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Painel
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O navegador deve apresentar automaticamente a opção para salvar um arquivo em formato CSV. Caso não ocorra, na guia aberta, acione a opção Baixar.

O arquivo CSV contém o e-mail, o identificador, nome completo, função (usuário comum ou administrador) e o status a situação no momento atual de geração do relatório.

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Painel
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As informações solicitadas são:

Estado
titleNovo usuário

Nome
Nome do usuário

Sobrenome
Sobrenome do usuário

Deseja habilitar o acesso com um nome de usuário?
Esse campo é apresentado somente se o acesso com nome de usuário for habilitado para a empresa.
Ao habilitar essa opção, o usuário acessará o sistema através de um nome de usuário, sem usar um e-mail. Essa forma de acesso só está disponível para usuários comuns.

Usuário
Esse campo é apresentado somente se o acesso com nome de usuário estiver habilitado.
Login utilizado para autenticação no Identity e nos aplicativos TOTVS. Esse login deve respeitar os seguintes requisitos: ter entre 6 e 20 caracteres, não começar nem terminar com caracteres especiais e ser único na empresa.

E-mail
Esse campo é apresentado somente se o acesso com nome de usuário estiver desabilitado.
Endereço de e-mail que será utilizado para autenticação no Identity e nos aplicativos TOTVS. O endereço de e-mail deve ser válido e é único para cada conta do contexto.

Deseja tornar este usuário administrador?
Ao habilitar essa opção, define que este usuário terá papel de administrador, gerenciando usuários, grupos, aplicativos e demais configurações do contexto do Identity.

Estado
titleOpções de ativação

Na seção Opções de ativação é realizada aseleção da formas forma de ativação da conta. As opções disponíveis são:

  • E-mail de Convite: Quando assinalada, a ativação da conta é realizada através de um link contido no convite enviado para o e-mail do usuário.
  • Senha Temporária: Quando assinalada, a ativação da conta é realizada assim que o cadastro é concluído pelo administrador. Para visualizar a senha temporária gerada, o administrador deve acessar a página de visualização do usuário. Nenhum convite é enviado por e-mail nesta modalidade de ativação.
Nota

Ambas as formas de ativação exigem que o usuário crie uma senha pessoal para ter acesso ao contexto.

É possível configurar qual das formas de autenticação virá pré-selecionada no cadastro de novo usuário pela página Novas contas.

Estado
titleCampos customizados

A seção Campos customizados só é apresentadase houver campos criados no recurso de Customização do Identity.

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04. Localize os aplicativos que deseja remover, acione Mais opções e então Remover aplicativo.

Reenviar convite


Provisionamento do Active Directory

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Image AddedEssa opção só é apresentada caso o usuário esteja com a situação Convidado.

01. Acione o menu Usuários.

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03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar para abrir a respectiva página com os dados do usuário.04. Em Ações, acione Mais opções Image Removede entãoReenviar convite. 

Painel
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O quadro Provisionamento Active Directory apresenta a situação de provisionamento do usuário no Active Directory.

  • Provisionamento habilitado Image Added: Apresenta o AD no qual o usuário está provisionado e a opção Mais detalhes para consulta aos dados do Active Directory (Domínio da conta, DN Raíz, ObjectGUID e ImmutableID).
  • Provisionamento não configurado Image Added: A opção Provisionar é apresentada para que o usuário seja criado em um dos diretórios AD vinculados ao
Uma nova mensagem de convite é enviada ao e-mail do usuário com um link para ativação da conta nesse
  • contexto do TOTVS Identity.
  • Provisionamento

...

  • disponível para configuração Image Added: Caso não exista nenhum AD vinculado ao contexto da empresa no Identity, nenhuma informação será exibida no quadro e a cor de fundo apresentada será cinza.


Consultar detalhes

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01. Acione o menu Usuários.

...

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar para abrir a respectiva página com os dados do usuário. 

