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Objetivo
O objetivo desta customização é o cadastro das oficinas, relacionamento entre suas entidades (conteúdos, teia de relacionamento das disciplinas/conteúdo, rota de aprendizagem, disciplinas, professores), oferta das oficinas aos alunos, a inscrição dos mesmos (nas oficinas), formação de turmas/equipes, controle de frequência/avaliações, integrações (das informações) com o TOTVS Educacional até o acesso pelos usuários (usuários, alunos, professores, pedagogos) às informações de maneira estruturada através de um portal também customizado.
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Campo | Descrição | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Número de dias para exibição dos próximos Eventos Acadêmicos | Corresponde a quantidade de dias a partir da data corrente que serão selecionados os eventos acadêmicos a serem listados no Dashboard do Portal. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Número mínimo de registros de ações das rotas | Corresponde a quantidade mínima de registros de ações (atividades e instrumentos avaliativos) a ser preenchido pelo professor responsável na rota. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Número de dias para entrega da rota | Número de dias corridos, após o início de bimestre, para a entrega das rotas de aprendizagem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Número de dias para aprovação das rotas | Número de dias corridos, após o prazo de entrega das rotas, para que os pedagogos possam realizar a análise e aprovação das rotas. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Permite visualizar/contribuir em oficinas independente de unidades de ensino | Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em oficinas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Permite visualizar/contribuir em rotas independente de unidades de ensino. | Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em rotas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Funcionalidade | Quem acessa? | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cadastro Oficinas | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Conteúdo | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Teia | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Inscrição | Aluno | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Histórico | Todos usuários | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Livros | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Filmes | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Outras Atividades | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Contribuições | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Finalização | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Visualizar Oficinas | Todos usuários | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Salas | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Funcionalidade | Quem acessa? | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cadastro de Rotas | Pedagogo / Professor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Contribuições | Pedagogo / Professor |
Funcionalidade | Quem acessa? |
Cadastro de Salas | Pedagogo / Professor |
Funcionalidade | Quem acessa? |
Plano de aula | Pedagogo / Professor |
Funcionalidade | Quem acessa? |
Matricula na Oficina | Pedagogo |
Funcionalidade | Quem acessa? |
Deferir / Indeferir | Pedagogo |
Funcionalidade | Quem acessa? |
Lançamento de Frequência | Secretário /Pedagogo/Professor |
Consulta Frequência | Todos usuários |
Funcionalidade | Quem acessa? |
Lançamento de Conceito | Secretário /Pedagogo/Professor |
Consulta Conceito | Todos usuários |
Funcionalidade | Quem acessa? |
Agenda | Pedagogo/Secretária |
Síntese |
O Portal Oficinas é uma extensão do Portal do Educacional, que visa atender a metodologia Oficinas de Aprendizagens utilizadas pelo Sesi para Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio.
Deck of Cards | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Descrição do Processo
Deverão ser parametrizados as seguintes informações
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Pré-Requisitos / Parametrizações
Através do novo portal do aluno será possível realizar o acesso ao Portal Oficina, através do menu "Portal Oficina". Para isso é preciso configurar o acesso do perfil nas opções de perfil de acesso.
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Descrição do Processo O cadastro do Segmento (Palavra-chave 1) define o segmento de referência do cadastro da matriz curricular da oficina, portanto para criar oficinas do Novo Ensino Médio, será necessário informar para cada segmento o tipo de oficina e o curso.
Detalhamento do Processo | |||||||||||||
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Campo | Descrição | ||||||||||||
Identificador | Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado. | ||||||||||||
Palavra-Chave | Campo alfanumérico de tamanho restrito a 30 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório. | ||||||||||||
Ativo | Indicador se a palavra-chave está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave'). | ||||||||||||
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Pré-Requisitos / Parametrizações
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NOVO Descrição do Processo |
O campo Palavra Chave 1, foi alterado para Segmento. Ao acessar a interface serão listados os seguintes campos na aba Identificação:
Aba: Identificação Observação: Não será permitido selecionar o Tipo de Oficina igual a Técnico. Essa classificação é utilizada apenas nas disciplinas da matriz curricular. Após escolher o tipo de oficina, selecionamos o curso, de acordo com a imagem abaixo: Ao tentar excluir uma palavra chave que possui registros associados, será exibida mensagem de erro
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo
O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros. |
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Campo | Descrição | |||||||||||
Identificador/Código | Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado | |||||||||||
Nome | Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de habilidade de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição. | |||||||||||
Descrição | Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo à habilidade. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado) | |||||||||||
Tipo | Campo para o usuário informar qual a classificação da habilidade. As opções serão fixas: BÁSICA, PROVA BRASIL, ENEM ou COMPLEMENTAR, onde o usuário poderá optar por ambas (uma habilidade poderá ser BÁSICA e/ou PROVA BRASIL e/ou ENEM e/ou COMPLEMENTAR ao mesmo tempo) | |||||||||||
Ativo | Indicador se o registro de habilidade está ativo e poderá ser utilizado/considerado em outras funcionalidades da solução customizada de gestão de oficinas. | |||||||||||
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Pré-Requisitos / Parametrizações
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Pré-Requisitos / Parametrizações
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Pré-Requisitos / Parametrizações
Ao ser acionado ele apresenta uma interface com a lista de todas as habilidades cadastradas exceto as que já estiverem relacionadas à competência em questão. O usuário deverá marcar as habilidades que deseja relacionar à competência em questão e executar o processo. Detalhamento do Processo
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| NOVO||||
