Histórico da Página
Sumário
Índice | ||
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Introdução à aplicação Minhas Ordens de Serviço
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Aviso | ||
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Para o consumo correto de licenças na utilização do aplicativo configure o REST Protheus como Stateless, siga as orientações do consumo de Licença por demanda no REST do Protheus descritas em: Consumo de Licença por demanda no REST do Protheus. |
Fontes e Dicionário de Dados
Para o funcionamento do app, os fontes a seguir devem ter data igual ou superior a informada. Caso não possua estes fontes no repositório ou se estiverem desatualizados acesse: pacote de atualização.
- TECM200.PRW - ou superior;
- TECA450.PRW - ou superior;
- TECA450A.PRW - ou superior;
Para atualização de dicionário de dados em releases anteriores ao 12.1.33, consulte:
Pacote de atualização
Acesse a página Pacote de atualização para ter acesso ao pacote da Expedição Contínua que contém o patch acumulado de fontes dos serviços Protheus com todas as alterações publicadas até a data da geração do pacote.
Configuração da Base de Dados
- Faça o backup da base de dados atual e dos dicionários de dados da base atual.
- Copie o arquivo sdfbra.txt dentro da pasta systemload e execute o programa UPDDISTR.
- Siga as instruções do Wizard.
- Serão criados campos na Ordem de Serviço (AB6):
- Status APP (AB6_APPSTA), Dt Ini APP (AB6_APPDTI), Hr Ini App (AB6_APPHRI), AB6_APPDCH (Dt Cheg APP) e o campo Hr Cheg APP (AB6_APPHCH) .
- Serão criados campos no atendimento da ordem de serviço (AB9):
- Responsável (AB9_APPRES) e Assinatura (AB9_APPASS).
- Será criada uma tabela (TXM) com seus respectivos campos e índices para armazenar as informações das fotos geradas no atendimento da ordem de serviço.
- Serão criados campos na Ordem de Serviço (AB6):
Pré-requisitos
Para utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço, os pré-requisitos são:
Smartphone:
- Possuir um usuário e senha válidos para um ambiente Protheus.
- Um smartphone com Android 4.1 ou superior.
- Acesso à internet do dispositivo móvel.
Protheus:
Antes de utilizar o aplicativo, será necessário realizar cadastros e processos no Protheus para a geração da agendas dos técnicos, no módulo Prestadores de Serviços Terceirização. Veja a seguir como realizar os cadastros necessários:
1. Cadastro de Atendentes
No cadastro do atendente, na aba Outros, os campos de login e senha deverão ser preenchidos, pois esses serão os dados que o atendente utilizará para acessar o aplicativo.
Para mais informações acesse: Cadastro de Atendentes.
2. Geração da Ordem de Serviço:
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Para mais informações acesse: Base de Atendimento.
3. Geração da Agenda:
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Para mais informações, acesse: Agenda dos Atendentes.
4. Cadastro de Produtos
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Para maiores informações dessa funcionalidade clique aqui.
Primeiro acesso ao aplicativo
Com o ambiente Protheus configurado, você poderá utilizar o aplicativo. Para iniciar, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma:
Google Play Store.
Para realizar o primeiro acesso, será necessário um usuário e senha do Protheus, e um ALIAS através do TOTVS Mingle. Depois que você estiver logado, o aplicativo fará o login automaticamente todas as vezes que você acessá-lo.
Para informações sobre o primeiro acesso, consulte: Primeiro Login no App.
Para informações sobre ALIAS, acesse: Como obter um ALIAS para os aplicativos da TOTVS?
Manual de utilização
Abaixo será apresentado um guia que contém as telas e botões do aplicativo para melhor entendimento.
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id | Telas |
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id | login-do-ambiente |
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label | Login do Ambiente |
title | Login do Ambiente |
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Ao entrar pela primeira vez no app é necessário logar no seu ambiente Protheus com o nome e senha do Protheus e o alias do aplicativo.
