Descrição

Este processo tem por objetivo gerar diplomas, certificados (extensão, competências, atividade ofertada) e registro das solenidades.

Execução do processo

Para execução do processo de geração de certificado/diploma/solenidade é necessário selecionar uma das abas disponíveis para execução na tela principal do módulo, que são conforme abaixo.

Ensino SuperiorEnsino Básico

Diplomação

Apenas para o ensino superior.

Ao selecionar a aba de diplomação será necessário preencher o(s) filtro(s) para buscar os alunos e após isso selecioná-los para execução. 

Diploma

A opção Diploma traz o tipo da via com três opções: primeira, segunda e apostila.

Alguns campos informados no processo serão atualizados na aba Diploma do Curso/Habilitação do aluno, com isso os seguintes campos abaixo tela serão bloqueados nesta aba mencionada.

  • Data de conclusão do curso
  • Data de colação de grau
  • Registro de conclusão
  • Livro de registro
  • Página de registro
  • Nº do processo registro diploma
  • Instituição diploma
  • Data de emissão do diploma
  • Data de registro do diploma


A partir da versão 12.1.2310 os campos Instituição de registro e Instituição de emissão passa a ter um comportamento diferente conforme abaixo.

O campo instituição de registro passa a ter dois campos Registro em outra IES Registro na própria IES. Ambos são condicionados pela seleção de alunos. Se for selecionados alunos onde o campo de registro em outra IES na matriz aplica estiver parametrizado para sim o campo Registro em outra IES irá aparecer e será obrigatório no registro do livro, caso contrário se o campo registro em outra IES na matriz aplica estiver parametrizado para não, o campo Registro em outra IES não irá aparecer e sim o campo Registro na própria IES (instituição do MEC) que ficará disponível. Caso for selecionados alunos onde o campo de registro em outra IES na matriz aplica estiver parametrizado para sim e outros alunos com este campo como não, os dois campos irão aparecer, porém o campo Registro na própria IES (instituição do MEC) sempre ficará somente leitura e o campo Registro em outra IES sempre aberto para selecionar uma instituição de ensino.

O campo instituição de emissão passa a chamar Emissão na própria IES o mesmo ficará somente leitura e preenchido automaticamente pela Instituição do MEC, que é definida nos parâmetros da secretaria.

O intuito desta implementação é unificar as instituições registradora e emissora nos certificados e diplomas, não sendo necessário ter a instituição do MEC e instituição de ensino com os mesmos valores. Vale ressaltar que instituição emissora sempre é a própria instituição, que chamamos de instituição do MEC e instituição registradora para certificados também é a própria instituição (instituição do MEC) e para diplomas irá depender do campo registro em outra IES na matriz aplica, se não for registrado também é a própria instituição (instituição do MEC), se for registrado em outra IES será um outra instituição que é cadastrada em instituição de ensino.

Vale ressaltar que o campo da instituição do MEC não é persistido no banco de dados, ele é carregado automaticamente no lugar do campo da instituição de ensino conforme regras acima.

A instituição do MEC está disponível em Atividades Acadêmicas | Censo | Instituição do MEC.

Também a partir da versão 12.1.2310, a etapa de seleção de Assinantes do Diploma terá a seguinte apresentação:

Ao clicar no botão "Adicionar coordenador", será adicionada na lista de participantes o seguinte texto (Coordenadores - Serão adicionados aqui os coordenadores do curso) indicando em que posição na listagem de participantes o(s) coordenador(es) do respectivo curso do aluno será(ão) inserido(s). A ordem dos participantes na listagem pode ser alterada utilizando as setas de movimentação para cima e para baixo. 

O botão "Remover" remove o item da lista de assinantes que estiver selecionado, e o botão "Limpar" remove todos os itens da lista de assinantes.

Os coordenadores que serão adicionados na lista de assinantes são as pessoas que compõem a comissão coordenadora da matriz aplicada do curso do aluno, que possuem a flag "Assinante do diploma digital" marcada, que possuem período de mandato vigente, e cujo Tipo de Participação associado a ela tenha como "Cargo do assinante do diploma digital", um desses cargos: Coordenador de curso, Subcoordenador de curso, Coordenador de curso em exercício. 


