Histórico da Página
...
O computador denominado convergência, deve ser o primeiro a configurar. Ao acessar o T-Pesag, navegue até o menu Configurações -> Gerais, e informe os dados do computador, como mostra a figura 1.
Figura 1.1 - Configurações Gerais
- Se o cliente utilizar o T-Pesag sem integração com algum produto, o modo Standalone deve permanecer ativado, ao contrário, deve ser desativado.
- Informar o diretório do computador que estão presentes as DLLs para comunicação com os dispositivos.
- Nos computadores que serão balanças/clientes, é importante habilitar a opção Integrar Após Pesagem, para que as pesagens sejam integradas com o convergência e demais computadores.
- Se o cliente trabalha com Guarita para coleta de informações antes da pesagem, o computador que estiver nesta, deve estar com a flag Identificação de Guarita Ativado.
Gerais - Limpeza de Notificações
Para limpar as notificações o TotvsPesagem, hablite a opção Limpar Notificações e informar a quantidade de dias que poderá ser excluidas as notificações.
É verificado a coluna DT_REGISTRO da tabela PESAG_COMPOSICAO, se é menor ou igual a data/hora atual menos a quantidade de dias informada no campo "Dias para limpeza das notificações".
Data/Hora Atual = 14/06/2021 16:00:00 - 2 = 12/06/2021 16:00:00
Data/Hora de registro da Carga = 03/06/2021 15:00:00 <= 12/06/2021 16:00:00.
Obs.: Para o funcionamento automático, é necessário que a schedule "sincronização de Pesagens Inconsistentes" esteja habilitada.
Figura 1.2 - Limpeza de Notificações
Gerais - Sincronizar pesagem pelo nome computador
Para realizar o filtro das pesagens pelo nome do computador, no momento da sincronização da pesagens, habilitar a opção "Sincronizar pesagem pelo nome computador". Essa opção deve ser habilitada na Balança. Com ela habilitada, quando for realizado o processo de integração/sincronização da pesagem com o convergência, através da schedule Sincronizar Pesagens, a pesagem que será recuperada do convergência para balança, será filtra, além da instância, o nome do computador também. Usando a imagem abaixo como exemplo, apenas as pesagens que foram realizadas no computador BALANCA01, que seram sincronizadas para essa máquina.
OBS.: O mesmo acontece com as notificações de erro. Seram sincronizadas do convergencia apenas as notificações que forem referenteas as pesagens realizadas na BALANCA01, por exemplo.
Figura 1.3 - Sincronizar pesagem pelo nome computador
Servidor
No computador Convergência, aba Servidor, habilite a flag Identificação de Convergência e configure de acordo com o cenário do cliente, se ele utilizar algum integração com outra linha de produto, deve ser informado o endereço do serviço e seu contexto, como mostra a figura 2.
...
IMPORTANTE: Caso o T-Pesag trabalhe no modo Standalone, todos os cadastros devem ser feitos de forma manualmente no computador de convergência, e em seguida sincronizados com as balanças. Se houver integração com outro produto, alguns cadastros devem ser sincronizados no convergência, não sendo necessário realizar manualmente, e em seguida sincronizados com as balanças também.
T-Reports
O T-Pesag possui TOTVS Pesagem possui integração com o T-Reports, na aba T-Reports, habilite a flag Integrar com T-Reports e configure os campos para o funcionamento da integração.
...
Figura 3- Configuração T-Reports
Schedules
O T-Pesag possui Schedules para todos os cadastros e configurações, para tornar a rotina de sincronização automática. É importante, pois se adicionado ou alterado algum cadastro ou configuração no convergência, as balanças já poderão obter essas alterações sem intervenção do usuário.
Para que as cargas pesadas nas balanças estejam sempre sincronizadas entre todos os computadores para realizar o processo de entrada e saída, é importante que a sincronização de cargas esteja ativa, como mostra a figura 3.
Figura 4 - Schedule Pesagens
O tempo de intervalo para cada sincronização, é definido de acordo do cliente, buscando a melhor opção. Para a sincronização de Pesagens, deve ser configurado de acordo com o cenário do cliente, dependendo do tempo que o caminhão demorar para sair de uma balança ou guarita até chegar a outra. A imagem 4 exemplifica a configuração.
Sincronização
Na aba de Sincronização do TOTVS Pesagem, existem alguns cadastros, que por padrão vem com a opção de Sincronizar desabilitada, mesmo com o modo standalone desabilitado. Para sincronizar esses registros basta habilitar a opção nos cadastros desejados.
Figura 4 - Configuração Sincronização
License Server
Por padrão a configuração já esta marcada como Produção, será feito uma comunicação com o endereço https://lscloud.totvs.app/ do cloud da Totvs.