Descrição do Processo Em andamento Ao clicar em lookup aparecerá o tipo de oficina, com os respectivos código e descrição: FGB- Formação Geral Básica; ILH- Linguagens e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; IMN- Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias; ITS- Interseriado; TEC- Técnico. Para o Novo Ensino Médio foi criado uma oficina para cada série por trimestre, onde não será permitido misturar alunos em séries diferentes. Já para a Educação Básica (Anos Iniciais e Finais) as oficinas serão do tipo Interseriado e serão mantidas as regras existentes de interseriação. Caso o tipo de oficina esteja com o status em andamento, aparecerá uma mensagem informando que não é possível alterar o tipo de oficina, porque a grade pertence a uma(s) oficina(s) está com status em andamento, conforme a imagem abaixo: |
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Pré-Requisitos / Parametrizações | ||||||||||||||||
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Pré-Requisitos / Parametrizações
Detalhamento do Processo
O acesso a este cadastro (que é um anexo do cadastro de disciplinas do SGE) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo Importante: O acesso ao processo de 'Associar competências ao conteúdo' será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo. |
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Campo | Descrição | ||||
Identificador | Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático. | ||||
Identificador do conteúdo | Identificador do registro de conteúdo ao qual se refere o relacionamento. Através deste campo é que é realizado o relacionamento entre a disciplina da matriz curricular e os conteúdos (chave estrangeira para a entidade de conteúdo). | ||||
Identificador do Conteúdo | Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo ao conteúdo. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado) | ||||
Identificador de disciplina/matriz curricular | Identificadores que identificam a disciplina e a matriz curricular. Estes campos indicarão qual a disciplina e matriz curricular que está relacionada ou está sendo relacionada a um determinado conteúdo. |
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Detalhamento do Processo O processo customizado de Importação de Conteúdos, será responsável por importar dados de conteúdos, habilidades e competências da customização de oficinas. Os dados serão importados através de uma planilha Excel, que poderá ser executado de forma manual pelo usuário, disponível em: TOTVS Educacional |Currículo e Oferta| Disciplinas | Processos | Importação de Conteúdos da Disciplina. Este processo será responsável por, a partir de uma planilha com extensões XLS ou XLSX, importar dados de cadastro dos seguintes conteúdos:
Ao acessar a interface customizada de importação o usuário deverá selecionar o arquivo que deverá ser importado com os dados dos conteúdos necessários.
Cadastro de Habilidade Cadastro de Competências Cadastro de Conteúdo Observação: Para evitar o estouro de memória no processamento a leitura da planilha será limitada a 1.000 linhas por planilha. Regras para preenchimento da planilha:
Após executar o processo, a customização irá preencher os dados informados em cada planilha referente aos cadastros específicos de acordo com arquivo importado. Inserir PRINT A customização deverá validar se o arquivo selecionado está com layout correto, e caso não esteja, será informado no log da execução da tela do processo, para que o professor visualize os registros que foram importados com sucesso ou erro. Esta informação não ficará registrada na interface de monitor de log. |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo | ||
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Pré-Requisitos / Parametrizações | ||
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Campo | Descrição |
Ativo | Indicador se a oficina está ativa para que seja utilizada/considerada em outras funcionalidades. |
Identificador/Código | Campo inteiro, sequencial, de preenchimento automático, apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado. |
Data de criação | Campo de preenchimento automático com a data atual da criação de uma nova oficina. Este campo é apenas leitura não pode ser editado. |
Nome | Campo alfanumérico de tamanho restrito a 80 caracteres de livre preenchimento pelo usuário. O texto será sempre maiúsculo (caixa-alta), isto é, caso o usuário digite em minúsculos então o sistema o transformará em maiúsculos |
Situação/Status | Campo para denotar a situação do registro de oficina. Seus valores poderão ser: EM CONSTRUÇÃO, EM ANÁLISE ou FINALIZADA. |
Imagem | Campo para manter uma imagem representativa da oficina. Apenas arquivos de extensão .jpg, .jpeg, .gif ou .png serão aceitos e existe uma limitação de 128Kb para o tamanho da imagem. |
Filial/Unidade de ensino | Campo para o usuário informar em qual unidade de ensino a oficina foi originalmente criada. Utilizado para manter a origem da oficina e também servirá de filtro para professor responsável. Por padrão este campo será previamente valorado com a unidade de ensino do contexto onde o usuário está logado. |
Professor responsável | Campo a ser valorado a partir da seleção de um dos professores da unidade de ensino (filial) da oficina. |
Palavras chave | O usuário pode vincular à oficina até três palavras chaves sendo duas selecionáveis a partir de um cadastro pré-definido e outra como um texto livre a ser informado pelo usuário. |
Versão | Campo para indicar se a oficina é a original (criada do 'zero') ou se é editada (criada a partir da cópia de uma outra). Teremos dois valores para este campo: ORIGINAL ou REEDITADA. |
Identificador da oficina original | Campo inteiro de controle interno que visa manter o identificador da oficina que originou o atual registro de oficina quando esta foi proveniente de cópia de uma oficina já existente. |
title | Conteúdos da Oficina - web |
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title | Processo Associar/Desassociar Conteúdos à Oficina - web |
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Pré-Requisitos / Parametrizações
Somente será permitido a exclusão de entidades ('shapes') que foram incluídos pelo usuário, isto é, não será permitido a exclusão de disciplinas e desafio proposto. |
Anexo: Conteúdos das Disciplinas. Ao usuário acessar este anexo será apresentado uma visão com os conteúdos já relacionadas à disciplina da matriz curricular. Detalhamento do Processo
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo |
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Pré-Requisitos / Parametrizações
Portal do Aluno Através do novo portal do aluno será possível realizar o acesso ao Portal Oficina, através do menu "Portal Oficina". Para isso é preciso configurar o acesso do perfil nas opções de perfil de acesso. A tela inicial do Portal Oficinas foi ajustada para exibir informações do tipo oficina de cada card e separar os carroceis para exibir oficinas do tipo Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, conforme a imagem abaixo: Os Tipos de Oficinas terão cores diferentes, para facilitar a identificação dos Cards, por meio de esferas coloridas no canto dos cards das oficinas, com legenda informativa de definição de cada cor do tipo de esfera. Ao passar o mouse na esfera o mesmo informa a descrição do tipo de oficina do mesmo. Ao clicar no botão Saiba mais... foi implementado também o tipo de oficina correspondente.
