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Índice

Descrição

Este processo tem por objetivo gerar diplomasAtravés deste processo é feito toda a geração de Diplomas, certificados (extensão, competências, atividade ofertada) e registro das solenidades.

Execução do processo

Para execução do processo de geração de certificado/diploma/solenidade é necessário selecionar uma das abas disponíveis para execução na tela principal do módulo, que são conforme abaixo.

Ensino SuperiorEnsino Básico

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Diplomação

Aviso

Apenas para o ensino superior.

Ao selecionar a aba de diplomação será necessário preencher o(s) filtro(s) para buscar os alunos e após isso selecioná-los para execução. 

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Diploma

A opção Diploma traz o tipo da via com três opções: primeira, segunda e apostila.

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Alguns campos informados no processo serão atualizados na aba Diploma do Curso/Habilitação do aluno, com isso os seguintes campos abaixo tela serão bloqueados nesta aba mencionada.

  • Data de conclusão do curso
  • Data de colação de grau
  • Registro de conclusão
  • Livro de registro
  • Página de registro
  • Nº do processo registro diploma
  • Instituição diploma
  • Data de emissão do diploma
  • Data de registro do diploma


Aviso

A partir da versão 12.1.2310 os campos Instituição de registro e Instituição de emissão passa a ter um comportamento diferente conforme abaixo.

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O campo instituição de registro passa a ter dois campos Registro em outra IES Registro na própria IES. Ambos são condicionados pela seleção de alunos. Se for selecionados alunos onde o campo de registro em outra IES na matriz aplica estiver parametrizado para sim o campo Registro em outra IES irá aparecer e será obrigatório no registro do livro, caso contrário se o campo registro em outra IES na matriz aplica estiver parametrizado para não, o campo Registro em outra IES não irá aparecer e sim o campo Registro na própria IES (instituição do MEC) que ficará disponível. Caso for selecionados alunos onde o campo de registro em outra IES na matriz aplica estiver parametrizado para sim e outros alunos com este campo como não, os dois campos irão aparecer, porém o campo Registro na própria IES (instituição do MEC) sempre ficará somente leitura e o campo Registro em outra IES sempre aberto para selecionar uma instituição de ensino.

O campo instituição de emissão passa a chamar Emissão na própria IES o mesmo ficará somente leitura e preenchido automaticamente pela Instituição do MEC, que é definida nos parâmetros da secretaria.

O intuito desta implementação é unificar as instituições registradora e emissora nos certificados e diplomas, não sendo necessário ter a instituição do MEC e instituição de ensino com os mesmos valores. Vale ressaltar que instituição emissora sempre é a própria instituição, que chamamos de instituição do MEC e instituição registradora para certificados também é a própria instituição (instituição do MEC) e para diplomas irá depender do campo registro em outra IES na matriz aplica, se não for registrado também é a própria instituição (instituição do MEC), se for registrado em outra IES será um outra instituição que é cadastrada em instituição de ensino.

Aviso

Vale ressaltar que o campo da instituição do MEC não é persistido no banco de dados, ele é carregado automaticamente no lugar do campo da instituição de ensino conforme regras acima.

A instituição do MEC está disponível em Atividades Acadêmicas | Censo | Instituição do MEC.

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Aviso

Também a partir da versão 12.1.2310, a etapa de seleção de Assinantes do Diploma terá a seguinte apresentação:

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Ao clicar no botão "Adicionar coordenador", será adicionada na lista de participantes o seguinte texto (Coordenadores - Serão adicionados aqui os coordenadores do curso) indicando em que posição na listagem de participantes o(s) coordenador(es) do respectivo curso do aluno será(ão) inserido(s). A ordem dos participantes na listagem pode ser alterada utilizando as setas de movimentação para cima e para baixo. 

O botão "Remover" remove o item da lista de assinantes que estiver selecionado, e o botão "Limpar" remove todos os itens da lista de assinantes.

Os coordenadores que serão adicionados na lista de assinantes são as pessoas que compõem a comissão coordenadora da matriz aplicada do curso do aluno, que possuem a flag "Assinante do diploma digital" marcada, que possuem período de mandato vigente, e cujo Tipo de Participação associado a ela tenha como "Cargo do assinante do diploma digital", um desses cargos: Coordenador de curso, Subcoordenador de curso, Coordenador de curso em exercício. 


