Versões comparadas

Chave

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Objetivo

Cadastrar promoções personalizadas, para serem utilizadas somente em softwares de parceiros. O uso das promoções é feito por meio da integração com a API.

Importante: Os processos do ERP não consomem as promoções cadastradas nesta aplicação.

Caminho

Módulo SM Web > Menu Promoções > Aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas - PROMWEB001

Pré-Requisitos e Instruções

Atualizar o sistema para a versão 2021.01 ou versão superior.

Passo a Passo

http://10.171.130.43:96/

Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
Link para Busca avançada;

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Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;

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  • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
    Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
    Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
    Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
    Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
    Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
    Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
    E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar, Duplicar e Inativar.

...

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No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

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Inclusão das promoções - Segmentos / Empresas

O usuário, com permissão de acesso, abre a aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas.

2. Será exibida a tela inicial, contendo:

  • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
  • Na linha abaixo:
    • Botão + Cadastrar nova promoção;
    • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
    • Link para Busca avançada;
  • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
  • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
    • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
    • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
    • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
    • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
    • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
    • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
    • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
  • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

3. O usuário aciona o botão + Cadastrar nova promoção;

4. Será exibida a tela de Cadastrar nova promoção, exibindo guia lateral, com 3 steps: Dados geraisEmpresas e Detalhes. No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar e Avançar.

Entre na aplicação:

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Imagem 1 - Tela Inicial

Caso tenha alguma promoção já cadastrada ela será listada.

Cadastrar Promoção

Clique no botão + Cadastrar nova promoção.

Será aberta a tela com 3 passos: Dados Gerais, Empresa, e Detalhes.

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Imagem 2 - Cadastro de Dados Gerais

No passo de Dados Gerais, informe os campos:

  • Descrição*;
  • Texto Legal;
  • Data início de promoção*;
  • Data fim da promoção*;
  • Tipo da promoção*: com as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe;
    • No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.
    • No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.
    • No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.
    • No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.
    • No tipo de promoção Pack Virtual, a quantidade mínima do pack deve ser múltiplo do campo Quantidade Limite por Cliente. (Recurso Liberado a partir da versão 21.02.039 e 22.01.003)
  • Fluxo de Alocação: definir que uma determinada promoção poderá ser alocada de forma manual, no ambiente de configurações da parceira, para que somente um grupo específico de clientes tenha acesso à referida promoção. (Recurso Liberado a partir da versão 21.02.037 e 22.01.002)
          Sem restrição (padrão de exibição no carregamento inicial);
          Automático;
          Manual.
  • Exige Identificação do Cliente;
  • Exige Registro Completo;
  • Exige Ativação da Oferta;
  • Apura Verba na Venda;
    • Pessoa gera título financeiro da Verba Apurada: ao marcar o botão de Apura Verba na Venda, este campo é habilitado para vincular a pessoa no título. Quando não informada uma pessoa específica para o título, será considerado o fornecedor principal na apuração. Consulte a documentação sobre Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052.
  • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
  • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
  • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
  • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

Após preencher os campos, clique em Avançar.

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Imagem 2 - Cadastro de Empresas

Preencha os campos do passo Empresa:

  • Divisão: lista com as divisões cadastradas;
  • Segmento: lista com

5. O primeiro step selecionado é Dados gerais, em que o usuário define as principais informações e parâmetros da promoção.

6. O usuário clica no botão Avançar, passando para a tela do segundo step: Empresas, em que são exibidos os campos:

  • Divisão: combo que lista as divisões cadastradas;
  • Segmento: combo que lista os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
  • Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
  • Campo para pesquisa de Pesquisa de empresas específicas;
  • GridTabela: 
    • com a lista Lista de empresas, ou grupos, ou portes, de acordo com o tipo de agrupamento;com a , e a caixa de seleção no início de cada linha;
    • Coluna com a ação Detalhar, quando se utiliza o tipo de agrupamento Grupo de Empresas ou Porte, para listar as empresas pertencentes a cada grupo ou porte.
  • No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar, Voltar e Avançar.

7. O usuário realiza as configurações desejadas, e aciona o botão Avançar para prosseguir com a criação da promoção, ou botão Voltar, para retornar ao step anterior, ou aciona o botão Cancelar para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

Critérios de aceitação

As empresas a serem exibidas devem estar ativas para o segmento selecionado.