Descrição do Processo O campo tipo de oficinas foi adicionado nas telas de cadastro do Portal Oficinas, para identificar os novos tipos de oficina relacionadas ao novo Ensino Médio. Ao acessar a interface de cadastro das oficinas o tipo de oficina, será visualizado na nova coluna tipo. Ao passar o mouse na esfera é exibido o texto da legenda do tipo de oficina. Nesta funcionalidade temos o recurso de filtro para limitar (restringir, filtrar) os registros a serem apresentados na visão. Disponibilizaremos os seguintes campos a serem utilizados como filtro na aba Identificação: Identificador da oficina, Nome da oficina, Situação/Status, Unidade de ensino, Professor responsável, Versão, Oficina original, data de criação da oficina (DE / ATE). Ao acessar a aba Identificação, o campo Palavra-Chave 1 foi alterado para Segmento e o nome da aba Recomendação para Matriz Curricular.
Importante: Cabe observar que, caso o usuário defina mais de um campo para o filtro, o recurso utilizará o operador lógico 'E' para a recuperação dos registros, isto é, apenas registros que atenderem todos os filtros serão apresentados na visão. Adicionar Novo Editar Os atributos/campos pertinentes a este cadastro e seus significados são como listados a seguir:
Aba Matriz Curricular O nome da aba Recomendação foi alterado para Matriz Curricular. A interface foi adaptada, para exibir as opções de Série/Matriz de acordo com os novos tipos de Oficinas (Interseriado e NEM). Os campos palavra chave da aba de Identificação, foram inseridos na nova aba Matriz Curricular, os mesmos foram renomeados para Palavra chave filha 1 e 2, e foi adicionado o novo campo Tipo de Oficina e o mesmo está ligado a seleção do campo Segmento.
Caso o tipo do segmento seja diferente de Interseriado será exibido um combo para o usuário selecionar a série e após ele selecionar vão parecer as Matrizes Curriculares que tenham disciplinas do mesmo Tipo de Oficina do segmento, conforme imagem abaixo: Campo Tipo Oficina na visualização do cadastro de Oficina Ao salvar a oficina teremos uma consistência afim de verificar se as matrizes curriculares das séries assinaladas são exatamente as mesmas tanto a nível de disciplinas quanto a nível de conteúdos. Caso isto não se confirme então o processo de salvar será interrompido e uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário e o mesmo terá de 'acertar' a escolha das séries e novamente salvar a oficina.
Caso a validação detecte algum campo não preenchido ou falhe em uma das verificações mencionadas então a gravação do registro será interrompida apresentando ao usuário uma mensagem explicativa sobre os problemas encontrados e que devem ser acertados antes de gravar o registro de oficina. Quando a situação/status de uma oficina for alterada para 'FINALIZADA' e a gravação ocorrer com sucesso então será apresentada uma tela perguntando ao usuário se ele deseja, neste momento, já efetuar a programação de ofertas para a oficina em questão. Em caso afirmativo o sistema acionará o processo de programação de ofertas para tal oficina. Após a finalização do processo de programação de ofertas, caso o usuário tenha optado por isto, ou após o usuário responder com uma negativa à opção acima, o sistema apresentará uma interface perguntando se o usuário deseja, neste momento, já gerar as rotas para a oficina em questão. Caso afirmativo o sistema acionará o processo de Gerar rotas de aprendizagem para a tal oficina. |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo No portal Usuário irá acessar: Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Conteúdos. A página de conteúdos é um cadastro associado a oficina apenas para visualização, não existe as opções de incluir, excluir e alterar Detalhamento do Processo
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo A Página/Interface do processo é apresentada contendo a lista de todas as disciplinas, conteúdos, competências e habilidades em uma estrutura do tipo 'árvore' e para cada 'nó' da árvore teremos uma caixa de marcação a frente dos conteúdos. Detalhamento do Processo |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Somente é possível cadastrar uma única teia por oficina. | ||||||||||||
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Pré-Requisitos / Parametrizações Detalhamento do Processo
Somente será permitido a exclusão de entidades ('shapes') que foram incluídos pelo usuário, isto é, não será permitido a exclusão de disciplinas e desafio proposto. |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo
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Pré-Requisitos / Parametrizações
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo | ||||||||||||||||
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Pré-Requisitos / Parametrizações
Caso ocorra algum erro durante o processamento então TODAS as alterações serão desfeitas (para todos os registros) e as informações do erro serão incluídas em um log. Na finalização do processo será apresentado ao usuário uma interface com o log do processo indicando o status de processamento: sucesso ou falha (e neste caso as mensagens de erro). Ao acessar esta funcionalidade será apresentada uma visão com as contribuições já registradas e nesta visão teremos as opções de inclusão e alteração.
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Descrição do Processo | ||||||
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Pré-Requisitos / Parametrizações Detalhamento do Processo
OBS: As 'Rotas de aprendizagem' somente poderão ser copiadas se a unidade de ensino/filial destino da nova oficina for a mesma que a unidade de ensino/filial da oficina original. Se forem diferentes então o item 'Rotas de aprendizagem' será desmarcado e desabilitado. Somente serão copiadas, rotas que estejam com situação/status: APROVADA ou APROVADA COM RESSALVAS ou APROVADA/AJUSTES. Na execução do processo de cópia serão realizados os seguintes procedimentos:
Se, em qualquer momento do processo, ocorrer algum erro então o processo será interrompido e a mensagem de erro será incluída ao log para posterior apresentação ao usuário do texto explicativo que não foi possível concluir o processo e das mensagens relativas a erros que por ventura ocorrerem. Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log de sua execução contendo status de processamento – sucesso (identificador, nome, unidade de ensino e professore responsável da nova oficina e lista de campos copiados), falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas. |
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NOVO Descrição do Processo |
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NOVO Descrição do Processo |
A operação do processo consistirá de o usuário selecionar um ou mais registros de contribuições e acionar o processo.
