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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Tela XXX
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Tela XXX
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Esse manual visa orientar em como realizar os procedimentos para troca de assinatura dos equipamentos SAT e MFE dos clientes da linha Consinco.

O procedimento se faz necessário devido a mudança de CNPJ da Software House dos produtos vinculados a linha Consinco.

Importante:

É recomendado que realize o procedimento abaixo fora do horário de expediente, pois, pode ocorrer instabilidade nos servidores da Sefaz SEFAZ ou até mesmo de internet, interferindo diretamente no processo de vinculação da nova assinatura.

Pré requisitos:

...

  • Verifique a conexão das lojas com a

...

  • Verifique a conexão com a internet nos PDVs;
  • Verifique se o Servidor de PDVs está atualizado para versão 21.4.0.2 ou superior;
  • Verifique se os PDVs estão atualizados para versão 21.4.0.2 ou superior.
Aviso
Somente para o estado do Ceará (CE) deverá ser realizado um procedimento no site da

...

SEFAZ para associação da nova assinatura ao CNPJ do contribuinte antes de realizar os procedimentos

...

descritos neste manual. Essa atividade já foi realizada pela equipe Interna de Produtos da TOTVS Varejo Supermercados. 
Em caso de abertura de novas empresas, será necessário acionar a equipe interna de Produtos da TOTVS Varejo Supermercados para realização do procedimento junto a SEFAZ para as novas lojas.


02.

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EXEMPLO DE

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UTILIZAÇÃO

  1. Atualização de versão

A atualização de versão do Servidor e PDVs é imprescindível para realizar o processo de troca de assinatura dos equipamentos SAT / MFE.

Caso já conheça o processo de atualização de versão do Servidor e PDVs, poderá executar sem seguir essa parte do manual, mas, lembrando que não poderá deixar de atualizá-los.

     1.1. Atualização Servidor e PDVs

A partir da versão 21.4.0.2 iniciaremos o ciclo para a troca da assinatura dos equipamentos SAT e MFE, é imprescindível que a atualização seja realizada tanto no Servidor quanto nos PDVs para que o processo ocorra normalmente.

     1.1.1 Atualização Servidor versão 21.4.0.2

Servidor Windows:

Verificar se está disponível o pacote de atualização da versão 21.4.0.2 através do AcruxUpdate, clicando com botão direito do mouse e acessando a opção Histórico de atualizações.

O pacote com a versão 21.4.0.2 aparecerá com status de pendente.

...

Após esse procedimento será executado a atualização do servidor de PDVs para versão 21.4.0.2 e mudará o status para Êxito.

Servidor Linux:

Para atualizar o Servidor Linux, basta clicar no botão “Atualizar” Atualizar e seguir os procedimentos.

...

Após atualização do servidor, vamos atualizar os PDVs para versão 21.4.0.2 acessando a interface do servidor através do browser no seguinte menu: 

Atualizações > Processamento de atualizações.

Selecionar a empresa ou PDV que deseja atualizar, marcar os pacotes pendentes e enviar para processamento.

(Observação: se optar por marcar a empresa e enviar, será processado em todos PDVs ao mesmo tempo).

Quando o PDV receber o comando ele processará a atualização.

2. Nova assinatura SAT / MFE

A nova chave para assinatura do SAT e MFE deverá ser gerada e associada aos equipamentos até a data de 31/01/2022.

É extremamente importante que o procedimento deste manual seja realizado antes dessa data, pois, quem não realizar correrá o risco de bloquear os equipamentos.

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2.1.1 Excluindo a assinatura atual

Para a geração da nova assinatura, será necessário excluir a assinatura atual da parametrização dos PDVs seguinte o passo a passo.

Acessar o Servidor de PDVs no menu Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > SAT > Assinatura.

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Abrir o template e apagar a chave da assinatura.

Importante: 

Antes de excluir a assinatura é importante fazer uma cópia da chave da assinatura atual, caso precise retorná-la ao equipamento em caso situação de falha na associação da nova assinatura.

Caso realize Se realizar o procedimento na coluna Geral, ele apagará para todos os PDVs da empresa, então é importante realizar o procedimento diretamente no PDV desejado.

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Para a geração da nova assinatura, será necessário excluir a assinatura atual da parametrização dos PDVs seguinte o passo a passo abaixo.

Acesse o Servidor de PDVs no menu Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > SAT > Assinatura.

