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Introdução

A rotina de Distribuição de S.S. permite ao gestor disseminar as Solicitações de Serviço em aberto aos seus colaboradores possibilitando a definição da prioridade da mesma. Após a distribuição da Solicitação de Serviço será possível realizar o seu acompanhamento como a geração de uma Ordem de Serviço se for o caso. 

Informações
titleInformações

A rotina de Distribuição de S.S. - MNTA296 somente estará disponível ao usuário quando o parâmetro Facilities estiver habilitado (MV_NG1FAC = 1).

Objetivo

A partir da criação de uma solicitação de serviço, a mesma necessita da aprovação de um superior para que assim possa ser dada continuidade ao processo de atendimento. As solicitações de serviço distribuídas possuem o status status (TQB_SOLUCA) ="D - Distribuição".

Através da rotina de  Distribuição de Distribuição de S.S.  além de é possível aprovar a solicitação direcionando-a a um executante e definindo sua prioridade, também é possível gerar Ordens de Serviço (caso necessário) relacionada à Solicitação de Serviço.É possível gerar múltiplas ordens de serviço (MV_NGMULOS - S) e também ordens de serviço do tipo preventiva relacionadas à uma solicitação de serviço (MV_NGSSPRE), que pode ser uma equipe ou funcionário da manutenção, com a opção de visualizar a carga de atendimento de cada um deles. Também são apresentadas opções de alteração da S.S., questionário de sintomas, detalhes da S.S., informações do solicitante e banco de conhecimento.

Ao realizar a distribuição da Solicitação de Serviço, caso esteja configurado, será enviado um WorkFlow de aviso de solicitação de serviço a ser atendida para o executante da mesma.

Informações
titleInformações
  • A rotina de Distribuição de S.S. - MNTA296 somente estará disponível ao usuário quando o parâmetro Facilities estiver habilitado (MV_NG1FAC = 1).
  • As solicitações de serviço precisam ter o status de (TQB_SOLUCA) ="A - Aguardando Análise" para que possam ser distribuídas por esta rotina.

Página Inicial

Na página A tela inicial da rotina , além das opções a seguir, também estão disponíveis as opções de Pesquisar, Imprimir Browser e Conhecimentoestá dividida em três quadros, um destinado às Solicitações de Serviço, à esquerda da tela, e outros dois à direita, com os detalhes da S.S. e dos atendentes.

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Permite distribuir e definir a prioridade de uma Solicitação de Serviço.Após a distribuição da Solicitação de Serviço, a mesma estará com o status "D - Distribuição" (TQB_SOLUCA).

As informações de distribuição da Solicitação de Serviço devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id1
labelDistribuir
Card
id2
labelVisualizar

Permite a visualização de informações de uma determinada Solicitação de Serviço já cadastrada.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações da Solicitação de Serviço distribuída podem ser visualizadas conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id3
labelGerar O.S.

Permite o relacionamento de uma Ordem de Serviço à Solicitação de Serviço em especifico. 

Após distribuir uma solicitação é possível relacionar uma ou várias (caso o parâmetro MV_NGMULOS esteja como S) ordens de serviço à mesma, seja ela corretiva ou preventiva (caso o parâmetro MV_NGSSPRE esteja como S).

Para isso, basta selecionar a solicitação e acessar Outras Ações / Gera OS / Incluir. Será apresentada a tela de inclusão de OS com o bem já definido. Informe o serviço e os demais dados que desejar e selecione a opção Salvar. 

Card
id4
labelLegenda

Esta opção permite visualizar a legenda da Prioridade(TQB_PRIORI) das Solicitações de Serviço

Os valores disponíveis são:

  • Prioridade Indefinida - Representa uma Solicitação de serviço que não possui prioridade definida, a qual aguarda a distribuição através da interação do responsável pela manutenção.
  • Prioridade Alta - Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Alto, assim deve ser executada o quanto antes.
  • Prioridade Média - Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Médio.
  • Prioridade Baixa -  Indica que a Solicitação de Serviço já está distribuída e que seu nível de prioridade é Baixo, assim deve ser executada, porém sem urgência.