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo
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Descrição do Processo Ajustado o cadastro de salas disponível no Portal Oficinas(Web), onde foi incluso o novo campo Tipo de Oficina, para as oficinas do Novo ensino Médio e foi ajustado a interface de salas no SGE. Disponível em TOTVS Educacional| Customização| Gestão Oficinas| Salas |
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Descrição do Processo O cadastro existente de Turnos/Horários, foi ajustado incluindo uma flag “Exibe Portal Oficinas” e só deverão ser exibidos na programação de oferta no portal oficinas, os registros marcados. Ao incluir/editar o turno, abrirá a aba de Identificação e tem uma flag "Exibe no Portal Oficinas" marcando essa flag será exibido no Portal Oficinas. Com a flag desmarcada não será exibido no Portal Oficinas |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo
Detalhamento do Processo
Voltando para a programação da oferta, o usuário acessará o cadastro de oficinas onde a visão será apresentada listando as oficinas cadastradas e seus atributos (possibilitando também a elaboração de filtros para restringir/filtrar os registros apresentados e até mesmo localizar um registro em particular). O usuário marcará (selecionará) o registro de oficina (apenas um registro por vez) da qual deseja criar salas das oficinas (ofertar aos alunos) e acionará o processo. Uma página/interface, dividido em cinco etapas, será apresentada para que o usuário defina a programação das ofertas:
O cadastro de Programação de Oferta, foi ajustado para considerar turnos/ horários que estejam parametrizados para exibir no portal oficinas e na etapa de seleção de disciplina listar apenas disciplinas da matriz que possuírem os mesmos tipos que o da oficina inserir o campo tipo de oficina na interface de programação. Ao selecionar o turno na tela de cadastro de programação de oferta, deverão ser listados apenas os turnos com a opção que esteja com flag marcada “Exibe no Portal Oficinas”.
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Pré-Requisitos / Parametrizações
A segurança de usuários que poderão executar o processo será através do perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo. Detalhamento do Processo Para atender a necessidade da Customização de Oficinas, será necessário acrescentar um processo ao SGE. Para a Metodologia Oficina, o modelo de etapa será também cadastrado no período letivo. Para realizar este cadastro, através do SGE (TOTVS Educacional) siga os passos a seguir: 1º) Acesse o cadastro de Período Letivo 2º) Acesse o anexo, Modelo de Etapas por Período Letivo 3º) Selecione o Período letivo para o qual deseja cadastrar o modelo de etapas. 4º) Cadastre o modelo de etapa de Notas e o modelo de etapa de Faltas, seguindo o modelo abaixo: Notas Todas as etapas de notas devem possuir a mesma parametrização, nesta parametrização deve-se marcar as seguintes informações:
Faltas Todas as etapas de faltas devem possuir a mesma parametrização, nesta parametrização deve-se marcar as seguintes informações:
Voltando para a programação da oferta, o usuário acessará o cadastro de oficinas onde a visão será apresentada listando as oficinas cadastradas e seus atributos (possibilitando também a elaboração de filtros para restringir/filtrar os registros apresentados e até mesmo localizar um registro em particular). O usuário marcará (selecionará) o registro de oficina (apenas um registro por vez) da qual deseja criar salas das oficinas (ofertar aos alunos) e acionará o processo. Uma página/interface, dividido em cinco etapas, será apresentada para que o usuário defina a programação das ofertas:
NOVO Ao selecionar o turno na tela de cadastro de programação de oferta, deverão ser listados apenas os turnos com a opção que esteja com flag marcada “Exibe no Portal Oficinas”. Em andamento
Nesta etapa deve-se marcar todas as etapas de notas e faltas pertencentes a um Bimestre e escolher sempre a etapa principal do Bimestre.
As disciplinas apresentadas são referentes a matriz curricular de uma das séries (assinaladas /marcadas). Apenas um único professor poderá ser associado a cada disciplina (professor do contexto logado). A associação poderá ser feita tantas vezes forem as salas da oficina. Existe um recurso que será 'Aplicar esta associação às demais salas' onde ao usuário acioná-lo copiaremos a associação de professores x disciplinas da sala da oficina atual/corrente para salas restantes. Não é obrigatório o preenchimento da associação professor x disciplina que poderá ser realizado posteriormente acessando o cadastro de Salas da oficina. Após estas definições é necessário clicar no botão executar para que seja(m) criada(s) a(s) sala(s) da (s) oficina (s) conforme tais informações. Ao final do processo será apresentado um log com informações de sucesso, alertas e/ou erros. A função de aplicar a associação de professores a disciplina da primeira sala para as demais, irá alocar após o processo de execução. Para conferir a informação é necessário ir ao cadastro de sala. A execução do processo realizará os seguintes procedimentos, para cada sala da oficina (item) da lista de salas das oficinas:
Ao clicar na opção de executar o processo, o sistema irá validar todas as regras. |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Desrição Descrição do Processo
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo
Detalhamento do Processo
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| Pré-Requisitos / Parametrizações
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Descrição do Processo Detalhamento do Processo |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo
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Pré-Requisitos / Parametrizações Detalhamento do Processo
Caso ocorra algum erro durante o processamento então TODAS as alterações serão desfeitas (para todos os registros) e as informações do erro serão incluídas no log.
