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...

Informações
titleIMPORTANTE

O processo de Comprovante de Entrega (Manual) deve estar previamente funcional, pois a integração utiliza-se das tabelas pré-existentes, executando a atualização (criação de campos novos).

O processo de integração com Checklist ocorre somente em viagens de entrega.

...

  1.  Habilite a integração por meio do parâmetro MV_TMAPCKL, alterando o seu valor para .T. (true=habilitado), conforme explicado na seção 02.CONFIGURAÇÕES. A integração pode ocorrer em dois momentos distintos e depende da configuração do parâmetro MV_TMINTEV mencionado na seção 02.CONFIGURAÇÕESsendo: 1 - no  Fechamento da Viagem ou 2 - na Saída de Filial.

  2.  Certifique-se que o parâmetro MV_OCORENT está configurado com o código de Ocorrência do tipo Encerra processo e que a ocorrência também esteja configurada para gerar Comprovante de Entrega, campos Comp .Entrega DT2_CMPENT = '1' e Tipo DT2_TIPOCO='01'. Além disso a Categoria da ocorrência DT2_CATOCO =  deverá ser "1 - Por Documento".
  3. Deverá existir ao menos um cadastro de motorista que esteja integrado ao Checklist, para isto na rotina Cadastro de Motoristas (OMSA040), acessar a aba "Outros" e no campo Login App (DA4_APPLOG) vincular o ID de integração com Checklist.
  4. Acessar Atualizações > Ocorrências > Configurações CheckList (TMSAC10), deverá ser incluído o cadastro de configuração para uso no app Meu Checklist - neste cadastro serão informados dados como filial para integração, URL's responsáveis pela conexão da integração, usuário e senha autorizados a validar e alterar dados no Portal Checklist, entre outras informações.

Configuração Appserver.ini

  • O arquivo appserver.ini deve conter as chaves abaixo:

Na sessão [Environment] :

...

  1.  

Informações
titleIMPORTANTE

O motorista deverá estar integrado ao Portal do Checklist com perfil executor para que a integração ocorra corretamente.

Deverá existir na configuração do Portal do Checklist um roteiro/script denominado "Data_Entrega" o TMS Protheus não irá enviar o cadastro do roteiro para que o aplicativo crie automaticamente, essa inserção deve ser manual.

Segue abaixo demonstração:

  1. Acessar a opção "Roteiro" no Portal do Checklist:
    1.1 Inserir novo roteiro;
    1.2 Após inserção é possível visualizar as versões incluídas, no ícone à direita da imagem:
    1.3 É importante que o status do roteiro incluído esteja "Publicado" para o correto funcionamento.
    Image Added


  2. As perguntas do roteiro Data_Entrega devem ser configuradas conforme à seguir:
    Image Added


4. Acessar Atualizações > Ocorrências > Configurações CheckList (TMSAC10), deverá ser incluído o cadastro de configuração para uso no app Meu Checklist - neste cadastro serão informados dados como filial para integração, URL's responsáveis pela conexão da integração, usuário e senha autorizados a validar e alterar dados no Portal Checklist, entre outras informações.

Configuração Appserver.ini

O arquivo appserver.ini deve conter as chaves abaixo:

Na sessão [Environment] :

MemoMega>1
TopMemoMega=2

Aviso
titleImportante

Existe uma Tag no arquivo Appserver.ini do Protheus denominada MaxStringSize. Esta Tag determina o tamanho máximo de uma variável do tipo character em megabytes. Assim quando esta Tag estiver configurada com "MaxStringSize = 10", por exemplo, o Protheus aceitará variáveis de no máximo 10 megabytes. Dependendo da configuração do aparelho mobile que irá registrar o checklist e sua evidência (foto), esta variável pode exceder seu tamanho causando erro fatal no sistema. Sendo assim, é necessário que se ajuste a configuração no aparelho mobile, do tamanho da foto que será registrada. Para isso acesse as configurações do aplicativo de foto de seu aparelho mobile, ajustando para um tamanho inferior ao da Tag MaxStringSize de seu  Appserver.ini.