...

Solicitações

As solicitações que possuírem o status (TQB_SOLUCA) ="A - Aguardando Análise" serão apresentadas nesta seção, com os seguintes campos disponíveis em tela:

CampoDescrição
Legenda

Image AddedS.S. de Melhoria (TQB_TPSERV = 2)

Image AddedS.S. de Incidente (TQB_TPSERV = 1)

Solicitação (TQB_SOLICI)Código da solicitação de serviço.
Tipo Solicit. (TQB_TIPOSS)

Tipo da solicitação. Podendo ser de:

B - bens;

L - localizações.

Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)Código do bem ou localização.
Desc. Bem/Loc.Nome do bem ou localização.
Nome C. Custo (TQB_NOMCUS)Nome do centro de custo do bem ou localização.
Dt. Abertura (TQB_DTABER)Data de abertura da solicitação.
Hr. Abertura (TQB_HOABER)Hora de abertura da solicitação.
Tipo Serviço (TQB_CDSERV)Código do serviço da solicitação.
Ordem Servic. (TQB_ORDEM)Código da O.S. relacionada, se houver.
Nome Solicit. (TQB_NMSOLI)Nome do solicitante da S.S., campo preenchido automaticamente com base no usuário logado no sistema no momento de abertura da solicitação.
Prioridade (TQB_PRIORI)

Define o nível de prioridade da S.S., podendo ser:

1 - Alta;

2 - Média;

3 - Baixa.

Tipo Solicit. (TQB_TPSERV)

Tipo da solicitação, podendo ser:

1 - Incidente.

2 - Melhoria.

Acima das solicitações existe uma opção de busca que permite encontrar S.S. por determinados códigos, como código do bem, código da S.S., do centro de custo, solicitante e etc. No menu lateral esquerdo, existem as seguintes opções:

OpçãoDescrição

Image Added - Filtro

Permite filtrar as S.S. em tela em:

  • Mostrar todas as S.S. abertas
  • Mostrar todas as S.S. abertas nos últimos 10 dias
  • Mostrar todas as S.S. abertas nos últimos 30 dias

Image Added - Imprimir

Impressão das S.S. selecionadas em tela.

Image Added - Histórico da S.S.

Histórico de todas as S.S. abertas para aquele bem.

Image Added - Cancelamento da S.S.

Permite efetuar o cancelamento da Solicitação.

Image Added - Legenda

Image AddedMelhoria (TQB_TPSERV = 2)

Image AddedIncidente (TQB_TPSERV = 1)

Card
id2
labelDetalhes da Solicitação

Este quadro irá mostrar os detalhes da S.S. que estiver selecionada na seção das solicitações. Estão disponíveis os seguintes campos:

CampoDescrição

...

Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao Solicitações de Serviço.

  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
  • Para informar uma localização, basta utilizar F11
    Deck of Cards
    effectDuration0.5
    historyfalse
    idsamples
    effectTypefade
    Descrição:
    Card
    defaulttrue
    id1
    labelPrincipais
    Campo:
    Solicitação (TQB_SOLICI)Código da
    Solicitação de Serviço de serviço.
    Informações
    titleObservações
    • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
    solicitação.
    Bem/Localiz. (TQB_CODBEM)Código
    para identificação do Bem/Localização que será relacionado à Solicitação de Serviço. 
    Informações
    titleObservações
    do bem ou localização.
    Centro Custo (TQB_CCUSTO)

    Permite informar o Centro de Custo do Bem/Localização selecionado.

    Código do centro de custo do bem ou localização.
    Nome C. Custo (TQB_NOMCUS)Nome do centro de custo do bem ou localização
    Informações
    titleObservações
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
  • O centro de custo deve referenciar um centro de custo da tabela CTT - Centro de Custos
    .
    Centro Trab. (TQB_CENTRA)

    Permite informar o Centro de Trabalho do Bem/Localização selecionado.