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo
OBS: Quando uma rota estiver com a situação/status 'APROVADA' ou 'APROVADA COM RESSALVAS' ou 'APROVADA/AJUSTES' ou 'APROVADA COM RESSALVAS/AJUSTES' (atribuída no processo de aprovação) significa que usuários com permissão no perfil poderão alterar apenas o campo 'Ativo' ou executar o processo de 'Aprovação de rotas' (fazendo com que ela volte à situação/status 'REVISAO/AJUSTES'). |
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| Pré-Requisitos / Parametrizações
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Descrição do Processo Na tela de rotas cadastradas será apresentada uma visão, listando todas as rotas cadastradas (onde o usuário pode utilizar o filtro para localizar uma ou um conjunto de oficinas).
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo O acesso será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM onde apenas usuários com permissão (apenas pedagogos terão tal permissão), e poderão manipular seus registros. Detalhamento do Processo Para incluir uma nova sala, clique na opção Adicionar Novo. Preencha as informações necessárias e depois clique em salvar.
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros. Detalhamento do Processo Importante: As disciplinas exibidas para inserção, serão as disciplinas da matriz. Serão exibidos somente professores que possuem em seu cadastro a autorização para ministrar a disciplina selecionada. A interface de edição será composta pelos campos abaixo onde também seguem as respectivas regras de preenchimento:
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Pré-Requisitos / Parametrizações
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo Na visão do cadastro customizado de Plano de Aula no SGE, foi adicionado o campo tipo de oficinas na visão que será preenchido automaticamente pela customização de acordo com o tipo informado no cadastro de Sala da oficina para todos os planos de aula daquela oficina.
Aba: Conteúdo/Atividade Realizada
Aba: Tarefas de Casa
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Detalhamento do Processo
No caso de um acesso realizado pelo aluno o campo 'Conteúdo/Atividade realizada' não será apresentado e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' apenas estará preenchido caso o plano de aula esteja assinalada para disponibilizar essa informação ao aluno. |
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Pré-Requisitos / Parametrizações Detalhamento do Processo O processo customizado de Importação de Conteúdos do Plano de Aula (acesso do Professor), será responsável por importar dados de conteúdo previsto, conteúdo realizado e tarefas de casa. Os dados serão importados através de uma planilha excel, que poderá ser executado de forma manual pelo usuário, disponível em: Portal Oficinas | Plano de Aula | Importar Conteúdos do Plano de Aula. Ao acessar a interface customizada o usuário deverá selecionar o arquivo que deverá ser importado com os dados dos planos de aula necessários.
Apenas usuário com perfil de Professor, terá acesso ao processo de importação de conteúdo do plano pelo portal. Demais perfis deve-se manter o comportamento atual. Realizar download: Layout da Planilha Observação: Para evitar o estouro de memória no processamento a leitura da planilha será limitada a 200 linhas por planilha. Regras para preenchimento da planilha:
Após executar o processo, a customização irá preencher os dados informados na planilha no cadastro do plano de aula das aulas informadas de acordo com arquivo importado. A customização deverá validar se o arquivo selecionado está com layout correto, e caso não esteja, será informado no log da execução da tela do processo, para que o professor visualize os registros que foram importados com sucesso ou erro. Esta informação não ficará registrada em interface de monitor de log. Caso já existam conteúdos para os planos de aula cadastrados, se o usuário realizar a importação da planilha novamente, os dados de conteúdos serão atualizados e sobrescritos de acordo com os dados informados no arquivo. |
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Detalhamento do Processo Para consultar deferir/indeferir as Inscrições dos Alunos, acessar no Menu > Inscrição na Oficina >> Deferir/Indeferir: Importante:
O processo de inscrição da Oficina (acesso do Aluno) foi ajustado considerando novas validações, para os tipos de oficina relacionadas ao novo Ensino Médio e aos modelos de Interseriado, passando a permitir a inscrição de mais de uma oficina para alunos do Novo Ensino Médio. Para que o aluno possa ser inscrito ele precisa ter a matrícula no SGE com status igual a 2 (matriculado). Devem existir oficinas e salas referentes à matriz do aluno. Para aluno do segmento ITS - Interseriado ou dos Cursos Técnicos (terão apenas a opção de inscrição em uma oficina). A tela não sofreu alterações. Caso seja localizado apenas um período letivo e uma etapa os campos já serão preenchidos automaticamente. Na tela inicial, será exibida mensagens de inscrição referentes aos tipos de oficinas para inscrição, caso existam. Para realizar inscrição na Oficina a partir da 2º série, o aluno poderá se inscrever em duas oficinas por trimestre, uma de cada segmento/tipo de oficina. Exemplo:
Para alunos de segmentos de linguagens ou matemáticas serão apresentadas opções para realização de inscrição em duas oficinas simultaneamente (na mesma tela). Caso ocorra a inscrição em uma oficina e na outra não ele deverá realizar a inscrição apenas no tipo de oficina faltante, no mesmo modelo do ITS. A tela de inscrição para modelo de segmentos diferentes tem um comportamento onde o aluno deve selecionar 2 oficinas para inscrição. Após a seleção deverá clicar no botão realizar matrícula, onde será direcionado para a tela de confirmação das inscrições. Ele não pode selecionar apenas uma oficinas, mais de duas ou duas do mesmo tipo, pois o sistema apresentará mensagens de erro e não permitirá a confirmação da inscrição. Na tela de confirmação serão exibidos os dados do aluno e os dados das oficinas selecionadas. Caso ocorra erro na inscrição de uma das oficinas a mensagem de erro exibirá o nome da oficina com erro. Agora o aluno consegue visualizar também as matrículas feitas pelo pedagogo na oficina. Assim, todas as matrículas do período vigente em oficinas serão exibidas. Neste exemplo acima o aluno possui uma matricula feita pelo pedagogo. Para identificação foi criado um campo checkbox informando se foi uma matricula feita pelo pedagogo. Neste exemplo esta é uma inscrição feita pelo aluno. Neste último exemplo o aluno possui uma inscrição feita por ele e uma matrícula feita pelo pedagogo. |