No caso de Envio de Imagem com Tamanho Incorreto:

Quando for detectado que houve o envio de imagem com tamanho incorreto (falha na configuração do tamanho da imagem) será necessário seguir os seguintes procedimentos para devida correção e para que o processo de integração não fique "travado", pois uma vez encaminhada imagem/foto com tamanho superior ao configurado no Appserver.ini , todos os demais Checklists encaminhados posteriormente na integração não serão atualizados no TMS Protheus até que a configuração seja corrigida.

Passo à passo:

  1. Ajustar a configuração no Appserver.ini e no aparelho mobile (devem estar configurados com o mesmo tamanho de qualidade de imagem);
  2. Deverá ser acessado o Portal Meu Checklist e localizado no histórico a integração efetuada com imagem com tamanho superior ao configurado no Appserver.ini - esse registro deverá ser excluído.


Além disso segue abaixo exemplo de configuração REST que deverá ser configurada:

[ONSTART]
JOBS=FW_MANAGER,FW_QUEUE,REST_JOB

[FW_MANAGER]
MAIN=FWSCHDMANAG

  • Além disso segue abaixo exemplo de configuração REST que deverá ser configurada:

[ONSTART]
JOBS=FW_MANAGER,FW_QUEUE,REST_JOB

[FW_MANAGER]
MAIN=FWSCHDMANAG
ENVIRONMENT=P1227

[FW_QUEUE]
MAIN=FWSCHDQUEUE
ENVIRONMENT=P1227

...

[HTTPV11]
ENABLE=1
Sockets=HTTPREST
MAXSTRINGSIZE=500

[HTTPREST]
Port=1225
SECURITY=0
URIs=HTTPURI1
IPsBind=

[HTTPURI1]
URL=/rest
PrepareIn=T1,M SP 01
Instances=1,2
ENVIRONMENT=P1227
CORSEnable=1
AllowOrigin=*                                                                                                 

[WebApp/webapp]
MPP=

Obs.: Os exemplos acima contém apenas os valores referentes a integração com Checklist.

Para melhor aproveitamento e em caso de dúvidas recomendamos a leitura da documentação sobre REST.

Processo Básico de Viagem no Protheus

1. Inclusão de Documentos

a.  Inclua um Documento de Entrada via menu Atualizações > Recebimento > Documento Entrada Clientes.

b.  Calcule o Frete para gerar um ou mais documentos de CT-e.

c.  Transmita o CT-e e aguarde a autorização pela SEFAZ;

2. Inclusão da Viagem

a.  Inclua uma viagem do tipo entrega por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b.  Clique em Incluir para abrir a tela de Cadastro de Viagem.

c.  Informe a rota que será utilizada.

d.  Clique em Outras Ações > Comp. via. para informar o(s) veículo(s) por meio da tela de Complemento da Viagem.

e.  Ainda na tela de Complemento da Viagem, clique em Outras Ações > Mot. Viag. para informar o motorista da viagem. Neste passo é importante incluir um motorista que esteja integrado ao processo do Checklist, conforme explicado na seção Configuração Inicial.

f.  Confirme a tela de Motorista, clicando em Salvar.

g.  Confirme a tela Complemento da Viagem, clicando em Salvar.

h.  Na tela da viagem, inclua os documentos que serão entregues por meio do grid. Pode ser utilizada a lupa pressionando a tecla F3, ao selecionar o campo Fil. Docto. Isso fará com que seja exibida a tela de seleção de documentos de transportes. Selecione os documentos que serão carregados na viagem.

i.  Com os documentos informados na viagem, clique em Salvar para confirmar os dados e gerar a viagem no sistema.

j. O processo de integração ocorrerá de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV,  onde quando configurado como 1 a integração ocorrerá no Fechamento da Viagem sendo detalhada no item 3. abaixo, já quando o parâmetro estiver configurado como 2 a integração ocorrerá no Saída da Viagem sendo detalhada no item 4. abaixo:

...

