GERAÇÃO DAS MOVIMENTAÇÕES Caso o parâmetro GERAMOVAPURCOMPETENCIA (Parâmetro 4728 - Gerar movimentações na apuração de verbas conforme competência do faturamento) esteja marcado como N, manter o comportamento atual da rotina, que basicamente é gerar todas as movimentações baseados no SYSDATE.
Se marcado como S, seguir o comportamento descrito abaixo: COMPORTAMENTO GENÉRICO: - O insert da tabela PCAPLICVERBAI, sempre será realizado com base na data do faturamento do pedido, visto que nessa tabela registra a movimentação de aplicação do item.
- A atualização da tabela PCVERBA quando apuração parcial, não terá atualização de data, visto que a verba se mantém com a data de criação
APURAÇÃO PARCIAL - Dentro do mesmo mês Ao realizar apuração parcial, a geração da movimentação se dará da seguinte forma: PCAPLICVERBA: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração (SYSDATE). PCMOVCRFOR: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração (SYSDATE). PCLANC: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração (SYSDATE).
APURAÇÃO PARCIAL - Com faturamento em competências /meses diferentes Ao realizar apuração parcial contendo faturamento em meses diferentes, a geração da movimentação se dará da seguinte forma: Neste cenário, os pedidos serão separados por grupos de competência. Como exemplo, vamos pensar em uma vigência de dois meses e será feito apuração parcial no segundo mês, que irá contemplar pedidos do primeiro e segundo mês para apuração parcial, visto que ainda não está finalizado o período de vigência. Neste contexto teremos dois grupos de competência, sendo assim a movimentação deverá ser gerada da seguinte forma: PCAPLICVERBA: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo. PCMOVCRFOR: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo. PCLANC: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo.
Cenários de apuração/fechamento da verba após o termino da vigência CENÁRIO 1: Pedidos digitados e faturados dentro do período de vigência da verba. PCAPLICVERBA: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos. PCMOVCRFOR: Gerar novo registro com o valor da apuração total ou restante, caso tenha sido realizado apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos. PCLANC: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos.
CENÁRIO 2: Pedidos digitados dentro da vigência e faturados fora do período de vigência da verba. Neste cenário, os pedidos serão separados em dois grupos. O primeiro grupo será o descrito no cenário 1, onde os pedidos foram digitados e faturados dentro da vigência. O segundo grupo será os pedidos digitados na vigência e faturados fora da vigência. PCAPLICVERBA: Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência. PCMOVCRFOR: Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência. PCLANC: Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência.
Obs.: No exemplo do cenário 2, foi citado processo contendo dois grupos, porém se a vigência for acima de dois meses, o número de grupos pode aumentar, onde será sempre levado em consideração para montagem dos grupos a competência por mês de faturamento.
|