04. No quadro Provisionamento Active Directory, acione o botão Image Addede entãoMais detalhes.

Painel
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O quadro Provisionamento Active Directory apresenta a situação de provisionamento do usuário no Active Directory.

  • Provisionamento habilitado Image Removed: Apresenta o AD no qual o usuário está provisionado e a opção Mais detalhes para consulta aos dados do Active Directory (Domínio da conta, DN Raíz, ObjectGUID e ImmutableID).
  • Provisionamento não configurado Image Removed: A opção Provisionar é apresentada para que o usuário seja criado em um dos diretórios AD vinculados ao contexto do TOTVS Identity.
  • Provisionamento disponível para configuração Image Removed: Caso não exista nenhum AD vinculado ao contexto da empresa no Identity, nenhuma informação será exibida no quadro e a cor de fundo apresentada será cinza.

Consultar detalhes

01. Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Removed para abrir a respectiva página com os dados do usuário. 

...

Serão listados para consulta o Domínio da conta, DN Raíz, ObjectGUID e ImmutableID do usuário sincronizado com o Active Directory.


Provisionar usuário

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01. Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário. 

04. No quadro Provisionamento Active Directory, acione o botão Image Addede então Provisionar Active Directory.

05. Preencha os campos de dados da conta para provisionar o usuário para o Active Directory.

Painel
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Os dados necessários para o provisionamento são:

Active Directory
Selecione o diretório desejado dentre aqueles que foram vinculados no Identity.

DN RaizDomínio da Conta
Os campos DN Raiz e Domínio da Conta são preenchidos automaticamente com base no Active Directory selecionado, mas podem ser editados caso desejado.

Senha provisória e Redigite a senha
Informe a senha temporária e repita a senha para confirmação. Esta senha será atribuída apenas à conta do usuário criada no Active Directory.

06. Acione Salvar.

Painel
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Serão listados para consulta o Domínio da conta, DN Raíz, ObjectGUID e ImmutableID do usuário sincronizado com o Active Directory.

...

Será enviada uma requisição para o Active Directory através do SmartSync, para que o usuário seja criado no domínio escolhido. Após o provisionamento, o usuário poderá autenticar-se com a senha do Active Directory neste contexto do Identity, caso a administração da empresa tenha habilitado este recurso.


Autenticação MFA

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01. Acione o menu Usuários.

...

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar para abrir a respectiva página com os dados do usuário. 

04. No quadro Provisionamento Active Directory, acione o botão Image Removede então Provisionar Active Directory.

05. Preencha os campos de dados da conta para provisionar o usuário para o Active Directory.

Painel
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Os dados necessários para o provisionamento são:

Active Directory
Selecione o diretório desejado dentre aqueles que foram vinculados no Identity.

DN RaizDomínio da Conta
Os campos DN Raiz e Domínio da Conta são preenchidos automaticamente com base no Active Directory selecionado, mas podem ser editados caso desejado.

Senha provisória e Redigite a senha
Informe a senha temporária e repita a senha para confirmação. Esta senha será atribuída apenas à conta do usuário criada no Active Directory.

06. Acione Salvar.

Painel
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O quadro Autenticação MFA apresenta a situação desse recurso de segurança para o usuário em questão.

  • Autenticação com MFA habilitada Image Added: A configuração foi realizada pelo usuário e a opção Desabilitar pode ser utilizada pelo administrador em caso de perda ou roubo do aparelho do usuário.
  • Autenticação com MFA desabilitada Image Added: O usuário ainda não configurou a autenticação multifator em sua conta.


Desativar acesso com MFA do usuário

...

Esta opção permite que a configuração da autenticação multifator seja feita novamente em caso de troca de aparelho ou remoção da conta previamente cadastrada no aplicativo My Safe id, por exemplo.

01. Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário. 