[HTTPREST]
Port=1225
SECURITY=0
URIs=HTTPURI1
IPsBind=

[HTTPURI1]
URL=/rest
PrepareIn=T1,M SP 01
Instances=1,2
ENVIRONMENT=P1227
CORSEnable=1
AllowOrigin=*                                                                                                 

[WebApp/webapp]
MPP=

Obs.: Os exemplos acima contém apenas os valores referentes a integração com Checklist.

Para melhor aproveitamento e em caso de dúvidas recomendamos a leitura da documentação sobre REST.


Aviso
titleAlerta de risco

Fique atento ao utilizar o parâmetro de configuração com a chave Security=0, pois isso fará com que as integrações (APIs) não exijam autenticação, consequentemente dados do seu ambiente poderão ser consultados sem qualquer controle de autorização.

Processo Básico de Viagem no Protheus

1. Inclusão de Documentos

a.  Inclua um Documento de Entrada via menu Atualizações > Recebimento > Documento Entrada Clientes.

b.  Calcule o Frete para gerar um ou mais documentos de CT-e.

c.  Transmita o CT-e e aguarde a autorização pela SEFAZ;

2. Inclusão da Viagem

a.  Inclua uma viagem do tipo entrega por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b.  Clique em Incluir para abrir a tela de Cadastro de Viagem.

c.  Informe a rota que será utilizada.

d.  Clique em Outras Ações > Comp. via. para informar o(s) veículo(s) por meio da tela de Complemento da Viagem.

e.  Ainda na tela de Complemento da Viagem, clique em Outras Ações > Mot. Viag. para informar o motorista da viagem. Neste passo é importante incluir um motorista que esteja integrado ao processo do Checklist, conforme explicado na seção Configuração Inicial.

f.  Confirme a tela de Motorista, clicando em Salvar.

g.  Confirme a tela Complemento da Viagem, clicando em Salvar.

h.  Na tela da viagem, inclua os documentos que serão entregues por meio do grid. Pode ser utilizada a lupa pressionando a tecla F3, ao selecionar o campo Fil. Docto. Isso fará com que seja exibida a tela de seleção de documentos de transportes. Selecione os documentos que serão carregados na viagem.

i.  Com os documentos informados na viagem, clique em Salvar para confirmar os dados e gerar a viagem no sistema.

j. O processo de integração ocorrerá de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV,  onde quando configurado como 1 a integração ocorrerá no Fechamento da Viagem sendo detalhada no item 3. abaixo, já quando o parâmetro estiver configurado como 2 a integração ocorrerá no Saída da Viagem sendo detalhada no item 4. abaixo:

3. Fechamento da Viagem e Integração Com My Checklist 

a.  Quando MV_TMINTEV = 1-Fechamento da Viagem.

b.  Posicione sobre a viagem incluída e acesse o menu Outras Ações > Manutenção > Fechamento > Fechar. Na tela de confirmação, clique em OK.

c.  Neste momento será realizado o fechamento da viagem e, estando configurado a integração com o My Checklist, será realizado a inclusão de registros na tabela   DLY - Evento do Comprovante de Entrega para cada documento de CT-e.

d.  Após a inclusão dos registros na tabela DLY - Eventos do Comprovante de Entrega será realizada a tentativa de integração com o My Checklist.

e.  A integração será disparada para cada documento, uma vez que cada checklist representa um CT-e que será enviado para o App Mobile do Checklist.

f. Será apresentado alerta informando que a integração ocorreu com sucesso, listando os documentos que foram integrados.

4.  Saída da Viagem e Integração Com My Checklist

a.  Quando MV_TMINTEV = 12-Fechamento Saída da Viagem.

b.  Posicione sobre a viagem incluída e acesse o menu Outras Ações > Manutenção > Fechamento > FecharManutenção > Operações. 

cNa tela de confirmação, clique em OK. Apontamento de Operações, selecione a operação de Saída de Viagem e clique em Apontar.

d.  Informe os campos de Dt. Início/Hr .Início e Dt. Realizada/Hr. Realizada.

e.  Clique em Confirmar para registrar o apontamento de Saída.

