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Como Utilizar Gestão e Manutenção de Boletos?

Produto:

Gestão de Planos de Saúde

Módulo:HFP - Faturamento Planos de Saúde
Versão:12.1.x

Assuntos:

1. Como consultar a Geração de Boletos?
2. O que é a Parametrização de Geração de Boletos?
3. Como adicionar Parametrização de Geração de Boletos?
4. O que é Demonstrativo de IR?
5. Como gerar Demonstrativo de IR?
6. O que é a Mensagem de Reajuste Plano Regulamentado?
7. Como parametrizar a Mensagem de Reajuste Plano Regulamentado?
8. O que é o cadastro de Mensagem de Reajuste Plano Não Regulamentado?
9. Como parametrizar Mensagem de Reajuste Plano Não Regulamentado?
10. O que é Mensagem Específica?
11. Como parametrizar Mensagem Específica?
12. O que é o cadastro de Mensagem de Exceção de Desconto?
13. Como parametrizar Mensagem de Exceção de Desconto?
14. O que é o cadastro de Mensagem de Desconto em Folha?
15. Como parametrizar Mensagem de Desconto em Folha?
16. O que é o cadastro de Mensagem de Carta de Quitação?
17. Como parametrizar mensagem de Carta de Quitação?
18. O que é o cadastro de Mensagens Automáticas?
19. Como parametrizar o cadastro de Mensagens Automáticas?
20. O que é o cadastro de imagens da Fatura?
21. Como parametrizar imagens da Fatura?
22. O que é a Simulação da Fatura?

 1. Como consultar a Geração de Boletos?

  1. Acesse a Geração de Boletos.
  2. Através desta consulta é possível visualizar todas as gerações de acordo com os seguintes status: Gerado, Calculando, Falha na Geração e Sem Resultado.
  3. Espaço em disco consiste na quantidade de espaço disponível no servidor para a geração dos arquivos .txt, .pdf e zip.
  4. No campo Descrição é exibida a descrição da parametrização da geração de fatura utilizada na consulta.
  5. Selecione o status. Os Status que podem ser utilizados na consulta são:
  • Gerado: Gerações que possuem 100% dos títulos gerados.
  • Calculando: Em processamento dos arquivos.
  • Falha na Geração: Gerações em que ocorreram erro.
  • Sem Resultado: Parametrização que não abrangem algum título.

        6. Clique em Consultar.

        7. Clique em Baixar para que seja gerado um arquivo .zip para download da geração, do txt e todos os pdfs, de acordo com a parametrização escolhida.

        8. A coluna Inconsistências apresenta a quantidade de erros que possam ter ocorridos durante a geração e permite realizar o download apenas do relatório gerado.

 2. O que é a Parametrização de Geração de Boletos?

Este cadastro será utilizado para parametrizar as gerações de boleto conforme a necessidade de abrangência de código de modalidade, plano, tipo de plano, contratante, termo de adesão, título, convênio, e datas para vencimento, emissão e competência para cada fatura.

 3. Como adicionar Parametrização de Geração de Boletos?

  1. Preencha a descrição da parametrização de boletos.
  2. Na opção Configurações disponíveis é possível recuperar configurações já geradas anteriormente com base nas descrições das parametrizações.
  3. Efetue as configurações de geração, informando período de vencimento e data de emissão, e as demais informações que farão parte da geração (modalidade, plano, tipo de plano, contratante, termo de adesão, título, convênio e competência).
  4. Selecione como será realizada a ordenação.
  5. Selecione o tipo de layout (A3 ou A4) usado para definir a diferença entre o layout com faturas uma por termo ou faturas unificadas.
  6. Marque "Sim" para a opção Gravar Imagens no layout para que caso exista imagens parametrizadas e o Lote de Impressão seja A4 ou A3, sairão no PDF às respectivas imagens de cabeçalho, rodapé, etc.
  7. Marque "Sim" para a opção Gerar Faturas Avulsas para que seja utilizada a busca de eventos para contratantes que possuam este parâmetro cadastrado.
  8. Marque "Sim" para a opção Enviar Fatura para o Site para que seja realizado o envio dos arquivos gerados em zip, para o site.
  9. A opção Apresentar Imposto de Renda define que através de um WebService, seja realizada a busca de informações de Imposto de Renda para apresentar ao fim da geração um relatório de IR.
  10. Selecione o formato do lote de impressão em .PDF (A4, A3 ou .txt).
  11. Clique em Salvar e Enviar.