    Informações
    titleObservações
    No processo de distribuição, este campo já vem preenchido
    Código do centro de trabalho do bem ou localização.
    Nome C. Trab. (TQB_NOMCTR)Nome do centro de trabalho do bem ou localização
    e bloqueado para edição
    .
    Dt. Abertura (TQB_DTABER)
    Contem a
    Data de
    Abertura
    abertura da
    Solicitação de Serviço.
    Informações
    titleObservações
    • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
    solicitação.
    Hr. Abertura (TQB_HOABER)
    Contem a
    Hora de
    Abertura da Solicitação de Serviço. Informações
    titleObservações
    No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição
    abertura da solicitação.
    Ramal (TQB_RAMAL)
    Contêm o número

    Número do ramal do

    responsável pela

    funcionário que solicitou a abertura da

    Solicitação

    solicitação de

    Serviço

    serviço.

    Informações
    titleObservações
    • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
    Situação S.S. (TQB_SOLUCA)
    Contém a situação da Solicitação de Serviço. Este campo define se a solicitação já foi distribuída (D) ou está aguardando análise (A). O preenchimento é automático.

    Tipo de solução dada a S.S., podendo ser:

    A - Aguardando Análise;

    O - Solicitação fechada com geração de Ordem de Serviço;

    S - Solicitação fechada sem geração de Ordem de Serviço;

    D - Solicitação distribuída.

    Serviço (TQB_DESCSS)Descrição
    para auxílio na identificação do Serviço que será realizado na Solicitação de Serviço, informando o ocorrido para necessidade da abertura de Solicitação de Serviço.

    Com base nessas informações será selecionado um especialista para melhor atender a Solicitação de Serviço.

    Informações
    titleObservações
  • O campo é obrigatório.
  • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição
    da S.S. para posterior análise do executor.
    Tipo Serviço (TQB_CDSERV)
    Permite informar o Tipo do Serviço

    Código do serviço que será

    realizado

    executado na

    Solicitação de Serviço

    solicitação.

    Informações
    titleObservações
    • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
    • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido, porém permite a edição.
    Executante (TQB_CDEXEC)

    Representa o nome do responsável pela execução do serviço da solicitação de serviço.

    Informações
    titleObservações
  • No processo de distribuição este campo é obrigatório.
  • Nome Solicit. (TQB_NMSOLI)Nome do solicitante da S.S., campo preenchido automaticamente com base no usuário logado no sistema no momento de abertura da solicitação.
    Email Solici. (TQB_EMSOLI)Email do solicitante da solicitação de serviço
    Esse campo é disponível apenas quando o parâmetro MV_NG1FAC for igual a 2 (solicitação)
    .
    Prioridade (TQB_PRIORI)

    Define o nível de prioridade

    para a SS. Este pode ser 1- Alto,

    da S.S., podendo ser:

    1 - Alta;

    2 - Média

    ou

    ;

    3 - Baixa

    . Informações
    titleObservações
    No processo de distribuição este campo é obrigatório

    .

    Contador (TQB_POSCON)
    Permite informar o valor
    Posição do primeiro
    Contador do Bem durante a
    contador do bem na abertura da
    Solicitação de Serviço
    solicitação.
     
    Informações
    titleObservações
    • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
    2. Contador (TQB_POSCO2)

    Permite informar o valor do segundo Contador do Bem durante a abertura da Solicitação de Serviço. 

    Informações
    titleObservações
    • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
    Solicitante (TQB_CDSOLI)

    Representa o código do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

    Informações
    titleObservações
    • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
    Nome Solicit. (TQB_NMSOLI)

    Representa o nome do Solicitante responsável pela abertura da Solicitação de Serviço.

    Informações
    titleObservações
    • No processo de distribuição, este campo já vem preenchido e bloqueado para edição.
    Posição do segundo contador do bem na abertura da solicitação.
    Tipo Solicit. (TQB_TPSERV)

    Tipo da solicitação de serviço, podendo ser:

    1 - Incidente.

    2 - Melhoria.

    ImagemPermite a visualização, inclusão ou alteração de uma imagem para a solicitação.