f.  Após a confirmação do apontamento será realizada a tentativa de c.  Neste momento será realizado o fechamento da viagem e, estando configurado a integração com o My Checklist, será realizado ocorrendo primeiro a inclusão de registros na tabela   DLY DLY - Evento do Comprovante de Entrega para cada documento de CT-e.d.  Após a inclusão dos registros na tabela DLY - Eventos do Comprovante de Entrega será realizada a tentativa de integração com

g.  Em seguida, as informações do CT-e serão enviadas para o My Checklist;.

eh.  A integração será disparada para cada documento, uma vez que cada checklist representa um CT-e que será enviado para o App Mobile do Checklist.

fi. Será    Será apresentado alerta informando que a integração ocorreu com sucesso, listando os documentos que foram integrados.

4.  Saída da Viagem e Integração Com My Checklist

a.  Quando MV_TMINTEV = 2-Saída da Viagem.

b.  Posicione sobre a viagem incluída e acesse o menu Outras Ações > Manutenção > Operações. 

c.  Na tela de Apontamento de Operações, selecione a operação de Saída de Viagem e clique em Apontar.

d.  Informe os campos de Dt. Início/Hr .Início e Dt. Realizada/Hr. Realizada.

e.  Clique em Confirmar para registrar o apontamento de Saída.

f.  Após a confirmação do apontamento será realizada a tentativa de integração com o My Checklist, ocorrendo primeiro a inclusão de registros na tabela DLY - Evento do Comprovante de Entrega para cada documento de CT-e.

g.  Em seguida, as informações do CT-e serão enviadas para o My Checklist;.

h.  A integração será disparada para cada documento, uma vez que cada checklist representa um CT-e que será enviado para o App Mobile do Checklist.

i.   Será apresentado alerta informando que a integração ocorreu com sucesso, listando os documentos que foram integrados.

5. Atualização dos Dados do Comprovante de Entrega Via JOB

a.  A sincronização dos dados via Job é realizada ao configurar a rotina TMSAE81B - Sincronizador Checklist x Comprovante de Entrega via módulo Configurador (SIGACFG).

b.  Uma vez no módulo Configurador, acesse a interface do Schedule pelo caminho Ambiente > Schedule > Schedule.

c.  Siga os passos descritos na seção 02.CONFIGURAÇÕES > Schedule.

d.  O Job se encarrega de realizar as seguintes tarefas: 

i.  Lista os registros da tabela DLY - Eventos do Comprovante de Entrega com o status=0-Integrado, verificando se existem apontamentos realizados via App My Checklist;

ii.  Efetua a integração com o Checklist, caso não tenha ocorrido a integração no momento da fechamento da viagem ou na saída de viagem de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV.

iii. Efetua o apontamento de ocorrências de entrega no Módulo TOTVS Logística TMS e por fim atualiza as informações de recebedor, documento e imagem da tabela DLY Evento do Comprovante de Entrega para cada documento de CT-e.

Processo Transbordo de Viagem no Protheus

A viagem de Socorro é utilizada para o trânsito de veículos sem carga, para situações de veículos quebrados ou na necessidade de transbordo, por exemplo.

Desta forma, no processo de viagem de transbordo quando há a integração com o Checklist, os passos 1 à 5 listados acima deverão ter sido executados previamente, entende-se que a viagem esteja com status "Em trânsito".

Neste cenário:

a. Deve existir previamente uma ocorrência cadastrada do tipo 08 - Transferência de Viagem com categoria "Por documento";

b. Mais de um cadastro de motorista vinculado ao Checklist;

1. Viagem de transbordo - entregas parciais realizadas

Supondo neste cenário a existência de uma viagem inicial integrada com processo de Checklist, onde o carregamento inicial de 5 documentos (CTe's) e no trajeto seguido ocorreram 3 entregas com sucesso, restando a assim a execução de 2 entregas para o motorista vinculado ao Checklist;

a. Inclua uma viagem do tipo Socorro por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b. Informe a rota que será utilizada.

c.  Clique em Outras Ações > Comp. via. para informar o(s) veículo(s) por meio da tela de Complemento da Viagem.

