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Na inclusão de boleto, ao selecionar a opção 'Registrar Online o Boleto' na etapa Dados do Boleto, o sistema comunica com o serviço do banco para Registropara registro, enviando as informações do boleto para o banco e alterando o Status de Remessa alterando o status de remessa do boleto para 'Registrado Online'. Este boleto será criado com o Código código de Barras barras e IPTE, pois o processo de remessa é executado é executado na inclusão. Os bancos não disponibilizam serviços para alteração informações dos boletos já registrados.
Para que o Registro Online possa o registro online possa ser executado com sucesso, o convênio deve estar parametrizado corretamente, na aba 'Registro Online' selecionando a opção 'Permite registro de boleto online', informando os dados do Sistema sistema de Cobrança cobrança e URL de Registro registro do banco.
Caso alguma informação esteja incorreta para o processo de Registro Onlineregistro online, irá ser exibido o log de divergência informando o ponto a ser ajustado, que é retornado pelo serviço de Registro do bancoregistro do banco. Também é possível visualizar o XML/JSON enviado para o banco com as informações do boleto. Neste caso o boleto será incluído normalmente podendo ser realizado o Registro Online registro online após a correção da divergência informada no Log log do processo.
Após o registro do boleto, caso seja necessário, é possível cancelar o registro de forma on-line. O processo de cancelamento on-line do registro está disponível apenas para alguns bancos. Saiba mais em Cancelamento de Registro online.
Observações:
Na inclusão de boleto para mais de um lançamento, caso algum dos lançamentos apresentem divergência no registro, o sistema inclui os boletos para os lançamentos exibindo log detalhado ao fim do processo.
O XML/JSON enviado para o banco, estará disponível na visão do boleto na aba Dados CNAB em Registro Online de Boletos, podendo ser visualizado em TXT após a execução do processo.
Na versão 12.1.17 o arquivo XML/JSON é exibido somente quando ocorrer alguma divergência, no Log ao log ao fim do processo de Registro Online registro online do boleto.
Quando selecionado mais de um lançamento, não é realizada a verificação dos convênios configurados para Registro configurados para registro online, para que não haja perca de desempenho do sistema na inclusão, mesmo que nenhum dos lançamentos selecionados estejam vinculados a convênios parametrizados para trabalhar com registro online, a flag 'Registrar Online o Boleto' é habilitada. Esta verificação é realizada pelo serviço de Registro online do bancoregistro online.
Boletos incluídos sem Registro
Para boletos criados e não Registrados Onlineregistrados online, basta selecionar o boleto para ser executado pela visão de Lançamentos em Anexos | Processos / Registro online de Boletos ou pela visão de Boletos em Processos / Registro Online de Boletos.
O Boleto também pode ser registrado online via Web Service através de XML, alterando o status de remessa do boleto para Registrado Online.
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O processo foi criado para Registrar Online registrar online um grande volume de boletos de acordo com o filtro aplicado, sem necessidade de selecionar o boleto na visão. Esta funcionalidade encontra-se disponível no menu Movimentações Bancárias | Integração Bancária | Processos em Lote | Registro online Online de Boletos Por filtro.
Inclusão via Web Service
O boleto pode ser incluso Registrado Online via registrado online via Web Service, utilizando a tag <RegistrarOnLineBoleto>true</RegistrarOnLineBoleto>. Esta irá selecionar a opção 'Registrar Online o Boleto' na execução do processo, incluindo o boleto com o status de remessa Registrado Online.
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É necessário entrar em contato com o banco para se informar sobre a necessidade da utilização do certificado.
Obs.: Para cadastrar o certificado digital no TOTVS Gestão Financeira e necessário importar o arquivo .pfx ou .p12 no menu Cadastros | Fiscais | Mais... | Certificado Digital. A TOTVS não disponibiliza certificados de nenhum dos bancos, por ser tratar de identificação individual para cada empresa.