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Abra o template, realize uma cópia da chave atual e apague a assinatura.

Image Added

Após apagar a assinatura, clique Com a assinatura apagada, clicar em Aplicar.

Importante:

Pronto! Após apagar a chave da assinatura e aplicar, não enviar configurações ainda para o PDV, seguir para o próximo passo para alteração de outro parâmetro.

2.1.2 Ativando parâmetro para associação de assinatura

Para que a nova assinatura seja associada aos equipamentos SAT e MFE, será necessário alterar o parâmetro Vincular Assinatura para SIM.

Dentro de Acesse Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > SAT > Vincular assinatura, e altere para SIM.

(Lembrando que se alterar na aba Geral será alterado para todos os PDVs ao mesmo tempo).

...

Após alterar o parâmetro acima, clicar clique no botão Salvar.

Após salvar, siga o próximo passo para conferir a geração da nova assinatura e também como enviar para o PDV.

2.1.3 Geração e envio da nova assinatura

Após salvar, sair saia da tela de configuração, e aguardar aguarde por 2 minutos para que o serviço gerará gere a nova assinatura automaticamente para o terminal que estiver com parâmetro vazio, ou, se preferir acelerar o processo, reinicie o Serviço do Servidor de PDV.

...

Para reiniciar o serviço caso queira acelerar a geração da nova assinatura, acesse o Services do Windows e reinicie o Serviço AcruxMonitor Gerenciador de PDVs.

Caso o servidor seja Linux, clique no ícone Reiniciar Serviço.

Exemplo Servidor Linux:

Exemplo Servidor Windows:

Após aguardar pelos 2 minutos ou após o reinício do serviço, acessar acesse novamente as configurações : Configurações de PDVs > DF-e > SAT e certificar certifique-se que a nova assinatura foi gerada.

Nova Exemplo nova assinatura:

Conferido Agora iremos enviar a nova assinatura, vamos enviar a nova assinatura, e realizar a alteração do parâmetro de associação para o PDV  e reiniciar reiniciaremos o PDV para que realize realizar o processo de vinculação.

Acessar Acesse o Menu Comunicações > Comandos para PDVs.

Marcar Marque o PDV desejado, enviar os comandos de configurações  e reiniciarclique em Enviar configurações para o PDV   e clique em Reiniciar PDV, conforme imagem abaixo.

Pronto, o PDV receberá as configurações e reiniciará.

Agora seguir para o próximo passo para checar a associação da nova assinatura no equipamento SAT / MFE.

3. Associação da nova assinatura no SAT / MFE

Esse será o processo para associação da nova assinatura aos equipamentos de SAT e MFE.

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A associação da nova assinatura ao equipamento ocorrerá após reinício do PDV, conforme comando enviado pelo Servidor de PDVs.

Após o reinício, vamos checar confira se a nova assinatura foi associada com sucesso ao equipamento.

Importante saber que o PDV vai irá enviar a nova chave da assinatura para o equipamento e para a associação o próprio equipamento do SAT / MFE fará a comunicação com a Sefaz SEFAZ para registrar a nova assinatura.

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Se foi associado com sucesso, será exibido a mensagem:

Também poderá checar Se desejar, confira os Logs abaixo para conferir se a associação ocorreu com sucesso ou não. 

Acessar Acesse a pasta e checar confira o  o log.

Exemplo PDV Windows:

Acesse acessar a pasta \C5Client\AcruxPDV\log\aplicacao e editar edite o arquivo appcfe_201021.log

O nome do arquivo irá variar de acordo com a data do movimento, ou seja, ele sempre virá nomeado com a data atual do dia que realizar o procedimento.

Editar Edite o arquivo e conferir se confira se foi associado com sucesso.

Exemplo PDV Linux:

Acesse acessar o mesmo caminho, porém através da ferramenta WinSCP:

Editar Edite o arquivo e conferir confera se foi associado com sucesso.

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Após verificar o log e certificar que foi associado com sucesso, poderá realizar realize uma venda teste caso necessário.

Para os clientes que utilizam emissão de NFCeNFC-e, deverá de alguma forma tirar o acesso do PDV à internet para forçar a emissão em contingência pelo SAT, ou, poderá realizar a consulta do status operacional do SAT após associação.

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Consulta status operacional SAT

4. Problemas com a associação

Como o procedimento é algo que também depende de vários fatores, como internet, ambiente da Sefaz SEFAZ entre outros, podem ocorrer eventuais falhas na associação da assinatura.