 4. O que é Demonstrativo de IR?

Esta consulta será utilizada para acesso ao WebService e realização da consulta das informações de Imposto de Renda para geração do relatório, utilizando o CPF específico, ano ou faixa de número do contratante.

 5. Como gerar Demonstrativo de IR?

  1. Acesse a Geração de Demonstrativo de IR.
  2. Informe o CPF e determine se corresponde a cooperado ou não cooperado.
  3. Informe o ano.
  4. Preencha a faixa do número do contratante.
  5. Selecione o status.
  6. Clique em Consultar.

 6. O que é a Mensagem de Reajuste Plano Regulamentado?

Este cadastro é responsável por parametrizar as mensagens de reajuste para planos regulamentados.

 7. Como parametrizar a Mensagem de Reajuste Plano Regulamentado?

  1. Clique em Parametrizações de Mensagens.
  2. Na aba de mensagens de Reajustes/Específicas selecione o tipo "Mensagem de Reajuste Plano Regulamentado.É possível parametrizar por:

  • Modalidade.
  • Modalidade e Convenio.
  • Modalidade e Contratante.
  • Modalidade, Termo e Contratante.
  • Modalidade, Plano e Tipo de Plano.
  • Modalidade e Termo.
  • Modalidade e Grupo Econômico.

        3. Clique em Adicionar.

        4. Na tela de Cadastro de Parametrização de Mensagens, para esta mensagem, está disponível a área de texto para a mensagem de aviso de reajuste, uma área de texto para a mensagem de reajuste, uma área para as mensagens dos demais         meses e uma área para mensagem específica.

        5. É possível filtrar por período de emissão da fatura e período de vencimento da fatura

        6. A parametrização por contratante possibilita a inclusão de vários contratantes não sequenciais.

        7. Os textos das mensagens serão justificados, de acordo com a necessidade do layout selecionado.

        8. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas.

 

 

 8. O que é o cadastro de Mensagem de Reajuste Plano Não Regulamentado?

Este cadastro é responsável por parametrizar as mensagens de reajuste para planos não regulamentados.

 9. Como parametrizar Mensagem de Reajuste Plano Não Regulamentado?

  1. Clique em Parametrizações de Mensagens.
  2. Na aba de mensagens de Reajustes/Específicas selecione o tipo "Mensagem de Reajuste Plano Não Regulamentado"
  3. É possível parametrizar por:
  • Modalidade.
  • Modalidade e Convenio.
  • Modalidade e Contratante.
  • Modalidade, Termo e Contratante.
  • Modalidade, Plano e Tipo de Plano.
  • Modalidade e Termo.
  • Modalidade e Grupo Econômico.

 

        4. Clique em Adicionar.

        5. Na tela de Cadastro de Parametrização de Mensagens, para esta mensagem, está disponível a área de texto para a mensagem de aviso de reajuste e uma área de texto para a mensagem de reajuste.

        6. É possível filtrar por período de emissão da fatura e período de vencimento da fatura

        7. A parametrização por contratante possibilita a inclusão de vários contratantes não sequenciais.

        8. Os textos das mensagens serão justificados, de acordo com a necessidade do layout selecionado.

        9. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas.

 

 10. O que é Mensagem Específica?

Este cadastro é responsável por parametrizar as mensagens específicas do sistema.