A comissão coordenadora está disponível em Currículo e Oferta | Matrizes curriculares| Anexos | Matriz aplicada | Anexos | Comissão coordenadora:


O Tipo de participação está disponível em Atividades acadêmicas | Certificado/Diploma/Solenidade| Mais...| Tipo de participação:


IMPORTANTE: A legislação do Diploma Digital, exige que seus assinantes sejam informados com os seus cargos e isso é feito no sistema associando o "Cargo do assinante do diploma digital" ao "Tipo de participação" do assinante.


Certificado

A opção de Certificado também traz o tipo da via, mas apenas com duas opções: primeira e segunda via.

Ao executar o processo, fica a cargo do usuário escolher se os dados inseridos no processo serão atualizados na aba Diploma do Curso/Habilitação do aluno.

Essa configuração pode ser feita também no cadastro do certificado. Ao escolher por atualizar os dados, serão bloqueados na aba diploma os campos listados abaixo.

  • Data de conclusão do curso
  • Data de colação de grau
  • Registro de conclusão
  • Livro de registro
  • Página de registro
  • Nº do processo registro diploma
  • Instituição diploma
  • Data de emissão do diploma
  • Data de registro do diploma

A partir da versão 12.1.2310 os campos Instituição de registro e Instituição de emissão passa a ter um comportamento diferente conforme abaixo.

O campo instituição de registro passa a chamar Registro na própria IES e o campo instituição de emissão passa a chamar Emissão na própria IES, ambos ficarão somente leitura e preenchidos automaticamente pela Instituição do MEC, que é definida nos parâmetros da secretaria.

O intuito desta implementação é unificar as instituições registradora e emissora nos certificados e diplomas, não sendo necessário ter a instituição do MEC e instituição de ensino com os mesmos valores. Vale ressaltar que instituição emissora sempre é a própria instituição, que chamamos de instituição do MEC e instituição registradora para certificados também é a própria instituição (instituição do MEC) e para diplomas irá depender do campo registro em outra IES na matriz aplica, se não for registrado também é a própria instituição (instituição do MEC), se for registrado em outra IES será um outra instituição que é cadastrada em instituição de ensino.

Vale ressaltar que o campo da instituição do MEC não é persistido no banco de dados, ele é carregado automaticamente no lugar do campo da instituição de ensino conforme regras acima.

A instituição do MEC está disponível em Atividades Acadêmicas | Censo | Instituição do MEC.

Também a partir da versão 12.1.2310, a etapa de seleção de Assinantes do Certificado terá a seguinte apresentação:

Ao clicar no botão "Adicionar coordenador", será adicionada na lista de participantes o seguinte texto (Coordenadores - Serão adicionados aqui os coordenadores do curso) indicando em que posição na listagem de participantes o(s) coordenador(es) do respectivo curso do aluno será(ão) inserido(s). A ordem dos participantes na listagem pode ser alterada utilizando as setas de movimentação para cima e para baixo. 

O botão "Remover" remove o item da lista de assinantes que estiver selecionado, e o botão "Limpar" remove todos os itens da lista de assinantes.

Os coordenadores que serão adicionados na lista de assinantes são as pessoas que compõem a comissão coordenadora da matriz aplicada do curso do aluno, que possuem a flag "Assinante do diploma digital" marcada, que possuem período de mandato vigente, e que possuem um Tipo de Participação associado a ela.


A comissão coordenadora está disponível em Currículo e Oferta | Matrizes curriculares| Anexos | Matriz aplicada | Anexos | Comissão coordenadora:


O Tipo de participação está disponível em Atividades acadêmicas | Certificado/Diploma/Solenidade| Mais...| Tipo de participação:


IMPORTANTE: A legislação do Diploma Digital, exige que seus assinantes sejam informados com os seus cargos e isso é feito no sistema associando o "Cargo do assinante do diploma digital" ao "Tipo de participação" do assinante.

Solenidade

Solenidade não traz a opção de vias. A partir desta geração, os alunos passam a constar na lista de Alunos da solenidade do cadastro em questão.