A comissão coordenadora está disponível em Currículo e Oferta | Matrizes curriculares| Anexos | Matriz aplicada | Anexos | Comissão coordenadora:

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O Tipo de participação está disponível em Atividades acadêmicas | Certificado/Diploma/Solenidade| Mais...| Tipo de participação:

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IMPORTANTE: A legislação do Diploma Digital, exige que seus assinantes sejam informados com os seus cargos e isso é feito no sistema associando o "Cargo do assinante do diploma digital" ao "Tipo de participação" do assinante.


Certificado

A opção de Certificado também traz o tipo da via, mas apenas com duas opções: primeira e segunda via.

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Ao executar o processo, fica a cargo do usuário escolher se os dados inseridos no processo serão atualizados na aba Diploma do Curso/Habilitação do aluno.

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Essa configuração pode ser feita também no cadastro do certificado. Ao escolher por atualizar os dados, serão bloqueados na aba diploma os campos listados abaixo.

  • Data de conclusão do curso
  • Data de colação de grau
  • Registro de conclusão
  • Livro de registro
  • Página de registro
  • Nº do processo registro diploma
  • Instituição diploma
  • Data de emissão do diploma
  • Data de registro do diploma
Aviso

A partir da versão 12.1.2310 os campos Instituição de registro e Instituição de emissão passa a ter um comportamento diferente conforme abaixo.

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O campo instituição de registro passa a chamar Registro na própria IES e o campo instituição de emissão passa a chamar Emissão na própria IES, ambos ficarão somente leitura e preenchidos automaticamente pela Instituição do MEC, que é definida nos parâmetros da secretaria.

O intuito desta implementação é unificar as instituições registradora e emissora nos certificados e diplomas, não sendo necessário ter a instituição do MEC e instituição de ensino com os mesmos valores. Vale ressaltar que instituição emissora sempre é a própria instituição, que chamamos de instituição do MEC e instituição registradora para certificados também é a própria instituição (instituição do MEC) e para diplomas irá depender do campo registro em outra IES na matriz aplica, se não for registrado também é a própria instituição (instituição do MEC), se for registrado em outra IES será um outra instituição que é cadastrada em instituição de ensino.

Aviso

Vale ressaltar que o campo da instituição do MEC não é persistido no banco de dados, ele é carregado automaticamente no lugar do campo da instituição de ensino conforme regras acima.

A instituição do MEC está disponível em Atividades Acadêmicas | Censo | Instituição do MEC.

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Aviso

Também a partir da versão 12.1.2310, a etapa de seleção de Assinantes do Certificado terá a seguinte apresentação:

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Ao clicar no botão "Adicionar coordenador", será adicionada na lista de participantes o seguinte texto (Coordenadores - Serão adicionados aqui os coordenadores do curso) indicando em que posição na listagem de participantes o(s) coordenador(es) do respectivo curso do aluno será(ão) inserido(s). A ordem dos participantes na listagem pode ser alterada utilizando as setas de movimentação para cima e para baixo. 

O botão "Remover" remove o item da lista de assinantes que estiver selecionado, e o botão "Limpar" remove todos os itens da lista de assinantes.

Os coordenadores que serão adicionados na lista de assinantes são as pessoas que compõem a comissão coordenadora da matriz aplicada do curso do aluno, que possuem a flag "Assinante do diploma digital" marcada, que possuem período de mandato vigente, e que possuem um Tipo de Participação associado a ela.


A comissão coordenadora está disponível em Currículo e Oferta | Matrizes curriculares| Anexos | Matriz aplicada | Anexos | Comissão coordenadora:

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O Tipo de participação está disponível em Atividades acadêmicas | Certificado/Diploma/Solenidade| Mais...| Tipo de participação:

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IMPORTANTE: A legislação do Diploma Digital, exige que seus assinantes sejam informados com os seus cargos e isso é feito no sistema associando o "Cargo do assinante do diploma digital" ao "Tipo de participação" do assinante.

Solenidade

Solenidade não traz a opção de vias. A partir desta geração, os alunos passam a constar na lista de Alunos da solenidade do cadastro em questão.

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Certificação

Aviso

Apenas para o ensino básico.

Ao selecionar a aba de certificação será necessário preencher o(s) filtro(s) para buscar os alunos e após isso selecioná-los para execução. 

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É apresentado as opções tipo de via, tipo de certificado e data de emissão.

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Ao avançar é apresentado a opção de informar os participantes assinantes deste certificado.