Caso desmarque a opção, será feito a comunicação com o ambiente de teste da Totvs https://lscloud.staging.totvs.app/.
Observação.: Quando feito a alteração é necessário reiniciar o serviço do TotvsPesagem.
É obrigatório informar o CNPJ ou TCode do cliente.
Figura 5 - Configuração do License
A comunicação com LS trata-se apenas de envio das métricas adicionais com a finalidade de estudos/melhorias do produto, sendo:
- Quantidade de balanças habilitadas
- Quantidade de pesagens
- Tempo total por balança referente à captura do peso
Para realizar o envio é necessário a ativação das Schedules abaixo:
Figura 6 - Schedules de Telemetria
Para encontrar a Listagem de Schedules, acessar o menu Configurações → Schedules
Filtro por Instância
Outra configuração possível é habilitar o Filtro por Instância, no caso, da balança, os registros sincronizados do convergência serão filtrados pela instância da balança. Por padrão, essa opção vão desabilitado. Para habilitar acessar Mais → Filtro por Instância, habilitar os cadastros que serão filtrados.
Figura 7 - Configuração Sincronização
OCR
Para utilizar a detecção e leitura de placa dos veículos, é necessário informar o host e porta onde ele está localizado.
Figura 8 - Configuração do OCR
API de dispositivo - TOTVS Dispositivos
Para utilizar a API de dispositivos é necessário informar:
- Debug - Ativa o log de entrada e saída de dados das requisições do TOTVS Dispositivos
- IP API Dispositivo - IP onde o TOTVS Dispositivo está hospedado, sendo localmente ou em outro IP caso não seja este TOTVS Pesagem que inicia o mesmo.
- Porta API Dispositivo - Porta onde o TOTVS Dispositivo será hospedado. Será nesta porta que o TOTVS Dispositivo subirá.
- Localização java 8-32bits - Localização do JAVA utilizado para iniciar o JAR do TOTVS Dispositivo.
- Tempo máximo para conclusão da operação na DLL (Segundos): Tempo máximo da execução do processo da DLL dentro do TOTVS Dispositivos (Prevenção de travamento da thread).
- Tempo máximo para conclusão da requisição (Segundos): Tempo máximo da execução da requisição para o TOTVS Dispositivos (Prevenção da requisição ser infinita).
- LMP Toledo - Caso ativo, permitirá informar os dados para fazer a validação no LMP da TOLEDO.
- IP LMP Toledo - IP onde o LMP da TOLEDO esta hospedado para fazer a validação de licença.
- Porta LMP Toledo - Porta onde o LMP da TOLEDO esta hospedado para fazer a validação da licença.
- Chave criptografia LMP Toledo - Chave de criptografia utilizada na comunicação com o LMP da TOLEDO.
- MCA Toledo - Caso ativo, permitirá informar os dados para conexão com o MCA da TOLEDO. Configuração da TBR.PCLINK7.dll
- Porta MCA's Toledo - Porta padrão que será utilizada para a comunicação com os MCA's.
- Debug JACOB - Ativa o log da biblioteca JACOB ao interagir com uma DLL .NET com tecnologia COM/COM+.
- Parar API dispositivo - Para o TOTVS Dispositivos.
Caso for utilizar outras DLLs, deve-se apontar o caminho da DLL em Gerais, como na sessão gerais, em Caminho da DLL.
Figura 9 - Configuração de API de dispositivo
Para manter a API sempre ativa, deve-se ativar a schedule de Monitoramento de API de Dispositivos.
Figura 10 - Schedule de Monitoramento de API de dispositivo
O JAR responsável pela API deve ficar na raiz do TOMCAT no diretorio pims/lib, junto com as DLLs necessárias para o funcionamento da biblioteca JACOB. As DLLs do JACOB podem ser encontradas no projeto do TOTVS Dispositivos no diretório lib/jacob-1.20
Figura 11 - Local onde o JAR deve estar por padrão
Os logs serão direcionados ao diretório pims/log/totvs-dispositivos.
Figura 12 - Local onde os logs do JAR deve estar por padrão
Painel de ocorrências
Para utilizar a API de Painel de ocorrências informe a url, contexto e ative as opções que geram a ocorrência. Atualmente existe a opção para criar ocorrências quando o fluxo de dispositivo apresentar um erro.
Figura 13 - Configuração de API de Painel de Ocorrências
Backup de imagens
Para utilizar o backup de imagens acesse a pagina de Backup de imagens.
Figura 14 - Configuração de Backup de imagensFigura 5 - Configuração Schedule