d. Ainda na tela de Complemento da Viagem, clique em Outras Ações > Mot. Viag. para informar o motorista da viagem. Neste passo é importante incluir um motorista que esteja integrado ao processo do Checklist e diferente do motorista da primeira viagem.

e. Confirme a tela de Motorista, clicando em Salvar.

f. Confirme a tela Complemento da Viagem, clicando em Salvar.

g. Retorne e posicione a viagem inicial, que continha inicialmente 5 documentos para entrega, Outras Ações > Manutenção > Reg. de Ocorrência realize o apontamento da ocorrência do tipo 08 - Transferência de Viagem para os documentos não entregues, informando a nova viagem de socorro que executará o processo de entrega dos documentos faltantes.

h. Estes documentos não ficarão pendentes para o motorista da primeira viagem na integração Checklist, sendo assim cancelados no Portal de Integração.

i. Retornando a viagem de socorro, estará com status "em aberto" e com os documentos não entregues adicionados a viagem.

j. O processo de integração ocorrerá de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV,  onde quando configurado como 1 a integração ocorrerá no Fechamento da Viagem sendo detalhada no item 3. acima, já quando o parâmetro estiver configurado como 2 a integração ocorrerá no Saída da Viagem, sendo detalhada no item 4. acima.

k. Neste cenário, os documentos constantes na viagem de socorro passarão a constar no Portal e no App Mobile do Checklist vinculados ao segundo motorista e veículo (registrados no complemento da viagem de socorro).

2. Viagem de transbordo - entregas não realizadas

Supondo neste cenário a existência de uma viagem inicial integrada com processo de Checklist, onde o carregamento inicial de 5 documentos (CTe's), no trajeto seguido ocorre a quebra do veículo (viagem inicial) sendo neste cenário nenhuma entrega realizada com sucesso.

a. Inclua uma viagem do tipo Socorro por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b. Informe a rota que será utilizada.

c.  Clique em Outras Ações > Comp. via. para informar o(s) veículo(s) por meio da tela de Complemento da Viagem.

d. Ainda na tela de Complemento da Viagem, clique em Outras Ações > Mot. Viag. para informar o motorista da viagem. Neste passo é importante incluir um motorista que esteja integrado ao processo do Checklist e diferente do motorista da primeira viagem.

e. Confirme a tela de Motorista, clicando em Salvar.

f. Confirme a tela Complemento da Viagem, clicando em Salvar.

g. Retorne e posicione a viagem inicial, que continha inicialmente 5 documentos para entrega, Outras Ações > Manutenção > Reg. de Ocorrência realize o apontamento da ocorrência do tipo 08 - Transferência de Viagem para os documentos não entregues (neste cenário, todos os documentos da viagem).

h. Estes documentos não ficarão pendentes para o motorista da primeira viagem na integração Checklist, sendo assim cancelados no Portal de Integração.

i. Retornando a viagem de socorro, estará com status "em aberto" e com os documentos não entregues adicionados a viagem.

...

5. Atualização dos Dados do Comprovante de Entrega Via JOB

a.  A sincronização dos dados via Job é realizada ao configurar a rotina TMSAE81B - Sincronizador Checklist x Comprovante de Entrega via módulo Configurador (SIGACFG).

b.  Uma vez no módulo Configurador, acesse a interface do Schedule pelo caminho Ambiente > Schedule > Schedule.

c.  Siga os passos descritos na seção 02.CONFIGURAÇÕES > Schedule.

d.  O Job se encarrega de realizar as seguintes tarefas: 

i.  Lista os registros da tabela DLY - Eventos do Comprovante de Entrega com o status=0-Integrado, verificando se existem apontamentos realizados via App My Checklist;

ii.  Efetua a integração com o Checklist, caso não tenha ocorrido a integração no momento da fechamento da viagem ou na saída de viagem de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV.

iii. Efetua o apontamento de ocorrências de entrega no Módulo TOTVS Logística TMS e por fim atualiza as informações de recebedor, documento e imagem da tabela DLY Evento do Comprovante de Entrega para cada documento de CT-e.