Imagem 1.1 - Tela de Login do Ambiente
Caso o usuário a senha ou o alias estejam incorretos, será mostrado um alerta avisando sobre o erro:
Imagem 1.2 - Tela de Login do Ambiente com erro
A tela de login do ambiente possui campos para o usuário do Protheus, a senha e o alias configurado no Mingle, um toggle para exibir ou ocultar a senha digitada e um botão "Entrar" para realizar o login.
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id | login-do-atendente |
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label | Login do Atendente |
title | Login do Atendente |
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Após realizar o primeiro login no aplicativo com as informações de usuário, senha e alias, será apresentada a tela de login para os atendentes. Nesta tela os atendentes utilizarão os dados que foram previamente cadastrados no Protheus, na rotina de cadastro de atendentes, conforme o exemplo a seguir:
Imagem 2.1 - Cadastro de login e senha na rotina de Atendentes
O login e a senha que foram cadastrados serão utilizados pelo atendente na segunda tela de login.
Imagem 2.2 - Tela de Login do Atendente
Muito parecida como a primeira Tela de Login essa tela tem campos para o código do atendente e senha. Ela também tem o botão toggle para exibir ou ocultar a senha. Após preencher os campos, clique no botão “Entrar” para acessar a próxima tela: a Agenda do Técnico. Caso o código do Atendente ou senha sejam inválidos, a tela apresenta um alerta, notificando o usuário que há um erro com os dados inseridos nos campos da tela, idêntico ao alerta na primeira Tela de Login.
Imagem 2.3 - Tela de Login do Atendente com erro
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id | agenda-do-tecnico |
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label | Agenda do Técnico |
title | Agenda do Técnico |
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Após realizar o login será apresentada a tela principal com as ordens de serviços abertas para o técnico no dia corrente. Na tela é possível navegar entre os dias e meses. Assim, se o técnico tiver a necessidade de visualizar uma ordem de serviço de um dia anterior ou do mês seguinte, poderá utilizar os botões de navegação do calendário.
Imagem 3.1 - Tela da Agenda do Técnico
As ordens de serviço serão listadas em cards com algumas informações como o nome do cliente, o horário previsto de atendimento e a ocorrência:
Imagem 3.2 - Tela da Agenda do Técnico com destaque no card
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id | inicio-do-atendimento-da-os |
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label | Início do Atendimento da O.S. |
title | Início do Atendimento da O.S. |
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Ao clicar no botão Iniciar , contido no card da ordem de serviço na tela de Agenda do Técnico, a tela de início de atendimento será aberta. Essa tela possui o número da O.S. que está sendo atendida, um card informativo com os dados (contato, endereço, telefone e e-mail) cadastrados no cliente, um botão "Iniciar Visita", um botão "Chegada ao Cliente" e um mapa integrado com o Google Maps para facilitar a visualização do endereço.
Imagem 4.1 - Clicando em "Iniciar"
Imagem 4.2 – Tela de Início do atendimento
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id | Início do Atendimento |
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id | iniciar-visita |
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label | Iniciar a Visita |
title | Iniciar a Visita |
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Ao clicar no botão "Iniciar Visita" irá aparecer uma confirmação para começar o deslocamento até o lugar de atendimento. Ao clicar em "Não" o aplicativo irá retornar para a tela principal a Agenda do Técnico, caso clique em "Sim" a visita será iniciada e aparecerá uma caixa de confirmação para o usuário decidir se irá utilizar o serviço Google Maps para traçar a rota até o local da prestação do serviço, tendo como base a localização do técnico e o endereço do cliente (ou o endereço da base de atendimento se cadastrado). caso clique em "Sim" irá abrir o aplicativo "Google Maps" para o usuário seguir a rota definida, caso clique em "Não" o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnico.
Imagem 5.1 - Iniciando a visita
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id | cancelar-visita |
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label | Cancelar Visita |
title | Cancelar Visita |
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Ao clicar no botão "Atender" (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento porém o botão "Iniciar Visita" foi substituído pelo botão "Cancelar Visita". Ao clicar em "Cancelar Visita" irá aparecer uma caixa de confirmação para cancelar a visita, caso clique em "Não" nada irá acontecer, caso clique em "Sim" o status da O.S. irá retornar para "Aberta" e o aplicativo irá para a tela da Agenda do Técnico.
