Histórico da Página
Status Retornado
paraPara o
documentoDocumento de
cargaCarga
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||||||||||
Segmento: | Supply Chain - Logística | ||||||||||||||||
Módulo: | SIGAGFE | ||||||||||||||||
RotinaRotinas: |
| ||||||||||||||||
Cadastros Iniciais: | Cadastro de tipo Tipo de Ocorrência ocorrência, Documentos de Carga, Romaneios | ||||||||||||||||
Parâmetro(s): | (Não se aplica) | ||||||||||||||||
Ponto de Entrada: | (Não se aplica) | ||||||||||||||||
Chamados Relacionados | (Não se aplica) | ||||||||||||||||
Romaneios | |||||||||||||||||
Requisito (ISSUE): | LOGGFE01-123 | ||||||||||||||||
País(es): | Todos | Brasil | |||||||||||||||
Bancos Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | GW1, GU5, GWN | ||||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is)Sistemas Operacionais: | Todos |
Descrição
Em algumas situações, um destinatário pode rejeitar totalmente uma carga e retorná-la para o embarcador. O Transportador, então, pode ou não emitir uma ocorrência de entrega e de devolução para informar ao embarcador.
Entretanto, não existe no GFE como indicar no documento de carga este evento total, encerrando o ciclo de vida logístico do documento.
FoiPara permitir esta situação foi adicionado o campo
'Devolução Total
'(GU5_DEVTOT) no cadastro
tipoTipo de
ocorrênciaOcorrência (GFEA030)
para permitir essa situação, onde, no qual, após a aprovação da ocorrência (GFEA032) com a devolução total ativa,
irá alterarserá alterado o status dos documentos de carga relacionados para
'6-Retornado
'e
registrarregistrara a entrega do trecho relacionado a ocorrência.
Em consultas e relatórios que são
relacionados àrelacionados ao documento entregue, o status retornado também será considerado como entregue, visto que o transportador realizou a operação sem ocorrer o sinistro da carga, por exemplo.
Uma vez no status de retornado, o documento
retornará a embarcado/entregue somente quando ocorrer o cancelamento da aprovação da ocorrência de devolução total.
De forma adicional, a partir da aplicação do pacote, será possível cancelar a reprovação da ocorrência, desde que esta ocorrência não esteja relacionada ao processo de
pátiosPátios e
portariasPortarias e excluir ocorrências que não estão aprovadas/reprovadas.
Importante!
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12).
Antes de executar o compatibilizador informe o U_GFE11I44 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o alterados de acordo com o produto instalado na empresa.
- Essa rotina Esta rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_GFE11I44 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 29/06/2016.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().modificado.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
Atualizações do Compatibilizador
1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela GU5 - Tipo da ocorrência
Campo | GU5_DEVTOT |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato |
|
Título | Dev. Total |
Descrição | Devolução Total |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 1=Sim;2=Não |
When | M->GU5_EVENTO == '1' .And. M->GU5_TPCALC == '2' |
Relação | '2' |
Val. Sistema | Pertence('12') |
Help | Indica se irá ocorrer ocorrerá a devolução total dos documentos relacionados. Na aprovação, os documentos ficarão como 'documentos permanecerão como Retornado'. Documentos retornados são considerados como entregues pelo sistema. |
Importante
:!
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
Procedimento para Utilização
Observação: é necessário possuir um romaneio liberado
e calculadoe calculado com sucesso para utilizar a ocorrência de devolução.
- Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse Atualizações ->Cadastros->Ocorrências->Tipo / Cadastros / Ocorrências / Tipo da Ocorrência.
- Localize um tipo de ocorrência que corresponde a nova opção de devolução total ou insira um novo registro.
- No formulário, informe os seguintes conteúdos nos campos:
- Evento(GU5_EVENTO) -> 1=Calculo Adicional
- Tipo Calculo(GU5_TPCALC) -> 2=Retorno
- Dev. Total(GU5_DEVTOT) -> 1=Sim
- Informe um motivo da ocorrência e salve o cadastro.
- Ainda em SIGAGFE, acesse Atualizações->Movimentação->Ocorrências->Ocorrênciasacesse Atualizações / Movimentação / Ocorrências / Ocorrências.
- Inclua uma nova ocorrência ou altere uma existente, informando o tipo de ocorrência cadastrado/alterado nas etapas anteriores.
- Salve a ocorrência.
- Utilize a ação relacionada 'Aprovar/Reprovar' para realizar a aprovação da ocorrência.
- Verifique que os documentos passaram a ter o status como ' de 6-Retornado '(Visualize visualize a ocorrência e utilize a ação relacionada 'Cons. Doc Carga').
- Caso todos Se todos os documentos que estiverem relacionados aos romaneios envolvidos estiverem entregues ou retornados, o romaneio será encerrado.
- A ação registrar entrega Registrar Entrega do romaneioRomaneio (GFEA050) considera a mesma situação
- Ocorrências de entrega não substituem o status de retornado Retornado dos documentos, mas atualizam a data/hora de entrega registrada na ocorrência.
- Cancele a ocorrência recém aprovada através da pela ação ' Cancelar Aprov/Reprov' e confirme.
- Para testar o cancelamento da reprovação da ocorrência, utilize a ação 'Aprovar/Reprovar' e escolha a opção 'Reprovado' e selecione a opção Reprovado antes de salvar.
- Após a situação da ocorrência ficar como 'permanecer como Reprovada', utilize a ação 'Cancelar Aprov/Reprov' e confirme. A ocorrência volta para o status de não avaliadaretorna ao status de Não Avaliada.
- Para eliminar a ocorrência, utilize a ação 'Excluir'.
- Para visualizar as quantidades de documentos retornados por transportador, ainda em SIGAGFE, acesse Consultas->Gerais->Painel Transpacesse Consultas / Gerais / Painel Transp.
- Selecione um transportador e utilize as ações 'Entregas' e 'Estatísticas' para tomar conhecimento da informação.