    No menu lateral à esquerda desta seção, ainda existem as seguintes opções:

    OpçãoDescrição

    Image Added - Alterar Solicitação

    Através dessa opção, é possível alterar os campos da S.S. listados abaixo:

    • Centro de Custo (TQB_CCUSTO)
    • Ramal (TBQ_RAMAL)
    • Serviço/Descrição da S.S. (TQB_DESCSS)
    • Prioridade (TQB_PRIORI)

    Ao selecionar essa opção, são disponibilizados dois novos botões, que permitem salvar (Image Added) ou cancelar (Image Added) as alterações realizadas.

    Image Added - Questionário de Sintomas

    Caso a família ou tipo de modelo do bem possuam um questionário de sintomas cadastrado (através da rotina de Diagnóstico - MNTA299), é possível utilizar esta opção.

    Image Added - Detalhamento da Solicitação

    Abre uma nova tela com mais detalhes da S.S., com opção de acompanhamento de follow-ups e atendentes daquela solicitação.

    Image Added - Informações do Solicitante

    Abre uma tela com informações sobre o solicitante daquela solicitação.

    Image Added - Conhecimento

    Abre o banco de conhecimento da solicitação.
    Indica a rotina/serviço de onde o registro foi originado
    Card
    id3
    labelAtendentes

    Esta seção está subdividida em três abas: Equipes, Atendentes e Terceiros:

    Equipes: Lista todas as equipes da manutenção cadastradas através da rotina de Equipes - MNTA800.

    Atendentes: Lista todos os Funcionários da Manutenção - MNTA020 que possuam o campo Atendimento (T1_TIPATE) igual a 2 - Facilities ou 3 - Ambos.

    Terceiros: Lista todos os terceiros cadastrados através da rotina de Fornecedores - MATA020.

    Informações
    titleInformações
    • Uma S.S. pode ser distribuída para apenas um atendente, que pode ser um funcionário ou uma equipe da manutenção, conforme mencionado acima.
    • Quando uma S.S. envolver terceiros, deve ser selecionada pelo menos uma equipe ou atendente para acompanhamento.
    • É possível selecionar mais de um terceiro para uma solicitação.

    No menu lateral esquerdo deste quadro estão disponíveis as seguintes opções:

    OpçãoDescrição

    Image Added - Filtrar

    Permite realizar um filtro das equipes, atendentes ou terceiros.

    Image Added - Trocar Filial

    Opção que permite incluir atendentes ou equipes de outras filiais ao filtro apresentado em tela. 

    Informações
    Não está disponível para terceiros.

    Image Added - Visualizar atendente

    Opção que permite visualizar o cadastro da equipe da manutenção, do funcionário ou fornecedor selecionado.

    Image Added - Carga

    Ao selecionar esta opção, é apresentada uma nova tela com as solicitações que já foram distribuídas à aquele atendente ou equipe de manutenção. Além das S.S. da carga de atendimento, é possível visualizar o atendente/equipe e os detalhes da solicitação.

    No quadro das S.S. da carga, existe uma opção de transferir atendimento (Image Added), onde é possível redistribuir a S.S. a outro atendente ou equipe.

    Image Added - Legenda

    A legenda possui as opções:

    Image Added Habilitado: Para que um atendente, equipe da manutenção ou terceiro sejam habilitados a atender àquela solicitação, a família do bem e o serviço da S.S. devem ser previamente cadastrados junto com o atendente na rotina de Definições de Atendimento (MNTA294 - SIGAMNT).

    Image Added Não habilitado: Quando o atendente não está habilitado para atender especificamente à solicitação. Este item não impede que a distribuição seja realizada ao atendente

    Orig. Regist (TQB_ORIGEM)

    .


    Regras de Negócio


    Deck of Cards
    effectDuration0.5
    historyfalse
    idRegras de Negócio
    effectTypefade
    Card
    id1
    labelDistribuição

    Regras de negócio para o processo de Distribuição de uma Solicitação de Serviço.

    Os campos Executante CDEXEC), Tipo Serviço (TQB_CDSERV) e Prioridade (TQB_PRIORI) devem ser preenchido.Valida se o status da Solicitação é .
    Regra
    01

    Não é Será possível distribuir ou alterar os campos da solicitações de serviço caso elas já possuam ordens de serviço relacionadas.