Processo Transbordo de Viagem no Protheus

A viagem de Socorro é utilizada para o trânsito de veículos sem carga, para situações de veículos quebrados ou na necessidade de transbordo, por exemplo.

Desta forma, no processo de viagem de transbordo quando há a integração com o Checklist, os passos 1 à 5 listados acima deverão ter sido executados previamente, entende-se que a viagem esteja com status "Em trânsito".

Neste cenário:

a. Deve existir previamente uma ocorrência cadastrada do tipo 08 - Transferência de Viagem com categoria "Por documento";

b. Mais de um cadastro de motorista vinculado ao Checklist;

1. Viagem de transbordo - entregas parciais realizadas

Supondo neste cenário a existência de uma viagem inicial integrada com processo de Checklist, onde o carregamento inicial de 5 documentos (CTe's) e no trajeto seguido ocorreram 3 entregas com sucesso, restando a assim a execução de 2 entregas para o motorista vinculado ao Checklist;

a. Inclua uma viagem do tipo Socorro por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b. Informe a rota que será utilizada.

c.  Clique em Outras Ações > Comp. via. para informar o(s) veículo(s) por meio da tela de Complemento da Viagem.

d. Ainda na tela de Complemento da Viagem, clique em Outras Ações > Mot. Viag. para informar o motorista da viagem. Neste passo é importante incluir um motorista que esteja integrado ao processo do Checklist e diferente do motorista da primeira viagem.

e. Confirme a tela de Motorista, clicando em Salvar.

f. Confirme a tela Complemento da Viagem, clicando em Salvar.

g. Retorne e posicione a viagem inicial, que continha inicialmente 5 documentos para entrega, Outras Ações > Manutenção > Reg. de Ocorrência realize o apontamento da ocorrência do tipo 08 - Transferência de Viagem para os documentos não entregues, informando a nova viagem de socorro que executará o processo de entrega dos documentos faltantes.

h. Estes documentos não ficarão pendentes para o motorista da primeira viagem na integração Checklist, sendo assim cancelados no Portal de Integração.

i. Retornando a viagem de socorro, estará com status "em aberto" e com os documentos não entregues adicionados a viagem.

j. O processo de integração ocorrerá de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV,  onde quando configurado como 1 a integração ocorrerá no Fechamento da Viagem sendo detalhada no item 3. acima, já quando o parâmetro estiver configurado como 2 a integração ocorrerá no Saída da Viagem, sendo detalhada no item 4. acima.

k. Neste cenário, os documentos constantes na viagem de socorro passarão a constar no Portal e no App Mobile do Checklist vinculados ao segundo motorista e veículo (registrados no complemento da viagem de socorro).

2. Viagem de transbordo - entregas não realizadas

Supondo neste cenário a existência de uma viagem inicial integrada com processo de Checklist, onde o carregamento inicial de 5 documentos (CTe's), no trajeto seguido ocorre a quebra do veículo (viagem inicial) sendo neste cenário nenhuma entrega realizada com sucesso.

a. Inclua uma viagem do tipo Socorro por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b. Informe a rota que será utilizada.

c.  Clique em Outras Ações > Comp. via. para informar o(s) veículo(s) por meio da tela de Complemento da Viagem.

d. Ainda na tela de Complemento da Viagem, clique em Outras Ações > Mot. Viag. para informar o motorista da viagem. Neste passo é importante incluir um motorista que esteja integrado ao processo do Checklist e diferente do motorista da primeira viagem.

e. Confirme a tela de Motorista, clicando em Salvar.

f. Confirme a tela Complemento da Viagem, clicando em Salvar.

g. Retorne e posicione a viagem inicial, que continha inicialmente 5 documentos para entrega, Outras Ações > Manutenção > Reg. de Ocorrência realize o apontamento da ocorrência do tipo 08 - Transferência de Viagem para os documentos não entregues (neste cenário, todos os documentos da viagem).

h. Estes documentos não ficarão pendentes para o motorista da primeira viagem na integração Checklist, sendo assim cancelados no Portal de Integração.

