Os registros M100: Crédito de PIS/Pasep Relativo ao Período e M500: Crédito de Cofins Relativo Ao Período do arquivo do SPED Contribuições têm por finalidade realizar a consolidação do crédito relativo à contribuição para o PIS/PASEP e Cofins apurado no período.
Entende-se como crédito o valor de imposto que foi pago na compra de mercadorias nas operações de entradas e que podem ser usados para compensação dos valores a serem pagos, apurado sobre as receitas de vendas nas operações de saídas, no mesmo período.
Desse modo, serão gerados um registro M100/M500 específico para cada grupo de tipo de crédito apurado no período, os grupos por tipos de crédito atualmente vigentes são: crédito vinculados à receita tributada (Grupo 100), vinculados à receita não tributada (Grupo 200) e vinculados à exportação (Grupo 300), conforme a Tabela de tipos de créditos “Tabela 4.3.6”, bem como para créditos de operações próprias e créditos transferidos por eventos de sucessão.
Na Para a geração do bloco M, registros M100 para PIS e M500 para COFINS, será considerado a existência das seguintes CSTs de Entradas para geração conforme os grupos de crédito, conforme abaixo: /M500, o lançamento do crédito por grupo de tipo de crédito será determinado pela CST da entrada. Dessa forma, quando uma mesma CST pertencer à mais de um grupo, o seu valor total será rateado proporcionalmente entre esses grupos, na mesma proporção em cada tipo de receita corresponde em % sobre o total das receitas das operações de saídas. Alguns CSTs que fazem o rateio de seu valor entre mais de um grupo de tipo de crédito são: CST 53, 54, 55, 56 e 63.
Atualmente em nosso sistema Fiscal, as CSTs abaixo são responsáveis por gerar valores conforme os grupos:
CSTs 50, CSTs 53, 54, 56, 63, serão geradores de grupo 100 - CÓDIGOS VINCULADOS À RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO
CSTs 53, 55, 56, 63, serão geradores de grupo 200 - CÓDIGOS VINCULADOS À RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO
CSTs 54, 55, 56 serão geradores de grupo 300 - CÓDIGOS VINCULADOS À RECEITA DE EXPORTAÇÃO
Dessa forma, os valores totais dos créditos acima mencionados serão rateados proporcionalmente conforme o % daquele tipo de receita sobre o total das receitas do período, sendo rateado nesse mesmo proporcional para os grupos acima conforme CST.
Veja exemplo de rateio proporcional dos créditos das entradas pelas saídas tributadas e não tributadas aqui.
TABELAS PARA CONSULTA - CÓDIGO DE TIPO DE CRÉDITO E CST
O CST (Código de Situação Tributária) é o código que indica a situação tributária do produto e pode ser consultada nas Tabelas: 4.3.3 - Tabela Código da Situação Tributária Referente ao PIS/Pasep e Tabela 4.3.4 - Tabela Código da Situação Tributária Referente à Cofins no site do SPED da RFB.
Os grupos de Crédito existentes atualizados a serem utilizados para rateio no bloco M podem ser consultados na tabela 4.3.6 Tabela Código de Tipo de Créditono site do SPED da RFB.
...
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Tabela CST PIS COFINS | Tabela 4.3.3 - Tabela Código da Situação Tributária Referente ao PIS/Pasep – CST-PIS - Versão 1.0.0 |
Tabela Tipo de Crédito | Tabela 4.3.6 - Tabela Código de Tipo de Crédito - Versão 1.0.1 |
Exemplo Rateio proporcional dos créditos pelas saídas | Registros M100/M500 - Rateio proporcional dos créditos - Documento de Apoio |
Conferência da apuração nos registros M100/M500 | Registros M100/M500 – Conferência valores da apuração do arquivo do SPED Contribuições - Documento de Apoio |
...
Principais Campos e Parâmetros
Não há.
Não há.