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Índice

Descrição

Este módulo contempla toda a parte de gerenciamento de Diplomas e Emissão diplomas e emissão dos mais diversos certificados, como por exemplo: Certificados de Extensão, Competência, Controle das solenidades da formatura. 
 
A partir deste módulo, a instituição faz toda a parte de digitalização dos registros dos diplomas e certificados para uma melhor rastreabilidade dos mesmos quando necessário. Neste, existem cadastros como o Livro, Tipo de participação, Tipos de certificações, solenidades. 
 
O módulo é subdividido em quatro funcionalidades:
 
Diplomação: É o gerenciamento de todo o processo de formatura:
 
 - Emissão de Certificado (certificado de conclusão do curso, por exemplo)
 - Emissão do Diploma;
 - Gerenciamento das solenidades
 
Extensão: Certificado emitido pela IES, para participantes de uma matriz aplicada.
O sistema permite a emissão deste para Alunos, professores e por fim Coordenadores da Matriz aplicada, ou seja, basta que uma pessoa esteja associada à matriz aplicada para ter direito a este tipo de certificado.
 
Competência: É um tipo de certificado concedido à Alunos de acordo com 'metas' estipuladas pela instituição, baseado na conclusão de disciplinas que o aluno tenha cursado, não necessariamente da sua matriz aplicada, por exemplo disciplinas isoladas.
 
Atividades Ofertadas: Certificado emitido para alunos, professores ou pessoas inscritas em uma atividade ofertada para participante ter direito a este, o mesmo deverá apenas ter cumprido a atividade em questão. Para esta funcionalidade, existe agora na tela de Atividades Ofertadas, a opção de se inscrever uma pessoa qualquer em uma atividade e não somente os alunos/Professores. Existe agora o Anexo de pessoas inscritas na tela de Atividades ofertadas.
 

Image RemovedComo Fazer

É possível emitir um certificado de duas formas: via cadastro manual aluno por aluno ou via processo para vários alunos. É importante frisar que os certificados possuem situações como emitido, não emitido, não retirado, anulado e cancelado.

Emissão manual de certificado

A emissão de certificado para um aluno de forma manual é feita via cadastro, localizado no menu Atividades Acadêmicas | Certificados. Nesta tela é possível emitir um certificado para o aluno de forma manual, basta preencher os campos pertinentes à emissão e salvar.

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Informações

O campo "Nome do aluno" serve para armazenar o nome do aluno no momento do cadastrado ou geração do certificado/diploma. Portanto ele nunca poderá ser alterado. Se houver mudança nesse nome no cadastro do aluno, deverá ser feita uma nova geração do certificado/diploma.


Os tipos de certificados disponíveis são os listados abaixo.

Ensino SuperiorEnsino Básico

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Nesta tela possui a aba dados do certificado, válido apenas para o ensino superior, que contém os dados do registro em livro, conforme é mostrado abaixo. É possível informar se irá registrar no livro ou não. Se efetuar o registro, os campos: livro, número do processo, as instituições e a data de registro são obrigatórios o seu preenchimento, caso não deseje registrar em livro os campos: número do processo, as instituições e a data de registro não são obrigatórios.

Aviso
Vale lembra que a tabela SREGISTROLIVRO não é mais utilizada para armazenar os dados referente ao registro do livro, a tabela SCERTIFICADO que armazena estes campos.

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Tipos de certificado

Certificado

Utilizado para geração de certificado manual para o aluno, pessoa, ou professor.


Aviso

A partir da versão 12.1.2310 na aba Dados do certificado os campos Instituição de registro e Instituição de emissão passa a ter um comportamento diferente conforme abaixo.

Se for inserir um registro novo estes campos ficarão somente leitura e serão preenchidos automaticamente pela Instituição do MEC, que é definida nos parâmetros da secretaria.
Se for editar este campo também irá seguir a regra acima caso os campos estiverem vazios, se já tiverem sido preenchido por uma instituição de ensino nada mudará para estes campos.

O intuito desta implementação é unificar as instituições registradora e emissora nos certificados e diplomas, não sendo necessário ter a instituição do MEC e instituição de ensino com os mesmos valores. Vale ressaltar que instituição emissora e registradora sempre é a própria instituição, que chamamos de instituição do MEC.

Aviso

Vale ressaltar que o campo da instituição do MEC não é persistido no banco de dados, ele é carregado automaticamente no lugar do campo da instituição de ensino conforme regras acima.

A instituição do MEC está disponível em Atividades Acadêmicas | Censo | Instituição do MEC.

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Diploma

Para a geração de diploma esta aba passa a exibir as informações da IES registradora caso a matriz aplicada esteja parametrizada para registro em outra IES.