Aviso | ||
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No link acima (Acesso Aplicativos Móveis), ao solicitar a configuração da ferramenta mingle, certifique-se que os dados de empresa e filial foram passados corretamente. Exemplo: |
Fontes e Dicionário de Dados
Para o funcionamento do app, os fontes a seguir devem ter data igual ou superior a informada. Caso não possua estes fontes no repositório ou se estiverem desatualizados acesse: pacote de atualização.
- TECM200.PRW - ou superior;
- TECA450.PRW - ou superior;
- TECA450A.PRW - ou superior;
Para atualização de dicionário de dados em releases anteriores ao 12.1.33, consulte:
Pacote de atualização
Acesse a página Pacote de atualização para ter acesso ao pacote da Expedição Contínua que contém o patch acumulado de fontes dos serviços Protheus com todas as alterações publicadas até a data da geração do pacote.
Configuração da Base de Dados
- Faça o backup da base de dados atual e dos dicionários de dados da base atual.
- Copie o arquivo sdfbra.txt dentro da pasta systemload e execute o programa UPDDISTR.
- Siga as instruções do Wizard.
- Serão criados campos na Ordem de Serviço (AB6):
- Status APP (AB6_APPSTA), Dt Ini APP (AB6_APPDTI), Hr Ini App (AB6_APPHRI), AB6_APPDCH (Dt Cheg APP) e o campo Hr Cheg APP (AB6_APPHCH) .
- Serão criados campos no atendimento da ordem de serviço (AB9):
- Responsável (AB9_APPRES) e Assinatura (AB9_APPASS).
- Será criada uma tabela (TXM) com seus respectivos campos e índices para armazenar as informações das fotos geradas no atendimento da ordem de serviço.
- Serão criados campos na Ordem de Serviço (AB6):
Pré-requisitos
Para utilizar o aplicativo Minhas Ordens de Serviço, os pré-requisitos são:
Smartphone:
- Possuir um usuário e senha válidos para um ambiente Protheus.
- Um smartphone com Android 4.1 ou superior.
- Acesso à internet do dispositivo móvel.
Protheus:
Antes de utilizar o aplicativo, será necessário realizar cadastros e processos no Protheus para a geração da agendas dos técnicos, no módulo Prestadores de Serviços Terceirização. Veja a seguir como realizar os cadastros necessários:
Licenciamento:
O aplicativo Minhas Ordens de Serviço possui licenciamento exclusivo, vinculado ao appId do mesmo
1. Cadastro de Atendentes
No cadastro do atendente, na aba Outros, os campos de login e senha deverão ser preenchidos, pois esses serão os dados que o atendente utilizará para acessar o aplicativo.
Para mais informações acesse: Cadastro de Atendentes.
2. Geração da Ordem de Serviço:
No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, para a criação de uma agenda para o técnico, é necessário realizar antes a criação de uma ordem de serviço onde serão informados o cliente para a ordem de serviço, os produtos da base de atendimento e seus respectivos Id únicos para a realização do atendimento.
Para mais informações acesse: Base de Atendimento.
3. Geração da Agenda:
No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, após gerar a ordem de serviço e cadastrar os atendentes, será necessário gerar uma agenda do atendente, para que seja possível utilizar o aplicativo. Este é o momento em que será definida a agenda que o técnico irá realizar o atendimento, com os dias e horários. A realização do atendimento da ordem de serviço no aplicativo Minhas Ordens de Serviço só poderá ser feita se o técnico estiver alocado (possuir agenda).
Para mais informações, acesse: Agenda dos Atendentes.
4. Cadastro de Produtos
No módulo Prestadores de Serviços Terceirização, pode-se definir qual produto será utilizado no APP, para isso é necessário configurar o campo Minhas O.S?(B1_TECAPP) como Sim, ou deixar o conteúdo em branco, assim o mesmo será utilizado no APP.