Certificação

Apenas para o ensino básico.

Ao selecionar a aba de certificação será necessário preencher o(s) filtro(s) para buscar os alunos e após isso selecioná-los para execução. 

É apresentado as opções tipo de via, tipo de certificado e data de emissão.

Ao avançar é apresentado a opção de informar os participantes assinantes deste certificado.

Participação

Certificado emitido pela IES, para participantes de uma matriz aplicada o filtro por ser feito por curso ou curso genérico.
O sistema permite a emissão deste para Alunos, professores e por fim Coordenadores da Matriz aplicada, ou seja, basta que uma pessoa esteja associada à matriz aplicada para ter direito a este tipo de certificado.

Através do filtro por estágio consigo visualizar quais os alunos, orientadores e participantes da banca estão aptos para gerar o certificado.

Neste processo será possível informar a origem da carga horária e o tipo de via: primeira e segunda.

No próximo passo será possível efetuar o registro no livro e tipo de participação.

Competência

É um tipo de certificado concedido à Alunos de acordo com competências estipuladas pela instituição, baseado na conclusão de disciplinas que o aluno tenha cursado, não necessariamente da sua matriz aplicada, por exemplo disciplinas isoladas. Quando utilizado, não altera os dados em Curso/habilitação | Aba Diploma, cadastro válido apenas para o ensino superior.

Ao selecionar a aba de competência será necessário preencher o(s) filtro(s) para buscar os alunos e após isso selecioná-los para execução. 

Neste processo será possível informar o tipo de via: primeira e segunda.

No próximo passo será possível efetuar o registro no livro (apenas para o ensino superior) e tipo de participação. Caso este seja registrado no livro, apenas aparecerão na tela, livros que não sejam contados por curso, porque as competências não tem vinculo direto com um determinado curso, por isso, só aparecerão livros que o tipo de registro seja contínuo.

Após a escolha do tipo de geração será exibidos as informações para o registro no livro e tipo de participação.

Atividade Ofertada

Certificado emitido para alunos, professores ou pessoas inscritas em uma atividade ofertada para participante ter direito a este, o mesmo deverá apenas ter cumprido a atividade em questão. Para esta funcionalidade, existe agora na tela de Atividades Ofertadas, a opção de se inscrever uma pessoa qualquer em uma atividade e não somente os alunos/Professores. Existe agora o Anexo de pessoas inscritas na tela de Atividades ofertadas. (Quando utilizado, não altera os dados em "Curso/habilitação > Aba Diploma").

Ao selecionar a aba de atividade ofertada será necessário preencher o(s) filtro(s) para buscar os alunos/professores/pessoas e após isso selecioná-los para execução. 

Neste processo será possível informar o tipo de via: primeira e segunda.

No próximo passo será possível efetuar o registro no livro e tipo de participação.

Registro no livro e tipo de certificado

Neste passo é possível informar se irá registrar no livro ou não. Se efetuar o registro, os campos: livro, número do processo, as instituições e a data de registro são obrigatórios o seu preenchimento, caso não deseje registrar em livro os campos: número do processo, as instituições e a data de registro não são obrigatórios.

A tabela SREGISTROLIVRO não é mais utilizada para armazenar os dados referente ao registro do livro e sim a tabela SCERTIFICADO.

Registrar no livroNão registrar no livro

Vale ressaltar a mudança de comportamento para registro no livro dos campos de instituições (registro e emissão) para certificados e diplomas.

Segunda via de certificado/diploma

O sistema permite emitir uma segunda via do certificado/diploma, mas para isso é necessário que a primeira via do certificado/diploma já esteja gerado para o aluno.

Para que o processo encontre a primeira via do certificado/diploma, deve-se selecionar o aluno da mesma matriz aplicada e tipo de certificado, além disso, a primeira via não deve estar com a situação de cancelado.

Exemplo

Supondo que a primeira via do certificado possui um tipo de certificado preenchido. Ao gerar a segunda via deverá preencher também, se não preencher o sistema não irá encontrar a primeira via.