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Detalhamento do Processo Seta tela o usuário poderá confirmar ou rejeitar a inscrição. Na tela de deferimento de inscrições serão exibidos os alunos com seus respectivos tipos de oficinas, pois podem ocorrer casos onde o aluno tenha mais de uma inscrição devido o segmento utilizado. Serão listados os alunos inscritos nas oficinas e o usuário deverá selecionar alunos que estão aguardando deferimento e executar a ação necessária. |
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Detalhamento do ProcessoPara consultar as Matrículas dos Alunos Acesse: Menu | Matrícula na Oficina | Matrícula na Oficina Neste Menu estão disponíveis as seguintes funcionalidades:
Foi adicionada nesta visão uma coluna chamada STATUS para o pedagogo conseguir visualizar de forma mais simplificada o status daquele aluno na oficina. O processo de matrícula no Portal Oficina, foi ajustado para permitir mais de uma matrícula para os alunos do Interseriado e alunos da 2ª e 3ª série do Novo Ensino Médio e mostrar o tipo de cada oficina. As telas de matrícula foram alteradas para exibirem o Tipo de Oficina e permitirem a matrícula de um aluno em mais de uma oficina no mesmo período letivo, caso seu segmento seja de Linguagens ou de Matemáticas. O usuário poderá incluir matrículas de alunos deferidos e também de não deferidos. Para alunos da 2ª e 3ª série do novo ensino médio que utilizem os segmentos de Linguagens ou Matemáticas, o sistema permitirá que ele tenha mais de uma matrícula. Através do menu de acompanhamento de matrículas será possível consultar as matrículas das oficinas. |
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Detalhamento do Processo Lançamento Para lançar as frequências, acessar no Menu > Frequência >> Lançamento: No filtro o Período Letivo já estará preenchido com período vigente portanto é necessário preencher Oficina, Turno, Sala, Disciplina, Etapa, Data de Início e Data Fim e clicar em “Buscar” para consultar os alunos que estão matriculados para a etapa selecionada. O campo tipo de oficinas foi adicionado na tela de Lançamento e Consulta de Frequência no Portal Oficinas, para identificar os novos tipos de oficina relacionadas ao novo Ensino Médio. E listar apenas as disciplinas de acordo com o tipo da oficina selecionada. Inserir PRINT Na tela é apresentado a quantidade de aulas previstas, e aulas dadas até o momento do lançamento da frequência dos alunos. Importante:
Consulta Para consultar as faltas para um aluno e disciplina, acessar no Menu > Frequência >> Consulta: No filtro o Período Letivo já estará preenchido com período vigente portanto é necessário preencher Oficina, Turno, Sala, Disciplina, Etapa, Aluno e Data de Início e Data Fim e clicar em “Buscar” para consultar as faltas que o aluno teve na etapa para a disciplina selecionada. Importante: Nessa função não é possível alterar e/ou editar a frequência lançada para isso é necessário acessar a funcionalidade disponível Menu > Frequência >> Lançamento. Alterar Print Para promover o acompanhamento das faltas, no SGE no Menu >Customização> Gestão de Oficinas/ Salas. Selecionar a sala e clicar em Anexos> Consulta SQL e selecionar a consulta (6) Acompanhamento de Frequência. Conforme previsto no Regimento Escolar na ausência o aluno pode apresentar declaração/atestado afim de justificar a ausência. É de responsabilidade da Secretaria realizar o registro no sistema. Abaixo segue exemplo da tela apresentada pelo aluno com Abona Falta.
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Detalhamento do Processo Lançamento Para lançar as avaliações, acessar o Menu > Avaliação >> Lançamento: No filtro o Período Letivo já estará preenchido com período vigente portanto é necessário preencher Oficina, Turno, Sala, Disciplina, Avalição e clicar em “Buscar” para consultar os alunos que estão matriculados para a etapa selecionada. O campo tipo de oficinas foi adicionado na tela de Lançamento e Consulta de Avaliação no Portal Oficinas, para identificar os novos tipos de oficina relacionadas ao novo Ensino Médio. E listar apenas as disciplinas de acordo com o tipo da oficina selecionada. Importante:
Justificativa de Avaliações Conforme prevista na metodologia de oficinas de aprendizagem todas as notas são passíveis de justificativas, no entanto é obrigatório inserir justificativa para notas com resultado igual “0” e Resultado Final menor que “70”, estas são destacadas na cor alaranjada.
Consulta Para consultar as avaliações, acessar o Menu > Avaliação >> Consulta: No filtro o Período Letivo já estará preenchido com período vigente portanto é necessário preencher Oficina, Turno, Sala, Disciplina, Avalição e clicar em “Buscar” para consultar os alunos que estão matriculados para a etapa selecionada. Inserir PRINT Importante: Nessa função não é possível alterar e/ou editar a frequência lançada para isso é necessário acessar a funcionalidade disponível Menu > Avaliação >> Lançamento.
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Detalhamento do Processo Para consultar oficinas já cursadas por um aluno, acessar no Menu > Histórico >> Histórico: Importante: Somente após o encerramento da Sala/Oficina na etapa este recurso estará disponível para consulta aos envolvidos no processo como: secretários, alunos; responsáveis do aluno e orientadores pedagógicos. O campo tipo de oficinas foi adicionado na tela de Histórico no Portal Oficinas, para identificar os novos tipos de oficina relacionadas ao novo Ensino Médio. E listar apenas as disciplinas de acordo com o tipo da oficina selecionada. O tipo de oficina será incluído apenas na interface de adicionar novo histórico, não será exibido nos cards na visão. Utilizar “Exibir Busca” já será preenchido o Unidade de Ensino de forma automático, portanto necessário preencher Período Letivo, Etapa, Oficina e Aluno e clicar em “Filtrar”: |
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Detalhamento do Processo Os relatórios customizados do Portal Oficinas foram ajustados, para incluir o novo campo tipo de oficina e replicar a informação do tipo associados às oficinas do Novo Ensino Médio de forma automática. Para gerar e/ou consultar para os Relatórios, acessar o Menu > Relatórios: Importante: Os relatórios devem ser emitidos após a realização do Conselho de Classe, coletadas as assinaturas do professor responsável pela disciplina e entregue na Secretária para arquivo. 🡪 Dica:Habilitar “Permitir Pop-up” para a geração do relatório.