Para maiores informações dessa funcionalidade clique aqui.
Primeiro acesso ao aplicativo
Com o ambiente Protheus configurado, você poderá utilizar o aplicativo. Para iniciar, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma:
Google Play Store.
Para realizar o primeiro acesso, será necessário um usuário e senha do Protheus, e um ALIAS através do TOTVS Mingle. Depois que você estiver logado, o aplicativo fará o login automaticamente todas as vezes que você acessá-lo.
Para informações sobre o primeiro acesso, consulte: Primeiro Login no App.
Para informações sobre ALIAS, acesse: Como obter um ALIAS para os aplicativos da TOTVS?
Manual de utilização
Abaixo será apresentado um guia que contém as telas e botões do aplicativo para melhor entendimento.
Deck of Cards | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Imagem 6.2 - Cancelando visita
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id | chegada-ao-cliente |
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label | Chegada ao Cliente |
title | Chegada ao Cliente |
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Ao clicar no botão "Atender" (só disponível com a O.S. no status "Em trânsito"), irá abrir a mesma tela do Início do Atendimento com as opções "Cancelar Visita" e "Chegada ao Cliente" ao clicar em "Chegada ao Cliente" irá aparecer uma caixa de confirmação, caso escolha a opção "Sim" a chegada ao cliente será concluída, o status da O.S. será alterado para "Em atendimento" e o aplicativo irá retornar para a Agenda do Técnico, caso clique em "Não" irá para o processo da "Visita Improdutiva", caso a opção escolhida seja "Cancelar" nada irá acontecer.
Imagem 7.1 - Chegada ao cliente
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id | visita-improdutiva |
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label | Visita Improdutiva |
title | Visita Improdutiva |
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Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Sim", caso clique em "Não" irá iniciar o processo para encerrar uma ordem de serviço improdutiva.
Imagem 7.1: Navegando para a tela de visita improdutiva
Na tela de Visita Improdutiva poderá apontar o motivo da visita improdutiva e uma foto para vincular com a visita improdutiva.
Imagem 7.3 – Tela de Visita Improdutiva
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id | encerrar-os-improdutiva |
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label | Encerrar O.S. Improdutiva |
title | Encerrar O.S. Improdutiva |
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Ao chegar no cliente caso não tenha conseguido entrar no cliente ou por algum motivo não conseguiu realizar o atendimento e houve a necessidade de encerrar a ordem de serviço, pode-se apontar uma visita improdutiva, para isso clique no botão "Chegada ao Cliente" e em seguida na opção "Não" depois na caixa de confirmação clique na opção "Não", irá aparecer uma confirmação para o encerramento improdutivo então clique em "Sim" .
Imagem 8.1 - Encerramento improdutivo
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id | atendimento-da-os |
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label | Atendimento |
title | Atendimento da O.S. |
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Após confirmar a chegada no cliente o botão "Encerrar" ficará disponível na tela de Agenda do Técnico, ao clicar no botão "Encerrar" irá abrir a tela com os itens da O.S. Na tela de Itens da Ordem de Serviço são listados os equipamentos para manutenção, sendo que para cada item será gerado um atendimento.
Nessa tela também é possível colher a assinatura do cliente e encerrar o atendimento de todos os itens da Ordem de Serviço.
Imagem 9.1 - Navegando para a tela de atendimento da O.S.
Na tela de atendimento da O.S. será listado os itens da ordem de serviço, ao deslizar o card do item para a esquerda aparecerá duas opções: "Ver Histórico do Equipamento" e "Navegar até o Item".
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id | Atendimento da O.S. |
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id | atendendo-item-da-os |
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label | Atendendo item da O.S. |
title | Atendendo item da O.S. |
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Na tela dos itens da O.S. ao clicar no card do item da ordem de serviço irá abrir a tela de apontamentos para o item.
Imagem 10.1 - Navegando para a tela de apontamentos do item da O.S.