 11. Como parametrizar Mensagem Específica?

  1. Clique em Parametrizações de Mensagens.
  2. Na aba de mensagens de Reajustes/Específicas selecione o tipo "Mensagem Específica".
  3. É possível parametrizar por:
  • Modalidade.
  • Modalidade
  • Modalidade e Convenio
  • Modalidade e Contratante
  • Modalidade, Termo e Contratante
  • Modalidade, Plano e Tipo de Plano
  • Modalidade e Termo
  • Modalidade e Grupo Econômico

        4. Clique em Adicionar.

        5. Na tela de Cadastro de Parametrização de Mensagens, é possível filtrar por período de emissão da fatura e período de vencimento da fatura.

        6. Caso deseje, inclua o conteúdo da mensagem específica no campo texto.

        7. A parametrização por contratante possibilita a inclusão de vários contratantes não sequenciais.

        8. Os textos das mensagens serão justificados, de acordo com a necessidade do layout.

        9. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas

 12. O que é o cadastro de Mensagem de Exceção de Desconto?

Este cadastro é responsável por parametrizar as mensagens de desconto em fatura e também as estruturas que não farão parte desta parametrização.

 13. Como parametrizar Mensagem de Exceção de Desconto?

  1. Clique em Parametrizações de Mensagens.
  2. Na aba de mensagens de Exceções de Desconto em Fatura, selecione pelo que será realizada a parametrização.

 

        3. É possível parametrizar por:

  • Modalidade, Plano e Tipo
  • Modalidade e Termo
  • Modalidade e Convenio
  • Modalidade e Grupo Econômico
  • Modalidade e Contratante
  • Modalidade

        4. Clique em Adicionar.

        5. Na tela de Exceções de Desconto em fatura pode-se definir um período de validade de mensagem e também filtrar por período de emissão da fatura e período de vencimento da fatura.

        6. É possível parametrizar o período de validade da mensagem.

        7. É possível parametrizar o percentual de desconto a ser utilizado no cálculo. No momento da geração o valor gerado através do cálculo será apresentado junto a mensagem parametrizada no campo de texto "Mensagem".

        8. Todas as faturas cujo alguma das estruturas esteja parametrizada neste cadastro, não apresentarão a mensagem de desconto.

        9. A parametrização por contratante possibilita a inclusão de vários contratantes não sequenciais

        10. Os textos das mensagens serão justificados, de acordo com a necessidade do layout.

        11. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas

 

 14. O que é o cadastro de Mensagem de Desconto em Folha?

No Cadastro de Desconto em Folha x Portador é possível parametrizar que faturas tiveram desconto em folha.

 15. Como parametrizar Mensagem de Desconto em Folha?

  1. Clique em Parametrizações de Mensagens.
  2. Na aba de mensagens de Desconto em Folha x Portador, a parametrização pode ser feita por seleção de portadores, contratante e grupo econômico.
  3. Clique em Adicionar.
  4. Na tela de Desconto em Folha x Portador é possível ainda filtrar por período de emissão de faturas e vencimento, bem como definir um período de validade para mensagem.
  5. Neste cadastro deve se atribuir o texto do título da mensagem de desconto em folha e a mensagem de desconto em folha.
  6. A parametrização por contratante possibilita a inclusão de vários contratantes não sequenciais.
  7. Os textos das mensagens serão justificados, de acordo com a necessidade do layout.
  8. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas.

 16. O que é o cadastro de Mensagem de Carta de Quitação?

Nessa opção é possível parametrizar a carta de quitação anual de débitos.

 17. Como parametrizar mensagem de Carta de Quitação?

  1. Clique em Parametrizações de Mensagens.
  2. Acesse a aba Carta de Quitação.
  3. É possível selecionar três tipos de parametrização: seleção de competências, contratante e grupo econômico.
  4. Selecione um tipo de parametrização e clique em Adicionar.
  5. Na Tela Carta de Quitação Anual de Débitos é possível cadastrar o Título da Carta de Quitação e a Mensagem da mesma.
  6. É possível filtrar também por um período de data de emissão e um período de data e vencimento
  7. Também é possível definir um período de validade da mensagem
  8. A parametrização por contratante possibilita a inclusão de vários contratantes não sequenciais
  9. Os textos das mensagens serão justificados, de acordo com a necessidade do layout
  10. As alterações do projeto Fatura Única estarão todas contempladas

 

 18. O que é o cadastro de Mensagens Automáticas?

Este cadastro permite a parametrização das mensagens que aparecem automaticamente no boleto para todos os tipos de fatura. São elas: mensagens de instrução do banco, mensagens de INSS, debito em conta, aniversário do beneficiário e mora diária.