04. No quadro Autenticação MFA, acione o botão Image Addede entãoDesabilitar.

05. Insira uma justificativa e a senha para confirmar a ação.

Painel
Painel
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Será enviada uma requisição para o Active Directory através do SmartSync, para que o usuário seja criado no domínio escolhido. Após o provisionamento, o usuário poderá autenticar-se com a senha do Active Directory neste contexto do Identity, caso a administração da empresa tenha habilitado este recurso.

Desativar acesso com MFA do usuário

Esta opção permite que a configuração da autenticação multifator seja feita novamente em caso de troca de aparelho ou remoção da conta previamente cadastrada no aplicativo My Safe id, por exemplo.

01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.

02. Acione Desativar abaixo do quadro Acesso com MFA.

A justificativa é obrigatória e fica registrada em histórico, posteriormente pode ser consultada no relatório de auditoria.

05. Acione o botão Desabilitar.

Painel
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Caso o usuário faça parte de um grupo com MFA obrigatório, é necessário configurar novamente a autenticação multifator para que o acesso ao Identity seja liberado.


Reenviar convite

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Essa opção só é apresentada caso o usuário esteja com a situação Convidado.
01. Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário.

04. Em Ações, acione Mais opções Image Addede entãoReenviar convite.

Painel
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Uma nova mensagem de convite é enviada ao e-mail do usuário com um link para ativação da conta nesse contexto do TOTVS Identity.


Senha temporária

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Essa senha é gerada para usuários criados a partir da opção de ativação por senha temporária, ou para reset de senha nos casos em que o usuário não tem e-mail cadastrado e, consequentemente, não consegue efetuar o reset de senha pela tela de login. 

Image Added

Copiar senha temporária

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01. Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário.

04. Localize o campo Senha temporária e acione Copiar senha temporária Image Added03. Insira uma justificativa e a senha para confirmar a ação.

Painel
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A justificativa é obrigatória e ficará registrada em histórico, posteriormente poderá ser consultada no relatório de auditoria.

04. Acione o botão Desativar.

Painel
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Caso o usuário faça parte de um grupo com MFA obrigatório, precisará configurar novamente a autenticação multifator para então acessar o Identity.

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Após acionar essa opção, a senha temporária é copiada para a área de transferência do usuário autenticado, e deve ser repassada ao usuário que necessita do acesso ao Identity. No primeiro login, o usuário é obrigado a alterar essa senha.


Resetar senha

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Essa função só é permitida para usuário sem e-mail.  Quando é gerada uma senha temporária para o usuário, ele automaticamente não conseguirá consegue mais acessar com a senha anterior.

01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações  Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário.

02. Acione o botão Mais opções.

03. Selecione a opção Gerar senha temporária04. Em Ações, acione Mais opções Image Addede então Resetar senha.

Painel
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Após acionar essa opção, será apresentada ao administrador uma senha temporária. Essa senha deve ser informada ao usuário, para que ele possa efetuar o login normalmente. No primeiro login, o usuário é obrigado a alterar essa senha.

Desativação temporária

. No primeiro login, o usuário é obrigado a alterar essa senha.


Desativação temporária

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Esse recurso possibilita que o usuário seja desativado por um período predefinido e após esse período, seja automaticamente reativado no TOTVS Identity.Image Added


Planejar desativação temporária

...

01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário.

02. Acione o botão Mais opções.

03. Selecione a opção 04. Em Ações, acione Mais opções Image Addede então Desativação temporária.04. Selecione a data em que o usuário será desativado no campo Data Inicial

.05. Preencha as informações necessárias. 

Painel
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Data Inicial
Data em que o usuário deve ser desativado. Caso a data inicial configurada seja a atual, a desativação pode levar algumas horas para ser executada.

...

Data Final
Data em que o usuário

...

deve ser reativado.

Descrição
Campo opcional, para que sejam incluídas mais informações sobre a desativação.

06. Acione Desativar

06. Inclua uma descrição, se desejado.

07. Acione Salvar.

Painel
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Após salvar, o período de desativação temporária será exibido no canto superior direito da página de gerenciamento apresentado na tela de dados do usuário.