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Pré-Requisitos / Parametrizações Descrição do Processo Processo executado no fechamento de cada mês, que irá apurar os planos de aula cadastrados para salas/oficinas e importar estes para determinadas turmas/disciplinas no SGE. Detalhamento do Processo Ao executar o processo em Customização | Portal Oficinas | Plano de Aula | Integração, será exibida uma interface para que o usuário informe os seguintes campos: Data de início e Data Fim: O usuário deverá informar o período de execução para busca dos planos de aula existentes nas salas/oficinas. Campo de preenchimento obrigatório. Filial: Filial que será considerada para busca dos registros de planos de aula. Campo não obrigatório. Se nenhuma filial for informada, o processo será executado para todas as filiais.
Monitor de Log - Erro
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Campo | Descrição |
Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Nome da sala da oficina, Sala, Período letivo, Bimestre (etapa), Turno | Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro da sala da oficina referente ao horário (que se está editando ou inserindo), para auxiliar o usuário. Não são passíveis de alteração. |
Identificador | Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado. |
Horário | Este campo será composto por dia da semana (descritivo), hora inicial e hora final onde ambos três valores serão valorados pela seleção de um horário cadastrado no SGE (cadastro de horários do turno). A lista de horários, para o usuário selecionar um deles, será filtrado pela unidade de ensino e pelo turno informados na sala. Campo de preenchimento obrigatório. |
Disciplina | Campo para manter de qual disciplina é o horário. Será de preenchimento por parte do usuário a partir da seleção de uma das disciplinas da matriz curricular de uma das séries do curso definido na sala da oficina. Campo de preenchimento obrigatório. |
Professor | Campo onde o usuário selecionará um professor de uma lista de professores habilitados para a disciplina definida no horário. A lista de professores também será filtrada considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala da oficina. |
title | Processo Gerar Plano de Aula - win |
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Pré-Requisitos / Parametrizações
Para proceder com a configuração e geração do plano de aula é necessário gerar previamente uma série de cadastros no TOTVS Educacional (SGE) e informações que serão utilizadas na geração propriamente dita.
title | Plano de Aula - win |
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Pré-Requisitos / Parametrizações
Realizar o processo de Gerar Plano de Aula para a sala.
Descrição do Processo
Os registros de planos de aula serão gerados, única e exclusivamente, através do processo 'Gerar planos de aulas'. NÃO teremos um recurso para incluir manualmente um plano de aula (por exemplo clicar no botão 'novo' ou 'incluir'). Serão gerados tantos planos de aulas quantos forem os horários cadastrados para a sala da oficina (inclusive com a informação de disciplina) para o período de datas informado.
O acesso aos planos de aulas será realizado através do Menu: TOTVS Educacional | Customização | Salas/ Anexo: Plano de aulas onde o acesso a este será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros OU, o professor vigente de cada disciplina poderá manipular 'seus' planos de aulas (planos de aula cuja data da aula esteja dentro de seu período de vigência) mas poderá visualizar todos os planos de aulas (dos professores anteriores na disciplina).
Detalhamento do Processo
Ao acessar o anexo de planos de aulas será apresentado uma visão com os planos de aulas já gerados para a sala da oficina (registro de sala posicionada na visão de 'Salas das oficinas').
O usuário poderá excluir um ou mais planos de aula selecionando os registros desejados e acionando o botão de excluir.
A edição de um registro de plano de aula ocorrerá posicionando no registro de plano de aula que se deseja editar e clicando no botão de editar (ou um duplo-clique no registro a ser editado). Isso fará com que a interface de edição do registro seja apresentada para que o usuário efetue os ajustes necessários.
A interface de edição será composta pelos campos abaixo onde também seguem as respectivas regras:
Aba: Identificação
Campo
Descrição
Identificador
Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.
Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Período letivo, Bimestre (etapa)
Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro da sala da oficina referente ao plano de aula (que se está editando), para auxiliar o usuário. Não são passíveis de alteração.
Horário
Este campo será composto por dia da semana (descritivo), hora inicial e hora final onde ambos três valores serão valorados pela seleção de um horário cadastrado no SGE (cadastro de horários do turno). A lista de horários, para o usuário selecionar um deles, será filtrado pela unidade de ensino e pelo turno informados na sala. Campo de preenchimento obrigatório.
Sala (local físico), Data da aula (prevista), Dia da semana (descritivo), Hora início, Hora término
Campos informativos recuperados do registro de sala da oficina e/ou do plano de aula (que se está editando ou inserindo) para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração
Disciplina
Campo que identifica de qual disciplina é o registro de plano de aula que se está editando. Este campo poderá ser informado a partir de uma lista de disciplinas da matriz curricular de uma das séries dos cursos da sala. Ao alterar a disciplina o campo de 'Professor' perderá seu valor e terá de ser preenchido novamente (pois o professor depende da disciplina). Campo de preenchimento obrigatório.
Professor
Campo para identificar qual foi o professor que, pela primeira vez, preencheu o plano de aula. Este campo será valorado automaticamente, caso não esteja preenchido, quando um usuário professor (apenas se o usuário for professor) preencher editar/alterar o plano de aulas. Tal campo permanecerá somente leitura e não poderá ser alterado pelos usuários.