Imagem 10.2 - Tela de apontamentos
Nessa tela é possível apontar os produtos utilizados no serviço prestado, solicitar peças para o atendimento, escrever um laudo sobre o atendimento e inserir fotos.
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id | Apontamentos |
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id | apontar-produtos |
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label | Apontar Produtos |
title | Apontar Produtos |
Apontar Produtos
Na tela de apontamentos, ao clicar na opção "Produto" uma guia será aberta para selecionar o produto, a quantidade e o serviço.
Imagem 11.1 - Clicando no botão "Produtos"
Imagem 11.2 - Guia para apontar produtos utilizados
Também é possível indicar se o produto foi trocado e, neste caso, informar o substituto.
Imagem 11.3 - Clicando em produtos com opção de troca ativada
Imagem 11.4 - Guia de apontar produtos com opção de troca ativada
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id | solicitar-pecas |
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label | Solicitar Peças |
title | Solicitar Peças |
Solicitar Peças
Na tela de apontamentos, ao clicar em "Solicitar Peças" uma guia será aberta para informar qual produto será utilizado e realizar a solicitação com a quantidade e serviço.
Imagem 12.1 - Clicando em "Solicitar Peças"
Imagem 12.2 - Guia para informar a peça solicitada
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Card | ||||||
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Escrever Laudo |
Card | ||||||
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Adicionar FotosNa tela de apontamentos, ao clicar no ícone de "Câmera", irá abrir uma tela para para tirar fotos o serviço realizado. As fotos não são obrigatórias para o encerramento da ordem de serviço. Imagem X - Navegando para a tela de fotos do item da O.S.Imagem X - Tela de fotos |
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id | assinatura |
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label | Assinatura |
title | Assinatura |
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Ao clicar no botão Assinatura, uma tela será aberta para o cliente colocar a própria assinatura e respectivo nome.
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id | encerramento |
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label | Encerramento da O.S. |
title | Encerramento da O.S. |
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id | historico-do-equipamento |
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label | Histórico do Equipamento |
title | Histórico do Equipamento |
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Na tela de histórico do equipamento possibilita a visualização de atendimentos já realizados para o equipamento, é possível navegar entre as datas para buscar o histórico no intervalo desejado.
Imagem X - Navegação de datas na tela do histórico
Imagem X - Tela do histórico do item
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Também é possível ver detalhes do atendimento de uma ordem de serviço no histórico
Imagem X - Navegando para os detalhes do histórico
Imagem X - Tela de detalhes do histórico
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Lista de produtos utilizados no atendimento da ordem de serviço com suas respectivas quantidades e serviços realizados.
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id | navegar-ate-o-item |
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label | Navegar até o Item |
title | Navegar até o Item |
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Na tela de navegação até o item ao clicar no botão "Iniciar Navegação" irá abrir um serviço de mapas (Google Maps) para ir até o local.
Atendimento da Ordem de Serviço
Somente após a chegada ao cliente, é possível encerrar a ordem de serviço.
Veja as instruções:
- Na Agenda do técnico (Imagem 3), clique no Ícone da ordem de serviço que será apontada e consequentemente atendida.
- Será aberta a tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
- Na tela serão exibidos os cards correspondentes aos itens da ordem de serviço. Clique no card que será atendido.
- Será aberta a tela de Apontamento da Ordem de Serviço (Imagem 12).
- Ao clicar em Produtos, é possível incluir produtos utilizados no serviço, informando a quantidade e também o serviço realizado. Para salvar clique no ícone Salvar.
- No campo Laudo, informe um descritivo do serviço realizado.
- Ao clicar no ícone de Foto, é possível tirar fotos do serviço realizado e a tela Itens da ordem de serviço (Foto) (Imagem 15) será aberta.
- Clique no botão voltar, sinalizado como uma seta na parte superior esquerda da tela.
- Na tela de Apontamento da Ordem de Serviço (Imagem 12), clique na seta localizada na parte superior esquerda da tela.
- Caso necessário, clique no botão Assinatura da tela Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
- Ao clicar no botão assinatura, a tela de Assinatura (Imagem 7.1) será aberta e nela será possível cadastrar a assinatura e o nome do cliente.