i. Retornando a viagem de socorro, estará com status "em aberto" e com os documentos não entregues adicionados a viagem.

j. O processo de integração ocorrerá de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV,  onde quando configurado como 1 a integração ocorrerá no Fechamento da Viagem sendo detalhada no item 3. acima, já quando o parâmetro estiver configurado como 2 a integração ocorrerá no Saída da Viagem, sendo detalhada no item 4. acima.

k. Neste cenário, os documentos constantes na viagem de socorro passarão a constar no Portal e no App Mobile do Checklist vinculados ao segundo motorista e veículo (registrados no complemento da viagem de socorro).

Informações
titleIMPORTANTE

Se a viagem de socorro possuir o status "Em trânsito" o envio do Checklist dos documentos ainda não entregues para o motorista da nova viagem se dará no momento do apontamento da ocorrência do tipo 08 - Transferência de viagem, já que a viagem do tipo socorro não mais possuirá o processo de fechamento ou o apontamento da operação de saída.

Processo Estorno de Viagem no Protheus

O processo de estorno de viagem quando há a integração com o Checklist  é o mesmo processo quando não há a integração ativa.

Desta forma, a única diferença é: quando ocorre o estorno do processo do fechamento da viagem ou da operação de saída, os documentos constantes na viagem são cancelados no Portal e no App Mobile do Checklist, passando assim a ficar aptos para inclusão em novo Checklist.

Importante: o cancelamento no Portal e no App Mobile do Checklist, também segue o critério da configuração do parâmetro MV_TMINTEV,  onde quando configurado como

...

 1 o cancelamento ocorrerá no Fechamento da

...

Viagem, já quando o parâmetro estiver configurado como 2

...

 o cancelamento ocorrerá no Saída da Viagem.

Caso a configuração do parâmetro MV_TMINTEV = 1:

a. Posicione sobre uma viagem com o status "fechada" por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b. Clique em Outras Ações > Manutenção > Fechamento > Estornar

c. O status da viagem passará para em "aberto", documentos integrados no Portal ficarão com status "cancelado" , sendo detalhada no item 4. acima.k. Neste cenário, os documentos constantes na viagem de socorro passarão a constar no Portal e no App Mobile do Checklist vinculados ao segundo motorista e veículo (registrados no complemento da viagem de socorro).

Informações
titleImportante:

Se a viagem de socorro possuir o status "Em trânsito" o envio do Checklist dos documentos ainda não entregues para o motorista da nova viagem se dará no momento do apontamento da ocorrência do tipo 08 - Transferência de viagem, já que a viagem do tipo socorro não mais possuirá o processo de fechamento ou o apontamento da operação de saída.

Processo Estorno de Viagem no Protheus

O processo de estorno de viagem quando há a integração com o Checklist  é o mesmo processo quando não há a integração ativa.

Desta forma, a única diferença é: quando ocorre o estorno do processo do fechamento da viagem ou da operação de saída, os documentos constantes na viagem são cancelados no Portal e no App Mobile do Checklist, passando assim a ficar aptos para inclusão em novo Checklist.

Importante: o cancelamento no Portal e no App Mobile do Checklist, também segue o critério da configuração do parâmetro MV_TMINTEV,  onde quando configurado como 1 o cancelamento ocorrerá no Fechamento da Viagem, já quando o parâmetro estiver configurado como 2 o cancelamento ocorrerá no Saída da Viagem.

Caso a configuração do parâmetro MV_TMINTEV = 1:

a. Posicione sobre uma viagem com o status "fechada" por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b. Clique em Outras Ações > Manutenção > Fechamento > Estornar

c. O status da viagem passará para em "aberto", documentos integrados no Portal ficarão com status "cancelado" e no App Mobile do Checklist  são excluídos da listagem de entrega do motorista.