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Participação

Certificado emitido pela IES, para participantes de uma matriz aplicada o filtro por ser feito por curso ou curso genérico.
O sistema permite a emissão deste para Alunos, professores e por fim Coordenadores da Matriz aplicada, ou seja, basta que uma pessoa esteja associada à matriz aplicada para ter direito a este tipo de certificado.

Através do filtro por estágio consigo visualizar quais os alunos, orientadores e participantes da banca estão aptos para gerar o certificado.

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Neste processo será possível informar a origem da carga horária e o tipo de via: primeira e segunda.

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No próximo passo será possível efetuar o registro no livro e tipo de participação.

Competência

É um tipo de certificado concedido à Alunos de acordo com competências estipuladas pela instituição, baseado na conclusão de disciplinas que o aluno tenha cursado, não necessariamente da sua matriz aplicada, por exemplo disciplinas isoladas. Quando utilizado, não altera os dados em Curso/habilitação | Aba Diploma, cadastro válido apenas para o ensino superior.

Ao selecionar a aba de competência será necessário preencher o(s) filtro(s) para buscar os alunos e após isso selecioná-los para execução. 

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Neste processo será possível informar o tipo de via: primeira e segunda.

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No próximo passo será possível efetuar o registro no livro (apenas para o ensino superior) e tipo de participação. Caso e registro das solenidades.
 
Observação: Ao gerar um certificado por competência, caso este seja registrado no livro, apenas aparecerão na tela, livros que não sejam contados por curso. Isto por , porque as competências não tem vinculo direto com um determinado curso, por isso, só aparecerão livros que o tipo de registro seja 'continuo'.

 
Na tela principal deste módulo, é listado, de acordo com a funcionalidade escolhida (Diplomação, Extensão, Competência ou Atividade Ofertada) e filtro selecionados, as pessoas* aptas a receberem o certificado em questão. É a partir deste momento que este assistente é utilizado, para que seja gerado os certificados para estes.

 
O controle de Solenidades acontece neste processo também, porém ele só fica disponível quando a funcionalidade escolhida é a de Diplomação. Neste caso, seleciona-se os alunos aptos, e através do assistente é escolhida a opção em questão e gerado a lista de alunos para a solenidade.

contínuo.

Após a escolha do tipo de geração será exibidos as informações para o registro no livro e tipo de participação.

Atividade Ofertada

Certificado emitido para alunos, professores ou pessoas inscritas em uma atividade ofertada para participante ter direito a este, o mesmo deverá apenas ter cumprido a atividade em questão. Para esta funcionalidade, existe agora na tela de Atividades Ofertadas, a opção de se inscrever uma pessoa qualquer em uma atividade e não somente os alunos/Professores. Existe agora o Anexo de pessoas inscritas na tela de Atividades ofertadas. (Quando utilizado, não altera os dados em "Curso/habilitação > Aba Diploma").

Ao selecionar a aba de atividade ofertada será necessário preencher o(s) filtro(s) para buscar os alunos/professores/pessoas e após isso selecioná-los para execução. 

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Neste processo será possível informar o tipo de via: primeira e segunda.

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No próximo passo será possível efetuar o registro no livro e tipo de participação.

Registro no livro e tipo de certificado

Neste passo é possível informar se irá registrar no livro ou não. Se efetuar o registro, os campos: livro, número do processo, as instituições e a data de registro são obrigatórios o seu preenchimento, caso não deseje registrar em livro os campos: número do processo, as instituições e a data de registro não são obrigatórios.

Aviso

A tabela SREGISTROLIVRO não é mais utilizada para armazenar os dados referente ao registro do livro e sim a tabela SCERTIFICADO.

Registrar no livroNão registrar no livro

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Vale ressaltar a mudança de comportamento para registro no livro dos campos de instituições (registro e emissão) para certificados e diplomas 
A partir desta geração, os alunos passa a constar na lista de "Alunos da solenidade" do cadastro em questão.

Segunda via de certificado/diploma

O sistema permite emitir uma segunda via do certificado/diploma, mas para isso é necessário que a primeira via do certificado/diploma já esteja gerado para o aluno.

Para que o processo encontre a primeira via do certificado/diploma, deve-se selecionar o aluno da mesma matriz aplicada e tipo de certificado, além disso, a primeira via não deve estar com a situação de cancelado.

Informações
titleExemplo

Supondo que a primeira via do certificado possui um tipo de certificado preenchido. Ao gerar a segunda via deverá preencher também, se não preencher o sistema não irá encontrar a primeira via.