Se o agrupamento for grupo ou porte, devem ser exibidos apenas os grupos ou portes em que pelo menos uma de suas empresas está ativa para o segmento selecionado.

Na tabela de relacionamento com a promoção, devem ser incluídas apenas as empresas ativas para o segmento selecionado.

Para a criação da promoção, é obrigatória a seleção de no mínimo uma empresa, ou um grupo, ou um porte.

Divisão: combo que lista as divisões cadastradas;
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Segmento: combo que lista os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
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Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
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Campo para pesquisa de empresas específicas;

  • Pesquisando pelo código da empresa:
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  • Pesquisando pela descrição da empresa:
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Será exibida a tela inicial, contendo:

...

  • Botão + Cadastrar nova promoção;
  • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
  • Link para Busca avançada;
    • Para a criação da promoção, é obrigatória a seleção de no mínimo uma empresa, ou um grupo, ou um porte.

Após informar os campos, clique para Avançar.

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Imagem 3 - Cadastro de Detalhes

Informe os campos do passo Detalhes:

  • Quando o tipo de promoção é Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto:
    • Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produtoCódigo GTIN (EAN/DUN)Código barras interno e Descrição do produto;
    • Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado. O produto não deverá estar em promoção normal do ERP, e nem ser inserido mais de uma vez na mesma promoção.
      • Ao clicar no botão de pesquisar do produto, será aberta a lista com todos os produtos, basta selecionar o produto desejado:

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Imagem 4 - Pesquisar Produto

    • Embalagem: com a lista das embalagens do produto ativas para venda, no segmento selecionado. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.
    • Preço atual: será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no passo Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal. Esse campo não é editável.
    • Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
    • Quantidade total alocada: define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    • Quantidade limite por cliente: define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    • Incluir todos os produtos da família: define a ação de incluir automaticamente os demais produtos da mesma família de um produto incluído pelo usuário, caso exista;

Clique para incluir o produto. Será listado na parte inferior os produtos já incluídos na promoção, com as colunas:

  • Código: código sequencial do produto;
  • Produto: descrição completa do produto;
  • Embalagem: embalagem do produto, definida para a promoção;
  • Preço Atual: preço atual dos itens da promoção;
  • Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera dependendo do tipo de promoção para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
  • Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
  • Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
    • Para o cálculo de margem de lucro do preço, é considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos, a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no passo Empresas. 

    • O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.

  • Quantidade total alocada: quantidade total do produto reservada para a promoção;
  • Quantidade limite por cliente: quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;
  • Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);

Quando o tipo de promoção é Pack Virtual((Recurso Liberado a partir da versão 21.02.038 e 22.01.003), além dos campos acima mencionados, também é demonstrado o campo Qtd. mínima do pack , sendo que o campo é obrigatório para esse tipo de promoção e deverá ser múltiplo do campo Qtd. Limite por cliente(Unidade), caso esse seja informado.

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                                                                                                                              Imagem 5 - Detalhes - Qtd mínima do pack


Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:

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Imagem 6 - Detalhes - Compre e Ganhe 

  • Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
  • Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;

Após incluir um produto, é possível editar ou excluir por meio do botão de reticências ... :

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Imagem 7 - Editar e Excluir Produto

Ao concluir, clique no botão de Finalizar, e será exibida a mensagem de sucesso.

Pesquisar Promoções

É exibida uma caixa contendo

...

os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação

...

estarão filtrados as promoções por Período vigente

...

 e Ativa, além da opção de

...

Remover

...

todos para limpar os filtros;

  • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:Código (para exibir o Código: código sequencial das promoções existentes);
  • Descrição (para exibir a : descrição das promoções existentes);
  • Tipo de Promoção (para exibir o : tipo de cada promoção listada);
  • Data Inicial (para exibir a : data de início de cada promoção);
  • Data Final (para exibir a : data fim de cada promoção);
  • Status (para exibir a : situação de cada promoção, através de círculos, com as letras sendo: A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar, Duplicar e Inativar..

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Imagem 8 - Pesquisar Promoções

A opção representada pela engrenagem é o gerenciador de colunas, nele estão listadas todas as colunas, podendo marcar ou desmarcar as que deseja visualizar:

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Imagem 9 - Gerenciador de Colunas

No fim da tela

...

, caso tenha mais registros, por meio do botão Carregar mais resultados poderá visualizar as demais promoções.