    02

    somente as solicitações que possuírem o status (TQB_

    03

    SOLUCA) ="A - Aguardando Análise

    Card
    id2
    labelGeração de Ordem de Serviço

    ".

    02Só é possível distribuir uma S.S. para um único atendente, que pode ser um funcionário ou equipe da manutenção.
    03

    Quando uma S.S. envolver terceiros, deve ser selecionada pelo menos uma equipe ou atendente para acompanhamento. É possível selecionar mais de um terceiro para uma solicitação

    Regras de negócio para o processo de Alteração de uma Solicitação de Serviço.

    O campo Data Original (TJ_DTORIGI) não pode ser menor que a Data e Hora de abertura da S.S
    Regra
    01Não é permitida a geração de ordens de serviço para solicitações de serviço não distribuídas.
    02Caso o parâmetro MV_NGMULOS for igual a "N", não é permitida a geração de mais de uma O.S. para a solicitação de serviço.
    03Os campos Bem (TJ_CODBEM) e Serviço (TJ_SERVICO) devem ser preenchidos.
    04O serviço informado, presente na tabela ST4, não pode estar relacionado com os parâmetros de reforma ou conserto de pneus (MV_NGSEREF e MV_NGSECON).
    05O serviço informado, presente na tabela ST4, deve ser do tipo Corretivo, caso o parâmetro MV_NGSSPRE for diferente de "S".
    06O serviço informado, presente na tabela ST4, não pode estar bloqueado para uso (T4_MSBLQL = 1).
    07

    .

    Utilizações Gerais

    Deck of Cards
    idgerais
    Card
    defaulttrue
    labelParâmetros
    Indica se a Solicitação de Serviço poderá gerar OS do tipo Preventiva/Preditiva (N=Não; S=Sim).NGMULOS
    CampoDescriçãoMV_NGSSPRE
    MV_Permite gerar múltiplas OS's a partir do retorno da Distribuição.MV_NG1FACIndica se utiliza Facilities ou Solicitação de Serviço. 1=Facilities; 2=Solicitação  

    MV_NGGERPR

    Indica se o sistema deve gerar automaticamente O.S. preventiva, se após o reporte do contador for identificado que a manutenção está vencida.

    MV_NGSSWRK

    Identifica se no processo de solicitação de serviço será utilizado o envio de mensagens por workflow aos solicitantes.
    Card
    labelPontos de Entrada

    DT PE MNTA2951 - Permite adicionar condições ao filtro da rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

    DT PE MNTA2952 Gravação de Ordem de Serviço

    DT PE MNTA2953 - Permite adicionar validações no momento de geração de OS, na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

    DT PE MNTA2954 Geração de Ordem de Serviço (Declarar variáveis)

    DT PE MNTA2955 Geração de Ordem de Serviço (Inserir campos)

    DT PE MNTA2956 Grava campos de usuário na observação da tabela STJ

    DT PE MNTA2957 - Oculta campos de usuário da tabela TQB na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

    DT PE MNTA2958 - Define cores e filtros utilizados no semáforo na rotina de Distribuição de SS (MNTA295)

    DT PE MNTA2959 - Permite alterar as cores e descrições informadas na legenda do browse da rotina de Distribuição de SS (MNTA2959)

    DT PE MNTA295A - Validação de preenchimento de campos após Distribuição de S.S. (MNTA295)

    DT PE MNTA295BT Adiciona botões na rotina de Distribuição de S.S.

    DT PE MNTA295C - Alteração do filtro de filial no browse da rotina Distribuição de S.S. (MNTA295)

    DT PE MNTA295D - Bloqueio de Ferramenta OS Corretiva

    DT PE MNTA295E Manipula campos da tela de geração de OS a partir da distribuição de SS

    MNTA2960 Permite incluir novos filtros na lista de solicitacoes para distribuicao

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    • Bem
    • Localização
    • Tipo de Serviço
    • Solicitação de Serviço
    • Facilities

    Referências