Conteúdo/Atividade prevista
Campo para ser informado, normalmente pelo professor responsável, a programação de conteúdos, atividades, avaliações ou outros sobre o que será abrangido na aula.
Disponibilizar conteúdo/atividade prevista ao aluno
Campo do tipo caixa de marcação (CheckBox) para indicar se, para o registro de plano de aula em questão, a informação cadastrada no campo 'Conteúdo previsto' poderá ser acessado/visualizado (somente leitura) para os demais alunos através do portal customizado (dashboard);
Campo | Descrição |
Data realizado | Em qual data a aula, prevista para uma determinada data, realmente ocorreu para alguma particularidade de a aula não ter acontecido no dia previsto. Por padrão esta data estará preenchida com a data prevista da aula; |
Conteúdo/Atividade realizada | Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto, o que efetivamente foi 'dado' e cobrado em sala de aula. |
Substituto | Campo do tipo caixa de marcação (CheckBox) para indicar se a aula foi/será ministrada por um outro professor que não o professor previamente alocado para a disciplina. Ao marcar este campo então o campo de professor substituto será habilitado e de preenchimento obrigatório. |
Professor substituto | Campo onde o usuário informará o professor substituto que lecionou ou lecionará a aula do registro de plano de aula. Será apresentada uma lista de lista de professores habilitados para a disciplina onde o usuário selecionará um destes. A lista de professores será filtrada também considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala (o qual o plano de aula está vinculado). Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído a este campo quando o usuário marcar o campo indicativo de substituto (acima). Será de preenchimento obrigatório quando o indicativo de substituto (acima) estiver marcado. |
Reposição | Campo do tipo caixa de marcação (CheckBox) para indicar se a aula, relativo a este registro de plano de aula, se trata de uma aula de reposição |
Campo | Descrição |
Tarefas para casa | Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor vigente da disciplina), atividades previstas relativas à aula ou mesmo determinar atividades/tarefas a serem providenciadas pelos alunos. |
title | Plano de Aula – web |
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Campo
Descrição
Identificador
Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura.
Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Unidade de ensino, Período letivo, Bimestre (etapa), Turno
Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro de sala da oficina referente ao plano de aula (que se está editando), para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração;
Disponibilizar conteúdo/atividade prevista ao aluno
Campo do tipo caixa de marcação para indicar se, para o registro de plano de aula em questão, a informação cadastrada no campo 'Conteúdo previsto' poderá ser acessado/visualizado (somente leitura) para os demais alunos através do portal customizado (dashboard).
Disciplina
Campo que identifica de qual disciplina é o registro de plano de aula que se está editando. Via portal customizado este campo será somente leitura não sendo possível alteração pelo usuário.
Professor
Campo para identificar qual foi o professor que, pela primeira vez, preencheu o plano de aula. Este campo será valorado automaticamente, caso não esteja preenchido, quando um usuário professor (apenas se o usuário for professor) preencher editar/alterar o plano de aulas. Tal campo permanecerá somente leitura e não poderá ser alterado pelos usuários.
Sala (local físico), Data da aula (prevista), Dia da semana (descritivo), Hora início, Hora término
Campos informativos recuperados do registro de sala da oficina e/ou do plano de aula (que se está editando ou inserindo) para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração.
Conteúdo/Atividade prevista
Campo para ser informado, normalmente pelo professor responsável, a programação de conteúdos, atividades, avaliações ou outros sobre o que será abrangido na aula. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico);
Data realizado
Em qual data a aula, prevista para uma determinada data, realmente ocorreu para alguma particularidade de a aula não ter acontecido no dia previsto. Por padrão esta data estará preenchida com a data prevista da aula.
Conteúdo/Atividade realizada
Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto, o que efetivamente foi 'dado' e cobrado em sala de aula. Conteúdos, atividades, trabalhos, aproveitamento, local físico quando diferente da sala original entre outros. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico).
Reposição
Campo do tipo caixa de marcação (para indicar se a aula, relativo a este registro de plano de aula, se trata de uma aula de reposição.
Substituto
Campo do tipo caixa de marcação para indicar se a aula foi/será ministrada por um outro professor que não o professor previamente alocado para a disciplina. Ao marcar este campo então o campo de professor substituto será habilitado e de preenchimento obrigatório.
Professor substituto
Campo onde o usuário informará o professor substituto que lecionou ou lecionará a aula do registro de plano de aula. Será apresentada uma lista de lista de professores habilitados para a disciplina onde o usuário selecionará um destes. A lista de professores será filtrada também considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala (o qual o plano de aula está vinculado). Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído a este campo quando o usuário marcar o campo indicativo de substituto (acima). Será de preenchimento obrigatório quando o indicativo de substituto (acima) estiver marcado.
Tarefas de casa
Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto), atividades previstas relativas à aula ou mesmo determinar atividades/tarefas a serem providenciadas pelos alunos. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico). Este campo sempre estará disponível para consulta pelo aluno.
OBS: Via planos de aula no portal customizado NÃO disponibilizaremos a opção de excluir e/ou incluir planos de aula. O professor poderá apenas preencher as informações dos planos de aula existentes.
Ao salvar o registro teremos a consistência de, caso o campo substituto esteja marcado, então o professor substituto deverá ser preenchido.
No caso de um aluno acessar o recurso de planos de aula serão apresentadas apenas as salas das oficinas das quais o aluno cursou e/ou está cursando. O acesso aos dados do plano de aula é idêntico ao citado acima, mas no caso dos alunos eles poderão somente consultar planos de aulas onde sempre será apresentado o campo de 'Tarefas de casa' e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' será apresentado caso o professor tenha assinalado para que o aluno possa visualizá-lo.
Ao clicar sobre uma disciplina, será visualizado os dias de aula.
Ao selecionar um dia e clicar em visualizar, será possível verificar as Âncora