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Caso ocorra falha na associação da nova assinatura, será gravado no log o motivo.

4.1.1 Possíveis causas

  • Instabilidade nos Servidores da

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  • SEFAZ.
  • PDV sem conexão com a internet.
  • Instabilidade na internet.
  • PDV desatualizado.

4.1.2 Como resolver

Em caso de instabilidade no Servidores da SefazSEFAZ, aguardar alguns minutos, fechar e abrir a aplicação do PDV e conferir o Log.

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Para voltar a assinatura anterior, basta realizar realize novamente o procedimento do passo 2, porém, deverá copiar copie manualmente a chave da assinatura antiga para dentro do template e alterar altere um novo parâmetro indicando que usa o sistema Consinco.

Realizar Realize o procedimento 2.1.2, alterar altere o novo parâmetro (imagem abaixo), salvar salve e enviar envie os comandos de nas opções  Enviar Configurações e Reiniciar o PDV.

Para realizar o primeiro passo para geração da nova assinatura, não será necessário indicar qual o sistema, pois o parâmetro em branco o serviço por padrão irá gerar para o sistema TotvsTTOTVS.

Exemplo para Enviar os comandos abaixo para o PDV.


5. Riscos

Em todas as mudanças temos algum tipo de risco, porém, nesse procedimento os riscos são mínimos e as possíveis causas estão listadas no passo 4.1.2 que orienta como proceder em caso de falha na associação da nova assinatura.

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O risco maior é não conseguir realizar a associação da assinatura conforme listado acima, porém, o risco de parar de funcionar o SAT / MFE acaba sendo mínimo, pois o sistema permite você voltar à assinatura anterior em último caso.

Mas, teremos um prazo para que essa troca precisa acontecer e aconteça e, caso não ocorra dentro do prazo, poderá resultar na parada no equipamento, por isso é importante realizar os procedimentos dentro do prazo estabelecido.

     5.1.1 Instabilidade na SefazSEFAZ

A possível instabilidade dos servidores da Sefaz SEFAZ listado como um possível problema no item 4, não representa um grande risco, porque geralmente logo as conexões estabilizam, mas, como citado acima, se deixar para realizar o procedimento no último dia do prazo estabelecido e a Sefaz SEFAZ estiver instável ou fora, corre o risco de virar a data e a assinatura Consinco está estará desativada e o equipamento ainda não associado a nova.

     5.1.2 Falta de comunicação com a SefazSEFAZ

A falta de comunicação com a Sefaz SEFAZ está ligada a instabilidade da própria ou até mesmo em sua rede de internet e também não representa um grande risco, mas como citado no item 5.1.1, se o procedimento estiver sendo realizado no último dia do prazo, correrá o mesmo risco.

...

A instabilidade ou falta de internet nos PDVs, também não representa um grande risco, mas como citado no item 5.1.1, se o procedimento estiver sendo realizado no último dia do prazo e ficar sem internet, correrá o mesmo risco de paralisação do equipamento se virar a data.

     5.1.4 Sistema desatualizado

Como objetivo desse material é orientar na realização do procedimento, os primeiros passos listados no item 1, são imprescindíveis para que ocorra normalmente, então caso não realize a atualização do Servidor e PDVs para versão 21.4.0.2 ou superior e o prazo para troca terminar, correrá o risco da parada dos equipamentos.

     5.1.5 Associação Sefaz Ceará (CE)

Esse procedimento é exclusivo para o estado do Ceará e é será realizado pela equipe interna Interna de Produtos da Totvs TOTVS Varejo Supermercados.

Em caso de falha na associação da nova assinatura onde for exibido a mensagem AssociarAssinatura Associar Assinatura Falha na associação da assinatura AC SAT, retorno 13004 Rejeição: CNPJ da Software House + CNPJ do emitente assinado no campo signAC difere do informado no campo CNPJvalue, indica que procedimento de associação da nova chave de assinatura não foi realizado no site da SefazSEFAZ, pois, esse procedimento deve ser realizado com antes de realizar o procedimento deste manual. Entrar Neste caso, entrar em contato com a equipe Totvs TOTVS Varejo Supermercados.

03. TELA 

Outras Ações / Ações relacionadas

Não se aplica.

04. TELA

Principais Campos e Parâmetros

Não se aplica.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • Não se aplica.