3. O usuário aciona o botão + Cadastrar nova promoção;

4. Será exibida a tela de Cadastrar nova promoção, exibindo guia lateral, com 3 steps: Dados gerais, Empresas e Detalhes. No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar e Avançar.

5. O primeiro step selecionado é Dados gerais, em que são exibidos os campos:

Para realizar uma pesquisa mais avançada, clique sobre a opção Busca avançada. Será aberta uma janela, exibindo os seguintes campos:

  • Somente Ativas: para filtrar somente promoções com status Ativo;
  • Período Vigente: para filtrar somente promoções que estão em vigor na data atual, ou seja, a data atual está entre as datas início e data fim das promoções, isto é, a data atual é maior ou igual a data de início da promoção e menor ou igual a data fim de promoção;
  • Período: dois campos de datas para definir um intervalo de filtro das promoções. Será possível editar apenas quando o Período Vigente estiver desmarcado.
  • Descrição (campo texto);
  • Texto Legal (campo texto);
  • Data início de promoção;
  • Data fim da promoção;
  • Tipo da promoção: combo que exibe as opções Tipo da promoção: com as opções Redução de preço, Valor de desconto, Percentual de desconto e  e Compre e ganhe;
  • Exige Identificação do Cliente: caixa de seleção (padrão desmarcado);
  • Exige Registro Completo: caixa de seleção (padrão desmarcado);
  • Exige Ativação da Oferta: caixa de seleção (padrão desmarcado);
  • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
  • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
  • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
  • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

6. O usuário realiza as configurações desejadas, e aciona o botão Avançar para prosseguir com a criação da promoção, ou aciona o botão Cancelar para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.
Critérios

Os campos Descrição, Data início da promoção, Data fim da promoção, Tipo da promoção são obrigatórios.

A aplicação deve realizar as validações em cada campo, conforme o tipo e valores permitidos.

A data início não pode ser menor que a data atual.

A data início não pode ser maior que a data fim.

Quando informada a quantidade limite por cliente, seu valor não pode ser maior que a quantidade total alocada, caso esta também seja informada.

Quando informado o ticket médio mínimo, seu valor não pode ser maior que o ticket médio máximo, caso este também seja informado.

  • Descrição (campo texto);
    Texto Legal (campo texto);
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    Data início de promoção;
    Data fim da promoção;

    • A data início não pode ser menor que a data atual.
    • A data início não pode ser maior que a data fim.
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Data Inferior a data atual:
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Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preço, Valor de desconto, Percentual de desconto e Compre e ganhe;
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Exige Identificação do Cliente: caixa de seleção (padrão desmarcado);
Exige Registro Completo: caixa de seleção (padrão desmarcado);
Exige Ativação da Oferta: caixa de seleção (padrão desmarcado);

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Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;

Quando informada a quantidade limite por cliente, seu valor não pode ser maior que a quantidade total alocada, caso esta também seja informada.

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Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

Quando informado o ticket médio mínimo, seu valor não pode ser maior que o ticket médio máximo, caso este também seja informado.

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  • , para filtrar somente as promoções de um determinado tipo;
  • Empresas: para selecionar empresas que serão usadas para filtrar promoções vinculadas;
  • Produtos: para selecionar produtos que serão usados para filtrar promoções em que os produtos selecionados estejam incluídos.

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Imagem 10 - Busca Avançada

Após definir os filtros desejados, clique no botão Aplicar filtros para retornar a tela principal da aplicação, exibindo as promoções conforme os filtros utilizados. 

Editar e Duplicar

Para editar ou duplicar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher as opções de Editar ou Duplicar. Ao clicar sobre a opção desejada, será aberta a tela de cadastro para que sejam feitas as alterações.

Image AddedImagem 11 - Editar e Duplicar

Na edição e duplicação de promoção, quando desmarcar uma empresa que já esteja pré-selecionada abrirá um aviso informando que os produtos relacionados com aquela empresa serão excluídas. 

Image AddedImagem 12 - Alteração de empresas

Ativar e Inativar

Para ativar ou inativar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher a opção Ativar/Inativar. Ao pressionar, será exibida a mensagem para confirmação:

Image AddedImagem 13 - Inativar Promoção

As promoções inativas serão exibidas apenas se o filtro de status ativos estiver desmarcado:

Image AddedImagem 14 - Status Ativo

Atividades Relacionadas

Consultar e Gerenciar Promoções Personalizadas - GET

Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052

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