- Clique em Salvar na tela de Assinatura (Imagem 7.1).
- Ao voltar na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7), clique no botão Encerrar.
- No final do processo, uma mensagem será exibida "Ordem de Serviço Atualizado com sucesso!", clique em OK.
- O app voltará para a Agenda do técnico (Imagem 3) e o status da Ordem de serviço será atualizado para Encerrada na cor vermelha.
Aviso | ||
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Ao clicar no botão Encerrar da tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7), todos os itens da ordem de serviço serão encerrados. |
Solicitação de Peça
Somente após a chegada ao cliente, é possível solicitar peças.
Veja as instruções:
- Na Agenda do técnico (Imagem 3), clique no Ícone da ordem de serviço que será apontada e consequentemente atendida.
- Será aberta a tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
- Na tela serão exibidos os cards correspondentes aos itens da ordem de serviço. Clique no card que será atendido.
- Será aberta a tela de Apontamento da Ordem de Serviço (Imagem 12).
- Clique em Solicitar Peça. Na tela que será aberta, informe o produto que será requisitado, a quantidade e o serviço.
- Clique no ícone Salvar.
- No campo Laudo, informe o motivo da solicitação de peça.
- Caso necessário, inclua uma foto ao atendimento, clicando no ícone Foto.
- Volte na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7)
- Caso necessário, clique no botão Assinatura da tela Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
- Ao clicar no botão assinatura, a tela de Assinatura (Imagem 7.1) será aberta e será possível cadastrar a assinatura e o nome do cliente.
- Clique em Salvar na tela de Assinatura (Imagem 7.1).
- Ao voltar na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7), clique no botão Encerrar.
- No final do processo, uma mensagem será exibida "Ordem de Serviço Atualizado com sucesso!", clique em OK.
- O app voltará para a Agenda do técnico (Imagem 3) e o status da Ordem de serviço será atualizado para Pendente na cor roxa.
Ao confirmar, é gerada uma requisição ao Armazém. Para visualizar, acesse a rotina Atualizações/ Field Service/ Requisições da OS.
Após realizar a requisição, é necessário gerar a pré-requisição e depois a baixa da pré-requisição. Desta forma, a integração processa a informação de que a peça já foi enviada para o técnico, uma vez que a movimentação no estoque já foi realizada.
Para mais informações, acesse: Gera pré-requisição - Baixa pré-requisição
Para realizar a confirmação de recebimento da peça solicitada e encerrar a ordem de serviço, siga as instruções abaixo:
- Na Agenda do técnico (Imagem 3), clique no Ícone da ordem de serviço que será apontada e consequentemente atendida.
- Será aberta a tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
- Na tela serão exibidos os cards correspondentes aos itens da ordem de serviço. Clique no card que será atendido.
- Será aberta a tela de Apontamento da Ordem de Serviço (Imagem 12).
- Um ícone será exibido solicitando a confirmação do recebimento da peça.
- Ao clicar, uma pergunta será exibida "Deseja confirmar o recebimento de todas as peças?", clique em Sim para realizar a baixa de todas as peças solicitadas.
- Informe no campo Laudo o término do serviço.
- Caso necessário, inclua uma foto ao atendimento, clicando no ícone Foto.
- Volte na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7).
- Caso necessário, clique no botão Assinatura da tela Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7). Ao clicar no botão Assinatura, a tela de Assinatura (Imagem 7.1) será aberta para que seja possível cadastrar a assinatura e o nome do cliente.
- Clique em Salvar na tela de Assinatura (Imagem 7.1).
- Ao voltar na tela de Itens da Ordem de Serviço (Imagem 7), clique no botão Encerrar.
- No final do processo, uma mensagem será exibida "Ordem de Serviço Atualizado com sucesso!", clique em OK.
- O app voltará para a Agenda do técnico (Imagem 3) e o status da Ordem de serviço será atualizado para Encerrada na cor vermelha.
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Suporte
Perguntas Frequentes (FAQs)
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