Bancos
As informações abaixo serão atualizadas conforme a disponibilização dos bancos.
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Santander: O banco Santander exige a necessidade da aquisição do certificado. |
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Caixa Econômica Federal: Para enviar dados de forma flexível para o registro online dos boletos para o banco, devem ser criados os campos, primeiramente via anexo "Layout Registro Online" disponível no cadastro de Bancos e Agências:(Movimentações Bancárias | Bancos e Agências | Anexos | Layout Registro Online). Os campos devem ser criados conforme manual de cobrança da Caixa, como os exemplos abaixo. Estes campos então, devem ser associados a fórmulas ou valores fixos, via anexo "Associação do Layout do Registro Online" disponível em Movimentações Bancárias | Convênio | Anexos | Associação do Layout do Registro Online. Exemplos para os campos do HEADER:
Exemplos para os campos do TITULO:
Importante: De acordo com o manual da Caixa podem ocorrer 3 vezes o desconto, por isso devem ser cadastrados como DESCONTO1, DESCONTO2 e DESCONTO3 e respectivamente associados a fórmulas / valores fixos no convênio:
O mesmo acontece para as mensagens da ficha de compensação que devem ser cadastradas como MENSAGEM1 e MENSAGEM2, e do recibo do pagador que devem ser cadastradas como:
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Truncamento de campos do cadastro do Cliente/Fornecedor ao Registrar Boleto online
Ao executar o processo de Registro registro online de boleto, caso a quantidade de caracteres dos campos do endereço e nome do cadastro do Cli/For, seja maior que a quantidade de caracteres informada no layout de cada banco, o sistema irá truncar esses campos de acordo com cada manual. Informações Complementares
Exibir filhos |
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Veja Também
Motivo de recusa do Registro Online Santander
Registro Online Bradesco
Registro Online Itaú
Registro Online Banco do Brasil
Registro Online Caixa Econômica Federal
Registro Online Sicredi
Registro Online Banrisul
No caso de recusa de registro online do boleto pelo banco o motivo dessa recusa será gravado no campo MOTIVORECUSAREGISTROONLINE da FBOLETO e a mensagem retornada pelo banco com o motivo da recusa será gravada no boleto no campo ‘Motivo de recusa do Registro Online”. Esse campo será atualizado quando o registro online for recusado, nele só será armazenado o último registro e quando registro online for aceito o campo será limpo.
Atualização do CNABSTATUS (Status da Remessa) do boleto quando recusado pelo banco no Registro Online
Quando o boleto for recusado pelo banco no processo de registro online o status da remessa do boleto será atualizado para “Recusado”.
Campos de layout do Registro Online
Para que os dados do registro online sejam enviados para o banco deve ser cadastrado os campos do layout com a seguinte regra abaixo de acordo com o manual do Banco:
Ex: Abaixo um exemplo de agrupamento e tags do campo do layout beneficiario.conta_beneficiario, onde:
- beneficiario: é o agrupador das informações do beneficiário que será enviada ao banco;
- (.)Ponto: é o separador do Agrupador e da Tag;
- conta_beneficiario: é a tag que receberá a informação do beneficiário que é enviado para o banco.
A imagem mostra como no arquivo as informações serão enviadas para o banco:
Como informar no sistema:
Veja Também
Exibir filhos |
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Recursos Adicionais
- Visualizar XML/JSON do Registro Online no boleto
- Cadastro de Certificado Digital
- Associação do Layout do Registro Online
- Inclusão de Boleto Registrado Online
- Registro Online para boletos inclusos
- Motivo da Recusa do Registro Online de Boleto
Informações Complementares
- Registro Online Santander
- Registro Online Bradesco
- Registro Online Itaú
- Registro Online Banco do Brasil
- Registro Online Caixa Econômica Federal
- Registro Online Sicredi
- Registro Online Banrisul
- Registro Online Sicoob
- Registro Online Grafeno
- Registro Online AutBank