 19. Como parametrizar o cadastro de Mensagens Automáticas?

  1. Clique em Parametrizações de Mensagens Automáticas.
  2. Na tela Mensagem Automática selecione o tipo de mensagem.
  3. Clique em Editar para atualizar a mensagem desejada.

 

 20. O que é o cadastro de imagens da Fatura?

Este cadastro é responsável por parametrizar as imagens do layout de fatura A3 e A4.

 21. Como parametrizar imagens da Fatura?

  1. Clique em Parametrizações de Imagens.
  2. Selecione um tipo de layout.
  3. É possível incluir uma descrição para parametrização, e um período de validade para utilização das imagens.
  4. Selecione o tipo de imagem.
  5. Clique em Salvar.

 22. O que é a Simulação da Fatura?

Na Simulação de Fatura é possível informar os parâmetros de pesquisa da simulação, bem como o tipo de layout da fatura, se o layout irá apresentar imagens, se a pesquisa irá considerar as faturas avulsas, se deverá ser enviada a copias de fatura para o site, se deverá buscar imposto de renda e também o formato do arquivo de saída.
O Sistema irá pesquisar as faturas direto no GP, não considerando a tabela do EMS que contém os títulos exportados. Sendo assim será possível gerar os boletos antes mesmo de eles serem exportados para o EMS.

  1. Clique em Simulação de Faturas.
  2. Na tela Simulação de Faturas o Espaço em disco consiste na quantidade de espaço disponível no servidor para a geração dos arquivos txt, pdf e zip.
  3. No campo Descrição é exibida a descrição da parametrização da geração de fatura utilizada na consulta.
  4. Selecione o status. Os Status que podem ser utilizados na consulta são:
  • Gerado: Gerações que possuem 100% dos títulos gerados.
  • Calculando: Em processamento dos arquivos.
  • Falha na Geração: Gerações em que ocorreram erro.
  • Sem Resultado: Parametrização que não abrangem algum título.

         5. Clique em Consultar.

         6. Preencha a descrição da parametrização de boletos.

         7. Na opção Configurações disponíveis é possível recuperar configurações já geradas anteriormente com base nas descrições das parametrizações.

         8. Efetue as configurações de geração, informando período de vencimento e data de emissão, e as demais informações que farão parte da geração (modalidade, plano, tipo de plano, contratante, termo de adesão, título, convênio e competência).

         9. Selecione como será realizada a ordenação.

         10. Selecione o tipo de layout (A3 ou A4) usado para definir a diferença entre os layout com faturas uma por termo ou faturas unificadas.

         11. Marque "Sim" para a opção Gravar Imagens no layout, para que caso exista imagens parametrizadas e o Lote de Impressão seja A4 ou A3, sairão no PDF às respectivas imagens de cabeçalho, rodapé, etc.

         12. Marque "Sim" para a opção Gerar Faturas Avulsas, para que seja utilizada a busca de eventos para contratantes que possuam este parâmetro cadastrado.

         13. Marque "Sim" para a opção Enviar Fatura para o Site, para que seja realizado o envio dos arquivos gerados em zip, para o site.

         14. A opção Apresentar Imposto de Renda define que através de um WebService, seja realizada a busca de informações de Imposto de Renda para apresentar ao fim da geração um relatório de IR.

         15. Selecione o formato do lote de impressão em .PDF (A4, A3 ou .txt).

         16. Clique em Salvar e Enviar.