Caso a configuração do parâmetro MV_TMINTEV = 2:

a. Posicione sobre uma viagem com o status "em trânsito" por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b. Clique em Outras Ações > Manutenção > Operações 

c. Na janela aberta de apontamento de operações, posicione sobre o apontamento da operação de saída e clique no botão "estornar" localizado no rodapé da janela.

d.  Confirme na janela de estorno de operações.

e. O status da viagem passará para "fechado", documentos integrados no Portal ficarão com status "cancelado" e no App Mobile do Checklist  são excluídos da listagem de entrega do motorista.

...

são excluídos da listagem de entrega do motorista.

Caso a configuração do parâmetro MV_TMINTEV = 2:

a. Posicione sobre uma viagem com o status "em trânsito" por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).

b. Clique em Outras Ações > Manutenção > Operações 

c. Na janela aberta de apontamento de operações, posicione sobre o apontamento da operação de saída e clique no botão "estornar" localizado no rodapé da janela.

d.  Confirme na janela de estorno de operações.

e. O status da viagem passará para "fechado", documentos integrados no Portal ficarão com status "cancelado" e no App Mobile do Checklist  são excluídos da listagem de entrega do motorista.

04. INTEGRAÇÃO - VISÕES: PORTAL e  APP MOBILE (MOTORISTA)

Durante o processo de integração, ocorrerão as seguintes visões no Portal e na Tela do App Mobile Checklist:

Visão do Checklist (Portal):

Documentos são apresentados no Portal para o usuário responsável pelo acompanhamento (isso ocorrerá a partir da confirmação da integração - após o fechamento ou após a operação de saída de viagem, definidos de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV :

Image Added


Telas – Visão do Motorista (etapas no app):

No modo mobile apresentado ao motorista para execução de tarefas:

Image Added

1. Apresentação do documento a ser realizado o Checklist;

2. Início do processo Checklist;

3. Primeira pergunta, documento entregue?

4. Caso, positivo incluir evidência, neste passo o motorista deverá incluir uma foto do comprovante de entrega;

5. Segunda pergunta, informar o nome do recebedor;

6. Terceira pergunta, informar o nº de documento deste recebedor;

7. Tela para confirmação da finalização do Checklist.

Neste momento, após o registro do motorista:

1. O documento aparecerá com status de “Finalizado” no Portal do Checklist.


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2. Ocorrerá o apontamento automático da ocorrência cadastrada no parâmetro MV_OCORENT para os documentos constantes na viagem TMS;

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3. Será atualizada a tabela DLY ( Eventos do Comprovante de Entrega) gravando os dados do nome, documento e a imagem inserida no Checklist.

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4. Documento apto para transmissão a SEFAZ.
Podendo seguir o processo de envio do comprovante de entrega padrão.


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05. ESTORNO INTEGRAÇÃO - VISÕES: PORTAL e  APP MOBILE (MOTORISTA)

Durante o processo de estorno da  integração, ocorrerão as seguintes visões no Portal e na Tela do App Mobile Checklist:

Visão do Checklist (Portal):

  1. Necessário que os documentos já estejam integrados e com status "pendente de execução".

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2. Após o  processo de estorno do fechamento da viagem ou estorno da operação de saída de viagem, definidos de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV, o status do documento passará para "Cancelado":

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Telas – Visão do Motorista (etapas no app):

  1. Ao realizar o processo de estorno no Módulo  TOTVS Logística TMS, documentos serão também removidos do App My Checklist do motorista (celular);

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06TABELAS UTILIZADAS

DLZ - Configurações Checklist

DLY - Eventos do Comprovante de Entrega

DM0 - Imagens Comprovante de Entrega

DT2 -  Tabelas de Ocorrências

DT6 - Documentos de Transporte

DTQ - Viagens

...

07ASSUNTOS RELACIONADOS

Configurações CheckList (TMSAC10 - SIGATMS)

Integração Meu Check-List x Ocorrência de Entrega x Documentos Não Fiscais (Integrações - SIGATMS)

Automação do Apontamento de Ocorrências (TMSA360 - SIGATMS)

Comprovante de Entrega Eletrônico (TMSAE71 - SIGATMS)

Configurando Mapa de gerenciamento de Viagens com Checklist (Open Street)

Schedule Vínculo de Imagem

Parâmetros SIGATMS



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