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Com isso os campos IES Registradora, Código do livro, Nº de registro e folha do registro no livro da IES registradora passa a atualizar os campos do curso/habilitação do aluno na aba diploma.

Mas se não for para registrar em outra IES será disponibilizado os seguintes campos abaixo.

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Caso o registro em outra IES não tenha sido definido na matriz aplicada uma mensagem de alerta será exibida informando a necessidade desta parametrização. É importante definir este para geração de diplomas, pois caso não defina o sistema vai entender que não é para registrar em outra IES o diploma.

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A partir das versões 12.1.2205.275, 12.1.2209.232, 12.1.2302.154, e 12.1.2306, foi incluída a aba "Informações adicionais (apostilamento, ato regulatório)" no cadastro de Certificado/Diploma (disponível apenas para nível de Ensino Superior) com o respectivo campo para adição dessa informação que será utilizada no processo de geração de Diploma Digital.

Esse campo só está disponível no cadastro de Certificado/Diploma, não sendo possível inserir essa informação através do processo de Geração em lote de Certificados/Diplomas/Solenidades.

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Também foram disponibilizados novos campos no cadastro de Curso do MEC (campos: Nome da Habilitação e Ênfase), para centralizar essas informações que são utilizadas no processo de geração de Diploma Digital. Para mais detalhes dessa melhoria, clique aqui.

Aviso

A partir da versão 12.1.2310 na aba Dados do certificado os campos Instituição de registro e Instituição de emissão passa a ter um comportamento diferente conforme abaixo.

Se for inserir um registro o campo instituição de registro é condicionado ao campo de registro em outra IES na matriz aplica, ou seja, se for registrado em outra IES o campo instituição de registro ficará disponível para seleção das instituições, porém se não for registrado em outra IES, este campo ficará somente leitura e o mesmo será preenchido automaticamente pela Instituição do MEC, que é definida nos parâmetros da secretaria. Já o campo instituição de emissão ficará somente leitura e será preenchido automaticamente pela Instituição do MEC, que é definida nos parâmetros da secretaria.
Se for editar estes campos também irão seguir a regra acima caso os campos instituição de registro e emissão estiverem vazios, se já tiverem sido preenchidos por uma instituição de ensino nada mudará para estes campos. 

O intuito desta implementação é unificar as instituições registradora e emissora nos certificados e diplomas, não sendo necessário ter a instituição do MEC e instituição de ensino com os mesmos valores. Vale ressaltar que instituição emissora sempre é a própria instituição, que chamamos de instituição do MEC e instituição registradora para certificados também é a própria instituição (instituição do MEC) e para diplomas irá depender do campo registro em outra IES na matriz aplica, se não for registrado também é a própria instituição (instituição do MEC), se for registrado em outra IES será um outra instituição que é cadastrada em instituição de ensino.

Aviso

Vale ressaltar que o campo da instituição do MEC não é persistido no banco de dados, ele é carregado automaticamente no lugar do campo da instituição de ensino conforme regras acima.

A instituição do MEC está disponível em Atividades Acadêmicas | Censo | Instituição do MEC.

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Emissão em lote de certificados via processo

A emissão de certificados em lote é feito via processo, localizado no menu Atividades Acadêmicas | Certificados | Sub menu Geração de Certificados. Para mais informações sobre esta geração clique aqui.

Validações na emissão de certificados

Na geração de certificado/diploma somente será possível gerar certificados com matriz aplicada diferente da existente para aluno. O mesmo vale quando a geração é para o estágio, ou seja, apenas para termos de compromissos diferentes. Caso o certificado não possua matriz aplicada e o mesmo não é referente à um estágio, também somente poderá possuir um gerado. Entretanto, se os certificados existentes estiverem anulados, será possível gerar outro com a mesma matriz aplicada, para o mesmo tipo de estágio (termo de compromisso) e para o mesmo que não possui matriz aplicada e não é referente a um estágio.

Vale lembrar que existe um parâmetro, localizado em Configurações | Parâmetros | Secretaria | Geral 2, chamado gerar um novo certificado para o aluno, que já possui certificado registrado para a mesma habilitação filial, caso este parâmetro estiver marcado também será possível gerar outro certificado para a mesma matriz aplicada mesmo possuindo outro certificado não anulado.

Na geração de certificado/diploma somente será possível gerar certificados de atividades ofertadas diferentes para aluno,  professor ou pessoa. Se existirem certificados anulados será possível gerar outro certificado para a mesma atividade ofertada.


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Image AddedComo Fazer

Processo de Geração de Gerar Certificados/Diplomas

Situação dos Certificados/Diplomas
 

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