A desativação temporária não sincroniza o status a situação do usuário desativado no TOTVS Identity com o Active Directory.

Alterar período de desativação temporária

01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.

02. Acione Image Removed (Editar) localizado ao lado do período de desativação temporária exibido no canto superior direito da página de gerenciamento do usuário.

03. Ajuste a data em que o usuário será desativado no campo Data Inicial.

04. Ajuste a data em que o usuário será reativado no campo Data Final.

05. Inclua ou altere a descrição.

Directory.


Alterar período de desativação temporária

...

01. Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário.

04. Localize o campo Desativação temporária e acione Editar desativaçãoImage Added.

05. Ajuste as informações necessárias.

06. Acione Desativar06. Acione Atualizar.

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O período de desativação temporária será exibido no canto superior direito da página de gerenciamento apresentado na tela de dados do usuário.


Remover período de desativação temporária

...

01. Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados 01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.02. Acione Image Removed (Remover) localizado ao lado do período de desativação temporária exibido no canto superior direito da página de gerenciamento

do usuário04. Localize o campo Desativação temporária e acione Remover desativação Image Added.

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O usuário não será desativado no período definido previamente.


Desativar usuário

...

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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuárioAcione o menu Usuários.

02. Acione o botão Mais opções Localize o usuário desejado na lista.

03. Selecione a opção Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário.

04. Em Ações, acione Mais opções Image Addede então Desativar usuário.

04. Confirme a desativação acionando Desativar.

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Após confirmar, o usuário não terá mais acesso ao contexto em que foi desativado, a menos que seja reativado por um administrador.

Nos contextos em que a opção Sincronizar mudanças no estado do usuário do Identity para o Active Directory esteja ativada, o usuário também será desativado no Active Directory.


Reativar usuário

Image Removed Veja o passo a passo

01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.

02. Acione o botão Mais opções.

usuário

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Essa opção só é apresentada caso o usuário esteja com a situação Desativado.

01. Acione o menu Usuários.

02. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário.

04. Em Ações, acione Mais opções Image Addede então 03. Selecione a opção Ativar usuário.

04. Confirme a ativação acionando Ativar.

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O usuário volta a ter acesso completo à conta no contexto.


Excluir usuário

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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuárioAcione o menu Usuários.

02. Acione o botão Mais opções. Localize o usuário desejado na lista.

03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página com os dados do usuário.

04. Em Ações, acione Excluir usuário Image Added03. Selecione a opção Excluir usuário.

04. Para confirmar a exclusão, acionar acione Excluir.

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Após confirmar, a conta do usuário será totalmente removida da empresa e não poderá ser restaurada. O usuário não terá mais acesso ao contexto do TOTVS Identity do qual foi removido.

Caso o usuário excluído tenha sido importado a partir do Active Directory, sua conta será automaticamente incluída na lista de Rejeitados.

Nota
titleAtenção

No processo para excluir um usuário existem etapas que são assíncronas e também destacamos que remover registros pode ser oneroso em relação ao tempo do processamento do banco de dados. Com isso, pode haver variação de tempo na exclusão para cada usuário do TOTVS Identity, por este motivo, recomendamos que após a confirmação da exclusão, o usuário atualize a página para validar de fato que o usuário em questão foi removido.


Desbloquear usuário

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Essa opção só é apresentada caso o usuário esteja com o status a situação Bloqueado, ou seja, tenha sido bloqueado por excesso de tentativas de login.

01. Acionar  Acione o menu Usuários.

02. Localize , localizar o usuário desejado na lista e c.

03. Clique licar sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar Image Added para abrir a respectiva página de gerenciamentocom os dados do usuário.

02. Acionar o botão Mais opções.

03. Selecionar a opção 04. Em Ações, acione Mais opções Image Addede então Desbloquear.

0405. Na janela de confirmação, acionar acione Desbloquear.

Painel
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Com isso, o usuário estará poderá voltar a tela de login para autenticar-se ou acionar a opção Esqueceu sua senha?.

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