Este cadastro é responsável por parametrizar as mensagens de reajuste para planos não regulamentados.
9. Como parametrizar Mensagem de Reajuste Plano Não Regulamentado?
- Clique em Parametrizações de Mensagens.
- Na aba de mensagens de Reajustes/Específicas selecione o tipo "Mensagem de Reajuste Plano Não Regulamentado"
- É possível parametrizar por:
- Modalidade.
- Modalidade e Convenio.
- Modalidade e Contratante.
- Modalidade, Termo e Contratante.
- Modalidade, Plano e Tipo de Plano.
- Modalidade e Termo.
- Modalidade e Grupo Econômico.
4. Clique em Adicionar.
...
9. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas.
10. O que é Mensagem Específica?
Este cadastro é responsável por parametrizar as mensagens específicas do sistema.
11. Como parametrizar Mensagem Específica?
- Clique em Parametrizações de Mensagens.
- Na aba de mensagens de Reajustes/Específicas selecione o tipo "Mensagem Específica".
- É possível parametrizar por:
...
9. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas
12. O que é o cadastro de Mensagem de Exceção de Desconto?
Este cadastro é responsável por parametrizar as mensagens de desconto em fatura e também as estruturas que não farão parte desta parametrização.
13. Como parametrizar Mensagem de Exceção de Desconto?
- Clique em Parametrizações de Mensagens.
- Na aba de mensagens de Exceções de Desconto em Fatura, selecione pelo que será realizada a parametrização.
3. É possível parametrizar por:
...
11. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas
14. O que é o cadastro de Mensagem de Desconto em Folha?
No Cadastro de Desconto em Folha x Portador é possível parametrizar que faturas tiveram desconto em folha.
15. Como parametrizar Mensagem de Desconto em Folha?
- Clique em Parametrizações de Mensagens.
- Na aba de mensagens de Desconto em Folha x Portador, a parametrização pode ser feita por seleção de portadores, contratante e grupo econômico.
- Clique em Adicionar.
- Na tela de Desconto em Folha x Portador é possível ainda filtrar por período de emissão de faturas e vencimento, bem como definir um período de validade para mensagem.
- Neste cadastro deve se atribuir o texto do título da mensagem de desconto em folha e a mensagem de desconto em folha.
- A parametrização por contratante possibilita a inclusão de vários contratantes não sequenciais.
- Os textos das mensagens serão justificados, de acordo com a necessidade do layout.
- As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas.
16. O que é o cadastro de Mensagem de Carta de Quitação?
Nessa opção é possível parametrizar a carta de quitação anual de débitos.
17. Como parametrizar mensagem de Carta de Quitação?
- Clique em Parametrizações de Mensagens.
- Acesse a aba Carta de Quitação.
- É possível selecionar três tipos de parametrização: seleção de competências, contratante e grupo econômico.
- Selecione um tipo de parametrização e clique em Adicionar.
- Na Tela Carta de Quitação Anual de Débitos é possível cadastrar o Título da Carta de Quitação e a Mensagem da mesma.
- É possível filtrar também por um período de data de emissão e um período de data e vencimento
- Também é possível definir um período de validade da mensagem
- A parametrização por contratante possibilita a inclusão de vários contratantes não sequenciais
- Os textos das mensagens serão justificados, de acordo com a necessidade do layout
- As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas
18. O que é o cadastro de Mensagens Automáticas?
Este cadastro permite a parametrização das mensagens que aparecem automaticamente no boleto para todos os tipos de fatura. São elas: mensagens de instrução do banco, mensagens de INSS, debito em conta, aniversário do beneficiário e mora diária.
19. Como parametrizar o cadastro de Mensagens Automáticas?
- Clique em Parametrizações de Mensagens Automáticas.
- Na tela Mensagem Automática selecione o tipo de mensagem.
- Clique em Editar para atualizar a mensagem desejada.
20. O que é o cadastro de imagens da Fatura?
Este cadastro é responsável por parametrizar as imagens do layout de fatura A3 e A4.
21. Como parametrizar imagens da Fatura?
- Clique em Parametrizações de Imagens.
- Selecione um tipo de layout.
- É possível incluir uma descrição para parametrização, e um período de validade para utilização das imagens.
- Selecione o tipo de imagem.
- Clique em Salvar.
22. O que é a Simulação da Fatura?
Na Simulação de Fatura é possível informar os parâmetros de pesquisa da simulação, bem como o tipo de layout da fatura, se o layout irá apresentar imagens, se a pesquisa irá considerar as faturas avulsas, se deverá ser enviada a copias de fatura para o site, se deverá buscar imposto de renda e também o formato do arquivo de saída.
O Sistema irá pesquisar as faturas direto no GP, não considerando a tabela do EMS que contém os títulos exportados. Sendo assim será possível gerar os boletos antes mesmo de eles serem exportados para o EMS.
- Clique em Simulação de Faturas.
- Na tela Simulação de Faturas o Espaço em disco consiste na quantidade de espaço disponível no servidor para a geração dos arquivos txt, pdf e zip.
- No campo Descrição é exibida a descrição da parametrização da geração de fatura utilizada na consulta.
- Selecione o status. Os Status que podem ser utilizados na consulta são:
- Gerado: Gerações que possuem 100% dos títulos gerados.
- Calculando: Em processamento dos arquivos.
- Falha na Geração: Gerações em que ocorreram erro.
- Sem Resultado: Parametrização que não abrangem algum título.
5. Clique em Consultar.
...
8. Efetue as configurações de geração, informando período de vencimento e data de emissão, e as demais informações que farão parte da geração (modalidade, plano, tipo de plano, contratante, termo de adesão, título, convênio e competência).
9. Selecione como será realizada a ordenação.
...